substracto ofideos

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

johnnyodc
Membro Veterano
Mensagens: 740
Registado: terça out 09, 2007 1:38 pm

terça mar 24, 2009 9:04 pm

acho que se assim fosse o pessoal comprava era casca de arvore(pra uso de jardins e tal)

o bark deve ter tratamento especial, digo eu. . .

cumps
<p>Johnny</p>
<p>Nao sou ginecologista, mas posso dar uma vista de olhos. . .xD</p>
Thorgarth
Membro Veterano
Mensagens: 1894
Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm
Localização: Com escamas, pêlo e picos

quarta mar 25, 2009 10:56 am

Pessoalmente não acredito que o bark seja alvo de algum tratamento especial. Quanto muito uma passagem pela estufa...

A questão dos vapores libertados por alguns tipos de madeira a temperaturas e humidades altas, pelo que tenho lido, não se verifica no caso de substratos tipo forest bark, ao contrario de outros substrato feitos à base de aparas de madeira, como cedro. O problema do pinho está no seu interior, e sobretudo quando estamos a falar de madeira não devidamente tratada e seca (a maioria que encontramos à venda e que muitos utilizam para fazer terrários), já a casca, especialmente a utilizada, é um elemento seco e aparentemente inerte.

Não deita cheiro, não deixa residuo a não ser do pó/terra que o acompanha (especialmente em produtos como o jungle earth), e pessoalmente gosto de utilizar. Mas, e ao contrario do que o Psy pensa, PODEM conter bicharada, se bem que na esmagadora maioria das vezes se restringe aos ácaros da madeira (aqueles branquinhos/cinza).
psylizart
Membro Veterano
Mensagens: 1765
Registado: quarta abr 02, 2008 1:26 pm
Localização: com escamas ; penas ; picos.

quarta mar 25, 2009 1:34 pm

Thorgarth Escreveu: . Mas, e ao contrario do que o Psy pensa, PODEM conter bicharada, se bem que na esmagadora maioria das vezes se restringe aos ácaros da madeira (aqueles branquinhos/cinza).
Exactamente, todos os sacos que comprei ate hoje todos traziam alguma bicharada,agora nao sei se so seriam esses acaros da madeira,ou outra bicharada, mas que trazem,la isso trazem.Por isso é uqe coloco sempre no forno a 200º .

cumps
<p>Micro Points... it's the only way of life....</p>
<p>&nbsp;</p>
gecofilo
Membro Veterano
Mensagens: 242
Registado: quarta ago 13, 2008 5:49 pm

quarta mar 25, 2009 8:27 pm

Do que eu sei, em substratos usados para envasar plantas (não necessariamente aquele de cobrir o chão do jardim) e dos que são baseados em cascas, há um tratamento simples. Esse tratamento consiste numa leve compostagem ou envelhecimento, de formas a sair todas as essências, substâncias tóxicas e resinas que possam ter. Claro que o método difere um pouco dependendo do material usado e das empresas, mas é sempre por métodos físicos simples.
Psynapse
Membro Veterano
Mensagens: 831
Registado: quarta nov 12, 2008 9:35 pm

quinta mar 26, 2009 3:41 pm

Thorgarth Escreveu:Mas, e ao contrario do que o Psy pensa, PODEM conter bicharada, se bem que na esmagadora maioria das vezes se restringe aos ácaros da madeira (aqueles branquinhos/cinza).
Pessoalmente nunca vi. Mas se o tratamento for muito «soft», acredito que terá. Aliás, no próprio processo de transporte e acondicionamento, poderá apanhar qualquer coisa. É também por isto que «Pessoalmente, como não preciso de grandes humidades, quando compro o bark, meto-o no forno a 200º uns bons 15 minutos para secar e normalmente não tem qualquer cheiro (o mínimo vapor que perde é do vapor de água). Seco e sem resíduos. » :wink:
<p>"South and North Korea, stop the fight.&nbsp; After all, you are all chinese..." </p>
Thorgarth
Membro Veterano
Mensagens: 1894
Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm
Localização: Com escamas, pêlo e picos

