a minha iguana ker sair do terrario
Moderador: mcerqueira
ola a todos.. tenho a minha iguana a cerca de uma semana.. ela ja tinha outro dono mas adptou-se bem a mim... agora estou com um problema.. ela estava abituada a andar livre pela casa... mas eu aqui nao a deixo porque ainda nao sei como a agarrar e tenho medo que ela me de uma xicotada quando a tentar agarrar... ela anda sempra a tenatar abrir os vidros do terrario para sair.. ja lhe comprei uma trela peitoral mas nao sei por.... ela hoje eu estava a tentar por-lhe a trela e abri o vidro do terrario distrai-me 2 segundos e quando olhei para ela ja ca estava fora ficou toda contente a passear pelo terrario para a voltar a por no terrario tive de por a trela a volta da cabeça e puxa-la para dentro eu sei ke fiz mal ou obriga-la a entrar mas estava muito assustada porque ela nunca tinha andado solta e estava com medo ke fugisse.... agora queria pedir a opniao aos mais exprientes.. o que devo faxer ela ker sempre sair do terrario mas eu nao sei o ke devo faxer pois ela e grande e nao e façil agarra-la e tenho medo ke fuja de mim so a tenho a 1 semana...
Olá!
1º não podes ter medo das chicotadas(agora ainda não doiêm mto)
2º tens k começar a pegar mais vezes nela(com as mãos,nada de trelas)só pegando nela diáriamente é que te vais habituar ao temperamento dela e aprender a lidar com isso.
1º não podes ter medo das chicotadas(agora ainda não doiêm mto)
2º tens k começar a pegar mais vezes nela(com as mãos,nada de trelas)só pegando nela diáriamente é que te vais habituar ao temperamento dela e aprender a lidar com isso.
obrigada pela ajuda ela as vezes tenta me subir pela mao mas tem ca umas unhas.. o meu medo alem da xicota e nao a conseguir agarrar para voltar para o terrario ela e mesmo ja grande e com uma cauda enorme... e eu tenho pena dela de ela tentar sair do terrario e nao a conseguir soltar por ter medo de nao a conseguir agarrar
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm
Mas se tem assim tanto medo porque raio aceitou a iguana?
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm
Que idade e dimensão tem a iguana? EDIT: já vi que tem cerca de 70cm... Qual o comportamento dela perante ti, nomeadamente em termos de demonstração de agressividade?
Em qualquer caso, e independentemente das respostas a verdade é que deverias estar ciente, a priori, do comportamento das iguanas e a possibilidade REAL de te poderem agrafar, ou dar uma chicotada ou ficares arranhado, etc.... Quando adquires um animal tens que estar preparado para essas evntualidades e não só procurares minimizar esse risco mas sobretudo reagir de forma adequado quando isso acontecer. Essa situação não é positiva nem para o animal nem para ti, já que acabam os dois stressados. Se tens receio, e até perderes esse medo, aconselho-te a comprares uma luva grossa, tipo aquelas das obras, para utilizar sempre que se mostre necessário manusear.... Em qualquer caso se ela estava habituada a andar por fora do terrário presumo que não seja muito pequena e que estará minimamente habituada a ser manuseada.
EDIT: depois de ver as respostas do user. De facto ter receio desse tipo de arranhadelas não transmite muita confiança.... Com as unhas que têm é muito normal provocarem algumas arranhadelas. Eu que o diga com o meu Zé (DB) que está com 630gr... mas poderia dizer o mesmo dos meus esquilos terrestres, a minha doninha, etc. É tudo uma questão de hábito e perderes o receio. Vais ver que rápidamente nem te aperceber desses pequenos arranhões até olhares para eles e
Em qualquer caso, e independentemente das respostas a verdade é que deverias estar ciente, a priori, do comportamento das iguanas e a possibilidade REAL de te poderem agrafar, ou dar uma chicotada ou ficares arranhado, etc.... Quando adquires um animal tens que estar preparado para essas evntualidades e não só procurares minimizar esse risco mas sobretudo reagir de forma adequado quando isso acontecer. Essa situação não é positiva nem para o animal nem para ti, já que acabam os dois stressados. Se tens receio, e até perderes esse medo, aconselho-te a comprares uma luva grossa, tipo aquelas das obras, para utilizar sempre que se mostre necessário manusear.... Em qualquer caso se ela estava habituada a andar por fora do terrário presumo que não seja muito pequena e que estará minimamente habituada a ser manuseada.
