AJUDA - Novo Aquaterrário (tartaruga)

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
kurany
Membro Júnior
Registado: domingo abr 19, 2009 2:18 am

domingo abr 19, 2009 2:29 am

Boas,

tenho duas tartarugas à quase 3 anos. Uma com 10 e outra com 8cm.
O aquário que tinha tornou-se pequeno e decidi comprar agora um novo.
Tenho tudo pronto para encomendar e queria apenas opiniões da vossa parte para acharem se devo mudar alguma coisa.

:arrow: Aquário: 60x30x32
:arrow: Termostato: Tetratec 100W
:arrow: Termómetro digital
:arrow: Filtro: Eheim 2211/2213 ou Tetratec ex600 (qual será melhor?)
:arrow: Lâmpada: Repti Glo 5.0 compact 13W
:arrow: Parte seca: fora do aquário em acrilico com silicone próprio não tóxico

E tenho uma única dúvida, para a lâmpada (é de rosca) serve um candeeiro normal ou tem de ser algum especial ?
Disprasio
Membro Veterano
Registado: quarta mar 04, 2009 8:10 pm
Localização: mamiferos, aves, repteis, peixes, anfibios e alguns invertebrados

domingo abr 19, 2009 9:52 am

a lampada serve um casquilho, normal, eu axo que nao deverias comprar o aqua, vais gastar e daqui a uns tempos vai deixar de servir, compra uma caixa dos xineses das bigs
<p>&eacute; tudo uma cambada de parasitas</p>
<p>-----------------------------------------------------------</p>
<p>&nbsp;</p>
CHGA
Membro Veterano
Registado: terça abr 07, 2009 9:15 pm

domingo abr 19, 2009 10:48 am

Disprasio Escreveu:a lampada serve um casquilho, normal, eu axo que nao deverias comprar o aqua, vais gastar e daqui a uns tempos vai deixar de servir, compra uma caixa dos xineses das bigs
Concordo plenamente 8)
tem-se fomentado aqui no forum uma vaga do faça voce mesmo.. que para alem de nos deixar muito mais orgulhosos cada vez que olhamos para os nossos pet's e nos lembramos que os fizemos, deixa-nos tambem mais pesados(na carteira). por isso acho que devias ponderar fazer um por ti para as tuas tartas. se quiseres manda pm que eu tambem estou para fazer agora um com esses ditos caixotes para as minhas corcundas..

Cumps 8)
Malva
Membro Veterano
Registado: domingo set 28, 2008 9:42 am

domingo abr 19, 2009 10:49 am

Esse aqua so vai durar praí um ano. Eu comprei um de 50cm, pras minha duas pequenas no natal, mas no fim do ano acho que ja as vou ter de mudar pra um novo, devo optar tambem pelas caixas de arrumações.
http://mundodastartarugas.forumpratodos.com - Forum Tartarugas
<u><strong /></u>
kurany
Membro Júnior

domingo abr 19, 2009 1:11 pm

o aquário vai ser enchido por completo já que a parte seca vai ser feita no exterior. estou a fazer com que isto dure cerca de 2 anos (o que penso que serve).
só queria saber que filtro é que me aconselham mais entre os dois que indiquei e se para a lampada uvb (de rosca) é preciso algum candeeiro especial

obrigado a ambos
scoobydooo
Membro Júnior
Registado: segunda mar 03, 2008 12:24 pm

domingo abr 19, 2009 1:43 pm

eu tenho um aqua com medidas muito parecidas, encho-o quase com 60l. a minha parte seca tá dentro do aqua, mas quase no cimo do vidro (tive de engendrar uma "cerca" para elas não subirem). tenho 4 tartas e só uma delas é mais pequena. comprei o aqua o ano passado no verao, na altura so o colocava com 30l... agora estou a pensar seriamente em trocar novamente ainda este ano para para algo bem maior (definitivo espero!)
isto só pra dizer q o q estás a pensar comprar é capaz d n durar tanto quanto queres, por isso pondera bem no orçamento.

quanto à lampada, tb tenho uma dessas e a unica precaução q m disseram pra ter na altura foi pra colocar em casquilho de ceramica e glogo de metal. parece que a lampada aquece ligeiramente e o plástico n é aconselhavel.
na altura na ornimundo queriam 30€ pelo candeeiro, um exagero!! :?

