Construção aquaterrário/paludário

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
NhamNham
Membro Veterano
Registado: quarta mai 16, 2007 1:59 pm

sexta mai 29, 2009 8:34 pm

Ora então, vamos lá ver se explico a minha ideia...

Seria um terrário, construido por mim, mais alto que comprido mas ainda sem medidas definidas...
Depois iria ter num dos lados uma queda de água feita com pedras colocadas umas em cima das outras e coladas com silicone.
Esta queda de água iria desaguar num lago de tamanho considerável que iria ocupar todo o fundo do terrário.
Colocava depois uns suportes "quaisquer" logo acima do nivel da água para poder colocar terra e fazer uma "parte terrestre".
Estes suportes iriam ocupar apenas uma parte do terrário e não o fundo todo como acontecia com o lago para que possa ter um bom acesso ao mesmo.

No "lago" iria ter ou um filtro interno ou uma entrada que iria ,subir todo o terrário, passar por um filtro exterior e voltar ao lago pela queda de água.
Iria também possivelmente arranjar um pequeno termostato ou então colocaria um tapete de aquecimento por baixo do lago para aumentar um pouco a temperatura deste (caso necessário).
Por fim, adicionava umas plantas, um substrato de areão (p.exemplo), umas rochas, e finalmente uns peixitos, algo tipo neons, guppys, tetras etc (peixes de tamanho relativamente pequeno)

Na parte terrestre iria também obviamente plantar, adicionar umas lianas e vários suportes para rentabilizar ao máximo o espaço disponivel na horizontal e principalmente vertical.

Para fauna terrestre ainda estou em dúvida de qual seria a melhor espécie a adicionar, uma vez que tem de ter um comportamento "aceitável" perante a água...Era importante que não só não se afogasse como também não tivesse um comportamente hostil contra os amigos lá de baixo...

(Por cima do terrário teria um simples e comum sistema de iluminação)

Estou aberto a sugestões/criticas e ajudas.
Qual seria a melhor espécie? (estava a pensar em lagartada...)
Seria este tipo de projecto viável de fazer?

P.S : Agora só um pequeno offtopic, quem tiver uma ideia dos requisitos dos Scincus scincus, diga-me o que acha a nivel da sua necessidade ou não de radiação UVB uma vez que encontro opiniões diferentes, gostava de saber a vossa :wink:

Cumps
chelonia
Membro Veterano
Registado: segunda mai 25, 2009 6:41 pm

sexta mai 29, 2009 8:51 pm

projecto bastante interessante mesmo,
Goth1
Membro
Registado: quinta mai 28, 2009 8:51 pm

sexta mai 29, 2009 9:27 pm

ansioso que o acabes para postar as fotos
<p>"only god"</p>
<p>Ha animais com um pouco de mais inteligencia que seres humanos</p>
BeYou
Membro Veterano
Registado: quinta jan 22, 2009 3:12 am

sexta mai 29, 2009 10:54 pm

ja pensaste em por ai um dragao de agua chines?

http://www.youtube.com/watch?v=hzpjgpYZ ... re=related

ooptimo projecto 8)
NhamNham
Membro Veterano

sábado mai 30, 2009 10:25 am

O dragão de água chinês iria atingir dimensões demasiado grandes para o tamanho do terrário... Iria ser grande o suficiente para ter bom quantidade de água para os peixes e também para os que ficassem a viver na zona terrestre, mas ainda assim não seria nada "colossal" :roll:

Isto ainda é só uma ideia que só será realizada quando souber se é verdadeiramente viável e claro, quando houver possibilidades 8)
JaimeSousa
Membro Veterano
Registado: quarta out 01, 2008 1:47 pm
0.0.1 pantherophis guttata

sábado mai 30, 2009 5:52 pm

Gosto muito da ideia e estou a fazer algo do género com um amigo meu, será para rãs arboricolas, hyperolius argus. O grande problema é o risco dos animais "terrestres" se poderem afogar, e por isso vamos por bastantes troncos e ramos a sair da água para facilitar a saida das rãs caso caiam á agua, esperemos que seja o suficiente. Outro problema é a alimentação, porque os insectos facilmente vão parar á agua e afogam-se, sendo um desperdicio, por isso esperamos que os peixes que tivermos se alimentem deles (neste caso drosophila). Quanto ao dragão de água, precisa de bastante espaço, e é capaz de tentar comer os peixes. É uma exelente ideia, mas complicada para se por em pratica. Já agora deixo-te um link, talvez já conheças, de um projecto no género espectacular, que vi num fórum de aquariofilia, deixado pelo José Pedro: http://www.hans-paludarium.nl/index_eng.htm

