Sketch - apresentação á comunidade

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

thaurer
Membro
Registado: quinta ago 06, 2009 12:27 am

domingo set 20, 2009 7:22 pm

ora bem, tal como há bastante tempo prometi, vou apresentar o meu Dragão de Água Chinês (Physignathus cocincinus) aqui á comunidade da arca.

foi-me oferecido com cerca de seis meses, tinha por volta de 47/48 cms desde a ponta do focinho até á ponta da cauda. Na altura não o pesei, mas vinha em aparente bom estado, com boa cor e com uma grande pança. Agora tem 11 meses de idade (aproximadamente, pois nunca me conseguiram dizer a sua idade exacta) pesa cerca de 140 gramas e tem 53 cms de ponta a ponta.

já lhe começa tambem a ficar um pouco mais acentuado o cor de rosa na zona do peito, e nota-se bem as riscas/pintas azuis que tanto gosto e que lhe deram origem ao nome que lhe dei:

Imagem

Imagem

Imagem

para fazer o terrário, aproveitei uma estutura em inox que tinha cá por casa com 70x80x70 (altura x comprimento x largura). "apenas" tive que comprar umas chapinhas em forma de L, umas dobradiças, vidro, uma chapa perfurada tambem em inox para ventilação, silicone e quatro rodas (para o caso de querer deslocar a estrutura sem fazer esforço.)

Imagem

Imagem

depois de contruída, e de ficar um tempo lá fora para ventilar um pouco por causa do silicone, foi só preciso então colocar o humus de côco, uma lampada uvb 5.0 (embora ande agora a pensar trocar por uma 8.0), uma lampada de ceramica e um tapete para aquecimento, troncos, plantas (que agora estão em vasos que em breve iram ser enterrados no humus) uma plataforma para servir de basking spot e local de alimentação e uma terrina de plastico com 5 litros de água para servir de lago.

et voilá:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

posteriormente tive que colocar cortiça nas paredes para evitar que o animal raspe ou bata com o focinho no vidro. com isto deilhe também um novo brinquedo, porque ela lá conseguiu descolar a parte de cima da cortiça e utiliza-a para se deitar e para andar sempre pra baixo e pra cima.

Demorou bastante tempo até que se habituasse ao seu novo habitat, e passava o dia todo escondida atrás de um tronco, que por acaso ja lá não está, embora perdesse sempre o medo nas horas da janta e vinha sem cerimónia nenhuma comer da minha mão os grilos e as larvas que eu lhe desse. (Por acaso, ao contrario do que eu pensava ser normal nos repteis, este dragão é bastante sociável, e até nem se importa que eu lhe pegue ou que o ponha nos meus braços.)

como tive que tirar alguns dos troncos que tinha dentro do terrário, estou a pensar comprar jungle vine para lhe poder dar mais sitio para se poder deitar lá bem no alto.

ja agora: a humidade no terrario normalmente anda entre os 65 e os 70% sendo que na altura da muda de pele subo para 80% e a temperatura ronda entre os 23/34º até aos 32º, dependendo se é dia ou noite. geralmente existe tambem sempre uma pequena diferença de temperatura nos lados opostos do terrario (a parte onde está a água é mais fresca do que a parte onde está a plataforma)

e penso que tenho tudo dito. se quiserem fazer criticas estão á vontade. mas de preferência, criticas construtivas porque para "abacalhar" já me chegam as bocas que tenho que ouvir da minha familia
:)

mas pronto, fica aberto o tópico a opiniões.
Ianarosh
Membro Veterano
Registado: sábado jul 04, 2009 6:05 pm

domingo set 20, 2009 7:27 pm

ta bonito o bicho gosto das cores dele o terrario ta nice tb gratz :D
Kathamina
Membro Veterano
Registado: domingo mai 03, 2009 4:22 pm

domingo set 20, 2009 7:30 pm

Hello, homem de 2008, bom ver-te já em 2009, eheh (brincadeirinha)

