ajuda real californiana

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
TOMAS84
Membro
Registado: quinta jan 29, 2009 1:50 pm

quarta abr 01, 2009 11:07 am

ola a todos a minha real californiana(preta e branca) anda um pouco estranha, o branco esta a ficar um pouco amarelo na parte de baixo e anda bastante agressiva será que vai mudar a pele? como esta na altura de a alimentar estou com algum receio o que devo fazer!!!
Thorgarth
Membro Veterano
Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm

quarta abr 01, 2009 12:02 pm

Examina a coloração da pele e dos olhos. Quando entram em pre muda vão ficando progressivamente mais baços, e em algumas zonas com uma tonalidade amarelada. Nem sempre é fácil determinar esta situação na fase inicial, mas tenta ver nas partes pretas e nos olhos.

De facto alguns exemplares ficam mais irritadiços e mesmo agressivos durante este periodo, stressando fácilmente, pelo que deverás evitar o contacto com ela ao máximo se de facto esse for o caso.

Agora é só aumentar a humidade (no meu caso borrifo duas vezes ao dia) e deixá-la estar sossegada. Em relação à alimentação é mais seguro não lhe dares a não ser que ela esteja mesmo no inicio da pre-muda, caso em que ela poderia digerir o alimento antes do momento da muda efectiva. Em qualquer caso ela não só, com alguma probabilidade não iria aceitar o alimento, como um interregno de 7 ou 10 dias na alimentação não lhe causaria problema algum, e o stress de a tentares alimentar esse sim poderia ser mais prejudicial.

Dito isto a verdade é que varia um pouco de exemplar para exemplar e de espécie para espécie, e aliás o mesmo exemplar pode alterar o seu comportamento. A minha Holbrooki por exemplo quando mais nova chegou a comer quando estava já em plena pre muda, agora nem pensar... Outra minha até em plena MUDA estava feita para se atirar à presa (até eu me ter apercebido que a menina estava ainda a trabalhar na sua pele nova).
TOMAS84
Membro

quarta abr 01, 2009 7:17 pm

ela neste preciso momentto est com os olhos bastante baços, e apropria pele tb ela faz hoje 5 dias desde a ultima alimentaçao o que devo fazer por comda hoje ou esperar mais uns dias e ver no que dá?
Disprasio
Membro Veterano
Registado: quarta mar 04, 2009 8:10 pm
Localização: mamiferos, aves, repteis, peixes, anfibios e alguns invertebrados

quarta abr 01, 2009 7:18 pm

so dás depois de ela mudar de pele
<p>&eacute; tudo uma cambada de parasitas</p>
<p>-----------------------------------------------------------</p>
<p>&nbsp;</p>
TOMAS84
Membro

quarta abr 01, 2009 7:47 pm

quanto tempo dura este processo? alguem sabe!!
Disprasio
Membro Veterano
Registado: quarta mar 04, 2009 8:10 pm
Localização: mamiferos, aves, repteis, peixes, anfibios e alguns invertebrados

quarta abr 01, 2009 8:11 pm

quando deixar de ter os olhos baços espera em media uns tres dias , é quando ela deverá mudar
<p>&eacute; tudo uma cambada de parasitas</p>
<p>-----------------------------------------------------------</p>
<p>&nbsp;</p>
Psynapse
Membro Veterano
Registado: quarta nov 12, 2008 9:35 pm

quarta abr 01, 2009 8:35 pm

Olhe, eu não sei no caso dessa, mas eu conto os dias a partir da altura em que vejo que as minhas reais californianas ficam mais letárgicas e conto normalmente 1 semana e meia, em que este período é rigorosamente certo no meu caso, sendo 2 exemplares diferentes, com idades diferentes. Isto desde o 1º dia de letargia até ao dia da muda propriamente dito.

Sabendo e identificando bem este período que normalmente eu já sei quando começa, vendo o padrão que existe nas mudas ao longo do tempo, deixo de alimentar nesta altura e aumento a humidade. Não existe nenhum problema de não alimentar, pois toleram muito bem. As minhas se lhes desse, comiam na mesma, mas prefiro não correr riscos.