Cumps e boa sorte!
PedroC10
Membro Veterano
Registado: quarta dez 31, 2008 9:12 am

sábado mai 30, 2009 6:28 pm

No ano passado pensei em fazer algo do género, mas devido tanto à minha inexperiência como terrários plantados, como com a dificuldade do projecto, acabei por não avançar das ideias.. Mas por outro lado, podes sempre por uma redezita uns cm abaixo do nível da água, de tal modo que se os habitantes terrestres por acaso lá caírem, não se afogarem. Não fica muito bonito, mas com umas tintas e outros tipos de disfarces, nem se deve notar muito..

Abraço e vai dando noticias do projecto, espero que consigas realizar pois de facto e uma ideia bastante agradável..
http://faunaselvagem.blogs.sapo.pt/ Blog sobre animais selvagens e animais de companhia
AlunoBioGeo
Membro Veterano
Registado: terça mar 25, 2008 8:40 pm

segunda jun 01, 2009 12:37 am

Porque não uma cobra de água? Na Europa ainda não estão muito difundidas, mas nos EUA já começa a ser comercializada alguns ofídeos do género Nerodia...

Nerodia fasciata (cobra-de-água bandada) e Nerodia taxispilota (cobra-de-água castanha) são alguns exemplos que podes ver à venda aqui, mas será muito dificil conseguires importação, mas são cobras lindíssimas;)

Aqui poderás ver as suas caracteristicas... Será de difícil manutenção uma vez que se alimenta de anfíbios, peixe e pequenos crustáceos), mas tu és já um expert nos répteis, logo pouca gente em Portugal teria capacidade de as tratar bem;)
"<strong>O que sabemos &eacute; uma gota, o que ignoramos &eacute; um oceano.</strong>" (Isaac Newton)

<strong>"Existem duas coisas infinitas: o Universo e a Estupidez Humana. Mas n&atilde;o tenho certeza acerca do universo." </strong>(Albert Einstein) <strong>

"Todos os P&aacute;ssaros s&atilde;o Aves, mas nem todas as Aves s&atilde;o P&aacute;ssaros!" </strong>(M&aacute;xima da Zoologia, que pode ter v&aacute;rios sentidos na vida)

<strong>- Nunca te esquecerei, meu pequenino... Estar&aacute;s sempre comigo C&iacute;cero!</strong>
JaimeSousa
Membro Veterano

segunda jun 01, 2009 12:46 am

AlunoBioGeo Escreveu:Porque não uma cobra de água? Na Europa ainda não estão muito difundidas, mas nos EUA já começa a ser comercializada alguns ofídeos do género Nerodia...

Nerodia fasciata (cobra-de-água bandada) e Nerodia taxispilota (cobra-de-água castanha) são alguns exemplos que podes ver à venda aqui, mas será muito dificil conseguires importação, mas são cobras lindíssimas;)

Aqui poderás ver as suas caracteristicas... Será de difícil manutenção uma vez que se alimenta de anfíbios, peixe e pequenos crustáceos), mas tu és já um expert nos répteis, logo pouca gente em Portugal teria capacidade de as tratar bem;)
Isso talvez fosse um problema para os peixes que ele quer manter, já que se alimentam de peixe. Provavelmente teria de escolher entre a cobra ou os peixes. Eu penso que uma rã arboricola é o mais indicado para o que procuras fazer.
AlunoBioGeo
Membro Veterano

segunda jun 01, 2009 12:51 am

JaimeSousa Escreveu:
AlunoBioGeo Escreveu:Porque não uma cobra de água? Na Europa ainda não estão muito difundidas, mas nos EUA já começa a ser comercializada alguns ofídeos do género Nerodia...