Muito bonito e o terrário parece-me bem.
Parabéns ;)
vasco94
Membro Veterano
Registado: sexta mar 27, 2009 7:50 pm

domingo set 20, 2009 7:39 pm

está fixe o teu terrario, só tem umas coisas que podiam ser mudadas, tal como as plantas, podias estar plantadas no chão e podias por plantas que aguetassem o peso dele,sbem que e dificil encontrar essa plantas, de resto tá bacano :wink:
e a gajo ou o gajo tambem parece estar bem tratado :wink:
<p><strong></strong></p>
joaoplscosta
Membro Veterano
Registado: domingo abr 19, 2009 2:31 pm

domingo set 20, 2009 7:49 pm

vasco94 Escreveu:está fixe o teu terrario, só tem umas coisas que podiam ser mudadas, tal como as plantas, podias estar plantadas no chão e podias por plantas que aguetassem o peso dele,sbem que e dificil encontrar essa plantas, de resto tá bacano :wink:
e a gajo ou o gajo tambem parece estar bem tratado :wink:
Não ves que ele só sabe desenterrar e não enterrar? :twisted:

A ideia do terrário ta fixe ;)
<p><strong>
</strong></p>
Nazgul93
Membro Veterano
Registado: quarta set 10, 2008 1:12 pm

domingo set 20, 2009 8:44 pm

Bien-venido a 2009 :twisted:

Parece-me um bocado desorganizado, o terrário está em contacto directo com o sol, o que não deveria acontecer nunca.

A lampada tubular que está no topo é UVB e de quanto?
Tipo de aquecimento estás a usar?

Acho que podias rever o terrário, a disposição das coisas, e a lampada UVB parece me um pouco afastada do spot mais alto.

Mas pode ser do angulo da foto.

PS: Muito bonito mesmo, está com bom aspecto, um pouco palido, mas deve ser do excesso de luminosidade, o rosa do queixo e a barba vao ficar porreiros :D

Cumps :wink:
<strong>

__"Dias de luta, Dias de gl&oacute;ria"__</strong><strong> </strong> 1.0.0 Homo sapien<strong> - </strong><strong>Homo Libero 1.0.0 : </strong>Nuno Santos. <u> </u>
cris17
Membro Veterano
Registado: sexta abr 11, 2008 9:09 pm

domingo set 20, 2009 9:27 pm

não sei muito sobre a espécie mas o animal parece muito bem tratado :wink:
thaurer
Membro

domingo set 20, 2009 9:32 pm

Nazgul93 Escreveu:Bien-venido a 2009 :twisted:

Parece-me um bocado desorganizado, o terrário está em contacto directo com o sol, o que não deveria acontecer nunca.

A lampada tubular que está no topo é UVB e de quanto?
Tipo de aquecimento estás a usar?

Cumps :wink:

antes de mais: agradeço as boas vindas! :D

por acaso nao me recordo de em nenhum dos sitios onde fiz pesquisa, dizer que o terrario nao deveria apanhar sol.

e tenho-me até aproveitado do sol para aquecer o terrario quando as temperaturas descem um pouco mais que o normal. e até chegar ao terrario em si, os raios solares tem que atravessar um vidro duplo bastante grosso.

mas até nem tenho o habito de abrir muito as cortinas. é mesmo como disse, só em casos em que preciso mesmo de uma fonte de calor rápida e extra.

quanto ao aquecimento, uso uma lampada de ceramica de 60 watts, e um tapete...hmmm... nao me lembro da potência. mas não é grande e nem aquece quase nada. apenas está ali pa criar alguma humidade

a lampada uvb é mais fraca que a que tinha antes, é da Sera, 18 watts 5.0, mas nas duas lojas que eu conheço na minha cidade não havia melhor e eu precisava mesmo duma. e está a 20 cms do sitio preferido do dragão. mas a sua pele continua a manter a cor de pele com um verde aparentemente saudavel, e nao notei ainda nenhuma mudança de comportamento. parto do principio que a lampada não seja um problema.

quanto á organização do espaço, nao vejo nada de mais. tive que tirar uns troncos, talvez possa parecer um bocado vazio ou assim, mas isso vai-se resolver nao tarda nada.
NhamNham
Membro Veterano
Registado: quarta mai 16, 2007 1:59 pm

domingo set 20, 2009 9:33 pm

O animal parece-me muito bem. Tá com boas cores e parece-me perfeitamente saudável.

