Chameleon calyptratus- actualizaçoes

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
BeYou
Membro Veterano
Registado: quinta jan 22, 2009 3:12 am

sábado jan 24, 2009 4:03 am

boas reptilianos
estou a preparar-me para adquirir um camaleao de yemen.
desde ha 2 semanas que tenho pesquisado insestantemente todo o tipo de informaçao sobre o meu foturo bichinho, e agradeço ja a ajuda que o forum me tem dado em todos os topicos que li :D
tenciono oferecer as melhores condiçoes ao meu foturo bichinho..embora o orçamento ser um pouco menor que o desejado :?
ter um e a realizaçao de um sonho de criança :oops:

estou quaze a acabar de construir um terrario de 1.1m(A)x0,5m(P)x0,5(C). o terrario é em madeira(pinho) e rede de plastico( tipo malha mosquiteira mas mais grossa) nos 4 lados e no topo.
aqui vao umas duvidas que ainda nao tenho esclarecidas a 100%..:
--sei que perciso de uma lampada UVB 5.0 (coloco-a no centro do topo?de modo a iluminar todo o terrario..)
--tendo o terrario estas dimençoes perciso de uma lampada de ceramica de cerca de 100w certo?(esta devera ser no topo tambem ou mais abaixo?)
--ja li varias vezes que tambem irei percisar de ter a lampada de ceramica ligada a um termostato...mas tendo tido uma converça(bastante longa :roll: ) com o responsavel pela loja de animais, este disse-me que eu nao iria nessecitar de termostato nenhum.. que acham?)
--vou percisar de alguma lampada ligada de noite?
--ja estou informado das condiçoes de humidade e temp. 8)
--pelo sustrato vou optar por humos(como e um terrario de rede, convem ajudar na humidade :roll: )
--sendo o terrario de rede irei perder muito calor?
--uma coisa muito curiosa, o dono da loja de animais garantiu-me que(nao sabe como..) o camaleao que ele la tem(e que eu irei comprar :P ) bebe agua do bebedouro :o o que nao é nada comum, ate pensei que fosse garganta de vendedor..mas hoje quando la passei para o namorar vi-o a caçar :wink: olhando para o terrario parece confirmar-se que ele bebe do bebedouro, pois tem la um bebedouro com meia agua e ontem estava cheio.. :roll:
o camaleao encontra-se bastante saudavel e activo, cores normais :D
e é um macho o que me tranquiliza um pouco devido aos cuidados extra que teria que ter com uma femea..

..obrigado por terem lido este testamento todo..
toda a ajuda é bem vinda, quero estar o mais informado possivel antes de adquirir o animal 8)

ps: desculpem os erros, mas esta e das poucas hora a que consigo ter um sinal de net decente, e o sono ja pesa..

comps
Joao Alves
Última edição por BeYou em quarta jun 10, 2009 10:43 pm, editado 1 vez no total.
Apalone
Membro Veterano
Registado: segunda set 15, 2008 5:46 pm

sábado jan 24, 2009 11:19 am

A UVB não pode estar a mais de 30cm do bicho, senão não faz efeito nenhum, como tal tem de estar por cima de um tronco onde ele goste de estar.
Em relação às lâmpadas de cerâmica a mim disseram-me que secava muito o ar e como tal era melhor uma Sun glo de 75W ou mais, que tenho ligado de dia, à noite fica só com o tapete de aquecimento já que a temp tem de descer, mas já vi que aqui há opiniões diferentes por isso é ir recolhendo ideias. Coloquei a minha a meio porque o calor vai para cima e escapa-se pela rede e tem de estar ligado a um termóstato senão quando a temperatura cá fora subir o bicho ainda "assa" lá dentro. Não tenho nenhuma lâmpada de noite, não sei se é importante.
Sim, o meu bebe de um bebedouro de roedores, ele vê a gota e vai lá morder a ponta, mas tb borrifo os vidros.
Sim, um macho é melhor.
Tens de adquirir plantas tipo ficus e pothos, o meu em 2 a 3 semanas dá cabo delas, morde o tronco e arranca as folhas. Fruta nunca vi comer.
Húmus é bom mas tem de ir sendo mudado que eles defecam um bocado. Como tenho vasos com plantas coloquei apenas papel de cozinha no fundo não sei se está certo mas é mais higiénico. Boa sorte.
k901
Membro
Registado: sexta jul 18, 2008 10:33 pm

