Lampropeltis

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
nenuka
Membro
Registado: segunda fev 05, 2007 11:38 am

sexta ago 21, 2009 10:21 pm

Ola

Venho pedir a vossa opiniao em relação ao tamanho da comida da minha cobra.
É uma lampropeltis triangulus hondurensis tangerina amelanic penso que ela tenha mais ou menos um ano e meio.

E a minha questão é a seguinte, ando-lhe a dar 2 ratos 1º pelo de 5 em 5 dias e quero lhe dar desmamado mas nao sei se ela conseguirá ja comer desse tamanho, o que acham?

Deixo algumas fotos dela:

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Zeuzito
Membro Veterano
Registado: terça out 31, 2006 6:17 pm
Piton Regius

sexta ago 21, 2009 10:41 pm

Boas

Eu penso que consegue muito bem com um desmamado.
Faz o seguinte, pesa a cobra e consoante o peso dela, da-lhe um desmamado de 15% do peso total da cobra.
E so vejo razão de lhe dares de 5 em 5 dias se houver necessidade de aumentar peso, porque acho que de 7 em 7 estaria bem.

Cumps
Todos querem o perfume das flores, mas poucos sujam as suas mãos para cultivá-las...
AlunoBioGeo
Membro Veterano
Registado: terça mar 25, 2008 8:40 pm

sábado ago 22, 2009 1:01 am

nenuka Escreveu:Ola

Venho pedir a vossa opiniao em relação ao tamanho da comida da minha cobra.
É uma lampropeltis triangulus hondurensis tangerina amelanic penso que ela tenha mais ou menos um ano e meio.

E a minha questão é a seguinte, ando-lhe a dar 2 ratos 1º pelo de 5 em 5 dias e quero lhe dar desmamado mas nao sei se ela conseguirá ja comer desse tamanho, o que acham?
A melhor forma de veres isso é medires o diâmetro da parte mais larga da cobra (sem ser a cabeça) e ela conseguirá ingerir qualquer rato que tenha até 1,5x desse diâmetro (de largura)...
"<strong>O que sabemos &eacute; uma gota, o que ignoramos &eacute; um oceano.</strong>" (Isaac Newton)

<strong>"Existem duas coisas infinitas: o Universo e a Estupidez Humana. Mas n&atilde;o tenho certeza acerca do universo." </strong>(Albert Einstein) <strong>

"Todos os P&aacute;ssaros s&atilde;o Aves, mas nem todas as Aves s&atilde;o P&aacute;ssaros!" </strong>(M&aacute;xima da Zoologia, que pode ter v&aacute;rios sentidos na vida)

<strong>- Nunca te esquecerei, meu pequenino... Estar&aacute;s sempre comigo C&iacute;cero!</strong>
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

sábado ago 22, 2009 8:18 am

Zeuzito Escreveu:Boas

Faz o seguinte, pesa a cobra e consoante o peso dela, da-lhe um desmamado de 15% do peso total da cobra.
E so vejo razão de lhe dares de 5 em 5 dias se houver necessidade de aumentar peso, porque acho que de 7 em 7 estaria bem.

Cumps
Zeuzito, as lampros e as corn não têm a boca do tamanho duma regius e a regra dos 15% ... Aliás as lampros têm uma boca bem pequena.
Eu aplico cá em casa a regra da 1,5x a parte mais larga da cobra, ou seja o tamanho do rato deve ser ATÉ 1 vez e meia a parte mais larga da cobra.

Nenuka, nas fotos não há ponto de comparação, experimente tirar-lhe uma foto ao lado duma esferografica bic para termos ponto de comparação.

Outra coisa que ninguém se lembrou de perguntar, os 1ºs pelo são de rato (mus musculus) ou de ratazana (rattus norvegicus)?
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
VeLLiKi
Membro Veterano
Registado: terça mai 11, 2004 10:17 am

sábado ago 22, 2009 9:14 am

10% peso corporal (100g---»10g alimento).
<a href="http://www.reptilherp.com">www.reptilherp.com</a>&nbsp;tentar fazer a diferen&ccedil;a...
nenuka
Membro
Registado: segunda fev 05, 2007 11:38 am

sábado ago 22, 2009 8:11 pm

os 1º pelo sao de musculo, agora nao tenho possibilidade de tirar uma foto mas quando tirar posto aqui para verem.

