periquitos para guttatas

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

TitoInes
Membro Veterano
Mensagens: 235
Registado: sexta jun 15, 2007 1:39 pm

sábado jan 31, 2009 10:14 am

um dia destes fui a uma petshop aqui nas caldas e estavam a dar uma lagartixa a um real Califórnia e um periquito a uma guttata :evil: e pelo que sei não e a primeira vez porque tive a falar com um rapaz que me disse o mesmo. acho que não deve fazer muito bem aos bichos mas.. a lagartixa foi-se logo mas a guttata não ligou muito ao periquito.. eu ainda lhe disse que achava que não era muito bom mas a mulher disse que já o fazia há muito tempo e nunca teve nenhum problema e eu calei-me e fui-me embora..
Diesel_Car
Membro
Mensagens: 186
Registado: sexta out 24, 2003 7:35 pm

sábado jan 31, 2009 11:49 am

Vivos? :o

Se forem mortos, se tiverem o tamanho adequado e congelados (frizo bem a parte do congelados), não vejo qual o problema. Tirando a parte "moral" da coisa - meus ricos periquitos - é um alimento como outro qualquer.

Se forem vivos há sempre o problema de atacarem as cobras ou transmitirem parasitas. As cobras em cativeiro têm tendencia a habituar-se a um tipo de alimento, se este for dado com muita frequencia podem até recusar outro tipo de alimentação. Daí o problema de dar lagartos ás cobras...

Mais uma vez, se forem animais frescos (mortos recentemente, sem serem congelados durante algum tempo), e especialmente se forem silvestres, podem transmitir parasitas á cobra: ácaros e parasitas internos.
TitoInes
Membro Veterano
Mensagens: 235
Registado: sexta jun 15, 2007 1:39 pm

sábado jan 31, 2009 5:16 pm

pois mas eu acho que o periquito morreu por um motivo qualquer tipo doenca e eles em vez de mandar para o lixo deram a cobra
texuga
Membro Veterano
Mensagens: 9196
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

sábado jan 31, 2009 5:22 pm

TitoInes Escreveu:pois mas eu acho que o periquito morreu por um motivo qualquer tipo doenca e eles em vez de mandar para o lixo deram a cobra
Fantástico!!! E eu a pensar que já nada me surpreendia... :roll:

E as lagartixas apanhadas da rua, possivelmente... :roll:
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
TitoInes
Membro Veterano
Mensagens: 235
Registado: sexta jun 15, 2007 1:39 pm

sábado jan 31, 2009 5:24 pm

texuga Escreveu:
TitoInes Escreveu:pois mas eu acho que o periquito morreu por um motivo qualquer tipo doenca e eles em vez de mandar para o lixo deram a cobra
Fantástico!!! E eu a pensar que já nada me surpreendia... :roll:

E as lagartixas apanhadas da rua, possivelmente... :roll:

pois.. ainda estavam vivos
Thorgarth
Membro Veterano
Mensagens: 1894
Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm
Localização: Com escamas, pêlo e picos

domingo fev 01, 2009 12:09 am

O facto de nós dar-mos, na esmagadora maioria das vezes, apenas ratos não quer dizer que esse seja a única fonte de alimento das cobras. Aliás para as lampropeltis répteis até seria o mais indicado, ou pelo menos em termos de igualdade com os roedores.

O problema é mesmo a estupidez de dar um alimento (independentemente) do que seja, que terá morrido por doença..... :o :o

A verdade é que se elas são esquisitas em cativeiro no seu habitat (estando eu a falar nas cobras em geral) elas são sobreviventes natas e acima de tudo oportunistas. Se conseguirem agrafar e der para comer elas vão comer. Ainda há pouco tempo vi 2 ou 3 fotos de pitons, selvagens a comer gatos... têm acesso a eles, são presas fáceis, são apanhados e comidos.

É claro que há especies um pouco mais especializadas, com um alimento bastante mais restrito, mas na maioria são oportunista...
Thorgarth
Membro Veterano
Mensagens: 1894
Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm
Localização: Com escamas, pêlo e picos

domingo fev 01, 2009 12:11 am

texuga Escreveu:
TitoInes Escreveu:pois mas eu acho que o periquito morreu por um motivo qualquer tipo doenca e eles em vez de mandar para o lixo deram a cobra
Fantástico!!! E eu a pensar que já nada me surpreendia... :roll:

E as lagartixas apanhadas da rua, possivelmente... :roll:
LOLOLOL isto não me surpreende depois de ouvir o que ouvi da bota de um retardado... apanhar um pombo que chocou contra a janela da varanda, todo cheio de piolhos e pulgas, e dar à sua cobrinha...
TitoInes
Membro Veterano
Mensagens: 235
Registado: sexta jun 15, 2007 1:39 pm

domingo fev 01, 2009 12:15 am

Thorgarth Escreveu:O facto de nós dar-mos, na esmagadora maioria das vezes, apenas ratos não quer dizer que esse seja a única fonte de alimento das cobras. Aliás para as lampropeltis répteis até seria o mais indicado, ou pelo menos em termos de igualdade com os roedores.

O problema é mesmo a estupidez de dar um alimento (independentemente) do que seja, que terá morrido por doença..... :o :o

A verdade é que se elas são esquisitas em cativeiro no seu habitat (estando eu a falar nas cobras em geral) elas são sobreviventes natas e acima de tudo oportunistas. Se conseguirem agrafar e der para comer elas vão comer. Ainda há pouco tempo vi 2 ou 3 fotos de pitons, selvagens a comer gatos... têm acesso a eles, são presas fáceis, são apanhados e comidos.

