domingo mar 22, 2009 1:23 pm
O melhor substrato depende muito da espécie que estamos a falar e quais as suas exigências, bem como outros parâmetros. A humidade tem de ser elevada? Baixa? A alimentação é feita dentro ou fora do terrário? É uma espécie que tem por hábito escavar? Preferimos ser naturalistas ou minimalistas?
Para corns e lampros, a minha opinião é que se pode usar bark ou aspen com bastante segurança, até mesmo corncobs (como segunda ou terceira escolha), alimentando os animais numa caixa diferente (para uma segurança acrescida). Isto se quisermos fugir do papel de cozinha, que aqui é um pouco sobrevalorizado. É certo que é seguro quanto a riscos de impactação, barato e dá para observar com nitidez as fezes e suas características, mas apresenta uma aspereza muitas vezes acentuada, poderá dificultar a movimentação de algumas espécies e o comportamento de escavar é anulado (esconder-se debaixo das folhas do papel não é escavar). Isto se acrescentarmos que é completamente seco e bastante inestético (isto para nós), há cada vez mais pessoas a fugir dele por haver cada vez mais opções. A presença de parasitas externos é também difícil de ser observada no papel e nos corncobs.
Se estivermos a falar de uma espécie de um clima tropical ou subtropical, com humidades que rondem os 70-80%, então aconselho forest bark e/ou húmus.
A minha opinião é apenas baseada nos pontos positivos e negativos de cada substrato, em que terá de haver um balanceamento dos mesmos para cada espécie.
<p>"South and North Korea, stop the fight. After all, you are all chinese..." </p>