Cobras arboricolas - opiniões
Moderador: mcerqueira
Boas.
Queria perguntar a vossa opinião sobre algumas coisas, com um fundamento puramente didáctico/académico:
- Que espécies arborícolas de cobras elegem para manter em cativeiro (legais em Portugal) - espécies e o porquê.
- Acham as arborícolas mais difíceis de manter? Mais agressivas? Acham que são estas as razões de haver menos cobras arborícolas que terrestres?
- Agora uma pergunta de âmbito pessoal: Acerca da Gonyosoma oxycephela aka, red tail green rat snake ou apenas red tail green snake em particular. O que há a dizer dela e da sua manutenção em cativeiro?
Obrigado pela cooperação
Psy
Queria perguntar a vossa opinião sobre algumas coisas, com um fundamento puramente didáctico/académico:
- Que espécies arborícolas de cobras elegem para manter em cativeiro (legais em Portugal) - espécies e o porquê.
- Acham as arborícolas mais difíceis de manter? Mais agressivas? Acham que são estas as razões de haver menos cobras arborícolas que terrestres?
- Agora uma pergunta de âmbito pessoal: Acerca da Gonyosoma oxycephela aka, red tail green rat snake ou apenas red tail green snake em particular. O que há a dizer dela e da sua manutenção em cativeiro?
Obrigado pela cooperação
Psy
<p>"South and North Korea, stop the fight. After all, you are all chinese..." </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta mar 04, 2009 8:10 pm
- Localização: mamiferos, aves, repteis, peixes, anfibios e alguns invertebrados
as minhas semi favorits sao as minhas, obsoleta e friesi 
não digo que sao agressivas, porque não o são, apesar de todos dizerem que sao especies nervosas, sao diferentes das "outras" porque correm tudo ate na tampa dos faunarios elas se conseguem meter, e porque adoram andar pelas maos, o que acontece com muitas corns, ou lampos

não digo que sao agressivas, porque não o são, apesar de todos dizerem que sao especies nervosas, sao diferentes das "outras" porque correm tudo ate na tampa dos faunarios elas se conseguem meter, e porque adoram andar pelas maos, o que acontece com muitas corns, ou lampos
Última edição por Disprasio em segunda abr 06, 2009 8:18 pm, editado 1 vez no total.
<p>é tudo uma cambada de parasitas</p>
<p>-----------------------------------------------------------</p>
<p> </p>
<p> </p>
Semi e arborícolas.
Agora vejam o que entendem por semi
Atenção, quando digo haver mais arborícolas que terrestres, quero dizer em termos de disponibilidade no mercado.
Obrigado
Agora vejam o que entendem por semi
Atenção, quando digo haver mais arborícolas que terrestres, quero dizer em termos de disponibilidade no mercado.

Obrigado
<p>"South and North Korea, stop the fight. After all, you are all chinese..." </p>
As minhas defenitivamente são as Elaphe schrencki schrencki/ Elaphe anomala, não tenho experiencia com elas mas vai ser a proxima aquisição, por aquilo que falo com quem mantem e pelo que leio acerca da espécie são cobras muito pacificas não mostrando agressividade, pouco timididas explorando o que a rodeia sem problemas, o tamanho com que ficam (1.80 ou mesmo mais) tambem é um ponto a favor para mim.
O facto de serem semi arboriculas para mim é muito positivo, da-me opurtunidade para fazer um terrário em altura (agrada-me a ideia)
Quanto ás gonyosoma não posso dizer muito, pelo que leio são cobras muito temperamentais e imprevisiveis mas a nivel de manteniemento não é nada de mais.
Edit: pelo que falei com um amigo e pelo que tenho vindo a saber de anomalas recentemente compradas pela malta, as Schrencki são mais pacificas e espevitadas
O facto de serem semi arboriculas para mim é muito positivo, da-me opurtunidade para fazer um terrário em altura (agrada-me a ideia)
Quanto ás gonyosoma não posso dizer muito, pelo que leio são cobras muito temperamentais e imprevisiveis mas a nivel de manteniemento não é nada de mais.
Edit: pelo que falei com um amigo e pelo que tenho vindo a saber de anomalas recentemente compradas pela malta, as Schrencki são mais pacificas e espevitadas

Eu das que têm a mania das alturas só tenho duas, uma femea Texas Rat Snake / Elaphe obsoleta lindheimeri que ja tem mais de um metro é algo temperamental, se eu a tentar tirar á mão sou ferrado, com gancho agueenta-se calma desde que não hajam movimentos bruscos á volta, e tenho uma Everglades Rat Snake,(a.k.a. Glades rat snake or Orange Rat Snake) / Elaphe obsoleta rossalleni que tambem tem temperamento semelhante até só por acaso chama-se Kitten
não noto dificuldade na manutenção, a primeira numa mudança de faunario para terrario ficou 3 meses sem comer, mas depois começou a comer regularmente como se nada se tivesse passado... alem do feitiozinho destemido que me agrada mesmo muito nelas...gosto delas tambem por estarem mais expostas que as lampro ou as corn...por preferirem empoleirar-se nos ramos que usarem os esconderijos e assim estão bem mais visiveis... são ambas muito curiosas vindo sempre inspeccionar junto ao vidro se alguem se aproxima.

