DB agitado, preciso de ajuda

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
blackskull
Membro Júnior
Registado: quinta out 02, 2008 5:49 pm

segunda mar 30, 2009 7:44 pm

boas a todos, preciso de uma ajudinha com o meu DB

ele anda bastante agitado, come pouco, e sempre q se lembra de se mexer é para tentar sair do terrario, raspa o vidro a tentar passar, e chega mesmo a dar umas pancadinhas, nao muito fortes, com a cabeça!

nao sei o q fazer, será da temperatuda? as vezes chega aos 44Cº :?
JaimeSousa
Membro Veterano
Registado: quarta out 01, 2008 1:47 pm
0.0.1 pantherophis guttata

segunda mar 30, 2009 7:47 pm

44?! É bastante! Isso no hot spot certo? Qual o tamanho de terrário? tb pode ser falta de espaço
blackskull
Membro Júnior

segunda mar 30, 2009 7:56 pm

sim no hot spot, ele tem o terrario "pouco vazio" sim, vou experimentar tirar algumas coisas entao, e darei respostas!

ja agora, a uns tempos, comecei a dar-lhe as calcium worms, aquilo é estranho... e ele acho q nao acha la muita piada as criaturas, principalmente pq têm pouco movimento, o q nao lhe atraí a atençao =/
continuo a dar-lhe ate ele se habituar?
Brake
Membro Veterano
Registado: sexta jun 13, 2008 1:31 pm

segunda mar 30, 2009 8:00 pm

Quais as medidas do terrario?
Quais as 2 temperaturas?
Qual a idade do dragao?
Qual a alimentaçao base?
Aconteceu alguma mudança recentemente na rotina dele?
Brake
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

segunda mar 30, 2009 8:15 pm

44º.? Para cozeres ou para assares tem que ser com lume mais forte.
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
blackskull
Membro Júnior

segunda mar 30, 2009 8:24 pm

alimentaçao base, costumava ser grilos, mas como de momento nao consegui comprar, ele tem comido calcium worms
o terrario tem 120cm de comprimento, 60cm de altura e 50 de largura
e ele tem a volta de 7 meses de idade
gecofilo
Membro Veterano
Registado: quarta ago 13, 2008 5:49 pm

segunda mar 30, 2009 8:30 pm

kitten Escreveu:44º.? Para cozeres ou para assares tem que ser com lume mais forte.
A temperatura da zona quente para pequenos deve andar à volta de 37ºC a 43ºC (pelo menos é o que muitas pessoas usam com sucesso), mais baixo para mais velhos. O problema não deve ser assim tão simples como isso, já que se a zona quente fosse pequena em relação com o resto do terrário não haveria grande problema. Ainda por cima, o membro disse que "às vezes" chega aos 44ºC.
vasco94
Membro Veterano
Registado: sexta mar 27, 2009 7:50 pm

segunda mar 30, 2009 8:45 pm

ou ele raspa o vidro porque tem pouco espaço ou então quer ir para uma zona mais quante? não tens nenhuma taça com agua em que ele se possa refrescar?
<p><strong></strong></p>
vasco94
Membro Veterano
Registado: sexta mar 27, 2009 7:50 pm

segunda mar 30, 2009 8:46 pm

para uma zona mais fria* desculpem enganeime
<p><strong></strong></p>
Psynapse
Membro Veterano
Registado: quarta nov 12, 2008 9:35 pm

segunda mar 30, 2009 9:03 pm

Lendo o comportamento do DB, se for realmente esse que descreveu, salta à vista stress. E quais as fontes de stress presentes no terrário, na sua opinião, que poderão despoletar tal comportamento? A temperatura elevada é uma delas (não sabemos se 44º é num spot ou não, e mesmo sendo, é elevado). Não me parece que esse comportamento seja das calcium...isso é na presença delas? mudou alguma coisa no terrário? Tem música alta, luzes fortes e muito movimento junto do terrário? Procurar as possíveis fontes de stress é essencial, mas parece-me claramente ser da temperatura, especialmente se veio de um sítio onde a temperatura não atingia esse níveis e agora vê-se num clima mais quente. Pensando num spot com 44º, com as temperaturas presentes agora nas nossas casas, não me parece que isso seja assim por tão pouco tempo, mas posso estar enganado. Tente responder às perguntas já feitas para percebermos melhor.

Cumps
<p>"South and North Korea, stop the fight.&nbsp; After all, you are all chinese..." </p>
gecofilo
Membro Veterano

segunda mar 30, 2009 10:55 pm

Psynapse, como podes dizer claramente ser da temperatura elevada se não há dados para tirar conclusões. Ele diz que é no "hotspot", não leste?

Se há algum é o facto de como o membro não disse inicialmente ser 44ºC no "hotspot", no substrato (se o tem), na zona fria, seja o que for, aparenta não saber muito bem o que o animal precisa (se soubesse referia os dados que lhe pediram depois pelo brake). E ainda não referiu a temperatura mais baixa...

O melhor era o blackskull mostrar uma foto do terrário, além da informação.