Isso talvez fosse um problema para os peixes que ele quer manter, já que se alimentam de peixe. Provavelmente teria de escolher entre a cobra ou os peixes. Eu penso que uma rã arboricola é o mais indicado para o que procuras fazer.
Sim, tens razão :oops: Não me lembrei desse "pormaior" :| Acabei por me entusiasmar com a espécie, uma vez que são animais fantásticos e ainda por cima seriam ideais para o habitat que ele quer criar, mas teria problemas com ela a comer-lhe os peixes :lol:
"<strong>O que sabemos &eacute; uma gota, o que ignoramos &eacute; um oceano.</strong>" (Isaac Newton)

<strong>"Existem duas coisas infinitas: o Universo e a Estupidez Humana. Mas n&atilde;o tenho certeza acerca do universo." </strong>(Albert Einstein) <strong>

"Todos os P&aacute;ssaros s&atilde;o Aves, mas nem todas as Aves s&atilde;o P&aacute;ssaros!" </strong>(M&aacute;xima da Zoologia, que pode ter v&aacute;rios sentidos na vida)

<strong>- Nunca te esquecerei, meu pequenino... Estar&aacute;s sempre comigo C&iacute;cero!</strong>
JaimeSousa
Membro Veterano

segunda jun 01, 2009 1:07 am

AlunoBioGeo Escreveu:
JaimeSousa Escreveu:

Sim, tens razão :oops: Não me lembrei desse "pormaior" :| Acabei por me entusiasmar com a espécie, uma vez que são animais fantásticos e ainda por cima seriam ideais para o habitat que ele quer criar, mas teria problemas com ela a comer-lhe os peixes :lol:
:wink: Pois eu percebi que não tavas a ter isso em conta :) . Pessoalmente são cobras que valem mais pelo set up e pelos seus habitos do que pela cobra em si, isto porque agrada-me bastante a ideia de recriar um habitat com uma parte aquatica, tem habitos semi-aquaticos bastante interessantes mas, para mim, a sua beleza deixa algo a desejar. Têm cores muito "mortas"... Mas é tudo uma questão de gostos. Cumps
AlunoBioGeo
Membro Veterano

segunda jun 01, 2009 1:22 am

JaimeSousa Escreveu:
AlunoBioGeo Escreveu:
JaimeSousa Escreveu:

:wink: Pois eu percebi que não tavas a ter isso em conta :) . Pessoalmente são cobras que valem mais pelo set up e pelos seus habitos do que pela cobra em si, isto porque agrada-me bastante a ideia de recriar um habitat com uma parte aquatica, tem habitos semi-aquaticos bastante interessantes mas, para mim, a sua beleza deixa algo a desejar. Têm cores muito "mortas"... Mas é tudo uma questão de gostos. Cumps
Não é bem assim... Têm uma beleza muito natural, claro que não têm aquelas colorações todas das corn "breed-maker" mas são cobras com um padrão muito interessante, na minha opinião! Mas é como dizes, é uma questão de gostos;) hehehe...

Cumps

NhamNham
Membro Veterano

segunda jun 01, 2009 5:51 pm

Realmente esse é o tipo de cobra que dá para fazer uns setups muito porreiros mesmo...
Já cheguei a por em causa, não para um terrário deste género que apresento no tópico mas para outro, uma cobra que por mais que agora pense não me lembro do nome... Penso ser do género Thamnophis, uma que é preta com "uma" risca branca e de cabeça vermelha...
Mas as conversas dos cheiros que elas têm fizeram com que fosse só mesmo uma ideia muito temporária :roll:

Mas tal como o Jaime disse, para este tipo de terrário, meter um animal desses era condenar os peixes :twisted:

Rãs arboricolas era sem dúvida uma boa hipotese, senão mesmo das melhores, mas como já cá tenho um terrário para rãs arboricolas, caso levasse esta ideia para a frente, seria para exprimentar algo "diferente"...

Também já pensei, será que existe algum tipo de colubrideo arboricola legal em Portugal e de acesso possivel (já não peço fácil :roll:) , que se adaptasse bem a um ambiente deste género?
Mas cheguei à conclusão que..... é pouco provável :lol:
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”