Terrário para geckos arboricolas - concluido, com fotos...

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
DiogoCJ
Membro Júnior
Registado: quinta jan 01, 2009 6:18 pm
Localização: Mamiferos, aves, répteis, anfibios, peixes, artrópodes... de tudo...

domingo fev 15, 2009 11:52 am

Boas,

Ao longo dos ultimos 2 anos tenho ganho alguma experiência na manutenção de terrários/aqua.terrários e etc.

Essa experiência passa mais pela manutenção de anfibios, mas já tive Rhampholeon Brevicaudatus (ocupantes do meu 1º terrário)... agora sei que não é uma boa espécie para iniciantes, e para agravar, comprei-os com apenas 1-2cm... mantive-os sem problemas (chegando a vê-los alimentarem-se com aquele famoso movimento da lingua) durante 6-7meses... até que morreram os dois com uma semana de intervalo... os parametros estavam todos bem, tinham comida suficiente... enfim... não cheguei a perceber o que correu mal...

Depois disso virei-me para os anfíbios e tenho agora duas espécies de rãs e uma de tritões (hyla squirella, scaphiophryne pustulosa e pachytriton labiatus).

O meu scaphiophryne pustulosa foi adquirido na Avisan, à Terribilis.

O que se passa é que em inicios de abril, vou passar férias a Barcelona, e acho que é a oportunidade ideal para visitar esta excelente loja.

Uma vez que já vou arranjar cá umas litorias (rãs), decidi que ia aproveitar a Terribilis para me relançar nos repteis, mais precisamente, gostava imenso de um (ou mais :lol: ) gecko(s).

A terribilis tem neste momento esta espécie, que para mim se destaca das outras pela beleza e pelo reduzido preço:

Lygodactylus kimhowelli

Já andei a ver várias care sheets, mas gostava de ter opiniões aqui do pessoal.

Será que me posso iniciar nos geckos com esta espécie?

Outra coisa... notei uma coisa estranha nalgumas care sheets...

Mencionam que esta espécie pode chegar aos 8cm... mas dizem que um casal pode ser mantido em 30x30x40... sinceramente acho muito estranho...

O que acham de 45x45x45 para um casal/trio? Será preciso mais?

Agradeço desde já todas as dicas que possam dar.

A nivel de parametros, decoração do terrário etc já estou bem informado... pelo que procuro mais por experiencias pessoais, dicas sobre a alimentação e medidas para o terrário...

Obrigado desde já. :D
E peço desculpa pelo testamento.

Diogo Julião
Última edição por DiogoCJ em sexta mar 06, 2009 11:12 pm, editado 1 vez no total.
<p>Fiquem bem,</p>
<p>Diogo Juli&atilde;o</p>
Armindo77
Membro Veterano
Registado: quinta set 06, 2007 4:21 pm

domingo fev 15, 2009 12:28 pm

DiogoCJ Escreveu:
Será que me posso iniciar nos geckos com esta espécie?
De tudo o que disseste a única coisa que te vou dar a minha opinião é acerca dessa pergunta... não me parece uma espécie para principiantes, principalmente devido ao tamanho muito reduzido e possível pouca resistência... de resto, boa sorte com os bichos.

Abraço!
Última edição por Armindo77 em domingo fev 15, 2009 12:32 pm, editado 1 vez no total.
<a class="attribute-value" href="http://ciliatus-pt.blogspot.pt" target="_blank"><u><strong>ciliatus-pt.blogspot.pt</strong></u></a>
Deadzao
Membro Veterano
Registado: segunda dez 29, 2008 7:35 pm

domingo fev 15, 2009 12:30 pm

uma boa especie mas terrestre é os fasciata :lol: :lol: (não é armindo)
<p>1.1.0 pavo cristatus x.x,x. gallus domesticus 1.3.0 phasianus colchicus torquatus x.x.x  anas platyhynchos 1.1.0 anser cygnoides 1.1.0excalfactoria chinensis</p>
Armindo77
Membro Veterano

domingo fev 15, 2009 12:32 pm

Deadzao Escreveu:uma boa especie mas terrestre é os fasciata :lol: :lol: (não é armindo)
Or aí está, amigo!! :D
<a class="attribute-value" href="http://ciliatus-pt.blogspot.pt" target="_blank"><u><strong>ciliatus-pt.blogspot.pt</strong></u></a>
DiogoCJ
Membro Júnior
Localização: Mamiferos, aves, répteis, anfibios, peixes, artrópodes... de tudo...

domingo fev 15, 2009 9:03 pm

Boas,

Obrigado pelas opiniões.

