Os ódios de muitos são as minhas delícias...

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

terça jun 09, 2009 3:27 am

Pois é... no passado dia 28 fui mordido pela 1ª vez por uma víbora.

Estava calor.. bastante calor. Quando atravessei a serra dos candeeiros, deparei-me com uma Vipera latastei, bem pequena (provávelmente um juvenil do ano passado).
Tenho manuseado víboras já há muitos anos e quando se trata de um indivíduo adulto (já cheguei a capturar indivíduos com quase 60 cm), tenho o máximo de atenção e cuidados, sobretudo com captura a "mãos nuas".
Neste caso, como se tratava de um indivíduo de pequenas dimenções e, embora estivesse a mais de 100 metros do carro, onde tinha a máquina fotográfica, resolvi capturá-lo para tirar umas fotos.
Notei que o bicho estava muito àgil, ágil demais para uma víbora. Era do calor que se fazia sentir, o qual acelerava o seu metabolismo.
Não tive problemas em capturá-la, embora, com uma velocidade fora do normal, desse alguma "luta".
O problema foi descurar o calor ao manusear o animal aqueles 100 metros até ao carro.
A meio do caminho, notei que estava a apertar o animal em demasia e resolvi aliviar.
Ora com a maleabilidade daquelas mandíbulas, levei uma ferroada. Um dos dentes apenas penetrou na pele sem inocular o que quer que fosse, mas o outro ainda foi fundo. São autenticas agulhas que trabalham independentemente e furam a pele mais dura.
Para alem da espetadela, não notei grande coisa... fui até ao carro, saquei da máquina e tirei umas fotos.
Só depois de algum tempo é que o dedo me começa a inchar ligeiramente e com alguns sintomas de ardor.
Digo para o meu colega: Se calhar ainda tenho de ir ao centro de saúde.
Mas o facto é que passadas mais ou menos 2 horas o dedo já estava completamente normal.
Prova de que o meu sistema imunitário está porreio e que isto serviu para o reforçar.
Fiquei com uma recordação: A inoculação de veneno de víbora que experimentei pela 1ª vez. Gostei. Não me causou mau estar nem dores insuportáveis e passou pouco depois.
Os mitos de que as víboras podem matar, não passam disso mesmo, mitos.
Mesmo pessoas mordidas por exemplares adultos, ultrapassam sem problemas a inoculação do veneno. As únicas pessoas que necessitam de cuidados especiais, são crianças, idosos ou pessoas imunosuprimidas.

Esta víbora deixou-me um pouquinho dela no meu corpo, activando ainda mais o meu organismo. Tudo o que é por "conta e medida", acaba por ser saudável e não maléfico.
Não me importo de ser mordido mais vezes. É sinal que as víboras, cada vez mais escassas, aindam andam por aí!! Para mim isto foi mesmo uma DELÍCIA!! :wink:

Durante a captura...
Imagem

A agressividade continua a estar "à flor da pele" devido às altas temperaturas
Imagem

Aqui vê-se um dos dentinhos que me ferrou...
Imagem

Após a libertação...
Imagem

Mesmo assim ainda se atirou à máquina fotográfica. O calor é mesmo o speed dos répteis.
Imagem[/i]
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

terça jun 09, 2009 7:25 am

E fotos do dedo Francisco?

Belo bicho isso sem dúvida :D
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
jpmf
Membro Veterano
Registado: domingo set 14, 2003 9:26 am
Contacto:

terça jun 09, 2009 9:21 am

Simplesmente fantástico...
bluejay
Membro Júnior
Registado: sexta out 29, 2004 1:24 pm

terça jun 09, 2009 9:22 am

A inveja é uma coisa tão feia :(
Mas admite, ainda ficaste com adrenalina aos pulas ;)
Brake
Membro Veterano
Registado: sexta jun 13, 2008 1:31 pm

terça jun 09, 2009 9:38 am

jpmf Escreveu:Simplesmente fantástico...
Francisco, que continue aqui muitos anos para nos contar muitos testemunhos desses.

Eis um topico que dá prazer ler.