Editado: blackskull, ele quando está quieto fica a repousar no lado mais quente (sempre ou às vezes) ou sempre (ou quase) no lado mais afastado ao "hotspot"

A alimentação base só grilos? Que verdes davas?
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

terça mar 31, 2009 8:10 am

Vamos ver se nos entendemos de uma vez. 44º mesmo para um animal desértico é um exagero. Até em liberdade qualquer animal de clima desértico à hora de maior calor está escondido, uns em rochas, outros em tocas, o que é um facto é que nenhuma está à esturra do sol.
Se o animal tenta fugir de dentro do terrário é porque não tem as condições devidas lá dentro.
Os Db's comem tudo quanto mexe (a minha até o que não mexe) logo não deve ter nada a ver com o tipo de alimento.
É que só basta pensar um pouquinho.
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
voorh
Membro Júnior
Registado: domingo jan 18, 2009 3:56 pm

terça mar 31, 2009 10:24 am

e que tal uma pesquisa antes de ter o animal?
http://www.google.pt/search?hl=pt-PT&q= ... =&aq=f&oq=

http://beardeddragoncaresheet.weebly.com/

isto é um pequeno exemplo de que nao é necessario perder mt tempo para se aprender umas coisas!
gecofilo
Membro Veterano

terça mar 31, 2009 10:57 am

kitten Escreveu:44º mesmo para um animal desértico é um exagero.
Presumo que não conheça Uromastyx... que até quer mais que isso. Essa afirmação é falsa.

Para este também acho que é muito, eu disse qual a temperatura que deve ser, máximo 43ºC quando são pequenos (este tem mais de 7 meses), por isso 37ºC deve ser o ideal. Mas isso não quer dizer que ele esteja assim por isso. Temos que saber mais antes disso. Se tivermos um "hotspot" a dar 44ºC podemos continuar a ter um animal saudável, se essa zona é imediatamente abaixo da lâmpada e se a temperatura onde o animal pode estar for mais baixa. Como não sabemos bem onde essa temperatura foi medida nem como é o terrário acho que é melhor esperar para saber mais antes de dizer claramente qual é a razão.

Acha normal num terrário de 120 cm e um "hotspot" de 44ºC o terrário estar ainda muito quente em todo o lado? Só se estiver mal pensado... e se calhar até está (basta estar demasiado isolado). Mas aí se calhar é melhor esperar para perceber o que mais se poderia fazer pelo animal ao alterar o terrário.
kitten Escreveu: Se o animal tenta fugir de dentro do terrário é porque não tem as condições devidas lá dentro.
sim, concordo.
kitten Escreveu: Os Db's comem tudo quanto mexe (a minha até o que não mexe) logo não deve ter nada a ver com o tipo de alimento.
Então quer dizer que uma alimentação adequada não é importante? O animal não pode estar com stress por outros motivos? Nem sempre o mais óbvio é o que acontece.

Então agora, sempre que um alcoólico tiver um problema de saúde ou um acidente de viação vamos pensar que é do álcool que ingeriu e não vamos fazer mais nada para perceber melhor. Dará bons resultados de certeza, foi só pensar um pouquinho e na maior parte das vezes até resulta!

Editado: Bem, eu não vou entrar em mais argumentações deste tipo, ficarei à espera de mais informações do dono.
Thorgarth
Membro Veterano
Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm

terça mar 31, 2009 11:07 am

De facto quando mais jovens necessitam/preferem temperaturas um tanto mais elevadas do que em adultos, NO ENTANTO, tudo depende do que o user entende por Hotspot e qual a sua real dimensão. Não é pouco frequente encontrar em muitas caresheets alguma confusão entre Hotspot, basking spot, ambient temperature, hot side, etc....

Normalmente o limite máximo aconselhado são os 43º para dragões até ao estadio juvenil ou sub-adulto, MAS esse é mesmo o limite máximo no Basking spot (área delimitada de temperatura máxima acima do valor médio na área quente, e que não deverá ocupar uma % muito significativa, por forma a não alterar os restantes parâmetros), e que só deve estar presente em picos muito pouco frequentes. A meu ver uma média de 37º a 39º é o aconselhado. Em qualquer caso se este basking spot for realmente bem implementado dará sempre hipotese ao DB para poder optar entre estar dentro desta gama de temperaturas extremas ou antes estar, no lado quente, entre os 29º e os 32º.

EM relação ao raspar o vidro temos que ver se esse comportamento é excessivo e revelador de stress, já que raspar o vidro, por si só, não se pode dizer que seja estranho ou anormal. O meu DB por vezes faz isso, especialmente quando quer sair para fora... Se de facto o teu DB mostra, como parece, sinais de stress, e como tu dizes tens o terrário demasiado cheio o que poderá acontecer é que ele se sinta apertado e reduza a sua área à área quente, não permitindo uma correcta termoregulação. Abre um pouco o espaço a meio do terrário, permitindo uma mais fácil passagem entre o lado frio e lado quente, e vê a reacção dele.

Mede também a temperatura máxima na zona quente FORA do basking spot, e a temperatura na zona fria. E sobretudo vê se com essa temperatura o teu DB não está um pouco desidratado...
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”