let's eat

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
cris17
Membro Veterano
Registado: sexta abr 11, 2008 9:09 pm

domingo set 20, 2009 10:26 pm

actualizações da cobrita que tem 55cm e 36gr acho pouco mas só está nas minhas maõs desde abril, estou a dar-lhe um PP de mus com 5gr alternando com pinkie de ratz com 6gr, isto de 6 em 6 dias para ver se a engordo um bocado.

aqui está a casita nova da minha cobra do milho
Imagem

aqui ela a comer um pinkie de ratz ( as cenas brancas sao reptivit)
Imagem

aqui foi á pouco quando lhe dei um PP de mus
Imagem

Imagem
Thorgarth
Membro Veterano
Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm

segunda set 21, 2009 9:21 am

De facto ela com pouco peso.... demasiado magra para o seu comprimento.Pessoalmente dava-lhe presas de 7 ou 8 g de 6 em 6 dias, ou mesmod e 5 em 5 dias ( 1 ou 2 ciclos a 5 dias e depois subir para os 6 dias). À medida que ela vai ganhando peso vais subindo o tamanho da presa, sem medos.
cris17
Membro Veterano

segunda set 21, 2009 11:04 am

Thorgarth Escreveu:De facto ela com pouco peso.... demasiado magra para o seu comprimento.Pessoalmente dava-lhe presas de 7 ou 8 g de 6 em 6 dias, ou mesmod e 5 em 5 dias ( 1 ou 2 ciclos a 5 dias e depois subir para os 6 dias). À medida que ela vai ganhando peso vais subindo o tamanho da presa, sem medos.
pois era disso que estava com medo e de ela nao conseguir digerir presas maiores. vou seguir o teu conselho
Psynapse
Membro Veterano
Registado: quarta nov 12, 2008 9:35 pm

segunda set 21, 2009 11:18 am

Com toda a certeza que consegue comer presas maiores (existem pps de mus e pinkies de ratz com mais peso do que aqueles que lhe estas a dar). Para além disso, com presas tão pequenas, eu dava-lhe de 5/5 dias, mas é sempre preferível de 6/6 com presas maiores.

Uma sugestão, até ela pesar um bocadinho mais (estar mais próxima do peso ideal) eu alimentava-a só a ratz e não alternava com mus. A alternância apenas serve ou para cobras MUITO débeis ou para cobras saudáveis como alimentação base - ficam com o peso perfeito, não as deixando engordar muito.
<p>"South and North Korea, stop the fight.&nbsp; After all, you are all chinese..." </p>
Thorgarth
Membro Veterano

segunda set 21, 2009 12:01 pm

Psynapse Escreveu: Uma sugestão, até ela pesar um bocadinho mais (estar mais próxima do peso ideal) eu alimentava-a só a ratz e não alternava com mus.
As ratz seriam de facto uma melhor opção em termos de ganho de peso, no entanto é necessário ter em atenção a forma como o metabolismo da cobra reage e digere o seu conteúdo, prestando sobretudo atenção às fezes, já que em alguns casos o mus é mais "acessível" e fácil de digerir do que as ratz, apresentando umas fezes mais sólidas.

Mas de facto o importante aqui é aumentar a ingestão de alimento, por forma a aumentar o seu peso.
cris17
Membro Veterano

segunda set 21, 2009 2:57 pm

obrigado malta.
Thorgarth, as fezes tanto com mus como com ratz são relativamente identicas parte solida e parte liquida tudo normal.
Psynapse ate podia dar so ratz que ela aceita sem problemas, mas depois há o problema do calcio visto os pinkies nao terem ossos...essa é a unica razao pelo qual ainda dou PP de mus... Ou acham que não há problema?
Thorgarth
Membro Veterano

segunda set 21, 2009 3:10 pm

Deixo-te aqui uma tabela que te pode auxiliar nessa avaliação. Vale o que vale mas...

http://www.rodentpro.com/qpage_articles_03.asp
cris17
Membro Veterano

segunda set 21, 2009 3:31 pm

tive a ver esse link que me mandaste, está muito completo mas pelo que percebi um pinkie de ratz tem mais calcio que um PP de mus... pensava que nao por nao ter ossos... aguardo mais opinioes
joaoplscosta
Membro Veterano
Registado: domingo abr 19, 2009 2:31 pm

segunda set 21, 2009 4:38 pm

Tá fixe Cris ;) Também quero uma lol
<p><strong>
</strong></p>
Psynapse
Membro Veterano
Registado: quarta nov 12, 2008 9:35 pm

segunda set 21, 2009 6:35 pm

Esta tabela indica-nos que não. Valendo o que vale, é a única que conheço com números comparativos e vem como referência num livro alusivo a med vet...portanto também não acho ser completamente desprovida de rigor científico.

Os pinkies não têm apenas cartilagem, os ossos vão-se começar a partir desta altura, portanto o seu corpo não pode estar completamente desprovido de cálcio para o efeito. Claro está que uma rat tem sempre em peso, maior quantidade de maior parte das coisas que os mus (atenção, a maior parte das coisas, não todas), mas também porque o seu peso/dimensão corporal é maior. Se observarmos a relação ião ou vitamina/peso, podemos constatar que a relação entre mus e rat não é igual e podemos sempre jogar com este factor (daí a alternância). Se queres continuar a alternar, então sobe um bocado a parada (aka tamanho dos ratos) e atenta nas fezes e comportamento da cobra.
<p>"South and North Korea, stop the fight.&nbsp; After all, you are all chinese..." </p>
cris17
Membro Veterano

segunda set 21, 2009 6:59 pm

tenho de comprar mais ratos e aproveito peço com 8 gramas (ainda nao sei onde vou arranjar).
no meu stock tenho um PP de mus com 5gr, e 5 ou 6 pinkies de ratz e dois deles têm 8gr os outros têm 6gr.
vamos ver no que isto vai dar.
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”