substracto ofideos

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

johnnyodc
Membro Veterano
Registado: terça out 09, 2007 1:38 pm

domingo mar 22, 2009 3:43 am

boas pessoal

pra ja peço desculpa por nao ter dito nada este tempo todo(ha uns meses valentes que nao vinha aqui)

ora bem,na minha cobra eu costumo usar o famoso papel de cozinha, mas ja vi uns subs higienicos e mais bonitos que o dito cujo. . .

pra voçes qual e o melhor substracto?

humus
papel de cozinha
aparas
corncobs
farpas

curtia saber qual e a mais usada entre estes subs. . .

cumps :wink:
<p>Johnny</p>
<p>Nao sou ginecologista, mas posso dar uma vista de olhos. . .xD</p>
Disprasio
Membro Veterano
Registado: quarta mar 04, 2009 8:10 pm
Localização: mamiferos, aves, repteis, peixes, anfibios e alguns invertebrados

domingo mar 22, 2009 8:05 am

uso papel e bark(em bark alimento as fora do terrario)
quero experimentar aspen
mas em minhocas uso apenas papel
<p>&eacute; tudo uma cambada de parasitas</p>
<p>-----------------------------------------------------------</p>
<p>&nbsp;</p>
johnnyodc
Membro Veterano

domingo mar 22, 2009 12:43 pm

aspen e fixe, pena o preço de cada embalagem. . .
<p>Johnny</p>
Native
Membro Veterano
Registado: sexta dez 21, 2007 6:33 pm

domingo mar 22, 2009 1:13 pm

Eu uso papel nos faunarios e depois aspen nos terrarios, não acho mais caro que outro substrato, suja-se muito pouco, basta tirar o bolo que fica agarrado ao pedaço de aspen onde defecam, absorve toda a parte liquida e rende bastante, eu uso o mesmo saco de 26L desde Agosto em 3 terrraios um deles grandito e o saco só vai a meio. Vejo que elas gostam por ser leve, conseguirem fazer tuneis por baixo e enterrarem-se, mas não acho que seja estético, tem muito aspecto de palha.
"<strong>Aquele que te entret&eacute;m com os defeitos dos outros, entret&eacute;m os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )

http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
Psynapse
Membro Veterano
Registado: quarta nov 12, 2008 9:35 pm

domingo mar 22, 2009 1:23 pm

O melhor substrato depende muito da espécie que estamos a falar e quais as suas exigências, bem como outros parâmetros. A humidade tem de ser elevada? Baixa? A alimentação é feita dentro ou fora do terrário? É uma espécie que tem por hábito escavar? Preferimos ser naturalistas ou minimalistas?

Para corns e lampros, a minha opinião é que se pode usar bark ou aspen com bastante segurança, até mesmo corncobs (como segunda ou terceira escolha), alimentando os animais numa caixa diferente (para uma segurança acrescida). Isto se quisermos fugir do papel de cozinha, que aqui é um pouco sobrevalorizado. É certo que é seguro quanto a riscos de impactação, barato e dá para observar com nitidez as fezes e suas características, mas apresenta uma aspereza muitas vezes acentuada, poderá dificultar a movimentação de algumas espécies e o comportamento de escavar é anulado (esconder-se debaixo das folhas do papel não é escavar). Isto se acrescentarmos que é completamente seco e bastante inestético (isto para nós), há cada vez mais pessoas a fugir dele por haver cada vez mais opções. A presença de parasitas externos é também difícil de ser observada no papel e nos corncobs.

Se estivermos a falar de uma espécie de um clima tropical ou subtropical, com humidades que rondem os 70-80%, então aconselho forest bark e/ou húmus.

A minha opinião é apenas baseada nos pontos positivos e negativos de cada substrato, em que terá de haver um balanceamento dos mesmos para cada espécie.
<p>"South and North Korea, stop the fight.&nbsp; After all, you are all chinese..." </p>
johnnyodc
Membro Veterano

domingo mar 22, 2009 1:57 pm

ya, ate curto aspen, mas tal como o native disse da aspecto de palha. . .xD

pois tens razao Psynapse, depende de varios factores, mas no geral, as cobras mantidas em cativeiro em portugal nao fogem muito das lampros e das corns(ou seja tem quase as mesmas exigencias)

cumps :)
<p>Johnny</p>
jpmf
Membro Veterano
Registado: domingo set 14, 2003 9:26 am
Contacto:

domingo mar 22, 2009 6:39 pm

johnnyodc Escreveu:ya, ate curto aspen, mas tal como o native disse da aspecto de palha. . .xD

pois tens razao Psynapse, depende de varios factores, mas no geral, as cobras mantidas em cativeiro em portugal nao fogem muito das lampros e das corns(ou seja tem quase as mesmas exigencias)

Já há umas quantas espécies diferentes.
Tens elaphes obsoleta, elaphe taenuria, Dasypeltis scabra, Elaphe shrenckis, Lamprophis fuliginosus, etc etc etc.

