esclareço duvidas sobre XENOPUS

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Ervinhas
Membro
Registado: terça jan 13, 2009 6:38 pm
Localização: Tartaruga Nelssoni,Tartaruga de Faces rosadas,Braco Alemão de Pêlo de Arame,Xenopus Laevis,Peixes Do

sexta jan 23, 2009 10:31 pm

Tenho uma xenopus laevis à já bastante tempo,e como neste fórum já encontrei um tópico sobre elas e os veteranos não conseguiram ajudar lá grande coisa,decidi tentar ajudar aqueles que precisam de aprender o
básico sobre elas: 8)
*qual o alimento adequado?
*como recriar o seu habitat?
*temperatura adequada da água?
*elas saiem da água?
*(outros)...
Que venham as perguntas,que se eu souber responder,respondo de bom grado! :D
Última edição por Ervinhas em sábado jan 24, 2009 4:04 pm, editado 1 vez no total.
miguelabm
Membro Veterano
Registado: sábado set 29, 2007 7:43 pm

sexta jan 23, 2009 10:49 pm

Se fizeres um caresheet era ainda melhor;) do que se estar a perguntar e a responder às gotinhas;)
Ervinhas
Membro
Localização: Tartaruga Nelssoni,Tartaruga de Faces rosadas,Braco Alemão de Pêlo de Arame,Xenopus Laevis,Peixes Do

sexta jan 23, 2009 11:04 pm

O que queres dizer com caresheet? :?
Fazer tipo um petsite mas apenas com o essencial? :o
Sim vou fazer isso mas só talvez amanhã à tarde :)
miguelabm
Membro Veterano
Registado: sábado set 29, 2007 7:43 pm

sexta jan 23, 2009 11:12 pm

hepa...é criares uma ficha de cuidados do bixo, e dps colocares aqui...isso é que era...qual petsite, qual perguntas e respostas.lol
zedamalta
Membro Júnior
Registado: quinta jan 22, 2009 11:14 pm

sexta jan 23, 2009 11:56 pm

Ervinhas Escreveu:Tenho uma xenopus leavis à já bastante tempo,e como neste fórum já encontrei um tópico sobre elas e os veteranos não conseguiram ajudar lá grande coisa,decidi tentar ajudar aqueles que precisam de aprender o
básico sobre elas: 8)
*qual o alimento adequado?
*como recriar o seu habitat?
*temperatura adequada da água?
*elas saiem da água?
*(outros)...
Que venham as perguntas,que se eu souber responder,respondo de bom grado! :D
eu aceitaria ter as respostas "aquelas perguntas básicas" para já :D
Ervinhas
Membro

sábado jan 24, 2009 10:08 pm

peço desculpa pela demora, ainda estou afazer a ficha :roll:
Nazgul93
Membro Veterano
Registado: quarta set 10, 2008 1:12 pm

sábado jan 24, 2009 10:11 pm

Ervinhas Escreveu:peço desculpa pela demora, ainda estou afazer a ficha :roll:
desde que saia é o que interessa :D
nao te apreces,faz ai uma coisa bonita :P
<strong>

__"Dias de luta, Dias de gl&oacute;ria"__</strong><strong> </strong> 1.0.0 Homo sapien<strong> - </strong><strong>Homo Libero 1.0.0 : </strong>Nuno Santos. <u> </u>
cris17
Membro Veterano
Registado: sexta abr 11, 2008 9:09 pm

sábado jan 24, 2009 10:12 pm

mais vale demorares um pouco e fazeres um caresheet bem completa, do que depois andar ai malta a fazer perguntas a que podemos chamar 'básicas'
Ervinhas
Membro

sábado jan 24, 2009 10:13 pm

peço desculpas pela demora da ficha aida estou a faze-la :roll:
Ervinhas
Membro

sábado jan 24, 2009 11:58 pm

CARESHEET SOBRE XENOPUS

Posso ter apenas 12 anos mas percebo muito sobre estas meninas, as xenopus. :mrgreen:
Existem várias variedades de xenopus mas eu vou apenas focar duas; a xenopus selvagem e a albina.

*Descrição: a albina talvez a mais comum nas lojas de animais é de um amarelo pálido com os olhos avermelhados, a selvagem é bastante escura com os olhos pretos, ambas têm garras em três dedos das patas traseiras.
O seu tamanho médio ronda os 15cm.

