Terrário + DB[Fotos]-Actualizado-17-5-09

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
brunomore123
Membro
Registado: sábado dez 27, 2008 7:47 pm
2Personatas;
2Caturras;Peixes

sexta mar 13, 2009 9:38 pm

Boas.
Abri este tópico para partilhar o meu terrário que futuramente vai ser para um Dragão Barbudo. As medidas do terrário são 1m de comprimento, 60 centímetros de largura e altura. Como já avancei com algumas coisas no terrário há alguns acessórios que ainda não estão nas fotos. A gruta tem um tapete térmico de 20W e vai ter uma luz de baixa potência para se acender quando se alimentar o DB. Em cima da gruta é a zona de basking spot. No fundo do terrário, já montei a lâmpada de UVB/UVA.
Ainda falta comprar a lâmpada de cerâmica e o(s) termostato(s)
Tenho algumas dúvidas que são:
-Qual o melhor tipo de substracto sólido que seja fácil de limpar e que seja puroso?
-Onde é que os users compram os casquilhos de cerâmica?É que eu ainda não encontrei
Bem, sem mais demoras, aqui vão as fotos :wink:

O terrário
Imagem

A gruta

Imagem

espero que tenham gostado e comentem!

Cumps
Última edição por brunomore123 em domingo mai 17, 2009 11:59 am, editado 3 vezes no total.
MikeMoldao1
Membro
Registado: quinta jan 15, 2009 5:36 pm

sexta mar 13, 2009 9:44 pm

Os DB's usam esconderijos?
<p><strong></strong></p>
brunomore123
Membro
2Personatas;
2Caturras;Peixes

sexta mar 13, 2009 10:03 pm

Sim, e como eu queria aproveitar melhor o espaço do terrário e criar uma plataforma para ele estar mais próximo das lâmpadas fiz a gruta.

Cumps :wink:
progressive
Membro Veterano
Registado: domingo jan 13, 2008 3:50 pm

sexta mar 13, 2009 10:13 pm

deves fazer tambem um esconderijo na zona fria...neste caso no lado esquerdo do terrário...habitualmente é essa a zona que eles escolhem para dormir...de qualquer modo gostei da estrutura!
Casquilhos de ceramica encontras em qualquer loja de bricolage/construção... diria que até mesmo num hipermercado..
brunomore123
Membro
2Personatas;
2Caturras;Peixes

sexta mar 13, 2009 10:33 pm

Obrigado, o esconderijo do lado frio é que eu acho que não vai dar, porque vai estar la a comida e o bebedouro.
Quanto aos casquilhos de cerâmica, já fui ao IZI e eles não tinham :?
Obrigado pela resposta :wink:
cumps
golfadas
Membro Júnior
Registado: segunda set 08, 2008 12:38 pm

sexta mar 13, 2009 11:46 pm

brunomore123 Escreveu: -Onde é que os users compram os casquilhos de cerâmica?É que eu ainda não encontrei

Cumps
Eu comprei o meu numa típica loja de esquina de material eléctrico, em relação ao substrato eu uso do lado quente areia(não venham com *** sff) com pedras por cima, no lado frio (10cm mais alto) tapete de relva.
MikeMoldao1 Escreveu:Os DB's usam esconderijos?
o meu db todos os dias la pas 9 da manha começa a cavar e fica escondido debaixo do tronco ate as 4 da tarde +ou-, as vezes passa la dias...
Brake
Membro Veterano
Registado: sexta jun 13, 2008 1:31 pm

sábado mar 14, 2009 12:05 am

golfadas Escreveu:
brunomore123 Escreveu: -Onde é que os users compram os casquilhos de cerâmica?É que eu ainda não encontrei

