termoesT prodac c/ lampada ceramIca nao fixa temperatura????

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

geckopower
Membro Júnior
Registado: quarta jan 21, 2009 12:52 pm

quarta jan 28, 2009 1:44 pm

O TERMOESTATO DA PRODAC LIGADO A UMa lampada ceramica n consigo fixar a temperatura anda sempr subir e descer, alguem lhe aconteceu isto??
trustz
Membro Veterano
Registado: sexta jun 06, 2008 2:45 pm
Localização: BOLD STRIPED BANDIT DIABLO BLANCO SNOW GIANT SUNGLOW JUNGLE ECLIPSE EMERINE DESIGNERS

quarta jan 28, 2009 3:18 pm

a minha experiência com esses termostatos diz-me, a mim que:
:arrow: usando com lampada de cerâmica consegue controlar a temperatura, oscilando um pouco

porém
:arrow: nao é "preciso" no aspecto em que a temperatura marcada do termoestato nao corresponde À temperatura real, por isso é melhor estar sempre apoiado por um termometro digital com sonda no sitio do termostato. assim, saberas a que tempertatura tens o terrario, e é so regular.

no meu caso concreto, a marcação entre o 28 e a zona supostamente 30, chega-me por vezes aos 33ºC " o que nao é grave".

mas por menos dinheiro, podes comprar por exemplo o da leiritronica que é bastante fiavél. Pelomenos os meus são :wink:
Ricardo Leitão
Calsonic
SOFIAV
Membro
Registado: quinta nov 27, 2008 2:13 pm

quarta jan 28, 2009 3:25 pm

A MIM JÁ ACONTECEU. :?
eu Já tinha visto uns tópicos aqui na arca a dizer k não era grande coisa,mas depois o gajo da loja começou a dizer k era a mesma coisa e k ainda por cima era mais em conta,e eu comprei.
Burra! :twisted:
Thorgarth
Membro Veterano
Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm

quarta jan 28, 2009 3:41 pm

Temos várias questões aqui que influenciam essa variação que refere.

Em primeiro lugar, e estando a falar de uma lâmpada de cerâmica, a verdade é que mesmo depois do termostato a ter desligado a carga térmica até então acumulada irá continuar a fazer subir a temperatura por mais algumas décimas ou mesmo um ou dois gráus. QUanto maior potencia mais carga acumula....

Por outro lado temos que ver a precisão do termostato e o diferencial do mesmo. Nesta último aspecto repara que se o termostato tiver um diferencial de, por exemplo, 3º e fixas a temperatura nos 30º, quer dizer que na práctica a lâmpada de cerâmica deverá ser desligada aos 30º, deverá fazer subir a temperatura ainda por mais um pouco durante alguns momentos, e depois a temperatura ira cair até aos 27º, altura em que o termostato deveria voltar a activar a lâmpada de cerâmica. Terias assim uma amplitude minima de 3º e mais alguns pózinhos....

É por isso que gosto tanto dos termostatos que utilizo. Posso fixar o diferencial até aos 0,1º, e é muito fiável mesmo e exacto.
SOFIAV
Membro
Registado: quinta nov 27, 2008 2:13 pm

quarta jan 28, 2009 3:49 pm

Já agora Thorgarth,que termostato é k usas?
Thorgarth
Membro Veterano
Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm

quarta jan 28, 2009 4:16 pm

SOFIAV Escreveu:Já agora Thorgarth,que termostato é k usas?
Um modelo da marca AKO, salvo erro o modelo 13123... como já escrevi o único contra é que temos que ser nós a comprar e instalar os cabos e fichas, que para quem não percebe nada desta matéria pode ser um quebra-cabeças (e eu que o diga...), mas cumpre muito bem o seu objectivo.
Última edição por Thorgarth em quarta jan 28, 2009 5:02 pm, editado 1 vez no total.
PedroC10
Membro Veterano
Registado: quarta dez 31, 2008 9:12 am

quarta jan 28, 2009 4:33 pm

Se puderes, manda pm do sito onde o arranjas-te e preços :wink:
cris17
Membro Veterano
Registado: sexta abr 11, 2008 9:09 pm

quarta jan 28, 2009 5:54 pm

para mim tb se nao for pedir muito :D
golfadas
Membro Júnior
Registado: segunda set 08, 2008 12:38 pm

quarta jan 28, 2009 7:31 pm

para mim tb sff
brunomore123
Membro
Registado: sábado dez 27, 2008 7:47 pm
2Personatas;
2Caturras;Peixes

quarta jan 28, 2009 8:19 pm

Se não for pedir muito para mim também se faz favor,já que ainda não arranjei um termostato :wink:

Cumps
BeYou
Membro Veterano
Registado: quinta jan 22, 2009 3:12 am

quarta jan 28, 2009 8:56 pm

ja agora :roll:
agradece tambem :oops:

cumps
zemamado
Membro Júnior
Registado: quarta dez 10, 2008 10:27 pm

quinta jan 29, 2009 12:00 am

Eu vou na onda, :D se puderes envia-me também visto ainda ter que ir comprar um termostato.

Abraço.
geckopower
Membro Júnior

quinta jan 29, 2009 1:03 pm

axo ke os da prodac nao servem mesmo para lampada de ceramica mas sim para cabos, pos nao fixa a temperatura mais penso que nem sensor ele tem por isso os de sensor funcionam muito melhor, talvez um potenciometro resolva lehor o problema, pois com ele consigo controlar o calor de uma lampada
Hakuma
Membro Veterano
Registado: terça mai 08, 2007 9:10 am

quinta jan 29, 2009 1:51 pm

geckopower Escreveu:axo ke os da prodac nao servem mesmo para lampada de ceramica mas sim para cabos, pos nao fixa a temperatura mais penso que nem sensor ele tem por isso os de sensor funcionam muito melhor, talvez um potenciometro resolva lehor o problema, pois com ele consigo controlar o calor de uma lampada
Um termostato sem sensor... :lol: sem sensor externo, queres tu dizer.

Um potenciómetro era uma solução engraçada, porém tens que funcionar tu como sensor de temperatura, através da observação da mesma... o que não me parece muito lógico e é muito arriscado dado que a temperatura no terrário depende da temperatura externa. Assim se tu apenas jogares com a regulação da potência arriscas-te por exemplo a que a temperatura nocturna baixe mais do que contas e como a potência não aumenta, os bichos passam mais frio do que deveriam... e vice-versa, se saires para o trabalho/escola e deixas o potenciometro regulado para uma potência alta porque de manhã estava frio, mas depois sai um dia quente, os animais torram lá dentro.

Não me parece que um potenciómetro por si só resolva. Deves é comprar um termostato mais fiável e com menor variação/margem de erro.
<p></p>
geckopower
Membro Júnior

quinta jan 29, 2009 6:02 pm

sim eu sei ke o potenciometro me obriga a controlar por causa dos dias masi quentes e mais frios mas num dia no maximo a variacao sera 1 grau dois graus, logop nao da muito trabalho.um po
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”