Quantidade de UVB

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
cris17
Membro Veterano
Registado: sexta abr 11, 2008 9:09 pm

sexta fev 20, 2009 10:11 pm

Já fiz inúmeras pesquisas mas não descobri a percentagem de raios UVB em Portugal. Por exemplo costumo por a minha iguana ao sol por volta do meio dia (sei que é quando o sol está mais forte) mas não sei se pode la ficar durante muito tempo pois os raios UVB podem ser demasiado fortes... No fundo queria saber se por volta de essa hora equivale à lâmpada que uso (UVB 5.0) ou se é tao forte como em climas desérticos (10.0)
Obrigado
AlunoBioGeo
Membro Veterano
Registado: terça mar 25, 2008 8:40 pm

sexta fev 20, 2009 11:24 pm

Em termos quantitativos não acredito que encontres em algum lado...

Quanto à tua dúvida, penso que a quantidade de UVA/UVB é a mesma em Portugal e no Equador quando o céu está limpo, apenas muda o ângulo de incidência (sendo mais fácil captá-los quando o ângulo é mais próximo de 90º)...

Mesmo quando o céu se encontra enublado existem raios UV que passam pelas nuvens e atingem o solo, sendo que alguns são reflectidos pelas pequenas partículas de água...

Por isso num deserto a quantidade de UV que atinge o solo é maior por apresentarem, normalmente nebulosidade (e humidade) muito inferior ao território português (seja na Zona Temperada Húmida do Norte e Centro de Portugal, seja na Zona Temperada Mediterrânica do Sul do país)...

Quanto à tua última pergunta, arrisco-me a dizer que a quantidade de UV absorvidos no Inverno (em dias sem nebulosidade) em Portugal talvez seja inferior à que uma lâmpada 5.0 pode oferecer. No Verão, talvez esteja entre os 5.0 e os 8.0...

Tudo isto que te disse não tenho como provar, ou alguma base sólida... Apenas digo isto por conhecer os Biomas Terrestres, mas não te posso dar certezas! Se queres "alimentar" a tua iguana por emissões naturais de UV, aconselho-te apenas a fazê-lo no Verão.

Devido ao grau de inclinação terrestre do Hemisfério Norte o ângulo de incidência dos raios solares no Inverno não seja o ideal.
Apalone
Membro Veterano
Registado: segunda set 15, 2008 5:46 pm

sexta fev 20, 2009 11:43 pm

Já li algures que 15 min de sol corresponde a 1h de lâmpada, mas o que eu gostava de saber é se esta afirmação tem algum rigor científico, até porque as lâmpadas alem da variedade têm tido uma grande evolução.
golfadas
Membro Júnior
Registado: segunda set 08, 2008 12:38 pm

sábado fev 21, 2009 1:01 am

eu tb ja vi uma tabela que comparava varias marcas de lâmpadas e o sol e o sol produzia tres vezes mais vitamina (ok n me lembro qual vitamina e que era...) do que a melhor lâmpada, no entanto n sei de que parte do globo seria (algures nos EU..). Mas penso que seja saudável a iguana apanhar um bocado de sol natural, eu so n levo o meu dragão barbudo a apanhar um bocado porque ainda ta um bocado de frio para ele, ainda se constipa ;)
cris17
Membro Veterano

sábado fev 21, 2009 2:03 am

Obrigado pelas respostas. Não pretendo proporcionar UVB à minha iguana apenas com luz solar (obvio) mas tenho um género de uma gaiola com um tronco em que a meto a apanhar sol uma horita por dia(nos dias quentes), e sempre ouvi dizer que quanto mais natural melhor. No resto do tempo tenho uma 5.0 que satisfaz plenamente o animal.
AlunoBioGeo
Membro Veterano
Registado: terça mar 25, 2008 8:40 pm

sábado fev 21, 2009 2:22 am

cris17 Escreveu:Obrigado pelas respostas. Não pretendo proporcionar UVB à minha iguana apenas com luz solar (obvio) mas tenho um género de uma gaiola com um tronco em que a meto a apanhar sol uma horita por dia(nos dias quentes), e sempre ouvi dizer que quanto mais natural melhor. No resto do tempo tenho uma 5.0 que satisfaz plenamente o animal.
Se fazes isso, é sempre bom;) Se quiseres ter mais à vontade, faz como alguns, usas 6 meses de 5.0 e outros 6 meses de 8.0 ;)
cris17
Membro Veterano

sábado fev 21, 2009 2:36 am

Também seria uma boa opção. Mas uso tubulares e nunca vi 8.0 à venda :|
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”