Temperaturas!!!!Duvidas!!! real californiana!!!

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

TOMAS84
Membro
Registado: quinta jan 29, 2009 1:50 pm

quarta mar 04, 2009 11:01 pm

Ola a todos, eu vou iniciar-me neste mundo novo e por isso tenho algumas (muitas) duvias que estou a tentar percebelas, e resolvelas. A minha real californiana chega para a semana e como tal eu estou a tentar criar ja todas as condiçoes para ela,( para se sentir em casa).

Ai vai eu tenho lido e pesquisado na net, e tenho encontrado informaçoes bastantes diferentes, em alguns sites li que a temperatura diurna tem de ser entre os 25º/28º em outros sitios li que tem 28º/30º( lado quente) e uma humidade de 50% a 60%. E durante a noite o que telho lido é que a temperatura nao deve baixar dos 23º, outros 20º e num que li este dias, nunca baixar dos 15º. A minha pergunta é em que é que ficamos?!?!?!Quem tem razão?. :D

Outra dúvida minha é, cá em casa onde ela vai fica (habitar), mesmo a minha propria habitaçao é muito humida e dentro do faunarium também, o problema é que dentro dele durante a noite, a humidade anda muito próxima dos 75%/85% nao será demais!!!! Durante o dia com a temperatura de 28º/30º, a humidade anda nos 50%60%. O que me dizem.Nao haverá problemas?

Obrigado por voltarem aturar-me!!!!
Psynapse
Membro Veterano
Registado: quarta nov 12, 2008 9:35 pm

quinta mar 05, 2009 12:46 am

Boas. Como eu o percebo quando me deparei com várias caresheets diferentes 8)

Quanto à temperatura diurna, lado quente: 28-30º, lado mais frio, 23-25º
Temperaturas nocturnas normalmente na base dos 20º-22º, nunca baixando dos 18º (zona fria). Sendo estas temperaturas já limites inferiores.
Quanto à humidade, só necessitam de 50-60% de humidade, se aumentar até 70% tudo bem, na altura da muda de pele. As reais californianas preferem climas mais secos, portanto uma humidade de 30% (a rondar) será o mais indicado, senão terá repercussões na sua higiene ventilatória (tendo problemas respiratórios consequentes). Talvez tenha medido essa humidade sem o aquecimento, ou então com um substrato húmido não? Normalmente com o uso contínuo do aquecimento, a humidade dentro do terrário tende a baixar se não for compensada a sua perda. Tente primeiro prolongar o aquecimento simulando que já tem a cobra.

Cumps
<p>"South and North Korea, stop the fight.&nbsp; After all, you are all chinese..." </p>
Psynapse
Membro Veterano
Registado: quarta nov 12, 2008 9:35 pm

quinta mar 05, 2009 12:48 am

Peço desculpa pela omissão

humidade saudável 30-40%
<p>"South and North Korea, stop the fight.&nbsp; After all, you are all chinese..." </p>
gecofilo
Membro Veterano
Registado: quarta ago 13, 2008 5:49 pm

quinta mar 05, 2009 1:13 am

Eu tentaria manter as temperaturas na zona mais alta, de forma a não ser tão húmido (os tais 75%-80%). Pelo menos até chegar aos 60%. Alterar, mas ficar dentro dos limites saudáveis de temperatura, claro.

Já jogando com a temperatura e vá vendo as humidades.
TOMAS84
Membro

quinta mar 05, 2009 8:35 am

por exemplo desliguei tudo ontem à noite por volta das 11h30 e hoje demanha tinha a temperatura do faunarium a uns 15º,16º e uma humidade de 90%. Como choveu durante a noite deve ser por isso o ar ainda mais humido
Thorgarth
Membro Veterano
Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm

quinta mar 05, 2009 11:02 am

Que fonte de calor estás a usar?

Em qualquer caso 90% é mesmo muito alto, especialmente para um faunário (pressupondo um do tipo exo-terra, que é bastante ventilado), e tal como o psy disse deve ficar a dever-se ao substrato que colocaste estar ainda muito húmido e provavelmente teres o sensor do higrometro muito perto do substrato.

Presumindo que tens um termostato ligado à fonte de calor deixa tudo ligado e a funcionar como se a lampro já lá estivesse. Cria o cíclo dia/noite, e vai vendo como evolui a humidade.

Uma humidade acima do desejável não é prejudicial se não for exageradamente alta e/ou não seja constante ou se mantenha por um periodo muito relevante de tempo. De facto as californianas estão habituadas a climas secos mas mesmo aqui existem variações.