procurei em alguns chinocas e lojas dos 300 e acabei por comprar um por 3,5€ com casquilho em ceramica e globo em metal! :D é só procurar!!
CHGA
Membro Veterano

domingo abr 19, 2009 1:48 pm

Estive a fazer as contas e o teu aquario levara cerca de 57/58 litros de agua. correcto??
Quanto ao outro ainda nao encontrei, mas o Tetratec ex600 tem um caudal de 600L/h.. Pergunto-me se isso nao criara num aquario de tao pouca agua uma corrente muito elevada. Eu pensava para ja, na fase de crescimento em algo mais "frouxo".. Mas esta e a minha opiniao.

Cumps 8)
scoobydooo
Membro Júnior
Registado: segunda mar 03, 2008 12:24 pm

domingo abr 19, 2009 2:02 pm

CHGA Escreveu:Estive a fazer as contas e o teu aquario levara cerca de 57/58 litros de agua. correcto??
Quanto ao outro ainda nao encontrei, mas o Tetratec ex600 tem um caudal de 600L/h.. Pergunto-me se isso nao criara num aquario de tao pouca agua uma corrente muito elevada. Eu pensava para ja, na fase de crescimento em algo mais "frouxo".. Mas esta e a minha opiniao.

Cumps 8)

eu comprei ontem um sunsun com caudal 1400l/h e estive hoje a montá-lo, tambem tinha medo q ficasse muita corrente, mas não!! foi só aplicar um daqueles tubos com muitos furinhos e virá-lo para o fundo do aqua. meti-o dentro de agua e assim a pressao n é tanta! montei-o hj de manha e até agora as tartas parecem gostar e n noto q a corrente seja muita!
mas também comprei este por estar a pensar em aumentar o aqua e n queria ter d fazer outro investimento noutro filtro depois.
CHGA
Membro Veterano

domingo abr 19, 2009 2:42 pm

reunindo as opinioes volto a recomendar um aquario maior. um bastante parecido com o que pretendes adequirir depois, que tenho menos alguma quantidade de agua, e assim um filtro desses, que depois ja daria para os dois.
Mas esta e so a minha opiniao. Caso o filtro nao crie corrente visto nao o fazer, a decisao e sua. Quanto ao que vi dos dois aconselhava o Tetratec ex600.

Cumps 8)
kurany
Membro Júnior

domingo abr 19, 2009 2:46 pm

CHGA Escreveu:Estive a fazer as contas e o teu aquario levara cerca de 57/58 litros de agua. correcto??

Cumps 8)
Correcto em relação à litragem. Pensei em comprar apenas o eheim 2211 mas tenho medo que o caudal seja baixo visto que as tartarugas sujam imenso, daí a minha opção ter recaído para o ex600 visto que a litragem por hora deve ser cerca de 10x a litragem do aquário. Se o caudal for um pouco forte (o que julgo não ser) faço o que o bydooo disse, aplico um tubo com muitos furinhos e tá feito.
Já encomendei tudo excepto o acrilico que irei fazer umas medições primeiro para ver as medidas certas para montar a parte seca, depois irei a uma loja da plásticas do sado já que existe uma em entrecampos que me fica bastante em conta.

Obrigado

(quando tiver tudo pronto tirarei fotos e postarei)
CHGA
Membro Veterano

domingo abr 19, 2009 3:16 pm

Ok. Depois quero ver como ficou :wink:

Cumps 8)
Anarsvv
Membro Veterano
Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 am

domingo abr 19, 2009 7:09 pm

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... sc&start=0 »» Pode tirar-te algumas dúvidas quanto ao aquário.
kurany
Membro Júnior

domingo abr 19, 2009 8:13 pm

Anarsvv Escreveu:http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... sc&start=0 »» Pode tirar-te algumas dúvidas quanto ao aquário.
obrigado ana, já tinha visto isto à um tempo e já as tive numa do género só queria algo esteticamente mais bonito pra ter no meu quarto ou na sala e por enquanto vou fazer algo deste género:
Imagem

o aquário todo pra elas nadarem e a parte seca em acrilico fora
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”