comedouro para camaleoes

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
BeYou
Membro Veterano
Registado: quinta jan 22, 2009 3:12 am

sexta mar 06, 2009 2:03 am

boas

encontrei algures a ideia de um comedouro muito eficaz para camaleoes:
Imagem

é um recepiente de plastico com um pau no meio posto na vertical(altura consoante o terrario e o pau nao pode estar em contacto com nada senao o recipiente..)
colocando grilos no recipiente, estes vao sobindo e descendo o pau na vertical.. assim o camaleao sabe sempre onde esta o alimento e nao deixa de o caçar(uma vez que eles andam pelo pau).. se eles cairem do pau, caiem no recipeiente e nao no terrario..
esta é uma excelente forma de alimentar camaleoes, é controlada e eficaz! :wink:
nota
: tem que se tirar(eu corto com tesoura :twisted: ) as patas de traz dos grilos, assim eles nao saltam do pau para o terrario.

ps:estas patas trazeiras(facto que fiquei a saber hoje) podem ser tambem perigosas para a lingua dos camaleoes..tem uma especie de espinhos e podem ferir-lhes a lingua ou a zona da boca..
pelo que devem ser retiradas(foi o que li) :roll:

cumps
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

sexta mar 06, 2009 8:03 am

Tirar as patas aos grilos? :o O unico motivo que eu conheço para tirar as patas aos grilos é para evitar que saltem.
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
JaimeSousa
Membro Veterano
Registado: quarta out 01, 2008 1:47 pm
0.0.1 pantherophis guttata

sexta mar 06, 2009 8:57 am

Tirar as patas dos grilos? tens a certeza disso? É onde têm mais tecido muscular, logo é a parte mais nutritiva do grilo. Nunca ouvi dizer que podesse ser prejudicial para os camaleoes... cumps
Psynapse
Membro Veterano
Registado: quarta nov 12, 2008 9:35 pm

sexta mar 06, 2009 10:44 pm

Concordo com o jaime. Embora não perceba muito de insectos, penso que derivado da função das patas do grilo, e tendo em conta a sua anatomia, será um dos locais com maior acumulação de tecido muscular.
Quanto aos espinhos poderem danificar a mucosa oral ou do esófago, tal risco ocorre quando se dão grilos grandes a répteis jovens, cujo tecido epitelial ainda é frágil.

A ideia do comedouro não está má, mas tem de ser muito largo e os grilos não muito grandes, senão facilmente saltam fora das margens.
<p>"South and North Korea, stop the fight.&nbsp; After all, you are all chinese..." </p>
BeYou
Membro Veterano

sexta mar 06, 2009 11:25 pm

nao é tirar as patas todas, é mesmo so 'os pés'.. a 'cocha'(a parte moscular) fica :wink:
e sim, é para nao saltarem.. logo o recipiente nao tem que ser assim tao largo :roll:

hoje fiz um, amanha experimento-o e relato os resultados :wink:
cumps
Apalone
Membro Veterano
Registado: segunda set 15, 2008 5:46 pm

sábado mar 07, 2009 10:17 am

Os gafanhotos têm os espinhos grandes e afiados, dos grilos são bastante mais pequenos, não sabia que podiam causar problemas.
Tenho um vaso com terra húmida e um pedaço de fruta, em geral os grilos andam por lá. A ideia parece boa porque evita que os grilos, não comidos, incomodem o sono do bicho.
BeYou
Membro Veterano

sábado mar 07, 2009 12:14 pm

eu tambem nao sabia.. :roll:
serve exactamente para isso :wink:
Zoomer34
Membro
Registado: segunda fev 23, 2009 7:02 pm

sábado mar 07, 2009 1:40 pm

Acho uma boa ideia. :o
Responder