Terrario Multi-Especies

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
Leonidas
Registado: sexta ago 10, 2007 8:17 am

domingo out 04, 2009 9:41 pm

Olá. É a primeira vez que estou a escrever neste forum, apesar de ser ja membro da arcadenoe há algum tempo. Tenho vários animais (geckos leopardo, lagartos espinhosos esmeralda, relas arborícolas verdes, iguana e uma tarantula rosa do chile, alem do cão). Recentemente chegaram, à loja de animais exóticos onde costumo ir, uma série de animais novos, uns dos quais os lygodactylus kimhowelli, que supostamente cohabitam bem com outros animais de porte semelhante, sobretudo relas. Eu tenho as minhas relas (hyla) num terrário de 30X30X40, são um casal, estão com humidades entre 70-90% (variàvel) com uma zona aquática e vegetação densa e vinhas para trepar; uma temperatura diurna de cerca de 27ºC e nocturna perto dos 20ºC; têem uma luz UVB 2.0; ambas estão bastante bem ambientadas. A minha dúvida é se arrisco comprar introduzir um ou dois geckos lygodactylus no terrário. Têem dimensões semelhantes, os requisitos para a sua ambientação parecem estar preenchidos, apesar de serem de regiões distintas, e segundo está descrito será a combinação mais exequível, (a par com anolis+relas). Fica apenas o risco de transmitirem alguma infecção (apesar de serem criados em cativeiro e os por em quarentena) e, principalmente, o risco de se stressarem mútuamente. Que experiências ou conselhos me podem dar quanto a isto? obrigado
vasco94
Membro Veterano
Registado: sexta mar 27, 2009 7:50 pm

domingo out 04, 2009 9:54 pm

sim os parametros se não são os mesmos são parecidos e a alimentação tambem é igual , mas aconselho te a arranjares outro terrario pois as hylas ou os lyg's podem stressar
<p><strong></strong></p>
NhamNham
Membro Veterano
Registado: quarta mai 16, 2007 1:59 pm

domingo out 04, 2009 9:55 pm

Eu não faria algo do género.
1º Porque gosto de ter apenas uma espécie por terrário, tirando raras excepções (mas isto é gosto pessoal, claro);

2º Doenças, parasitas, infecções, etc etc etc, que podem passar uns aos outros. Vários "parasitas" podem não fazer mal a uma espécie, mas são capazes de matar outras...

3º Cada animal (mesmo dentro da própria espécie), tem de ter o seu território, com espécies diferentes, esse território terá de ser provavelmente bem maior, pelo que para esse tipo de projectos irias precisar de um terrário bem grandinho;

4º Stress. Animais criados em cativeiro, estão habituados a ter o seu espaço, um terrário só para eles. Juntá-lo com outras espécies, seria muito provávelmente uma experiência totalmente nova, que poderá ser tudo menos benefica (ou pelo menos assim penso);

Há formas de manter espécies diferentes juntas sem grandes chatices. Com grandes terrários, espécies o mais compativeis possiveis e muita manutenção para detectar sinais de doença ou stress. Como nunca me interessei em fazer esse tipo de misturas (porque me faz lembrar um pouco uma "feira popular", mais uma vez, é apenas a minha opinião), não te consigo dizer muito mais para além do que está escrito em cima...

Boa sorte para o projecto, com ou sem mistura :wink:
Leonidas
Registado: sexta ago 10, 2007 8:17 am

quinta out 08, 2009 8:47 am

Pois, acho que não vou arriscar, as relas estão bastante contentes com o seu terrário por isso não vale a pena correr o risco de causar mal-estar aos animais.. Com grande pena minha porque não posso ter outro terrário (já tenho 5.. ) e, como tal, vou priscindir de comprar os lindos lygodactylus :( Obrigado pelos conselhos
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”