Fantástico sim sr.
Brake
PedroC10
Membro Veterano
Registado: quarta dez 31, 2008 9:12 am

terça jun 09, 2009 9:40 am

Mas que fotos :o :o

Estas já só existem nas nossas serras mais remotas? É que no outro dia cruzei-me com uma pequena cobra muito agressiva, mas era perto de uma aldeia com alguma movimentação, tentei tira-la da estrada mas como não tinha experiência em cobras, nem consegui identificar a espécie, não quis arriscar. Mas era um pouco parecida com essa, pelo padrão nas costas.. mas pelo local era mais provável que fosse uma cobra de escadas ainda pequena.
http://faunaselvagem.blogs.sapo.pt/ Blog sobre animais selvagens e animais de companhia
Thorgarth
Membro Veterano
Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm

terça jun 09, 2009 9:49 am

Que belo exemplar, mas acima de tudo um excelente relato de muitos que com certeza nos poderia contar.

Como já tive oportunidade de referir a alguns users daqui acho que seria uma óptima ideia a organização de uma "field trip" para exploração e "captura" (obviamente através de uma máquina ou câmara de filmar) de animais selvagens, com incidência particular em répteis, o que penso que seria particularmente interessante para quem como eu vive numa grande cidade, sem grande contacto directo com as zonas mais campestres e selvagens. Penso que seria uma experiência muito boa...
jpmf
Membro Veterano
Registado: domingo set 14, 2003 9:26 am
Contacto:

terça jun 09, 2009 9:59 am

Thorgarth Escreveu:Que belo exemplar, mas acima de tudo um excelente relato de muitos que com certeza nos poderia contar.

Como já tive oportunidade de referir a alguns users daqui acho que seria uma óptima ideia a organização de uma "field trip" para exploração e "captura" (obviamente através de uma máquina ou câmara de filmar) de animais selvagens, com incidência particular em répteis, o que penso que seria particularmente interessante para quem como eu vive numa grande cidade, sem grande contacto directo com as zonas mais campestres e selvagens. Penso que seria uma experiência muito boa...
Já estamos a tratar disso. Tem calma...

Novidades para breve.
pathelen
Membro Veterano
Registado: segunda out 27, 2008 9:24 am

terça jun 09, 2009 10:20 am

Fang, gostei de ler o seu relato embora sentisse um friozinho na coluna, quando disse que foi mordido... :oops: embora tenha lido que não lhe causou quaisquer problema, não consigo ficar muito á vontade com a ideia de ver esses animais lindos de perto!

Mais uma vez adorei as suas fotos...

Parabéns.
Native
Membro Veterano
Registado: sexta dez 21, 2007 6:33 pm

terça jun 09, 2009 11:57 am

Belas fotos, bela experiencia e belo tópico...obrigado Francisco ;)
element
Membro Veterano
Registado: quinta jun 12, 2008 7:53 pm

terça jun 09, 2009 12:54 pm

Grandes fotos.
NhamNham
Membro Veterano
Registado: quarta mai 16, 2007 1:59 pm

terça jun 09, 2009 1:07 pm

As fotos estão muito boas, parabéns!

Realmente tenho pena de ser raro avistar uma cobra...
Mais ou menos amigável, é sempre bom ver um exemplar desses :roll:
Nazgul93
Membro Veterano
Registado: quarta set 10, 2008 1:12 pm

terça jun 09, 2009 1:25 pm

Linda!
Infelizmente, cada vez mais escassas...
<strong>

__"Dias de luta, Dias de gl&oacute;ria"__</strong><strong> </strong> 1.0.0 Homo sapien<strong> - </strong><strong>Homo Libero 1.0.0 : </strong>Nuno Santos. <u> </u>
nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

terça jun 09, 2009 2:20 pm

Linda cobrinha! Belas fotos !
Lindos dentinhos ! :twisted:
E grande touca !!!!!!! Gostou então da experiência? ! :lol: :lol: :lol:
Venham de lá mais ferroadelas nos dedos do Francisco... :lol: :lol:
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
pathelen
Membro Veterano
Registado: segunda out 27, 2008 9:24 am

terça jun 09, 2009 2:25 pm

nicasxi Escreveu:Linda cobrinha! Belas fotos !
Lindos dentinhos ! :twisted:
E grande touca !!!!!!! Gostou então da experiência? ! :lol: :lol: :lol:
Venham de lá mais ferroadelas nos dedos do Francisco... :lol: :lol:

:lol: :lol: :lol: :lol:
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”