quinta mar 26, 2009 4:03 pm

Psynapse Escreveu:
Thorgarth Escreveu:Mas, e ao contrario do que o Psy pensa, PODEM conter bicharada, se bem que na esmagadora maioria das vezes se restringe aos ácaros da madeira (aqueles branquinhos/cinza).
Pessoalmente nunca vi. Mas se o tratamento for muito «soft», acredito que terá. Aliás, no próprio processo de transporte e acondicionamento, poderá apanhar qualquer coisa. É também por isto que «Pessoalmente, como não preciso de grandes humidades, quando compro o bark, meto-o no forno a 200º uns bons 15 minutos para secar e normalmente não tem qualquer cheiro (o mínimo vapor que perde é do vapor de água). Seco e sem resíduos. » :wink:
Esse é um dos factores a ter em consideração, já que mesmo que tenha passado pelo mais rigoroso tratamento aquando da embalagem, a verdade é que se as condições de trasporte e armazenamento o proporcionarem a possibilidade de aparecimento de bicharada é bem possivel.
johnnyodc
Membro Veterano
Mensagens: 740
Registado: terça out 09, 2007 1:38 pm

quinta mar 26, 2009 8:08 pm

pois la está. . .ecalhar o melhor mesmo e sempre dar tratamento mesmo pos compra, pra garantir que nao tenha bicheza. . . :wink:

abraço
<p>Johnny</p>
<p>Nao sou ginecologista, mas posso dar uma vista de olhos. . .xD</p>
Native
Membro Veterano
Mensagens: 3294
Registado: sexta dez 21, 2007 6:33 pm

sábado mar 28, 2009 2:24 pm

O forest bark da exo terra não é de casca de pinho mas sim de abeto
* 100% natural Fir bark = 100% casca de Abeto
* Hygroscopic, readily absorbs and releases moisture
* Perfect for humidity-loving reptiles
* Controls air humidity levels
* Stimulates natural digging and burrowing behaviour
* Absorbs waste
* Decorative
Imagem
"<strong>Aquele que te entret&eacute;m com os defeitos dos outros, entret&eacute;m os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )

http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
Thorgarth
Membro Veterano
Mensagens: 1894
Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm
Localização: Com escamas, pêlo e picos

sábado mar 28, 2009 7:56 pm

Sim mas o abeto é uma árvore conifera da familia pinaceae onde se incluem os pinheiros, e que tem uma seiva algo activa, e uma madeira algo oleosa. Em qualquer caso a casca pouco ou quase nada retem, embora não seja 100% livre, aliás como resultou ontem mesmo da experiência que fiz ao colocar um pouco no forno.
gecofilo
Membro Veterano
Mensagens: 242
Registado: quarta ago 13, 2008 5:49 pm

sábado mar 28, 2009 8:15 pm

Native Escreveu:O forest bark da exo terra não é de casca de pinho mas sim de abeto
O uso de abeto é mais por ser dos USA do que por algum problema de toxicidade do pinheiro. As pessoas usam o que é mais comum e barato nos seus locais de origem.

Douglas Fir: http://en.wikipedia.org/wiki/Douglas_fir

Se a exoterra fosse portuguesa de certeza que usavam outro material.

Afinal, quantos animais destes que falam aqui vêm de florestas de abetos...

Um pouco fora de contexto: para quem goste de substratos, para o cultivo de plantas no terrário pode ver aqui um bom resumo de substratos:

http://www.repotme.com/orchid-media/index.html
Thorgarth
Membro Veterano
Mensagens: 1894
Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm
Localização: Com escamas, pêlo e picos

segunda abr 06, 2009 4:28 pm

Esta é uma materia que cada vez mais me surpreende por tudo o que tenho vindo a ler lá por fora, em confronto com o que por aqui se defende.

O paradigma nacional parece ser a defesa de ambiente o mais estéril e "controlado" possivel, pelo que na maioria dos casos se opta por um set up minimalista, que passa em muitos casos pela opção do papel como substrato, embora em algumas espécies haja já mais abertura para outro tipo de substratos, em particular no que toca a tartarugas terrestres.

Por outro lado tenho vindo a acompanhar uma discussão muito interessante sobre a adopção de substrato bioactivos para répteis (neste caso particular ofídios). Misturas de várias tipos de substrato, como turfa, misturas especiais para orquídeas, musgos, gravilha, aliado com micro fauna e bicheza para limpar, arejar e trabalhar a matéria orgânica. Mais, enquanto nós por cá nos preocupamos em desinfectar (à exausão), alguns veteranos optam mesmo pela introdução de elementos em decomposição, folhas, bolotas, etc, recolhidos do solo, o que permite a introdução de invertebrados e outros agentes benéficos para a balança do habitat criado em cativeiro.

