Conselhos - anolis verde

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
AndreLim
Membro
Registado: sábado jan 10, 2009 1:45 pm

sexta fev 27, 2009 4:03 pm

Boas,
já pensei bem, e quando começar com os répteis (mas só quando tiver mais expriência com terrários) vou começar com os anolis verdes :) parece-me uma boa escolha pra principiante.

Estou a pensar vi a ter 3 num terrário de 50x30x35 (CxLxA), 1 macho e 2 fêmeas...ora aqui surge uma das minhas duvidas...a partir de que idade se podem diferenciar os sexos? em principio os machos nascem todos com aquele "papo" vermelho, não? :P

Já sei que a temperatura deve rondar os 28Cº, e á noite os 25Cº (+/-)...para conseguir esta descida estou a pensar colocar uma boa iluminação...de modo a quando a apagar a temperatura baixar alguns graus (2 no minimo), acham possivél? de quantos watts deve ser?

também deverá existir a zona fria e a zona quente? a UVB deverá ser de quanto?...

que plantas me aconselham?

desculpem tantas perguntas :oops: mas tem de ser :)

Cump :wink:
Última edição por AndreLim em sexta fev 27, 2009 8:14 pm, editado 1 vez no total.
<p><strong>Aquariofilia RULEZ</strong></p>
<p>prometo que depois meto uma assinatura melhor :P</p>
Thorgarth
Membro Veterano
Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm

sexta fev 27, 2009 4:56 pm

AndreLim Escreveu:Boas,
já pensei bem, e quando começar com os répteis (mas só quando tiver mais expriência com terrários) vou começar com os anolis verdes :) parece-me uma boa escolha pra principiante.

Estou a pensar vi a ter 3 num terrário de 50x30x35 (CxLxA), 1 macho e 2 fêmeas...ora aqui surge uma das minhas duvidas...a partir de que idade se podem diferenciar os sexos? em principio os machos nascem todos com aquele "papo" vermelho, não? :P

Já sei que a temperatura deve rond28Cº, e á noar os ite os 25Cº (+/-)...para conseguir esta descida estou a pensar colocar uma boa iluminação...de modo a quando a apagar a temperatura baixar alguns graus (2 no minimo), acham possivél? de quantos watts deve ser?

também deverá existir a zona fria e a zona quente? a UVB deverá ser de quanto?...

que plantas me aconselham?

desculpem tantas perguntas :oops: mas tem de ser :)

Sim é necessário haver um gradiente térmico, ou seja um lado quente e um lado frio, com uma temperatura ambiente média. no caso dos anolis verdes entre os 24º/25º e os 28º diurnos (mais coisa menos coisa), MAS sendo necessário disponibilizar um ou mais spots com temperaturas na casa dos 29º a 32º. A temperatura nocturna deverá situar-se entre os 20º(até aos 18º) e os 25º.

Pelo que tenho lido, e não obstante serem uma espécie arboricola muitas care sheets dão como opção viável a utilização de UTH para fxiar a temperatura ambiente em conjunto com uma lâmpada para criar o spot. Pessoalmente penso que uma lâmpada de cerâmica/IV e um mini foco fazem muito bem o serviço, se bem que se a casa for quente uma manta térmica é capaz de ser o suficiente para manter o interior dentro dos parametros necessários em conjunto com o calor gerado pela lâmpada de spot. Quanto às potências não é fácil dizer-te já que variam consoante o diferencial entre a temperatura externa e a que se pretende manter internamente, o nivel de humidade que se quer manter, a dimensão, material e tamanho da ventilação, etc, e aqui aproveito para te dizer que deverias optar por um terrário com uma altura maior. é que 35 cm é muito pequeno para uma espécie arboricola.... eu apontaria para um mínimo de 45cm ou mesmo 60cm.

Em relação ao UVB, 5.0 será o mais adequado tendo em conta o seu habitat natural.

Em relação a plantas, pois, tem que ser algo com folhas largas e resistente, do género do pothos ou mesmo alguns ficus, que em conjunto com umas lianas a servirem de suporte, e depois outras mais pequenas a dar vida ao terrário, será o necessário, mas há muito que não leio nada sobre anolis...
jmangelico
Membro Veterano
Registado: quarta mar 14, 2007 6:14 pm

sexta fev 27, 2009 7:45 pm

(Concelhos - Valente pontapé!)
<p>
</p>
AndreLim
Membro

sexta fev 27, 2009 8:13 pm

Thorgarth Escreveu:
Sim é necessário haver um gradiente térmico, ou seja um lado quente e um lado frio, com uma temperatura ambiente média. no caso dos anolis verdes entre os 24º/25º e os 28º diurnos (mais coisa menos coisa), MAS sendo necessário disponibilizar um ou mais spots com temperaturas na casa dos 29º a 32º. A temperatura nocturna deverá situar-se entre os 20º(até aos 18º) e os 25º.

