lampadas
Moderador: mcerqueira
A lampada de ceramica e a lampada do basking spot colocam-se do mesmo lado?Vou comprar uma basking spot zoomed de 60w acham que é demasiado para quem tem ja uma de ceramica?Sei que uma não substitui a outra mas ja vi muitos terrarios que apenas optam pela basking spot não sei é como conseguem manter as temperaturas principalmente a noite, visto esta dar luz 

-
- Membro Veterano
- Registado: quarta abr 02, 2008 1:26 pm
A lampada de ceramica serve principalmente para aquecer o ambiente, e o spot como diz o nome , ´e um sitio mais quente do que o resto do terrario. Podes por a lampada de ceramica a meio do terrario e o spot num sitio aonde o animal vai passar mais tempo que tb tem que ser perto da lampada de uvb
<p>Micro Points... it's the only way of life....</p>
<p> </p>
<p> </p>
Obrigada, mas ao colocar a lampada a meio consigo ter um lado mais frio?
Sim, eu sei, no sitio da lampada de ceramica tb esta mais quente que o resto do terrario todo, daí a minha pergunta da necessidade de uma basking spot.
Sim, eu sei, no sitio da lampada de ceramica tb esta mais quente que o resto do terrario todo, daí a minha pergunta da necessidade de uma basking spot.
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm
Shiz só por curiosidade. Como mantiveste o teu DB até agora?!?!
<p><a href="http://img101.imageshack.us/img101/5893 ... e2copy.jpg[/IMG">http://img101.imageshack.us/img101/5893 ... e2copy.jpg[/IMG</a>]</p>
-
- Membro
- Registado: sábado dez 27, 2008 7:47 pm
2Personatas;
2Caturras;Peixes
Esta é a minha opinião:
-A lâmpada de cerâmica fica a apontar na diagonal e no lado quente para criar um gradiente térmico.
-O spot fica no lado quente, ou seja no mesmo lado da lâmpada de cerâmica.
Cumps
-A lâmpada de cerâmica fica a apontar na diagonal e no lado quente para criar um gradiente térmico.
-O spot fica no lado quente, ou seja no mesmo lado da lâmpada de cerâmica.
Cumps
No terrario dele que só tem 50 de altura e 80 de comprimento tenho a lampada de ceramica num lado e não tenho de basking spot pois não tinha necessidade visto ser um terrario pequeno e a lampada de ceramica ja sobreaquecia bastante o ambiente. Como agora o terrario vai ser muito alto mais de 1 m de altura e como vai ter 3 pisos acho que faz todo o sentido ter uma lampada de basking spot na ultima plataforma mesmo em cima. Agora visto o terrario ser alto não sei se deverei ter a de ceramica no meio ou no canto. E a de basking spot de 60w é suficiente?
-
- Membro
2Personatas;
2Caturras;Peixes
sim, 60W e suficiente
-
- Membro Veterano
Voltamos ao mesmo... Das duas uma, ou não tens um termostato e dai a Lâmpada de cerâmica (não estando controlada) "sobreaquecia" o teu terrário, transformando a zona quente num enorme basking spot, ou se tinhas um termostato só conseguirias um bom basking spot se colocasses um elemento que possibilitasse ao teu DB estar mais perto da lâmpada que a tua sonda (permitindo assim atingir maiores temperaturas, o que ainda assim acaba por não ser tão eficaz (mas dá para o efeito).Shiz Escreveu:No terrario dele que só tem 50 de altura e 80 de comprimento tenho a lampada de ceramica num lado e não tenho de basking spot pois não tinha necessidade visto ser um terrario pequeno e a lampada de ceramica ja sobreaquecia bastante o ambiente.