É claro que há especies um pouco mais especializadas, com um alimento bastante mais restrito, mas na maioria são oportunista...
pois eu sei disso mas acho que nao esta nao certo dar alimento que morreu por doenca ou dar uma lagartixa que foi apanhada da rua
limao
Membro Veterano
Mensagens: 903
Registado: domingo abr 24, 2005 2:00 pm

domingo fev 01, 2009 12:32 am

Os passaros têm pouco valor nutricional comparado com os roedores, mesmo que o periquito fosse criado com esse proposito congelado e depois descongelado para a cobra o comer não seria uma opção viavel, um mus adulto seria melhor em termos nutricionais.
TitoInes
Membro Veterano
Mensagens: 235
Registado: sexta jun 15, 2007 1:39 pm

domingo fev 01, 2009 12:38 am

mas aquilo e uma loja e o que eles querem e vender e gastar quanto menos melhor.. ja ouvi tanta coisa daquela loja e continua sempre a vender bem
limao
Membro Veterano
Mensagens: 903
Registado: domingo abr 24, 2005 2:00 pm

domingo fev 01, 2009 12:42 am

TitoInes Escreveu:mas aquilo e uma loja e o que eles querem e vender e gastar quanto menos melhor.. ja ouvi tanta coisa daquela loja e continua sempre a vender bem
Livro de reclamações?
Thorgarth
Membro Veterano
Mensagens: 1894
Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm
Localização: Com escamas, pêlo e picos

domingo fev 01, 2009 12:44 am

limao Escreveu:Os passaros têm pouco valor nutricional comparado com os roedores, mesmo que o periquito fosse criado com esse proposito congelado e depois descongelado para a cobra o comer não seria uma opção viavel, um mus adulto seria melhor em termos nutricionais.
Não é viavel?!?! Se formos por esse tipo de comparação não era viável o mus em relação às ratz, bastante mais nutritivas... ou os PI, ou os hamsters, ou os benin, etc. É apenas mais cómodo dar mus ou ratz. São um bom alimento, cumprem o objectivo mas NÃO são os únicos!!!
limao
Membro Veterano
Mensagens: 903
Registado: domingo abr 24, 2005 2:00 pm

domingo fev 01, 2009 12:49 am

Thorgarth Escreveu:
limao Escreveu:Os passaros têm pouco valor nutricional comparado com os roedores, mesmo que o periquito fosse criado com esse proposito congelado e depois descongelado para a cobra o comer não seria uma opção viavel, um mus adulto seria melhor em termos nutricionais.
Não é viavel?!?! Se formos por esse tipo de comparação não era viável o mus em relação às ratz, bastante mais nutritivas... ou os PI, ou os hamsters, ou os benin, etc. É apenas mais cómodo dar mus ou ratz. São um bom alimento, cumprem o objectivo mas NÃO são os únicos!!!
Sim nao vejo mal 1 vez por outra alimentar a cobra com aves, mas como dieta base (caso da loja, pelo menos foi o que deu a intender) não vejo vantagens, até porque no seu meio a dieta base são mesmo os roedores
TitoInes
Membro Veterano
Mensagens: 235
Registado: sexta jun 15, 2007 1:39 pm

domingo fev 01, 2009 12:53 am

bem pelo - nao deixam morrer a fome. aqui ha uma loja que se chama agriloja nao sei se conhecem que ha cerca de 4 anos tinha la uma guttata para vender e ouvi dizer que a deixaram morrer a fome. ainda e bem pior
Thorgarth
Membro Veterano
Mensagens: 1894
Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm
Localização: Com escamas, pêlo e picos

domingo fev 01, 2009 12:59 am

limao Escreveu:
Thorgarth Escreveu:
limao Escreveu:Os passaros têm pouco valor nutricional comparado com os roedores, mesmo que o periquito fosse criado com esse proposito congelado e depois descongelado para a cobra o comer não seria uma opção viavel, um mus adulto seria melhor em termos nutricionais.
Não é viavel?!?! Se formos por esse tipo de comparação não era viável o mus em relação às ratz, bastante mais nutritivas... ou os PI, ou os hamsters, ou os benin, etc. É apenas mais cómodo dar mus ou ratz. São um bom alimento, cumprem o objectivo mas NÃO são os únicos!!!
Sim nao vejo mal 1 vez por outra alimentar a cobra com aves, mas como dieta base (caso da loja, pelo menos foi o que deu a intender) não vejo vantagens, até porque no seu meio a dieta base são mesmo os roedores
Eu estava a falar no geral e não em espécies particulares. E falando em geral também acho que uma dieta diversificada é bem melhor, do que só dar, por exemplo, mus. Bem sei que nem todas as cobras aceitam mudar de alimento MAS seria bem bom para elas. Por cá não me parece ser muito usual encontrar hamsters como alimento congelada, mas sempre temos o básico, mus, ratz e benin. Depois, e se a peça oferecer garantias, uma ave de vez em quando não faz mal. Uma coderniz, um pinto, aves de muito pequeno porte, etc...

PS: e já agora as corn, apesar de serem cobras rateiras, também comom outro alimento, nomeadamente pequenas aves (ninhos é a loucura), ovos, e repteis...
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”