"<strong>Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )
http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
( Denis Diderot )
http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm
Sem dúvida que a minha escolha vai especialmente para a schrencki, cobra muito activa e curiosa que adora explorar o meio que a rodeia, seja em cima da secretária, na mão, ou dentro do terrário. Logo de seguida a friesi, mais que curiosa e extremamente rápida.
E não Limão, as coisas não são assim, vejamos, a schrencki que eu já tinha está habituada a ser manuseada, não saiu do seu ambiente onde está inserida há vários meses. A anomala cehgou há 15 dias, vinha com fome (são uns autenticos sacos sem fundo) fez uma viagem de muitos km até chegar à minha mão, não seria de esperar que viesse calma e sem stress, apesar de nunca ter tentado morder a unica coisa que fazia era agitar a cauda. Neste momento está calma e tão exploradora como a outra.
E não Limão, as coisas não são assim, vejamos, a schrencki que eu já tinha está habituada a ser manuseada, não saiu do seu ambiente onde está inserida há vários meses. A anomala cehgou há 15 dias, vinha com fome (são uns autenticos sacos sem fundo) fez uma viagem de muitos km até chegar à minha mão, não seria de esperar que viesse calma e sem stress, apesar de nunca ter tentado morder a unica coisa que fazia era agitar a cauda. Neste momento está calma e tão exploradora como a outra.
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm
A tua pergunta não é de fácil resposta Psy. Ou por outra, na verdade acaba por ser, porque de facto nós por cá (e não não me estou a referir aquele subproducto televisivo) ainda mantemos um número muito limitado de espécies de ofidios, o que se pode explicar, EM PARTE, pela muito limitada oferta nacional, mas também por uma falta de interesse em investir em espécies diferentes, mais raras ou mais exigentes.
Pessoalmente, e como te disse, acho as Gonuosoma o. uma muito boa escolha. Já tive oportunidade de ver uma e são cobras muito bonitas, mas exigentes em termos de cuidados. Necessitam de um setup adequado, com zonas de refugio, já que são cobras nervosas e que stressam fácilmente (que resulta em muitos casos na não aceitação de alimento por longos periodos. Por outro lado são cobras com um temperamento e uma personalidade peculiar, aliás muito similar a outras espécies bem mais corpolentas. São cobras que escondem os seus intentos, um pouco "cínicas" e temperamentais, com alterações de humor muito rápidas e que raramente avisam quando estão irritadas. O que na verdade só as torna ainda mais interessantes.
Um género que não se costuma ver por cá é o género Boiga, constituido por espécies maiorirtariamente arboricolas, possuidoras de um veneno relativamente fraco (embora varie de espécie para espécie), e muito resistentes.
Rhynchophis boulengeri - espécie muito interessante e relativamente fácil de manter, e que tem alguns apreciadores no país vizinho.
O género Dendrelaphis - Género com espécies também bastante interessantes, mas que podem colocar alguma dificuldade em termos de alimentação já que muitas preferem mesmo outros répteis ou batráquios.
Se quiseres ir por uma coisa diferente tens muitos por onde escolher, é tudo uma questão de pesquisares espécies que te chamem a atenção e tentar encontrar um criador.
Por outro lado, e como já foi referido, tens outras espécies bem mais fáceis de encontrar e que também são muito interessantes. Em termos de ratsnakes podes tens várias do continente americado de hábitos arborícolas ou semi-arborícolas. Pessoalmente a minha escolha neste campo seria uma Obsoleta lindheimeri (leucistica). Depois tens várias opções asiáticas bastante comuns, como as O. taeniura taeniura, as O. t. ssp, as O. t. riddley, as radiata, friesi todas relativamente fáceis de adquirir. As E. schrencki são também uma muito boa opção, e em adultas ficam com uma coloração bem interessante, e como já foi dito tem um temperamento muito equilibrado e são muito curiosas.
É tudo uma questão de preferências pessoais, e também gosto pelo desafio.
Vamos lá diversificar a nossa "fauna"...
Pessoalmente, e como te disse, acho as Gonuosoma o. uma muito boa escolha. Já tive oportunidade de ver uma e são cobras muito bonitas, mas exigentes em termos de cuidados. Necessitam de um setup adequado, com zonas de refugio, já que são cobras nervosas e que stressam fácilmente (que resulta em muitos casos na não aceitação de alimento por longos periodos. Por outro lado são cobras com um temperamento e uma personalidade peculiar, aliás muito similar a outras espécies bem mais corpolentas. São cobras que escondem os seus intentos, um pouco "cínicas" e temperamentais, com alterações de humor muito rápidas e que raramente avisam quando estão irritadas. O que na verdade só as torna ainda mais interessantes.
Um género que não se costuma ver por cá é o género Boiga, constituido por espécies maiorirtariamente arboricolas, possuidoras de um veneno relativamente fraco (embora varie de espécie para espécie), e muito resistentes.
Rhynchophis boulengeri - espécie muito interessante e relativamente fácil de manter, e que tem alguns apreciadores no país vizinho.
O género Dendrelaphis - Género com espécies também bastante interessantes, mas que podem colocar alguma dificuldade em termos de alimentação já que muitas preferem mesmo outros répteis ou batráquios.
Se quiseres ir por uma coisa diferente tens muitos por onde escolher, é tudo uma questão de pesquisares espécies que te chamem a atenção e tentar encontrar um criador.
Por outro lado, e como já foi referido, tens outras espécies bem mais fáceis de encontrar e que também são muito interessantes. Em termos de ratsnakes podes tens várias do continente americado de hábitos arborícolas ou semi-arborícolas. Pessoalmente a minha escolha neste campo seria uma Obsoleta lindheimeri (leucistica). Depois tens várias opções asiáticas bastante comuns, como as O. taeniura taeniura, as O. t. ssp, as O. t. riddley, as radiata, friesi todas relativamente fáceis de adquirir. As E. schrencki são também uma muito boa opção, e em adultas ficam com uma coloração bem interessante, e como já foi dito tem um temperamento muito equilibrado e são muito curiosas.
É tudo uma questão de preferências pessoais, e também gosto pelo desafio.
Vamos lá diversificar a nossa "fauna"...

