Tartaruga OBESA!? ajudaaaaaa

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

r1sKas
Membro Júnior
Registado: quinta set 17, 2009 5:14 pm
1 Tartaruga Corcunda do Mississipi
1 Tartaruga Ocadia Sinensis

sexta set 25, 2009 8:43 pm

boas, eu recentemente verifiquei esta especia de "veia" muito saliente no plastrao da minha tartaruga... Eu raramente lhe dou camaroes... apenas sticks e daqueles combinados com proteinas e etc...

Tem alguma ideia do que poderá ser? Será obesa? :?

Imagem

Essa risca vermelha... se carregar para dentro, fica amarelo..ou seja, desaparece... depois volta =|
<p>A proud turtle lover :)</p>
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

sexta set 25, 2009 8:50 pm

Pode ser crescimento demasiado rapido derivado a proteina a mais...piramidismo, o rosa pode ser falta de calcio para acomapnhar o crescimento rapido da carapaça...., como é o aspecto na carapaça por sima entre as placas?

Obeso começa a ver-se gordura a sair na zona das patas e pescoço não na carapaça ou palastrão.
r1sKas
Membro Júnior

sexta set 25, 2009 8:55 pm

ela apenas tem um ano e tem 10cm de carapaça.... tem o dobro do tamanho da companheira que a comprei ao mesmo tempo...

falta de calcio?

Elas tem sempre aquelas tartarugas de calcio na agua... e todos os dias estao a apanhar luz solar...

nao percebo =(
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

sexta set 25, 2009 9:00 pm

Que tipo de luz solar e como?? proteina a mais pode fazer crescimento demasiado rapido ;)
jpmf
Membro Veterano
Registado: domingo set 14, 2003 9:26 am
Contacto:

sexta set 25, 2009 9:00 pm

r1sKas Escreveu:ela apenas tem um ano e tem 10cm de carapaça.... tem o dobro do tamanho da companheira que a comprei ao mesmo tempo...

falta de calcio?

Elas tem sempre aquelas tartarugas de calcio na agua... e todos os dias estao a apanhar luz solar...

nao percebo =(
Luz solar apenas ajuda a sintetizar a vitamina que ajuda a fixar o cálcio nos ossos, não o produz.
r1sKas
Membro Júnior

sexta set 25, 2009 9:04 pm

durante o dia (Manha-Tarde) elas estao na varanda, a parte seca ao sol, e a parte com agua á sombra.

E proteinas a mais fará mal a tartaruga entao certo? devo dar-lhe comida em menor quantidade?
NhamNham
Membro Veterano
Registado: quarta mai 16, 2007 1:59 pm

sexta set 25, 2009 9:23 pm

Sim, próteina a mais não faz bem.
Só lhe dás sticks? É a única coisa que come? Tem acesso a radiação UVB (radiação solar DIRECTA ou lampada UVB a menos de 30cm) ? Quantas horas?

Notas algum tipo de relevo anormal na carapaça?

Obesidade não me parece....
jpmf
Membro Veterano
Registado: domingo set 14, 2003 9:26 am
Contacto:

sexta set 25, 2009 9:25 pm

Sinceramente o melhor é ires a um Vet.
r1sKas
Membro Júnior

sexta set 25, 2009 9:30 pm

Dou-lhe sticks, Sera reptil carnivor (que tambem da para tartas aquaticas), camaroes, e de vez em quando fruta.

Estao expostas a luz do sol DIRECTA, mais ou menos 5 horas por dia. De noite ponho dentro de casa.

Na carapaça, do lado direito, tem uma especie de relevo, parece que está a descascar.
NhamNham
Membro Veterano

sexta set 25, 2009 9:36 pm

r1sKas Escreveu:Dou-lhe sticks, Sera reptil carnivor (que tambem da para tartas aquaticas), camaroes, e de vez em quando fruta.

Estao expostas a luz do sol DIRECTA, mais ou menos 5 horas por dia. De noite ponho dentro de casa.

Na carapaça, do lado direito, tem uma especie de relevo, parece que está a descascar.
Hum... o descascar pode ser apenas muda, ou não.

Se a mantens nessas condições, duvido muito que alguém aqui te possa ajudar.
Só alguém especializado e no minimo com direito a contacto fisico com o animal pode tirar conclusões mais precisas...

Mas, já agora... ela come bem? nada direito? tudo normal?

Se estás preocupado, vet com ela. Não custa nada... (quer dizer, custa uns aerios mas não há de ser nada 8) )

EDIT: Mas não te esqueças... para ir ao vet vai a um especializado, ou então não te vai adiantar de muito...
r1sKas
Membro Júnior

sexta set 25, 2009 9:39 pm

eu ja pensei... será que ela nao cabe na carapaça? Uma pessoa pensa de tudo =\

comer?? Parece um cao... ate fora de agua come a moça... as vezes tenho que a tirar de agua para as outras comerem, ou entao dar a boca das outras... pq senao esta.... rouba...
NhamNham
Membro Veterano

sexta set 25, 2009 9:45 pm

O não caber na carapaça poderia ser se ela não tivesse acesso a radiação UVB, ou tivesse uma alimetação demasiado rica em próteina como por exemplo, ração de gato/cão como alimento base.

Com acesso directo à luz solar e "boa" alimentação não acredito muito......
Além disso se fosse esse tipo de problema poderias (não é regra), notar deformações na carapaça e/ou falta de apetite...

Como disse, anteriormente, sem contacto fisico com o animal e conhecimentos especializados.... é dificil obter ajuda...

Se estás preocupado, vai ao vet com ela, e vê o que é isso, em caso de dúvida é o melhor (e já agora, depois vem contar o diagnóstico, caso haja algum).
r1sKas
Membro Júnior

sexta set 25, 2009 9:56 pm

ok, obrigado pela ajuda...

Mesmo assim, deixem os vossos palpites, quem sabe, alguem ja tenha passado pela mesmo situaçao

obrigado.
Anvilfolk
Membro Júnior
Registado: terça set 01, 2009 11:08 pm

sexta set 25, 2009 10:00 pm

Olá!

Também não sei grande coisa, mas pelo nome da comida "reptil carnivor" parece-me que é bem capaz de ter muita proteína. Salvo erro, as tartarugas são mais carnívoras quando são pequeninas, e vão passando gradualmente para uma dieta mais à base de vegetais à medida que crescem.

Também nunca percebi essa das tartarugas aquáticas andarem na varanda maior parte do dia. É saudável? A minha está num aquário cheio de água, com uma plataforma para se vir pôr cá fora à luz UVB. É menos espaço e menos liberdade, mas consegue nadar bastante... ao menos é porreiro ela conseguir ter luz solar.
r1sKas
Membro Júnior

sexta set 25, 2009 10:10 pm

Pois... Mas tambem dou isso como suplemento, pois a alimentaçao base é sticks.

Na minha opiniao, penso que é melhor luz solar directa, logo, se as posso por la... ponho... e elas parecem gostar...
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”