Cumps
Eu comprei o meu numa típica loja de esquina de material eléctrico, em relação ao substrato eu uso do lado quente areia(não venham com *** sff) com pedras por cima, no lado frio (10cm mais alto) tapete de relva.
MikeMoldao1 Escreveu:Os DB's usam esconderijos?
o meu db todos os dias la pas 9 da manha começa a cavar e fica escondido debaixo do tronco ate as 4 da tarde +ou-, as vezes passa la dias...
Exactamente por isso é que não devem ter esconderijos, com a idade alguns dragões tem tendência para se isolar nos esconderijos, isto impede-os da exposição á Radiação uvb e uva, essencial á circulação da corrente sanguínea.
Os esconderijos são aconselháveis para inícios de vida ou para mudanças de habitaçao, porporcionando ao dragao algum conforto e diminuindo o seu stress. Devemos ter em atenção o uso abusivo dos esconderijos e se isto se verificar, então retirar os esconderijos.
Pessoalmente defendo que os esconderijos devem ser de fácil remoção, porque possivelmente o teu dragão pode isolar-se lá, deixando até de comer. Se isto se verificar podes facilmente retirar os esconderijos sem mexeres muito com o layout do terrario.
Claro que esta situação não se verifica em todos os exemplares, mas já vou vendo alguns casos disso, eu próprio já o testemunhei com o meu rapaz.

escrevi isto tudo porque pelo trabalho que estas a fazer vale mesmo a pena partilhar algum conhecimento.

Boa sorte
[/quote]
Brake
brunomore123
Membro
2Personatas;
2Caturras;Peixes

sábado mar 14, 2009 12:06 am

Obrigado pela ajuda Golfadas, mas o tipo de substrato que procuro é um substrato semelhante ao barro que seja facil de limpar.

Brake
Membro Veterano
Registado: sexta jun 13, 2008 1:31 pm

sábado mar 14, 2009 12:13 am

uma boa solução para o substrato é argila.

Uma camada fina deste material sobre o chao do terrario e depois é deixar secar, até ela abrir lacunas.
Depois passar um verniz de agua por cima, (passar uma boa camada) e tá feito. é necessário uma boa camada de verniz porque é o verniz que vai facilitar a limpeza. Para os mais perfeccionistas podem depois pintar o fundo com tintas de pinturas acrílicas.

fica um exemplo que por acaso é o meu terrario, não foi pintado com tintas acrílicas por opçao.

Imagem
Brake
brunomore123
Membro
2Personatas;
2Caturras;Peixes

sábado mar 14, 2009 12:53 am

Obrigado pela ajuda Brake, esclareceu-me muitas coisas!
Quanta à toca, se ele em adulto passar la a maioria do tempo sempre posso tapá-la e fica a imitar rocha.

ps:o teu terrário está muito porreiro
MikeMoldao1
Membro
Registado: quinta jan 15, 2009 5:36 pm

sábado mar 14, 2009 3:31 pm

Brake, está muito fixe. Na minha opinião, muito melhor esteticamente do que a areia (já para não falar dos problemas).Onde compras a argila? Qual é a espessura da camada? As lacunas formam-se naturalmente, mesmo?
<p><strong></strong></p>
PedroC10
Membro Veterano
Registado: quarta dez 31, 2008 9:12 am

sábado mar 14, 2009 7:59 pm

As lacunas formam-se naturalmente, aliás, tive problemas quando tentei fazer um fundo do terrário assim para os meus geckos pois aquilo partiu-se tudo..

Eu comprei o meu numa papelaria da zona, era argila para moldar, mas sei que no staples também tem, entre outros sítios.. Eu comprei 2,15€ o quilo, se não me engano..
Disprasio
Membro Veterano
Registado: quarta mar 04, 2009 8:10 pm
Localização: mamiferos, aves, repteis, peixes, anfibios e alguns invertebrados

sábado mar 14, 2009 8:39 pm

não se chamará, pasta de moldar?
<p>&eacute; tudo uma cambada de parasitas</p>
<p>-----------------------------------------------------------</p>
<p>&nbsp;</p>
PedroC10
Membro Veterano
Registado: quarta dez 31, 2008 9:12 am

sábado mar 14, 2009 9:12 pm

Não, era mesmo argila/barro.
Zoomer34
Membro
Registado: segunda fev 23, 2009 7:02 pm

sábado mar 14, 2009 9:54 pm

Brunomore acho que estas a fazer um bom trabalho em relação ao terrário, o resultado final deve ficar bem fixe.
Brake gostei muito do teu terrário tá fixolas! 8)
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”