Em relação ao terrário, está engraçado. Mas eu faria umas alterações...
Tentaria preenche-lo mais, com galhos, troncos, plantas, lianas, ou o que for, de modo a dar-lhe mais por onde andar...

Plantava no solo e tirava os vasos, sem dúvida.

E muita atenção para a questão que o Naz referio... sol directo no terrário é perigoso... cuidado :wink:
Psynapse
Membro Veterano
Registado: quarta nov 12, 2008 9:35 pm

domingo set 20, 2009 9:34 pm

Boas. O animal parece-me muito bem de saúde.

Em termos de dimensões, por agora o terrário parece-me bem.

Problemas a meu ver:

- Terrário ao sol até pode parecer bom...poupa-se energia no aquecimento, as plantas apanham sol, o animal também...mas o vidro filtra os uvs...e pode suceder que o terrário sobreaqueça, tipo estufa.

- As plantas nos vasos são uma boa opção para as moveres quando quiseres, o problema é o tamanho diminuto dos vasos que não oferecem segurança por serem muito leves e por poderem facilmente ser derrubados.

- alguns troncos não me parecem bem fixados, mas pode ser impressão.

- o substrato que estás a usar é terra? Porque é tudo menos higiénico...e se as plantas estão nos vasos...não percebo.

- As jungle vines recomendo as maiores, com médias enroladas para as suportar melhor.

- Uma forma de colmatar os troncos e as plantas, é teres árvores em vasos, que bem podadas, oferecem troncos grossos e não crescem tanto como se estivessem no exterior (bonsai like). Um bom exemplo são as buganvilias, para além de troncos, têm flores 8)
<p>"South and North Korea, stop the fight.&nbsp; After all, you are all chinese..." </p>
thaurer
Membro

domingo set 20, 2009 9:45 pm

os troncos foram testados. se eu nao os derrubei, duvido que um animal de tamanho reduzido o possa fazer. por acaso é uma das minhas fobias: dragão esmagado.

o substracto é aquele coconut bark. e até nem dá problemas. dragoes de aguan defecam na água, o que ajuda a manter o terrario limpo. os vasos é apenas para nao ter complicações se tiver que trocar de substrato

"buganvilias"
tomei nota.

por acaso ainda ontem tava a olhar para o terrario e a pensar que o que ficava ali bem era um bonzai. mas plantas é uma coisa que me deixa receoso. nem todas são seguras.
cris17
Membro Veterano

domingo set 20, 2009 9:49 pm

calma lampada UVB da sera 5.0? não estas a fazer confusao?
thaurer
Membro

domingo set 20, 2009 9:54 pm

cris17 Escreveu:calma lampada UVB da sera 5.0? não estas a fazer confusao?
peço desculpa pelo erro. na embalagem diz 4.0
cris17
Membro Veterano

domingo set 20, 2009 10:04 pm

thaurer Escreveu:
cris17 Escreveu:calma lampada UVB da sera 5.0? não estas a fazer confusao?
peço desculpa pelo erro. na embalagem diz 4.0
pronto podias tar a confundir a marca. Pelo que sei 4.0 é pouquinho, para desenrascar até dá mas quando puderes aconselho que mudes de lampada
thaurer
Membro

domingo set 20, 2009 10:21 pm

sim eu sei. a lampada que eu queria mesmo era uma 8.0.
tanto quanto sei tem uma área de eficácia mais abrangente, o que é bom porque assim a lampada cobre uma maior área do terrario.
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”