Pelo que tenho lido, e não obstante serem uma espécie arboricola muitas care sheets dão como opção viável a utilização de UTH para fxiar a temperatura ambiente em conjunto com uma lâmpada para criar o spot. Pessoalmente penso que uma lâmpada de cerâmica/IV e um mini foco fazem muito bem o serviço, se bem que se a casa for quente uma manta térmica é capaz de ser o suficiente para manter o interior dentro dos parametros necessários em conjunto com o calor gerado pela lâmpada de spot. Quanto às potências não é fácil dizer-te já que variam consoante o diferencial entre a temperatura externa e a que se pretende manter internamente, o nivel de humidade que se quer manter, a dimensão, material e tamanho da ventilação, etc, e aqui aproveito para te dizer que deverias optar por um terrário com uma altura maior. é que 35 cm é muito pequeno para uma espécie arboricola.... eu apontaria para um mínimo de 45cm ou mesmo 60cm.

Em relação ao UVB, 5.0 será o mais adequado tendo em conta o seu habitat natural.

Em relação a plantas, pois, tem que ser algo com folhas largas e resistente, do género do pothos ou mesmo alguns ficus, que em conjunto com umas lianas a servirem de suporte, e depois outras mais pequenas a dar vida ao terrário, será o necessário, mas há muito que não leio nada sobre anolis...
Humm...spots de 30Cº...esses spots não serão ao pé da UVB? já agora, a que altura se deverá situar? meto-a ao pé do solo ou "mesmo lá em cima"? suponho que possa subir a altura para os 50cm :D 60cm talvez, conforme...eheh, sendo eles arbolicolas...gostam de subir as paredes, mas eu não sei como se chama aquele material que se costuma meter na parte de trás dos terrários...se alguem me der uma ajuda, agradecia :wink: mas uma lâmpada de ceramica não seca muito o ambiente?...estava a tentar evitar essas :?

bem, eu não queria ser muito ignorante :lol: mas não sabia o que era uma UTH (acho que High power LED...foi o que encontrei no google :?)...é algo deste género? : http://s197.photobucket.com/albums/aa31 ... 0_6549.jpg

como posso fazer a ventilação? o topo em rede...serve?

as plantas...ficus já sei o que é, mas photos não sei, nem sei como eide pesquisar no google (só me vão aparecer fotos :lol: ) se alguem me puder dar o nome concreto de uma espécie, também agredecia...uma bromélia? é boa opção?

Para manter o nivél de humidade, tenho de borrifar bem todos os dias? correcto...?

Ultima pergunta :) (finalmente): quanto ronda o preço de cada individuo?

Última edição por AndreLim em sexta fev 27, 2009 8:17 pm, editado 2 vezes no total.
AndreLim
Membro

sexta fev 27, 2009 8:15 pm

jmangelico Escreveu:(Concelhos - Valente pontapé!)
:lol: :lol: :lol: erro tratado...eheh, nunca fui muito bom a português :D mas safo-me, atenção :lol:

brunomore123
Membro
Registado: sábado dez 27, 2008 7:47 pm
2Personatas;
2Caturras;Peixes

sexta fev 27, 2009 10:08 pm

UHT quer dizer Under Tank Heater, que é por exemplo um tapete de aquecimento ou um cabo de aquecimento.

Cumps :wink:
AndreLim
Membro

sexta fev 27, 2009 10:37 pm

ai...como é que eu fui confundir coisas tão diferentes?! :oops: eheh, obrigado :)

Thorgarth
Membro Veterano
Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm

sexta fev 27, 2009 11:34 pm

AndreLim Escreveu:ai...como é que eu fui confundir coisas tão diferentes?! :oops: eheh, obrigado :)

Na verdade aqui quem esteve em falta foi eu ao utilizar o termo sem a devida explicação. Não faz muito sentido estar a complicar um assunto que para um principiante já não deve parecer nada simples...
O(s) basking spot(s) (assim chamado pois é um local onde a temperatura estará mais alta e onde o réptil poderá tomar "banhos de sol", não obstante ser possivel criar estas zonas com fontes que não emitem luz) deverão estar situados numa zona superior, no topo ou perto.

Tendo em conta a temperatura média (não no basking spot) e o grau de humidade de que eles necessitam não me parece que venhas a ter grandes dificuldades em manter uma humidade relativa adequada e estável, embora uma oscilação ou um ciclo seja sempre aconselhável.

Faz umas pesquisas na net por green anolis ou anolis carolinensis e vais ver que algumas das tuas dúvidas se começam a desvanecer.
AndreLim
Membro

sexta fev 27, 2009 11:55 pm

já li uma care-sheet sobre o equipamento, e o que me parece que possa fazer é: ter uma lâmpada incandescente que fica ligada 12-14 horas (depende da estação), um tapete de aquecimento (agora não sei é se eide de o pôr num dos lados ou por baixo ou por trás... :? ) ligado 24 horas, e uma UBV ligada 12 horas...acho que isto dará o efeito pretendido...digo eu :roll:

Cump :wink: e obrigado pela ajuda dada até agora

edit: ahh! e possivelmente uma night-glo...digo eu :roll:
Última edição por AndreLim em sexta fev 27, 2009 11:58 pm, editado 1 vez no total.
AndreLim
Membro

sexta fev 27, 2009 11:57 pm

..erro
AndreLim
Membro