Sinceramente não estou muito inclinado a optar por uma espécie terrestre... não sei porquê, mas prefiro os arboricolas.

No entanto, se optar por um terrestre, estava a pensar num leopardo high yellow... mas não me cheira... :roll: :roll: :lol:

De arboricolas, gostava de optar por um destes 3, dos quais o que eu já referi é o meu preferido... mas se forem mesmo sensiveis, não arrisco. De quaquer forma já enviei um mail à loja.

- Phelsuma madagascariensis
- Lygodactylus kimhowelli
- Gonatodes fuscus

O que acham?
<p>Fiquem bem,</p>
PedroC10
Membro Veterano
Registado: quarta dez 31, 2008 9:12 am

domingo fev 15, 2009 9:09 pm

DiogoCJ Escreveu:Boas,

Obrigado pelas opiniões.

Sinceramente não estou muito inclinado a optar por uma espécie terrestre... não sei porquê, mas prefiro os arboricolas.

No entanto, se optar por um terrestre, estava a pensar num leopardo high yellow... mas não me cheira... :roll: :roll: :lol:

De arboricolas, gostava de optar por um destes 3, dos quais o que eu já referi é o meu preferido... mas se forem mesmo sensiveis, não arrisco. De quaquer forma já enviei um mail à loja.

- Phelsuma madagascariensis
- Lygodactylus kimhowelli
- Gonatodes fuscus

O que acham?
Mas para este precisas de uma jaula bem grande e de uns quantos quilos de carne por dia 8) 8) 8)
cris17
Membro Veterano
Registado: sexta abr 11, 2008 9:09 pm

domingo fev 15, 2009 9:21 pm

lol o user esqueceu-se de referir que nao era um leopardo mas sim um gecko leopardo ahaha :twisted: (joke)
EU gosto muito de phelsumas já agora e acho que não são nada de muito complicado mas le umas caresheets
PedroC10
Membro Veterano

domingo fev 15, 2009 9:30 pm

Comentando o tópico, e agora fora de brincadeiras :lol:

Sem ser os geckos leopardo, os phelsuma são os geckos que mais gosto, entre as várias subspécies tens alguns com umas cores lindas..

Os phelsuma madagascariensis grandis são fenomenais..
DiogoCJ
Membro Júnior

domingo fev 15, 2009 9:44 pm

LOOL! :lol:

Pois, era um gecko leopardo high yellow :lol:

Quanto às Phelsumas madagascarensis... tal como das outras espécies, já li várias care sheets, e parece que das 3 espécies, são a mais comum e fácil de manter... no entanto, o facto de ficarem com cerca de 25cm deixa-me de pé atrás... preferia uma espécie mais pequenita... mas também pela experiência que tenho, sei que por diversas razões, normalmente quanto maior, mais fácil de manter...

Outra coisa que me incomoda é o facto de serem extremamente agressivos... ouvi dizer que até há problemas entre casais... quanto mais em individuos do mesmo sexo (mesmo que sejam femeas)... e eu gostava de um par/trio...