Como vês, há muita coisa...
Eu uso nas babys papel, nas maiorzinhas uso aspen. Tenho um saco de 20L e ainda nem meio está e já dei daquilo a alguns amigos.
Thorgarth
Membro Veterano
Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm

domingo mar 22, 2009 7:24 pm

johnnyodc Escreveu:ya, ate curto aspen, mas tal como o native disse da aspecto de palha. . .xD

Olha que não... Já vês muita variedade, e com uma legislação decente ainda verias mais.

Aspen é muito bom, pelo que tenho lido mas de facto em termos visuais não dá um aspecto natural ao terrário.

Pessoalmente uso Bark (neste momento estou a utilizar jungle earth que é bem porreiro). Não dá um aspecto muito natural ao faunário/terrário, como permite às cobras escavarem e deslocarem-se por baixo em segurança. Quanto à alimentação ou dás num faunário à parte ou então crias uma zona segura (com uma placa de pedra ou mesmo uma folha de papel que retiras depois).

Coco husk e humus de coco também são boas hipoteses.
Aproveito para deixar aqui uma foto do faunário da holbrooki com o jungle earth (e a sua nova toca ... heheheh).

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
johnnyodc
Membro Veterano

segunda mar 23, 2009 12:02 am

pessoalmente curti. . .

cumps
<p>Johnny</p>
Psynapse
Membro Veterano

segunda mar 23, 2009 1:01 am

Thor, não comento porque já vi e senti a textura dessa nova toca que fica a matar na tua minhoca 8)
Recomendo para quem quer tocas novas naturalistas.
<p>"South and North Korea, stop the fight.&nbsp; After all, you are all chinese..." </p>
Disprasio
Membro Veterano

segunda mar 23, 2009 9:48 am

é muito fixe, mas eu prefiro poupar uns trocos e ir ali ao lado apanhar cortiça hehehehe
mas para não consegue arranjar verdadeiros troncos, essas sao brutais, e dão outro ar ao terrario
<p>&nbsp;</p>
MikeMoldao1
Membro
Registado: quinta jan 15, 2009 5:36 pm

terça mar 24, 2009 3:30 pm

Só não percebo uma coisa. Estão sempre a dizer que o pinho faz mal e que é tóxico. Avisam que não pode ser usado na construção do terrário...porque é que o usam como substracto (forest bark)?
<p><strong></strong></p>
JaimeSousa
Membro Veterano
Registado: quarta out 01, 2008 1:47 pm
0.0.1 pantherophis guttata

terça mar 24, 2009 6:12 pm

MikeMoldao1 Escreveu:Só não percebo uma coisa. Estão sempre a dizer que o pinho faz mal e que é tóxico. Avisam que não pode ser usado na construção do terrário...porque é que o usam como substracto (forest bark)?
Por acaso também tenho essa duvida, mas suponho que tenha algum tratamento que neutralize as toxinas. Tb uso bark, em termos decorativos é 5*
Disprasio
Membro Veterano

terça mar 24, 2009 6:34 pm

MikeMoldao1 Escreveu:Só não percebo uma coisa. Estão sempre a dizer que o pinho faz mal e que é tóxico. Avisam que não pode ser usado na construção do terrário...porque é que o usam como substracto (forest bark)?
se reparares normalmente quem usa o bark é para cobras ou outros lagartos pequenos, resumindo, para especies que requerem temperaturas nao muito altas, caso contrario, pode não ser aconselhavel, mas de qualquer forma o bark deve ser tratado, e mais uma coisa o bark é a casca e nao a madeira, e as toxinas que eu saiba estao na resina que está na madeira, corrijam me se tiver errado
<p>&nbsp;</p>
Psynapse
Membro Veterano

terça mar 24, 2009 9:03 pm

Penso que a resina também fica na casca, a ver quando mexemos na mesma por qualquer razão. O bark embalado é sujeito a um tratamento (penso que estufa quente e estufa fria), de forma a ficar sem resíduos, para além de que este processo mata a bicharada que ainda lá existir.

Pessoalmente, como não preciso de grandes humidades, quando compro o bark, meto-o no forno a 200º uns bons 15 minutos para secar e normalmente não tem qualquer cheiro (o mínimo vapor que perde é do vapor de água). Seco e sem resíduos.

Para além da razão já descrita do ser maioritariamente usado em alguns animais alvo, mesmo em espécies semi-desérticas, que alguns donos gostam de bark, fazem o mesmo procedimento que eu e nunca tiveram problemas. Mesmo que ainda (dificilmente) subsista algum tipo de resíduo, ebulição não há porque o ponto das resinas é mais alto, evaporação lenta é muito gradual e mínima, que é colmatada com uma boa ventilação do terrário. Resta é saber se este tipo de substrato será o indicado para essas espécies.
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”