Alimentação de Tartarugas Aquáticas

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
Malva
Membro Veterano
Registado: domingo set 28, 2008 9:42 am

terça ago 04, 2009 11:36 am

Aparece aqui muita gente que dá por exemplo alface às tartas e outras coisas que nao se devem dar e que nao sabem muito bem o que devem dar e o que nao podem dar.

Por isso vou colocar aqui um guia de alimentação que eu fiz pra outro forum.

A base da alimentação devem ser os sticks, ração própria para tartarugas. É um alimento equilibrado e que contém os elementos essências para o crescimento saudável da tartaruga. Mas isto não basta para uma correcta alimentação da tartaruga, esta tem que ser alimentada com alimentos frescos.

Entre os alimentos de origem animal:
- peixe de rio (nunca deve ser dado peixe de água salgada), como o salmão, truta, carpa…;
- delicias do mar
- ração própria para gato, esta deve ser light e dada ocasionalmente pois contém elevados níveis de gordura;
- insectos, como caracóis, gafanhotos e grilos (apenas devem ser dados deste animais comprados em lojas ou preferencialmente criados pelo dono, os selvagens, contém parasitas prejudiciais à saúde da tartaruga);
- carne branca, como o peru ou frango (deve ser dado também ocasionalmente pois contém elevados níveis de gordura);
- gammarus (camarões preparados próprios para tartarugas), ao contrário do que se pensa este alimento não deve ser a base da alimentação, mas sim usado como guloseima, pois o seu valor nutricional é muito reduzido.

Como alimentos de origem vegetal:
- fruta, como a maçã, bana, morango, melão, manga, uvas…;
- vegetais, como cenoura, ervilha, agrião, abóbora, bróculos…

Nunca devem ser dadas frutas cítricas, como a laranja, tangerina…
Também não deve ser dada alface, para além do seu pouco valor nutricional, pode causar problemas nos intestinos destes animais.

Isto deve ser complementado com Vitaminas, à venda nas petshops.
Última edição por Malva em quarta ago 05, 2009 5:40 pm, editado 2 vezes no total.
http://mundodastartarugas.forumpratodos.com - Forum Tartarugas
<u><strong /></u>
Simpt
Membro Júnior
Registado: quarta jun 17, 2009 3:27 pm

terça ago 04, 2009 1:38 pm

Bem comos os sticks à venda em qualquer loja de animais.
A comida de gato deve ser light que contem menos gordura.
Ianarosh
Membro Veterano
Registado: sábado jul 04, 2009 6:05 pm

terça ago 04, 2009 1:45 pm

Simpt Escreveu:Bem comos os sticks à venda em qualquer loja de animais.
A comida de gato deve ser light que contem menos gordura.
A Malva referiu os sticks Simpt
VanesIsa
Membro Veterano
Registado: quinta mai 29, 2008 10:10 pm
Localização: *6.Tartarugas *3.Cadelas *1.Caturra *3.Gerbos *1.PDI

terça ago 04, 2009 1:51 pm

Uvas!!! As minhas adoram uvas... :D

Também se pode dar brócolos e delicias do mar.
Ianarosh
Membro Veterano

terça ago 04, 2009 1:53 pm

VanesIsa Escreveu:Uvas!!! As minhas adoram uvas... :D

A piri também é louca por uvas lol
as tuas comem com casca e tudo? a minha manda fora a casta :lol: muito engraçado ve-la a fazer isso mas da um trabalhao tar a descascar a uva xD
Nazgul93
Membro Veterano
Registado: quarta set 10, 2008 1:12 pm

terça ago 04, 2009 1:56 pm

Devias mudar o titulo e o texto inclusive.
Tartarugas há muitas, quem sabe do assunto sabe do que estás a falar, mas quando se dá info como esta, deve-se ser mais especifico, senão, quem nao sabe, nao sabe de que tipo de tartarugas estás a falar.
<strong>

__"Dias de luta, Dias de gl&oacute;ria"__</strong><strong> </strong> 1.0.0 Homo sapien<strong> - </strong><strong>Homo Libero 1.0.0 : </strong>Nuno Santos. <u> </u>
Simpt
Membro Júnior

terça ago 04, 2009 1:56 pm

As minhas adoram delicias do mar, assim como repolho...
VanesIsa
Membro Veterano

terça ago 04, 2009 2:06 pm

Ianarosh Escreveu:

as tuas comem com casca e tudo? a minha manda fora a casta :lol: muito engraçado ve-la a fazer isso mas da um trabalhao tar a descascar a uva xD
Eu tiro a casca... As mais pequeninas não sei se conseguiam comer com casca, nunca experimentei! Mas as grandes engolem-me o comer num ápice!!! Maçã é o que dou mais às maiores e elas também gostam bastante, é a ver quem consegue mordiscar primeiro o pedaço!

