alimentação de tartarugas

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Biata
Membro
Registado: quinta mar 19, 2009 7:49 pm

quinta mar 19, 2009 8:02 pm

Olá, eu sou novo aqui, eu quero começar a ser "colecionador" de tartarugas, ou seja ter varias especies d tartarugas e vê-las crescer e cria-las, eu ja adquiri ha uns 3 meses uma tartaruga hieroglifica, uma corcunda do missicipi, e um cágado perfeitamente legalizado!! todos jovenis. Tenho um bom aquario, tento ser o mais natural com os animais, dar-lhe muita luz latural do sol, ponho o aquario durante o dia no quintal para que possam apanhar muito sol e ar puro, mudo a agua dia sim dia não, so quando esta frio, ou mau tempo é ke ligo as luzes de aquecimento isso tudo. A minha duvida é na alimentação... eu kero ser o mais correcto e mais natural possivel, dou-lhe varios tipos de ração, as vezes até misturo as raçoes, e eu noto, que quando elas estão no quintal e cai um insecto para dentro do aquario, moscas, formigas e aranhas, elas comem os insectos... e no outro dia fui esperimentar por uma minhoca no aquario, e elas comeram também! faz algum mal dar insectos e derivados as tartarugas? E outra coisa, ouvi dizer ke tambem é muito bom dar vegetais as tartarugas, mas as minhas não comem, ja tentei dar varias vezes alface, espinafres cove, cenoura, pera...ela nao tocam nos vegetais... o que acham de isto tudo?! se estou a cometer algum erro não é por mal..mesmo por isso é que estou aki a pedir ajuda
cris17
Membro Veterano
Registado: sexta abr 11, 2008 9:09 pm

quinta mar 19, 2009 8:08 pm

é importante variar o mais possivel. Dá legumes mas não des alface, e de insectos podes dar que elas agradecem. De vez em quando gammarus tambem é bom devido ao caroteno.
Biata
Membro

quinta mar 19, 2009 8:10 pm

aah ok, pois eu tb ja tinha ouvido dizer ke a alface faz-lhe diarreia ou algo parecido, mas mesmo outros legumes elas nao comem... :s mas ja fico muito mais contente por lhe poder dar insectos vivos e isso, porque até acho ke quelas gostam mais de insectos vivos que as raçoes que eu lhe dou, eu uso 3 tipos de raçoes, e agora também vou dar mais vezes insectos vivos, e tentar que elas comam vegetais
rglove
Membro Veterano
Registado: quarta out 29, 2008 4:44 pm

quinta mar 19, 2009 9:12 pm

Os insectos vivos têm de ser criados em cativeiro e não apanhados na rua, pois podem conter parasitas.
<p>Cumprimentos, Ricardo</p>
<p>Cynops Orientalis 1.0.0, Eublepharis Macularius 1.2.0, Pogona Vitticeps 0.0.1</p>
Disprasio
Membro Veterano
Registado: quarta mar 04, 2009 8:10 pm
Localização: mamiferos, aves, repteis, peixes, anfibios e alguns invertebrados

quinta mar 19, 2009 9:42 pm

Biata Escreveu:Olá, eu sou novo aqui, eu quero começar a ser "colecionador" de tartarugas, ou seja ter varias especies d tartarugas e vê-las crescer e cria-las, eu ja adquiri ha uns 3 meses uma tartaruga hieroglifica, uma corcunda do missicipi, e um cágado perfeitamente legalizado!! todos jovenis. Tenho um bom aquario, tento ser o mais natural com os animais, dar-lhe muita luz latural do sol, ponho o aquario durante o dia no quintal para que possam apanhar muito sol e ar puro, mudo a agua dia sim dia não, so quando esta frio, ou mau tempo é ke ligo as luzes de aquecimento isso tudo. A minha duvida é na alimentação... eu kero ser o mais correcto e mais natural possivel, dou-lhe varios tipos de ração, as vezes até misturo as raçoes, e eu noto, que quando elas estão no quintal e cai um insecto para dentro do aquario, moscas, formigas e aranhas, elas comem os insectos... e no outro dia fui esperimentar por uma minhoca no aquario, e elas comeram também! faz algum mal dar insectos e derivados as tartarugas? E outra coisa, ouvi dizer ke tambem é muito bom dar vegetais as tartarugas, mas as minhas não comem, ja tentei dar varias vezes alface, espinafres cove, cenoura, pera...ela nao tocam nos vegetais... o que acham de isto tudo?! se estou a cometer algum erro não é por mal..mesmo por isso é que estou aki a pedir ajuda
esta não percebi
<p>&eacute; tudo uma cambada de parasitas</p>
<p>-----------------------------------------------------------</p>
<p>&nbsp;</p>
limao
Membro Veterano
Registado: domingo abr 24, 2005 2:00 pm

quinta mar 19, 2009 10:02 pm

Coisas a apontar:

Insectos colectados da natureza podem carregar consigo doenças e afins prejudiciais para as tartarugas, existem lojas online em que podes encomendar insectos criados para esse fim, a alimentação.

Espinafre provoca diarreia e tem pouco valor nutricional, procura dar maçã, pêra, manga, melão, papaia,banana, uvas, morango , cenoura e abóbora(cru ou cozido), ervilha, agrião, folhas de bróculos, couve portuguesa, folhas de beterraba, etc.
Tambem podes dar peixes de preferencia de agua doce cru ou cuzido, se o coseres nao coloques nem sal nem nada.
Tambem podes dar carne de preferencia branca mas nunca crua.