A potência da lâmpada para o Basking Spot deve ter em conta dois factores, a temperatura exterior e a distância entre a lâmpada e o local onde o animal vai estar. Eu utilizo uma tight beam de 75w, estando a lâmpada a cerca de +-35/40cm de distância
<p><a href="http://img101.imageshack.us/img101/5893 ... e2copy.jpg[/IMG">http://img101.imageshack.us/img101/5893 ... e2copy.jpg[/IMG</a>]</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta jul 07, 2006 8:47 pm
Chlamydosaurus kingii
Mas um terrário para um DB vai ter mais de 1 metro de altura porque? com que fins?
Eu uso apenas uma lampada spot durante o dia que me dá as temperaturas correctas! No inverno, á noite troco essa lampada por uma de cerâmica..No verão não o faço pois as temperaturas no terrario sao elevadas!
Cumps
Eu uso apenas uma lampada spot durante o dia que me dá as temperaturas correctas! No inverno, á noite troco essa lampada por uma de cerâmica..No verão não o faço pois as temperaturas no terrario sao elevadas!
Cumps
<p>1.1.3 Crotaphytus collaris</p>
<p>1.0.0 Chlamydosaurus kingii</p>
<p>1.0.0 Chlamydosaurus kingii</p>
-
- Membro Veterano
O problema que vejo não terem 1m de altura, já que eles adoram trepar e estar em posições elevadas (se lhes deres mais eles iam utilizar), mas sim terem pouco espaço horizontal, espcialmente a profundidada (essa muito pequena, especialmente tendo em conta o que a Shiz quer fazer)...
É assim, eu tenho um termostato ligado a lampada de ceramica que normalmente esta nos 30º, dentro no lado quente varia dos 30º aos 33º por vezes. O terrario vai ter essa altura porque era um movel velho que estou a aproveitar, deram-me a ideia de deita-lo e eu tb ja tinha pensado nisso o que era mt melhor mas infelizmente deitando-o não tenho espaço para ele fica enorme. Mas tentei aproveitar ao meximo a altura fazendo plataformas a de cima é de ponta a ponta. E como ele deve passar a maior parte das vezes no tronco que depois tb vou colocar, bem sempre é melhor do que no que ele esta agora..
A sonda do termostato coloco a meio do terrario ou no piso ou em cima? e o termometro a sonda o melhor é ficar a meio não acham?para controlar melhor as temperaturas..
A sonda do termostato coloco a meio do terrario ou no piso ou em cima? e o termometro a sonda o melhor é ficar a meio não acham?para controlar melhor as temperaturas..
-
- Membro Veterano
Pois Shiz essa temperatura é demasiada baixa para um DB como basking spot....entre 30 e 32 (vá lá 33º) no lado quente tudo porreiro, mas falta mesmo uma zona com temperaturas mais altas, daí ser mais fácil simplesmente utilizar uma lâmpada para criar o basking spot.Shiz Escreveu:É assim, eu tenho um termostato ligado a lampada de ceramica que normalmente esta nos 30º, dentro no lado quente varia dos 30º aos 33º por vezes.
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta abr 11, 2008 9:09 pm
33º no lado quente esta bom mas deve ter um basking spot de quase 40ºThorgarth Escreveu:Pois Shiz essa temperatura é demasiada baixa para um DB como basking spot....entre 30 e 32 (vá lá 33º) no lado quente tudo porreiro, mas falta mesmo uma zona com temperaturas mais altas, daí ser mais fácil simplesmente utilizar uma lâmpada para criar o basking spot.Shiz Escreveu:É assim, eu tenho um termostato ligado a lampada de ceramica que normalmente esta nos 30º, dentro no lado quente varia dos 30º aos 33º por vezes.
-
- Membro
2Personatas;
2Caturras;Peixes
boas. Shiz, depois coloca uma fotos para percebermos melhor a sua ideia e para vermos onde se colocam as lâmpadas e as sondas.
Cumps
Cumps
Ok, talvez logo ja poste aqui neste topico uma foto do terrario para verem..claro que ainda nem a meio está,so amanha é que vou pintar mas ja dá para terem uma ideia e para me poderem ajudar..depois coloco outra quando estiver totalmente finalizado.