Eu dou-lhes todo este tipo de comer à boca! Vocês metem na água?
Simpt
Membro Júnior

terça ago 04, 2009 2:08 pm

VanesIsa Escreveu:
Ianarosh Escreveu:

Eu tiro a casca... As mais pequeninas não sei se conseguiam comer com casca, nunca experimentei! Mas as grandes engolem-me o comer num ápice!!! Maçã é o que dou mais às maiores e elas também gostam bastante, é a ver quem consegue mordiscar primeiro o pedaço!

eu coloco na água... principalmente nas grandes elas são timidas não gostam que as vejam a comer :lol:
Ianarosh
Membro Veterano

terça ago 04, 2009 2:10 pm

VanesIsa Escreveu:
Ianarosh Escreveu:

Eu meto na agua porque os bocados de uva que dou sao pequenos e nao quero levar uma dentada sim que a piri ta com uma força ui ui e ja cresceu :D (olhó "pai" babado xD)
Eu de vez em quando dava um ou outro stick a boca mas ela começou a ver os meus dedos como comida entao deixei de dar e agora ja nao tenta comer os meus dedos XD

Quando a maça ja dei uma vez mas nunca mais... ela nao sei porque ficou com muita energia, ficou tipo speedy gonzales a navar pelo aquario e tentar sair entao deixei disso :P
VanesIsa
Membro Veterano

terça ago 04, 2009 2:20 pm

:lol:

Eu sempre dei às minhas (10) à mão, desde a mais pequena à maior... E por mais incrível que pareça a maior -Graptemys pseudogeographica pseudogeographica- é a mais calma a comer e a que nos vem sempre comer à mão sem qualquer problema, pois ela morde suavemente, nunca nos mordeu os dedos, até os nossos amigos lhes dão comer à boca! Em contrapartida a mais pequena -Sternotherus odoratus- é terrível, só não nos morde se não conseguir...
Ianarosh
Membro Veterano

terça ago 04, 2009 2:25 pm

VanesIsa Escreveu::lol:

Eu sempre dei às minhas (10) à mão, desde a mais pequena à maior... E por mais incrível que pareça a maior -Graptemys pseudogeographica pseudogeographica- é a mais calma a comer e a que nos vem sempre comer à mão sem qualquer problema, pois ela morde suavemente, nunca nos mordeu os dedos, até os nossos amigos lhes dão comer à boca! Em contrapartida a mais pequena -Sternotherus odoratus- é terrível, só não nos morde se não conseguir...
haha pois mas a minha ja anda mais calma e aquilo da carapaça era muda mesmo ja esta limpinha :D
Nazgul93
Membro Veterano
Registado: quarta set 10, 2008 1:12 pm

terça ago 04, 2009 5:07 pm

Nazgul93 Escreveu:Devias mudar o titulo e o texto inclusive.
Tartarugas há muitas, quem sabe do assunto sabe do que estás a falar, mas quando se dá info como esta, deve-se ser mais especifico, senão, quem nao sabe, nao sabe de que tipo de tartarugas estás a falar.
:arrow: :wink:
<strong>

__"Dias de luta, Dias de gl&oacute;ria"__</strong><strong> </strong> 1.0.0 Homo sapien<strong> - </strong><strong>Homo Libero 1.0.0 : </strong>Nuno Santos. <u> </u>
shanebeschen
Membro Veterano
Registado: terça mar 20, 2007 7:17 pm

terça ago 04, 2009 7:53 pm

Nazgul93 Escreveu:Devias mudar o titulo e o texto inclusive.
Concordo, apesar da boa intençao e de servir como guia genericamente, ha mtas especies e cada uma ou grupo de especies tem as suas especificidades.Ja agora carnes vermelhas tb podem ser dadas apesar de n com a frequencia das restantes e broculos cenouras e frutos c/ elevados niveis de frutose devem ser dados pontualmente.A alface é apenas mais um mito, se bem que n costumo dar às minhas, mas alem de poder ser dada ate c/ frequencia especies como romana e italiana vermelha, o facto é que efectivamente dispoe de um fraco nivel nutricional-mas é boa em situaçoes pontuais de obstipaçao e desidrataçao.
Ianarosh
Membro Veterano

terça ago 04, 2009 8:28 pm

Pode-se dar pepino? nao lhes faz mal? (e bom para a desidrataçao como o membro a cima tinha dito)
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”