<p><a href="http://img101.imageshack.us/img101/5893 ... e2copy.jpg[/IMG">http://img101.imageshack.us/img101/5893 ... e2copy.jpg[/IMG</a>]</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
- Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...
A minha tambémkitten Escreveu:Sem dúvida que a minha escolha vai especialmente para a schrencki, cobra muito activa e curiosa que adora explorar o meio que a rodeia, seja em cima da secretária, na mão, ou dentro do terrário. Logo de seguida a friesi, mais que curiosa e extremamente rápida.

http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
Dora a exploradoratexuga Escreveu:A minha tambémkitten Escreveu:Sem dúvida que a minha escolha vai especialmente para a schrencki, cobra muito activa e curiosa que adora explorar o meio que a rodeia, seja em cima da secretária, na mão, ou dentro do terrário. Logo de seguida a friesi, mais que curiosa e extremamente rápida.
E não Limão, as coisas não são assim, vejamos, a schrencki que eu já tinha está habituada a ser manuseada, não saiu do seu ambiente onde está inserida há vários meses. A anomala cehgou há 15 dias, vinha com fome (são uns autenticos sacos sem fundo) fez uma viagem de muitos km até chegar à minha mão, não seria de esperar que viesse calma e sem stress, apesar de nunca ter tentado morder a unica coisa que fazia era agitar a cauda. Neste momento está calma e tão exploradora como a outra.A esta hora deve andar algures pela casa a explorá-la

Quando lhe der a fome ela volta xuga

<strong>
__"Dias de luta, Dias de glória"__</strong><strong> </strong> 1.0.0 Homo sapien<strong> - </strong><strong>Homo Libero 1.0.0 : </strong>Nuno Santos. <u> </u>
__"Dias de luta, Dias de glória"__</strong><strong> </strong> 1.0.0 Homo sapien<strong> - </strong><strong>Homo Libero 1.0.0 : </strong>Nuno Santos. <u> </u>
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
- Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...
É que nem vale a pena stressarNazgul93 Escreveu:Dora a exploradoratexuga Escreveu:A minha tambémkitten Escreveu:Sem dúvida que a minha escolha vai especialmente para a schrencki, cobra muito activa e curiosa que adora explorar o meio que a rodeia, seja em cima da secretária, na mão, ou dentro do terrário. Logo de seguida a friesi, mais que curiosa e extremamente rápida.
E não Limão, as coisas não são assim, vejamos, a schrencki que eu já tinha está habituada a ser manuseada, não saiu do seu ambiente onde está inserida há vários meses. A anomala cehgou há 15 dias, vinha com fome (são uns autenticos sacos sem fundo) fez uma viagem de muitos km até chegar à minha mão, não seria de esperar que viesse calma e sem stress, apesar de nunca ter tentado morder a unica coisa que fazia era agitar a cauda. Neste momento está calma e tão exploradora como a outra.A esta hora deve andar algures pela casa a explorá-la
![]()
Quando lhe der a fome ela volta xuga

http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
-
- Membro Veterano
- Localização: mamiferos, aves, repteis, peixes, anfibios e alguns invertebrados
outra que fugiu
xugaaaaaaaaa que raio de faunarios dos xineses é que tens melheri?

xugaaaaaaaaa que raio de faunarios dos xineses é que tens melheri?
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
poisssssssssssss deve ser disso, ou entaom as cobras delas abrem os faunarios com as maozinhas 

<p> </p>
<p> </p>