Em relação à temperatura pessoalmente acho 28º como limite máximo um pouco baixo, acho que os 30º, pelo menos durante a época quente, mais razoável. Para veres a minha holbrooki procura por vezes zonas na casa dos 31º/31.5º, embora seja raro eu permitir a temperatura subir tanto para ela. Se implementares uma temperatura nocturna na casa dos 25º/26º no lado quente acho que é ela vai ficar bem.
TOMAS84
Membro

quinta mar 05, 2009 12:27 pm

O faunario é da exoterra com460x300x170( o maior da exoterra, tb aconselhado por algumas pessoas no forúm), com um tapete de aquecimento tb da exoterra de 26,5x27cm de 16w. aquece bem isso nao é o problema nao e higrometro esta pendurado numa das paredes do faunarium, tenho um candieiro de secretaria fora a iluminalo com uma lampada de 40w para ver se ajuda a secar o ambiente mas o problema maior q ue eu vejo é mesmo durante a noite, ganha muita humidade!!!! já agora digam-me uma coisa estou a fzer o ciclo nocturno /diurno de 12horas, estou a fzer bem ou mal.

Gracias
Thorgarth
Membro Veterano

quinta mar 05, 2009 12:36 pm

Em relação ao elemento luz, estando nós já a sair do inverno tá porreiro.

Com esse set up, em especial com a lâmpada ligada é de facto estranho teres ainda tanta humidade, a não ser que tenhas colocado o substrato à bem pouco tempo e muito húmido.

Como te disse deixa o aquecimento ligado durante todo o dia, e em qualquer caso podes sempre retirar o substrato, seca-lo e voltar a colocar no faunário.
Liedson
Membro Veterano
Registado: terça abr 17, 2007 12:23 pm

quinta mar 05, 2009 12:42 pm

Off-topic - Thorgarth tens pm :wink:
limao
Membro Veterano
Registado: domingo abr 24, 2005 2:00 pm

quinta mar 05, 2009 12:58 pm

Que higrometro estás a utilizar? os analógicos não te dão uma leitura fiel á realidade...
tens o higrometro afastado da taça de água?
TOMAS84
Membro

quinta mar 05, 2009 1:50 pm

O higrometro que tenho é da proterra, e é dakeles circulares com um ponteiro( tipo relogio redondo), e esta bastante longe da taça de água( na outra estremidade)!!!! O problema é sempre durante a noite, durante o dia como hoje por exempolo tenho uma humidade 35% com a temperatura de 30º, com a iluminaçao ligada se desligar o aquecimento e a iluminaçao, ai é diferente a temperatura baixa para os 15º16º e a humidade passa para 80/90%. Neste momento o substrato é o papel de cozinha.e ewsta bem seco!!!
Thorgarth
Membro Veterano

quinta mar 05, 2009 1:57 pm

TOMAS84 Escreveu:O higrometro que tenho é da proterra, e é dakeles circulares com um ponteiro( tipo relogio redondo), e esta bastante longe da taça de água( na outra estremidade)!!!! O problema é sempre durante a noite, durante o dia como hoje por exempolo tenho uma humidade 35% com a temperatura de 30º, com a iluminaçao ligada se desligar o aquecimento e a iluminaçao, ai é diferente a temperatura baixa para os 15º16º e a humidade passa para 80/90%. Neste momento o substrato é o papel de cozinha.e ewsta bem seco!!!
E tens 90% de humidade?!?!? Eu trocaria de higrometro...
TOMAS84
Membro

quinta mar 05, 2009 4:46 pm

Será esse o problema? è que agrora a hora de almoço estava com35% mas eu vou levalo a loja onde comprei e comparar com outro que ele lá tenha e vejo a diferença, mas a minha habitaçao tem mesmo muita humidade e poderá ser esse o problema!!!!!
Thorgarth
Membro Veterano

quinta mar 05, 2009 4:57 pm

TOMAS84 Escreveu:Será esse o problema? è que agrora a hora de almoço estava com35% mas eu vou levalo a loja onde comprei e comparar com outro que ele lá tenha e vejo a diferença, mas a minha habitaçao tem mesmo muita humidade e poderá ser esse o problema!!!!!
Para tu veres. No terrario que estou a contruisr, que está com uma camada de água de cerca de 7 ou 8 cm comum a toda a base, uma cascata, humus de coco e turfa húmida com várias plantas, esteve a funcionar com calor até às 2h da manha, tendo a essa hora uma humidade relativa de 62%, a cerca de +-15cm do topo. Hoje de manha, com os termometros a marcarem uma média de 22º/23º a humidade tinha subido para os 75%.

Passares dos 35% para os 90%....
TOMAS84
Membro

quinta mar 05, 2009 7:06 pm

Podes ter razao, e eu no sabado vou a loja e vou tentar ver se realmente esta atrbalhar mal, e uma coisa tb é certa eu trabalho em frio comercial e tb tenho higrometro e nesse caso só a sonda de o medir custa 100€ mais o aparelho onde ela liga vai para perto dos 200€, como é possivel um aparelhometro tao barato medir certo!!!
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”