EDIT: depois de ver as respostas do user. De facto ter receio desse tipo de arranhadelas não transmite muita confiança.... Com as unhas que têm é muito normal provocarem algumas arranhadelas. Eu que o diga com o meu Zé (DB) que está com 630gr... mas poderia dizer o mesmo dos meus esquilos terrestres, a minha doninha, etc. É tudo uma questão de hábito e perderes o receio. Vais ver que rápidamente nem te aperceber desses pequenos arranhões até olhares para eles e

Última edição por Thorgarth em segunda abr 13, 2009 3:42 pm, editado 1 vez no total.
<p><a href="http://img101.imageshack.us/img101/5893 ... e2copy.jpg[/IMG">http://img101.imageshack.us/img101/5893 ... e2copy.jpg[/IMG</a>]</p>
bem ela tem 1 ano e meio... eu perguntei em outro lado a temperatura porque sou nova aqui e como la e que estavamn as perguntas da temperatura eu fui la perguntar.. o terrario e grande.. te de humidade 50 temperatura 30.. burrifo-a duas vexes por dia com agua.. ela reage bem a mim... come na minha mao.. lembe-me os dedos... tenta trepar pela minha mao... eu dou-lhe mimos e ela ate poe a cabeça e o corpo encostadas a palma da minha mao.. e super meio... eu nao tenho medo dele.. tenho e respeito... e eu informei-me de tudo sobre a iguana antes de a ir buscar.. mas as duvidas vao surgindo quando a temos e como ninguem nasce ensinado pergunto a quem sabe perfiro perguntar do que me calar e trata-la de maneira errada...
lol...lyan Escreveu:bem ela tem 1 ano e meio... eu perguntei em outro lado a temperatura porque sou nova aqui e como la e que estavamn as perguntas da temperatura eu fui la perguntar.. o terrario e grande.. te de humidade 50 temperatura 30.. burrifo-a duas vexes por dia com agua.. ela reage bem a mim... come na minha mao.. lembe-me os dedos... tenta trepar pela minha mao... eu dou-lhe mimos e ela ate poe a cabeça e o corpo encostadas a palma da minha mao.. e super meio... eu nao tenho medo dele.. tenho e respeito... e eu informei-me de tudo sobre a iguana antes de a ir buscar.. mas as duvidas vao surgindo quando a temos e como ninguem nasce ensinado pergunto a quem sabe perfiro perguntar do que me calar e trata-la de maneira errada...

Se não tens medo da iguana pega nela.
Aproveita para lhe dar uns banhos(pôr em água quentinha) para compensar a falta de humidade.
O que é que lhe dás pra comer?
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm
Bem pode-se dizer que tens MUITA sorte com o comportamente e temperamento da tua iguana, sobretudo tendo em conta os teus receios. Imagino o que seria se o exemplar fosse a típica iguana....lyan Escreveu:bem ela tem 1 ano e meio... eu perguntei em outro lado a temperatura porque sou nova aqui e como la e que estavamn as perguntas da temperatura eu fui la perguntar.. o terrario e grande.. te de humidade 50 temperatura 30.. burrifo-a duas vexes por dia com agua.. ela reage bem a mim... come na minha mao.. lembe-me os dedos... tenta trepar pela minha mao... eu dou-lhe mimos e ela ate poe a cabeça e o corpo encostadas a palma da minha mao.. e super meio... eu nao tenho medo dele.. tenho e respeito... e eu informei-me de tudo sobre a iguana antes de a ir buscar.. mas as duvidas vao surgindo quando a temos e como ninguem nasce ensinado pergunto a quem sabe perfiro perguntar do que me calar e trata-la de maneira errada...
Quanto aos parâmetros necessários tens que corrigir rápidademente quer a temperatura diurna quer a humidade. Em relação à temperatura os 30º são uma boa temperatura diurna na parte quente do terrario MAS elas necessitam de ter acesso a uma zona que normalmente se designa por Basking spot, que deverá andar na casa dos 34º/35º.
Em relação à humidade sobe um pouco, para perto dos 65%/70%.
<p><a href="http://img101.imageshack.us/img101/5893 ... e2copy.jpg[/IMG">http://img101.imageshack.us/img101/5893 ... e2copy.jpg[/IMG</a>]</p>
ja lhe dei uma banho de agua morna... eu dou-lhe feijao verde... couve galega nao gosta muito de alface como a raçao dela da sera reptil profissional... da outra vex dei-lhe um pouco de banana mas quase nad... eu tarto muito bem dela.. todos os dias de manha e a noite limpo o terrario dela tiro os resto de comer.. limpo as neçessidades dela e po-lho de manha o desinfectante proprio para terrarios da men for san... tambem tenho uma gotas de replente de parasitos.. tenho vitaminhas dela que comprei porque quando veio nao comia sentui-se estranha ao terrario mas so usei um dia porque depoius começou logo a comer...
Lê mais isto
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=56053
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=56053