Cágado é o nome que os tugas dão ás tartarugas autóctones, um animal da nossa fauna quando capturado é considerado crime e portanto podes ser punido por isso.

Se queres ''coleccionar'' tartarugas (parece-me um pouco desajustado o termo quando nos estamos a referir a animais) tens de ter em conta que as mais comuns (todas aquelas que referiste) chegam aos 20cm ou um pouco mais quando adultas e não é num aquario que as consegues manter ( a não ser que seja um aquário realmente grande) se já para as 3 que tens é complicado quanto mais para ainda mais que pensas adquirir...

Os raios uvb são filtrados pelo vidro portanto tem atenção á colocação do áqua no quintal, oferece sempre sombra ás tartas, mas já que tens quintal e pretendes ter tantas considera a hipotese de construir um lago.

Quanto ao não pegarem nos vegetais, procura misturar com os sticks que dás ou então deixa elas sem comer durante 2 diasinhos (nao faz mal nenhum) para pegarem, mas por mais que complementes a alimentaçao nunca deixes de dar os sticks.
Biata
Membro

quinta mar 19, 2009 11:15 pm

sim, dirigime á gnr, eles explicaram-me tudo, adquiri uma licença de captura como as de caça e pesca desportiva (obvio que é temporaria) e tenho uma licença para ter o animal em cativeiro. E claro ke o aquario é grande o vidro não filtra os raios uv, sei perfeitamente que os bichos precisam de espaço, para as tres tartarugas chega mas eu como kero adquirir mais, quando as adquirir vou comprar mais um aquario, e depois quando forem maiores vou coloca-las no quintal, pois o quintal ja esta preparado para as ter, com lago e cerca propria para nao fugirem :)
Biata
Membro

quinta mar 19, 2009 11:18 pm

sim, mesmo por isso eu meti colecionar entre aspas... kero ser criador de varias especies de tartarugas, tenho espaço, tempo e paciencia para isso :)
Biata
Membro

quinta mar 19, 2009 11:21 pm

e não, não é crime ter animais da fauna do nosso pais...desde que eles não sejam protegidos e não estejam em vias de extinção, eu fui á gnr informar-me e o bichoesta altamente legal :lol:
Biata
Membro

quinta mar 19, 2009 11:34 pm

tu ate podes ter uma planta de marijuana em casa, tens é que ter a licença para a teres, e receberes visitas regulares da policia a casa, para provares ke keres a planta so mesmo para fins pacificos....tenho familiares em varios ramos das forças de segurança :) nao ia por coisas ilegais em casa... tenham calma!
Native
Membro Veterano
Registado: sexta dez 21, 2007 6:33 pm

quinta mar 19, 2009 11:46 pm

Desculpem, digam-me onde está esse artigo ou decreto lei, que diz que é permitido capturar e manter espécies da nossa fauna...e que nome tem essa licença??Que ainda por cima é dada na GNR?? Estamos a brincar certo??
"<strong>Aquele que te entret&eacute;m com os defeitos dos outros, entret&eacute;m os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )

http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
Biata
Membro

quinta mar 19, 2009 11:53 pm

começam logo a duvidar das pessoas...incrivel... SIM FUI AH GNR SIM! E EXPLICARAM-ME SIM! E PASSARAM-ME UMA DECLARAÇÃO ASSINADA PELO CHEFE DA ESQUADRA SIM! E SIM NÃO É UMA ESPECIE AMEAÇADA!!!!
Native
Membro Veterano
Registado: sexta dez 21, 2007 6:33 pm

sexta mar 20, 2009 12:02 am

Biata Escreveu:começam logo a duvidar das pessoas...incrivel... SIM FUI AH GNR SIM! E EXPLICARAM-ME SIM! E PASSARAM-ME UMA DECLARAÇÃO ASSINADA PELO CHEFE DA ESQUADRA SIM! E SIM NÃO É UMA ESPECIE AMEAÇADA!!!!
Não é um aquestão de duvidar, pode ser de querer saber mais, sabes pelo menos que especie é o teu cagado?? è que existem duas especies no nosso territorio o emys orbicularis e o mauremys leprosa, ambos proibidos de capturar e manter em cativeiro, o emys orbiculares está no livro vermelho dos vertebrados de Portugal.
Última edição por Native em sexta mar 20, 2009 12:06 am, editado 1 vez no total.
"<strong>Aquele que te entret&eacute;m com os defeitos dos outros, entret&eacute;m os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )

http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
Biata
Membro

sexta mar 20, 2009 12:04 am

tu podes ter tudo e mais alguma coisa em casa desde que tenhas a respectiva licença! e eu sei muito bem o que estou a dizer! ha pessoal com tucanos, jiboias, araras em casa, e a esses dizem "aaahh ke giro!!!" e nem se questionam de onde o animal vem, e agora por causa de um cágado é logo um 31...por favor... a minha duvida era sobre alimentação e não para começarem a dizer mal de uma pessoa so por ter um animal da fauna portuguesa em casa...e que por sinal ha milhares de bichos desses....vaiam fazer uma visita ao alqueva....nem 5 minutos veêm um monte deles...tenham dó das pessoas fogo...deêm cocelhos para os alimentos dos bichos e dechem de condenar as pessoas!
Biata
Membro

sexta mar 20, 2009 12:05 am

ah ok pesso desculpa xD...desculpa la....pah a especie é cágado mediterranico, mas ha outra especie, mas essa é extremamente rara, e acho ke é so encontrada no norte de portugal...
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”