Pessoalmente vou experimentar a introdução de minhocas e bichos de contas no meu terrario tropical,para juntar à vida que já por lá se desenvolveu (collembolos) e alguns que vieram com as plantas.

Era interessante discutir-mos por cá experiências neste campo.
SOFIAV
Membro
Mensagens: 170
Registado: quinta nov 27, 2008 2:13 pm

segunda abr 06, 2009 5:23 pm

Thorgarth Escreveu:Esta é uma materia que cada vez mais me surpreende por tudo o que tenho vindo a ler lá por fora, em confronto com o que por aqui se defende.

O paradigma nacional parece ser a defesa de ambiente o mais estéril e "controlado" possivel, pelo que na maioria dos casos se opta por um set up minimalista, que passa em muitos casos pela opção do papel como substrato, embora em algumas espécies haja já mais abertura para outro tipo de substratos, em particular no que toca a tartarugas terrestres.

Por outro lado tenho vindo a acompanhar uma discussão muito interessante sobre a adopção de substrato bioactivos para répteis (neste caso particular ofídios). Misturas de várias tipos de substrato, como turfa, misturas especiais para orquídeas, musgos, gravilha, aliado com micro fauna e bicheza para limpar, arejar e trabalhar a matéria orgânica. Mais, enquanto nós por cá nos preocupamos em desinfectar (à exausão), alguns veteranos optam mesmo pela introdução de elementos em decomposição, folhas, bolotas, etc, recolhidos do solo, o que permite a introdução de invertebrados e outros agentes benéficos para a balança do habitat criado em cativeiro.

Pessoalmente vou experimentar a introdução de minhocas e bichos de contas no meu terrario tropical,para juntar à vida que já por lá se desenvolveu (collembolos) e alguns que vieram com as plantas.

Era interessante discutir-mos por cá experiências neste campo.

Acho este tema interessante,até porque divide mto as opiniões.:wink:
Eu uso casca de pinheiro\abeto como substrato,o meu rapaz nunca ingeriu nada daquilo.E tb não tenho temperaturas mto altas no chão do terrário para libertar esses vapores tóxicos.
Outra coisa é a limpeza do mesmo.
Aqui há uns dias troquei opiniões com outra pessoa k também tem repteis e fiquei com a sensação de k era obececada pela limpeza do terrário :oops: (tiro todos os dias as fezes e lavo-o semana sim semana não).A pessoa em questão lava o dela ocasionalmente e tb tem uns bichinhos(ñ sei o nome)k segundo ela iam promovendo a limpeza do terrário.
Eu ainda não percebi mto bem esta parte mas digo vos k é uma coisa em vou ter mais atenção,pois até se pode tornar benéfico para o nosso bichinho.
Native
Membro Veterano
Mensagens: 3294
Registado: sexta dez 21, 2007 6:33 pm

segunda abr 06, 2009 9:18 pm

SOFIAV Escreveu: (...)Acho este tema interessante,até porque divide mto as opiniões.:wink:
Eu uso casca de pinheiro\abeto como substrato,o meu rapaz nunca ingeriu nada daquilo.E tb não tenho temperaturas mto altas no chão do terrário para libertar esses vapores tóxicos.
Outra coisa é a limpeza do mesmo.
Aqui há uns dias troquei opiniões com outra pessoa k também tem repteis e fiquei com a sensação de k era obececada pela limpeza do terrário :oops: (tiro todos os dias as fezes e lavo-o semana sim semana não).A pessoa em questão lava o dela ocasionalmente e tb tem uns bichinhos(ñ sei o nome)k segundo ela iam promovendo a limpeza do terrário.
Eu ainda não percebi mto bem esta parte mas digo vos k é uma coisa em vou ter mais atenção,pois até se pode tornar benéfico para o nosso bichinho.
Mas estás a falar de ofideos ou de saurios?? nos ofideos só existe perigo de ingestão de substrato na hora da refeição e pode ser evitado de 1001 maneiras...lagartos já é diferente, cheiram e provam toda a M**** podendo ficar obstruidos...estou a referir-me mais a iguanas que é o que tenho mais experiencia propria e sei que o meu sacana é um caixote do lixo a engulir tudo o que encontra pela casa e lhe caiba na boca......
"<strong>Aquele que te entret&eacute;m com os defeitos dos outros, entret&eacute;m os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )

http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
psylizart
Membro Veterano
Mensagens: 1765
Registado: quarta abr 02, 2008 1:26 pm
Localização: com escamas ; penas ; picos.