sábado jan 24, 2009 1:38 pm

uvb e de 10.0 e convêm, ficar no centro para iluminar todo o Terrário
a potencia da lâmpada de cerâmica depende do ambiente do sitio onde ficar o Terrário ( exemplo quarto, sala. . ), e deve de não ficar ao alcance do camaleão ( espaço isolado de 30cm para um lado e 30 para baixo )
Acho que deves de ter um termóstato com um boa sonda ligado a lâmpada. E deve de ter pelo menos 3 termómetros para saber o nível de calor ou frio em 3 níveis do Terrário ( cima, centro e baixo )
Convêm teres uma lâmpada ligada durante a noite que não imita luz vermelha ou alaranjada
Humos!!! Nem pensar! Mete antes relva sintética e um sistema que borrife o Terrário de 3 ou 4 vezes ao dia entre 3 a 5 segundos
Sim sendo rede vai perder muito calor! Mas se tiveres um Terrário num sítio frio com vem teres lá um aquecedor a oleo ligado o dia todo. .
Eu comprava uma fonte mas se ele bebe mesmo por ai melhor para ti. . . eu tenho uma fêmea desde Agosto. Mas já tinha 3 meses de vida quando a comprei. . .
Espero ter tirado as tuas dúvidas se tiveres mais alguma e só dizeres
BeYou
Membro Veterano

domingo jan 25, 2009 4:33 am

desde ja obrigado pelas respostas..

Apalone:
se a lampada de uvb so fizer efeito ate 30cm o que acontece aos restantes 80cm do terrario?fica sem luz?

sendo o terrario em rede, perderá muito calor, logo sera melhor a lampada de ceramica, uma vez que aquece mais..nao?

a noite poderia ter a lampada de ceramica ligada na mesma e ele faria sozinho a termoregulaçao indo para uma zona mais fria do terrario..nao?

k901
as lampadas de uvb de 10.0 sao para ambientes deserticos.. as 5.0 eque simulam os niveis de radiaçao que estes bichinhos recebem, por entre as folhas, no seu habitat natural..foi o que li :wink:

falas no centro do topo ou no centro da altura do terrario?

ainda nao me decidi se ponha o terrario no meu quarto(tendo este um clima estavel e normal..mas MUITO movimento..nao fara mal?) ou numa sala(que é humida e amena, mas tenho o arcondicionado frequentemente ligado, o que me seca bastante o ar..como o terrario e em rede isto pode afectar o animal de alguma maneira? :? ) ou poderia tambem po-lo na cave (que é bastante humida mas tambem é MUITO fria :? ).. alguma ajuda? :oops:

onde poderia comprar um termostato? :roll:

que lampada devo eu ter ligada à noite entao?

em relacçao ao sistema que borrifa o terrario, como posso fazer um?

desculpem tantas perguntas.. :oops:
rglove
Membro Veterano
Registado: quarta out 29, 2008 4:44 pm

domingo jan 25, 2009 9:16 am

Boas. Olha, a lâmpada uvb serve para ajudar a fixar o calcio nos ossos, também ilumina, mas isso não é o principal.
No resto espera que te ajudem.
<p>Cumprimentos, Ricardo</p>
<p>Cynops Orientalis 1.0.0, Eublepharis Macularius 1.2.0, Pogona Vitticeps 0.0.1</p>
k901
Membro

domingo jan 25, 2009 5:40 pm

Uvb 10.0 vê no link que eu te mandei para o pm (esta em pdf) e vai ate ao fim a parte onde esta a tabela e vê o que lá é recomendado para Chamaeleo Calyptratus.
Estava a falar no centro do topo!!!
Mete o Terrário num sítio calmo onde não tenho muito barulho e que tenha uma temperatura normal de 20Cº.
Podes comprar o termóstato na net ou numa loja de repteis que lá eles têm ou mandam vir. . .
Vai a tua caixa de mensagens que eu mandei te para lá informação
Cump´s
Apalone
Membro Veterano
Registado: segunda set 15, 2008 5:46 pm

