UVB: raios uvb e uva são-nos dados pelo sol, sendo que a radiação que atinge a terra se decompõe da seguinte forma--- infravermelha(46%), visivel(47%), ultravioleta(7%)--- para tartas as que importam são as UV---b pois contribuem para fixação do calcio e logo bom desenvolvimento osseo---a pois estimulam "o apetite"--- conseguem-se artificialmente(Sem acesso directo---sem vidros pelo meio,p/ex.---ao sol) com lampadas criadas p/ o efeito. As famosas Uvb tubulares( tipo fluorescentes de cozinha) ou compactas( tipo candeeiro com rosca maior E27).
Potência: o sol atinge-nos, num dia sem nuvens de verão com 1000W/m2 o que significa, não sendo a rigor assim, que cada metro quadrado é atingido por 70W de UV, estão a ver o tamanho dos nossos pet´s não estão?
A Exo-terra aponta p/ uma potencia de UVB´s de 270mW/cm2 no Equador ao meio.dia.
Lampadas exo-terra a ref. correcta p/ quem precisa é repti-glo 5.0 UVB( emitem tambem a)---apropriadas p/ a maioria dos repteis 5.0 SIGNIFICA 5% DE uvb--- em varias potencias, 20 e 13W são as mais comuns, o FABRICANTE refere explicitamente até um ano de duração, aconselha seu uso de entre 10 a 12 h p/dia , refere que em um ano de utilização a lampada emite 50% de UV´s. No entanto refere tambem que a duração media das suas lampadas é de 3000h.

Uvb repti-glo 5.0 20W 60cm tubular


Uvb repti-glo 5.0 13W compacta (casquilho E27)
OS TERMOSTATOS: o que realmente precisamos p/ aquecer a agua é de uma resistência electrica, formula base p/ calculo respectivo: 1.16W aquecem 1 litro de agua em 1ºcelsius (de 14.5º p/ 15.5ºc) em 1 hora, ok?, esqueçam, vale o que diz o fabricante ou 1 regra da pratica, 1W p/1L +-. Estas resistências não podem trabalhar indefinidamente (ex. limite ou ferviam a agua ou queimavam) ai entra o termostato, fixo ou ajustavel com ºc ou ºf, devendo este ser calibrado c/ a leitura efectiva da temperatura da agua ( lida c/ qualquer vulgarissimo termometro "pá febre") e fixação do valor desejado, p/ex. 25ºc., caso um de taragem fixa venha em ºf (74ºf=23,3ºc) nada como usar os conversores dos telemoveis.Estas resistências devem mesmo ser adequadas aos litros de agua do aqua.

Resistência 25W

Resistência 100W


2 regulações de termostato similares

Termostato aberto electricamente(interruptor desligado)= resist desligada

Tremostato fechado electricamente( interruptor ligado) resist a aquecer
Não sabemos os litros de agua no nosso aqua: 1 dcm3 de agua é igual a 1 litro, i. e., se temos 50cmx20cmx10cm( altura de agua) temos que: 5x2x1=10 litros leva o nosso aqua.
Não conseguiriamos facilmente ajustar uma resistencia a este aqua, ficaria sobredimensionada, o minimo que ja vi, e tenho, são 25W, depois 50,75,100,150,200W são talvez as mais comuns.
O intuito deste topico é ajudar quem menos entende como peço me ajudem a mim se algo estiver incorrecto ou com novas informações, obrigado.