terça abr 07, 2009 2:13 pm

Native Escreveu:
SOFIAV Escreveu: (...)Acho este tema interessante,até porque divide mto as opiniões.:wink:
Eu uso casca de pinheiro\abeto como substrato,o meu rapaz nunca ingeriu nada daquilo.E tb não tenho temperaturas mto altas no chão do terrário para libertar esses vapores tóxicos.
Outra coisa é a limpeza do mesmo.
Aqui há uns dias troquei opiniões com outra pessoa k também tem repteis e fiquei com a sensação de k era obececada pela limpeza do terrário :oops: (tiro todos os dias as fezes e lavo-o semana sim semana não).A pessoa em questão lava o dela ocasionalmente e tb tem uns bichinhos(ñ sei o nome)k segundo ela iam promovendo a limpeza do terrário.
Eu ainda não percebi mto bem esta parte mas digo vos k é uma coisa em vou ter mais atenção,pois até se pode tornar benéfico para o nosso bichinho.
Mas estás a falar de ofideos ou de saurios?? nos ofideos só existe perigo de ingestão de substrato na hora da refeição e pode ser evitado de 1001 maneiras...lagartos já é diferente, cheiram e provam toda a M**** podendo ficar obstruidos...estou a referir-me mais a iguanas que é o que tenho mais experiencia propria e sei que o meu sacana é um caixote do lixo a engulir tudo o que encontra pela casa e lhe caiba na boca......


É o teu e o meu, tudo o que apanha a jeito, pimba !! Mete na boca, ate agora tive sempre sorte que ele evacou sempre tudo. Por isso é precisso muito cuidado com os substratos,principalmente nos saurios.
<p>Micro Points... it's the only way of life....</p>
<p>&nbsp;</p>
SOFIAV
Membro
Mensagens: 170
Registado: quinta nov 27, 2008 2:13 pm

terça abr 07, 2009 2:36 pm

Native Escreveu:
SOFIAV Escreveu: (...)Acho este tema interessante,até porque divide mto as opiniões.:wink:
Eu uso casca de pinheiro\abeto como substrato,o meu rapaz nunca ingeriu nada daquilo.E tb não tenho temperaturas mto altas no chão do terrário para libertar esses vapores tóxicos.
Outra coisa é a limpeza do mesmo.
Aqui há uns dias troquei opiniões com outra pessoa k também tem repteis e fiquei com a sensação de k era obececada pela limpeza do terrário :oops: (tiro todos os dias as fezes e lavo-o semana sim semana não).A pessoa em questão lava o dela ocasionalmente e tb tem uns bichinhos(ñ sei o nome)k segundo ela iam promovendo a limpeza do terrário.
Eu ainda não percebi mto bem esta parte mas digo vos k é uma coisa em vou ter mais atenção,pois até se pode tornar benéfico para o nosso bichinho.
Mas estás a falar de ofideos ou de saurios?? nos ofideos só existe perigo de ingestão de substrato na hora da refeição e pode ser evitado de 1001 maneiras...lagartos já é diferente, cheiram e provam toda a M**** podendo ficar obstruidos...estou a referir-me mais a iguanas que é o que tenho mais experiencia propria e sei que o meu sacana é um caixote do lixo a engulir tudo o que encontra pela casa e lhe caiba na boca......

Quando falei nisto referia-me a ofideos.Tb já andei a pesquisar em tópicos daqui da arca e sei k há 1001 maneiras de evitar a ingestão do substrato.Só o referi porque como sou nova nisto achei "engraçado" e nunca tinha pensado por este ponto.
Não digo k seja um método a adoptar para o Bublles(iguana) mas quem sabe para um futuro morador :lol:
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”