vou ver se a consigo pesar tambem para ter entao a noção dos pesos.

obrigada
Psynapse
Membro Veterano
Registado: quarta nov 12, 2008 9:35 pm

sábado ago 22, 2009 8:49 pm

Nenuka, tente por fotos como a Kitten disse para termos uma ideia melhor. Assim de repente e em relação aos objectos que estão em seu redor, parece-me que come com facilidade um desmamado de mus ou um PP de ratazana, mas nada como comparar a cobra com o alimento. Alimentando com um destes, de 6/6 ou 7/7 estará bem, sendo que o mais correcto é ir alternando mus com ratazana.

Parabéns pela minhoca. É muito bonita 8)
<p>"South and North Korea, stop the fight.&nbsp; After all, you are all chinese..." </p>
Psynapse
Membro Veterano
Registado: quarta nov 12, 2008 9:35 pm

sábado ago 22, 2009 8:53 pm

kitten Escreveu:
Zeuzito Escreveu:Boas

Cumps
Zeuzito, as lampros e as corn não têm a boca do tamanho duma regius e a regra dos 15% ... Aliás as lampros têm uma boca bem pequena.
Eu aplico cá em casa a regra da 1,5x a parte mais larga da cobra, ou seja o tamanho do rato deve ser ATÉ 1 vez e meia a parte mais larga da cobra.

Concordo a 100%. Em lampropeltis, a estimativa pelo peso nem sempre é muito certa em relação ao volume das presas, pelo que também uso o método do olhómetro, pesando sempre depois só para ter uma ideia.
<p>"South and North Korea, stop the fight.&nbsp; After all, you are all chinese..." </p>
Zeuzito
Membro Veterano
Registado: terça out 31, 2006 6:17 pm
Piton Regius

sábado ago 22, 2009 9:47 pm

Boas

Este topico não é meu mas já me serviu para tirar duvidas e aprender um pouco mais.
Eu de facto com a Regius aplico a regra de 15/20% do peso corporal em alimento. Mas claro as Lampros têm uma boca bem mais pequena que as Regius, e o mesmo se passa com as Elaphes.

E este post foi optimo porque estou a pensar adquirir uma Lampro ou Elaphe (se bem que estou mais para as Elaphes) 8)
Claro está que o mais provavel fosse eu dar-lhe os tais 15/20%, mas agora sei que posso aplicar a regra de 1,5 mas claro vou pesar sempre para comparar.

Já agora para os entendidos e peço desde ja desculpa ao autor do topico por colocar aqui esta questão mas é para não estar a abrir outro tópico :?

Estes preços estão dentro do normal??

Elaphes

* Elaphe guttata 'Nominal'--------------->€30
* Elaphe guttata 'Albina' (amelanica)---> €40
* Elaphe guttata 'Creamsicle'------------>€50
* Elaphe guttata 'Blood red'-------------->€80
* Elaphe guttata ' Anerystica Black'----->€45
* Elaphe obsoleta lindheimeri 'leucística'>€50 (minha favorita)

Lampropeltis

* Lampropeltis t. hondurensis 'Amelanica'----->€90
* Lampropeltis triangulum cambelli------------>€60
* Lampropeltis t. cambelli 'Apricot' ------------>€65

Existem varias fases das Elaphes e Lampros, apenas mencionei estas por serem as disponiveis de momento no criador, sendo que a Elaphe mais cara chega aos €80 que é a Blood Red, e a Lampro mais cara chega aos 100€ que é a L. t. hondurensis 'Tangerina Amelanica'.

Cumps
Todos querem o perfume das flores, mas poucos sujam as suas m&atilde;os para cultiv&aacute;-las...
Native
Membro Veterano
Registado: sexta dez 21, 2007 6:33 pm

sábado ago 22, 2009 10:13 pm

As corn já não são elaphes apesar de em muita lista de preços e informção continuar com a nomenclatura anterior, agora as cobras do milho são Pantherophis guttatus guttatus e tanto as elaphes como as pantherophis têm a boca maior que as lampropeltis ;)
"<strong>Aquele que te entret&eacute;m com os defeitos dos outros, entret&eacute;m os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )

http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”