Mas nada como pesquisar mais... em ultimo caso, construo o terrário de maneira a que fique adequado para todos (a não ser, claro, que esteja indeciso entre terrestres e arboricolas) e depois quando lá tiver é que decido, depois de ver os animais...
<p>Fiquem bem,</p>
Armindo77
Membro Veterano

domingo fev 15, 2009 10:02 pm

DiogoCJ Escreveu:

Quanto às Phelsumas madagascarensis... tal como das outras espécies, já li várias care sheets, e parece que das 3 espécies, são a mais comum e fácil de manter... no entanto, o facto de ficarem com cerca de 25cm deixa-me de pé atrás... preferia uma espécie mais pequenita... mas também pela experiência que tenho, sei que por diversas razões, normalmente quanto maior, mais fácil de manter...

Outra coisa que me incomoda é o facto de serem extremamente agressivos... ouvi dizer que até há problemas entre casais... quanto mais em individuos do mesmo sexo (mesmo que sejam femeas)... e eu gostava de um par/trio...
Os phelsumas grandis são de facto os mais fáceis de mater... mas se comprares 2 tens de ter em conta o tamanho do terrário e que eles às vezes pegam-se... mesmo fêmeas com femeas e machos com fêmeas.

Agora para os donos não são agressivos. Se queres ver agressividade devias ver os meus tokays! :evil:

De qualquer forma, se gostares, aconselho os GECKOS leopardo. Ficam dum tamanho bom, são resistentes, não trepam, são calmos entre eles e mansos/sociáveis com os donos.

Abraço e boa escolha.
PedroC10
Membro Veterano

domingo fev 15, 2009 10:04 pm

Armindo77 Escreveu:
DiogoCJ Escreveu:

Os phelsumas grandis são de facto os mais fáceis de mater... mas se comprares 2 tens de ter em conta o tamanho do terrário e que eles às vezes pegam-se... mesmo fêmeas com femeas e machos com fêmeas.

Agora para os donos não são agressivos. Se queres ver agressividade devias ver os meus tokays! :evil:

De qualquer forma, se gostares, aconselho os GECKOS leopardo. Ficam dum tamanho bom, são resistentes, não trepam, são calmos entre eles e mansos/sociáveis com os donos.

Abraço e boa escolha.
Tirando 2 ou mais machos adultos no mesmo terrário :wink:
DiogoCJ
Membro Júnior

domingo fev 15, 2009 10:12 pm

Obrigado pela ajuda.

Penso que agora só me resta pesquisar... muuito...

De qualquer forma, gostava que me indicassem bons tamanhos de terrário para:

Gecko leopardo high yellow - Casal

Phelsuma madagascarensis - Casal

" - Trio

É que nas diferentes care sheets, encontram-se tamanhos muito distintos...
<p>Fiquem bem,</p>
Armindo77
Membro Veterano

domingo fev 15, 2009 10:12 pm

PedroC10 Escreveu:
Armindo77 Escreveu:
DiogoCJ Escreveu:

Abraço e boa escolha.
Tirando 2 ou mais machos adultos no mesmo terrário :wink:
Claro! Esqueci-me desse pormenor... :)

Outra coisa... os Phelsuma grandis não devem mesmo ser agarrados, qualquer deslize e a pele deles rasga. É mesmo só para observar.

Boa sorte!
PedroC10
Membro Veterano

domingo fev 15, 2009 10:19 pm

Desaconselho-te totalmente a comprar um casal de geckos leopardo, só devem ser juntos para cruzamentos, uma vez que os machos andam literalmente sempre em cima das femeas, o que como é obvio é prejudicial para elas.. Há quem mantenha casais juntos sem problemas, eu pessoalmente sou defensor de um terrário por gecko, ou quanto muito apenas manter femeas juntas, nunca casais..

Já agora, para um gecko deves ter no minimo 50cm por 30cm com 30/40 de altura, para 2 deves ter uns 60/70cm pr 30cm, e por ai fora... há quem defenda uma area de uns 750/1000 cm quadrados por animal, em terrários comunitários...
JaimeSousa
Membro Veterano
Registado: quarta out 01, 2008 1:47 pm
0.0.1 pantherophis guttata

domingo fev 15, 2009 11:05 pm

Se queres ter arboricolas aconselho os phelsuma madagascariensis. São espetaculares e dos phelsuma são dos mais resistentes, penso eu. cumps
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”