domingo jan 25, 2009 6:32 pm

Das UVB procura aqui: http://www.exo-terra.com/en/products/co ... _bulbs.php
hás-de encontrar “Effective up to 30 cm (12")” e posso acrescentar que só dura seis meses depois perde a radiação dos uvb e fica como uma lâmpada de iluminação normal mas não é para isso que se compra.
Em relação às de cerâmica tudo se baseia em opiniões, segue a que te parecer melhor, não te esqueças que à noite a temperatura tem de descer para baixo dos 24ºC (acho 18 a 20ºC), é por isso à noite fico só com o tapete de aquecimento. A ceramica pode ser uma boa ideia tens é de ter outro termostato para a noite ou um cronotermostato que faça isso.
Eu coloquei rede à frente porque por cima perde muita energia e a EDP já leva mto aqui de casa.
BeYou
Membro Veterano

domingo jan 25, 2009 7:01 pm

obrigado k901, ajudaste muito :

vou entao seguir os concelhos aqui dos experts(experiencia propria e a mais valioza) e vou optar por uma lampada uvb 10.0 e irei coloca-la no topo do terrario..
quanto a de ceramica vou optar por 100w ligada a um termostato..
mas nao sei bem como farei para a noite.. para ter a mesma lampada de ceramica a noite percisarei de outro termostato?e possivel ligar 2 a mesma lampada?

quanto custa +/- um termostato? :?

quanto a decoraçao vou optar para plantas artificiais.. o que acham?

como posso criar alimento para o meu bichinho?
as baratas podem substituir os grilos na alimentaçao do camaleao?

é perciso paciencia para me aturar..lol

cumps
cris17
Membro Veterano
Registado: sexta abr 11, 2008 9:09 pm

domingo jan 25, 2009 7:25 pm

termostato mandas vir da leiritronica o meu custou me 12€ acho eu...
rglove
Membro Veterano
Registado: quarta out 29, 2008 4:44 pm

domingo jan 25, 2009 7:48 pm

N precisas de 2 termostatos. A lâmpada de cerâmica esta ligada ao termostato e dps é só ir lá regular.
<p>Cumprimentos, Ricardo</p>
<p>Cynops Orientalis 1.0.0, Eublepharis Macularius 1.2.0, Pogona Vitticeps 0.0.1</p>
k901
Membro

domingo jan 25, 2009 8:09 pm

Tens 2 hipóteses. Que são:
Ter 2 lâmpadas de cerâmica ligadas a 2 termóstatos (cada lâmpada a cada termóstato), por sua vez ligadas a temporizadores. Isto para uma ficar regulada com a temperatura para de dia e outra para de noite.
Ou então teres só um sistema (1 lâmpada ligada a 1 termóstato ) e de manha regulas para uma temperatura e a noite regulas para outra.
Um termóstato desse que eu te mostrei custa entre os 25€ a 50€ depende do vendedor
Plantas artificiais, ramos desinfectados e lianas e o melhor.
Depois eu mando te por pm como criar alimento para o camaleão, mas o melhor e mesmo os grilos como alimento base
Cump´s
BeYou
Membro Veterano

domingo jan 25, 2009 8:17 pm

devido ao orçamento reduzido vou usar so 1 termostato e depois regulo a temperatura de dia e de noite..
nao existem uns que dao para programar 2 temperaturas(uma para a noite e outra para o dia)??
posso comprar o termostato no aki?

cumps
cris17
Membro Veterano
Registado: sexta abr 11, 2008 9:09 pm

domingo jan 25, 2009 8:21 pm

BeYou Escreveu:devido ao orçamento reduzido vou usar so 1 termostato e depois regulo a temperatura de dia e de noite..
nao existem uns que dao para programar 2 temperaturas(uma para a noite e outra para o dia)??
posso comprar o termostato no aki?

cumps
acho que ha desses que regulas duas temperaturas mas sao carissimos segundo me consta. o meu é de sonda que mandei vir da leiritronica e que o pessoal daqui costuma usar, ate hoje nao tive razao de queixa.
k901
Membro

domingo jan 25, 2009 8:47 pm

Link de criação de grilos
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=58601
Link de criação de Tenébrio Molitor
http://www.bicudario.com.br/artigo006.htm
link de criação de baratas
http://www.xcore.com.br/forum/topico43366.html
BeYou
Membro Veterano

domingo jan 25, 2009 8:54 pm

entao ja percebi que e melhor comprar um desse tipo :lol:
nao sebem se ha no aki? se tivessem la facilitava-me muito a vida..

obrigado pelos links 8)
é possivel em vez de grilos dar so baratas ao meu futuro bichinho?
li algures que podem ser percisos suplementos.. estes sao so para casos de doença ou sao sempre recomendados?

cumps
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”