*Habitat: em cativeiro o seu habitat pode ser recriado com um aquário com cerca de 50 litros para que elas se sintam o mais livres possível no aquário.
Deve haver uma gruta para cada exemplar, deve ser bem plantado e o fundo deve conter uma parte de matéria argilosa, ou lodo para duas de areão.
Se optar por ter peixes juntamente com elas não escolha espécies pequenas, pois tornarse-ão rapidamente em alimento; tome cuidado mesmo com peixes grandes, pois elas podem causar-lhes danos físicos como comer-lhes os olhos, as barbatanas ou mesmo arrancar-lhes a cabeça (claro que se estiver bem alimentada e gordinha não fará isto) Portanto vejam bem a voracidade deste anjinho do inferno! :twisted:

*Alimentação: a sua alimentação na natureza consiste em pequenos invertebrados e peixes, e qualquer outro tipo de animal desde que lhe caiba na boca.
Em cativeiro o alimento mais adequado é as pastilhas para peixes de fundo carnívoros ou omnívoros.

:idea: *Temperatura: há quem defenda que elas devem ser mantidas em temperaturas tropicais(entre os 24 e os 26 graus) e há quem defenda o contrário(entre os 17 e os 19 graus) , eu, pessoalmente, e falo por experiência própria, aconselho a que elas sejam mantidas a temperaturas não tropicais, portanto não ser necessária a utilização de aquecedor no aquário.

*Quanto à questão de saírem da água posso dizer que raramente saem da água, apenas à noite mas muito raramente e por curtos períodos de tempo, pois correm o risco de secarem, pelo que só saem da água em casos extremos, por isso basta terem uma pequena plataforma no aquário.

:o ***Atenção: atenção e muita atenção mesmo; antes de comprar uma xenopus pense bem mas muito bem pois se se fartar dela e a deitar para um curso de água pensado que ela vai ser mais feliz ali, está a cometer um crime ambiental, pois trata-se de uma espécie infestante que se dá em qualquer clima.
Apenas uma colónia de xenopus pode dizimar a fauna de um curso de água em poucas semanas.
Última edição por Ervinhas em domingo jan 25, 2009 11:16 am, editado 1 vez no total.
Ervinhas
Membro

domingo jan 25, 2009 12:02 am

O que acharam? Foi todo feito por mim :)
Native
Membro Veterano
Registado: sexta dez 21, 2007 6:33 pm

domingo jan 25, 2009 12:47 am

Ervinhas Escreveu:CARESHEET SOBRE XENOPUS
(...)
*Temperatura: há quem defenda que elas devem ser mantidas em temperaturas tropicais e há quem defenda o contrário, eu, pessoalmente, e falo por experiência própria, aconselho a que elas sejam mantidas a temperaturas não tropicais, portanto não ser necessária a utilização de aquecedor no aquário.
(...)
Por não entender muito de anfíbios entendo os que defendem que uma espécie originaria de climas quentes deve para seu bem estar ter aquecimento no aquário, mas gostava de entender quem defende o contrario...como tu referes que falas por experiencia propria e aconselhas nao usar aquecimento qual ou quais as vantagens dessa opção?
"<strong>Aquele que te entret&eacute;m com os defeitos dos outros, entret&eacute;m os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )

http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
Thorgarth
Membro Veterano
Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm

domingo jan 25, 2009 1:04 am

O meu problema aqui é mesmo a utilização de termos indefinidos, nomeadamente "temperatura Tropical"... Numa care sheet é importante dar valores mais ou menos exactos em termos de valores mínimos e máximos nos mais variados parâmetros.

Pegando neste caso Temperatura Tropical é o mesmo que dizer nada.... Não existe um clima tropical, existem vários tipos de clima tropical com os parâmetros mais variados, incluindo a temperatura. Tanto podes ter climas tropicais com uma temperatura relativamente constante e alta, entre os 29º e os 33º, e numa outra ilha tropical relativamente perto andar na casa dos 19º/21º.
Native
Membro Veterano
Registado: sexta dez 21, 2007 6:33 pm

domingo jan 25, 2009 1:17 am

Esqueci-me de mencionar antes, que para 12 anos o amigo ervinhas vai muito bem, sabe fazer pesquisa e parece interessado em tentar dar o melhor ao bichinho ;) Continua amigo, e os comentários são no sentido de melhorares a fixa, podes sempre fazer editar nesse post ;)
"<strong>Aquele que te entret&eacute;m com os defeitos dos outros, entret&eacute;m os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )

http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
Ervinhas
Membro

domingo jan 25, 2009 8:51 am

OK vou melhora-la,mas muito obrigado pelos conselhos :mrgreen:
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”