Cumps
<p>"South and North Korea, stop the fight.&nbsp; After all, you are all chinese..." </p>
TOMAS84
Membro

quarta abr 01, 2009 9:55 pm

entao talvez neste caso devo alimenta-la ja ou ela deve estar mais ou menos 15 dias sem comer nao haverá problema nenhum com isso?
Native
Membro Veterano
Registado: sexta dez 21, 2007 6:33 pm

quarta abr 01, 2009 10:13 pm

TOMAS84 Escreveu:entao talvez neste caso devo alimenta-la ja ou ela deve estar mais ou menos 15 dias sem comer nao haverá problema nenhum com isso?
Não faz mal nenhum, é até saudavel ficarem uns tempos sem comer de vez em quando ;)
"<strong>Aquele que te entret&eacute;m com os defeitos dos outros, entret&eacute;m os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )

http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

quinta abr 02, 2009 1:27 am

Agora que já responderam a tudo, eu pergunto:
Há quanto tempo tens a cobra?
Compraste-a ou foi presente?
O que é que leste sobre cobras em geral antes de a adquirires?

:roll:
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
TOMAS84
Membro

quinta abr 02, 2009 7:45 am

tenho a cobra a mes e meio e fui eu que comprei, mas ja agora o que é que tem o tempo ou o que li haver com o a pregunta(topico) que eu fiz?
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

quinta abr 02, 2009 10:11 am

Se te tivesses efectivamente informado não terias feito essas perguntas, daí a observação anterior. As mudas nas cobras são o básico que se pode saber.
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
Thorgarth
Membro Veterano
Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm

quinta abr 02, 2009 11:03 am

Vá lá pessoal Xuga não sejas assim tão dura :twisted: ... Como já tive ocasião para referir num outro post sobre a mesma matéria, informação em caresheets a chamar a atenção para este facto não são a norma, mas também não é de estranhar já que muitas caresheets são muito básicas mesmo, e acabam por não se refererir a factos comuns a todos os répteis, ou em particular aos ofídios.

É verdade que é da maior importância, mas muitas vezes é esquecido perante temas mais directa e imediatamente pertinentes na manutenção do exemplar em cativeiro, ou seja, temperaturas adequadas, humidades, tipo de equipamento e set up conveniente, alimentação, etc... Só depois quando começam a notar uma alteração da coloração e do temperamento é que :idea: ...

No caso do Tomas sinceramente não me parece que tenha sido negligência grosseira ou falta de interesse em saber e pesquisar, até porque se tem mostrado não só bastante interessado e receptivo a conselhos (ao contrario do que muitas vezes se vê por aqui).

Tomas não te preocupes com o facto de ela saltar uma presa, ou mesmo duas. Elas estão perfeitamente equipadas e habituada a isso. Aliás existem mesmo quem defenda que uma alimentação sistemática e certinha, de x em x dias, tem impacto negativo no seu organismo, preferindo uma cerrta aleatoriadade, e mesmo uns interregnos (como o Native disse) pontuais.

Aliás muitas cobras nem aceitam comer imediatamente após a muda, só um ou dois dias depois. A minha Lamprophis teve um periodo (que parece já ter ultrapassado) que por vezes só aceitava alimento cerca de uma semana após a muda, e agora está uma bestinha. Ontem à noite, quando ainda no último estadio da pre muda (já sem o tom baço na pele e olhos), estava esfaimada e assim que me aproximei do faunário dela saiu logo da toca e estava já pronta para um mega ataque. Deve fazer a muda hoje e logo à noite logo come...

Eu sei que no principio a alimentação é um factor stressante, mas vais ver que, com a experiência prática te vais habituando ao facto de elas, muitas vezes se recusarem a comer durante periodos significativos de tempo....
Última edição por Thorgarth em quinta abr 02, 2009 11:38 am, editado 1 vez no total.
TOMAS84
Membro

quinta abr 02, 2009 11:31 am

se realmente fosse assim (só ler) nem para escola iamos ficavamos em casa a ler e depois já sabiamos tudo nao???

Desculpem mas nao concordo convosco (quem acha que nao me informei o suficiente) porque eu li bastante antes de ter a cobra e comprei o faunario e o tapete,. uma mes antes de ter a cobra para ter certezas de temperatura e humidades, e tirar duvidas agora uma coisa é a teoria e outra coisa é prática. Porque se for como voces dizem este forúm nao tem fundamento. Um forum serve para isto mesmo, tirar duvidas e conversar-mos uns coms outros, e eu apenas estou a tentar nao cometer nenhum erro, já que sou um prinicipiante!!! e estou adorar este animal fantastico!!!

OBRIGADO!! a todos os que me estao a ajudar!!!
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

quinta abr 02, 2009 6:13 pm

Cometi algum crime? 8)
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”