Tetras e tree frogs (rãs de arvores?!)

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

arienreth
Registado: domingo out 11, 2009 1:18 pm

domingo out 11, 2009 1:22 pm

Ola a todos, sou novo por estas bandas...
Venho aqui falar com vocês e pedir ajuda se possível, ajuda essa para um novo projecto para o qual tenho pesquisado bastante, mas como algumas perguntas continuam sem respostas infelizmente, venho aqui expor o meu caso, aparentemente peculiar, dado a falta de informação concreta pela web.

Ora então recentemente comprei um aquário para o meu quarto.

Imagem

Ao inicio com a ideia de fazer um aquário com alguns variados tetras, e talvez um ou outro coabitante compatível, na altura pensando apenas em peixes...
Mas no entanto, já há bastante tempo brincava com a ideia de fazer um comunitário com anfíbios e peixes, pesquisando pela internet, procurei por variados anfíbios que poderiam coabitar com os peixes, depressa cheguei à conclusão que apenas rãs poderiam ser candidatos para tal coisa, algo que já sabia de antemão poderiam coabitar com peixes, pois numa visita ao aquário Vasco da Gama observei por lá um aquaterrário com algumas rãs e gupies.

Depois de muito pesquisar e coçar a cabeça, veio-me a ideia de fazer em acrilico um topo para o aquário que havia comprado pois é bastante baixo para acomodar ambos sem abdicar de MUITOS litros de água, algo de que não quero de todo abdicar sendo o aquário por si já mais pequeno do que gostaria. Nisto fiz este pequeno projecto:

Imagem

A altura do topo ainda preciso de alguma informação para julgar se seria suficiente, pois felizmente para cima posso ainda aumentar bastante, estando apenas limitado no espaço para a largura do aquário (dai apenas 30cm de largura).

Ora depois de algumas pesquisas engracei com alguns sapinhos/rãs (ainda não estou muito certo do que são pois a informação que encontro é sempre em inglês)

A minha ideia final é de montar um aquaterrário tal como está na última imagem com uma ilha:

Imagem (mais ou menos algo assim)

Bem junto ao rebordo do aquário original para aproveitar ao máximo a litragem do aquário para poder criar uma boa casa para dois ou três pequenos cardumes de tetras.

Ora agora ocorre-me então a questão de escolher quais os anfíbios com o intuito de escolher os mais apropriados ao ambiente em questão e preparar o melhor possível a sua nova casa.

Já li relatos algo vagos de que a espécie Kassina maculata se dá bem com o tipo de peixes que pretendo e em último caso optarei por estes pequenos, mas no entanto gostei bastante da espécie, Leptopelis uluguruensis, apaixonei-me pelo seu aspecto e já procurei bastante sobre os cuidados necessários e tudo o mais que me parece ser em muito similar aos cuidados com os kassina, agora o meu problema é, sendo eles também da mesma "categoria" de "rã de arvore" como os kassina e pequenos o suficiente para muito provavelmente os peixes serem grandes demais para serem comidos por eles, gostaria de sabe a vossa opinião sobre isso.

Outra questão que tenho é também sobre a quantidade de água, eles não terão problemas por o "lago" ser muito profundo? Isto claro tendo em conta que a ilha artificial seria feita com algumas praias a pensar na facilidade para que eles saiam da agua.

Tenho depois também a questão da iluminação que terá de ser suficiente tanto para a vegetação em terra como dentro de agua, esta segunda obviamente em alguns sítios será insuficiente e serão as plantas plantadas tendo isto em mente, mas fico com dúvidas de como fazer uma iluminação eficaz para ambos, será a luz para o aquário muito forte para o terrário? Será que aquece em demasia o terrário, ou será o aquecimento pelo contrário insuficiente?

Peço desculpa por algumas perguntas um pouco parvas que fiz e provavelmente aqui farei a quem estiver disposto a me ajudar nesta minha nova aventura que estou MUITO empolgado para iniciar!

Desde já muito obrigado por todas e quaisquer respostas!
arienreth

domingo out 11, 2009 1:41 pm

Gostaria também se possível que postassem sugestões se as tiverem de outras espécies, que seriam bons candidatos para este projecto, tanto anfíbios como peixes!

Qualquer comentário ou sugestão/ajuda é sempre muito bem vinda :wink:
NhamNham
Membro Veterano
Registado: quarta mai 16, 2007 1:59 pm

domingo out 11, 2009 2:09 pm

Boas!

O projecto é sem dúvida alguma interessante. No entanto, há certos poucos a ter em conta, e para um projecto deste tipo (que já tive ideias de fazer um) não faria as coisas assim. Acho que o melhor seria ter um terrário grande, e aí fazer a zona aquática, em vez de adicionar uma zona arbórea a um aquário (mas percebo que apenas assim é, pois não pensaste na ideia das rãs logo de inicio).

Como irias fazer a iluminação do aquário? Lâmpadas em cima e em baixo? (ficaria feio na minha opinião)
O melhor seria apenas ter lâmpadas no topo, suficientemente fortes para permitir o desenvolvimento das plantas aquáticas.
Ainda assim, e como parte do aquário ficaria "tapada" por parte terrestre, as plantas dessa zona, iriam receber menos luz... não sei, se se aguentariam... dependerá das espécies que escolheres e de como as disposeres...

É pena também a largura ser reduzida (30cm), mas, ainda assim, para espécies de pequeno tamanho, não será o maior problema uma vez que tens 1m de comprimento.
Problema será sim, na minha opinião, os 25cm de altura na área terrestre, que são na minha opinião reduzidos para espécies arboricolas...
Depende da espécie por que te decidires, mas eu não colocaria menos de 40/45cm.
Em vez de adicionares mais acrilico, porque não pôr uns 30cm de acrilico e reduzir 15cm no aquário?
Só não sei se ficará bom estécticamente, uma vez que deve ficar com uma divisória um bocado à toda (que acaba por não dividir nada) e se terás espaço para todos os peixes que queres colocar.

Como vais fazer as portas e respiração da parte terrestre?

Para impedir que as rãs se afoguem ou fiquem atrapalhadas caso caiam à água, terás de colocar varios ramos, pedras, plantas (relativamente fortes), e tudo mais de modo a que tenham pontos de apoio, para sairem facilmente da água. Tens de deixar quase como uma cama de rede, e só assim poderás ficar mais descansado... Se assim não for pode haver complicações...

Quanto à espécie de rãs...do género Leptopelis dos chamados (Big-Eyed Tree Frogs) foste escolher aquela que possivelmente mais dificilmente conseguirás arranjar.
Do mesmo género, talvez arranjasses mais facilmente as L.vermiculatus ou L.flavomaculatus... e mesmo assim, não sei se seria cá por Portugal.
Não seria das espécies que mais recomendaria para um projecto do género por duas razões.
1º Porque a maioria dos individuos que poderás arranjar serão WC (Wild-Caught), podem vir em mau estado, stressam com facilidade, pelo que seria melhor opção mante-las em setups mais simples.
2º Porque não necessitam de muita humidade no terrário, e uma área aquática desse tamanho, ainda por cima de água aquecida, era capaz de te fazer subir a humidade para valores inapropriados...

Há espécies indicadas para aquaterrários mas, com uma zona terrestre dessas dimensões (devido à largura e altura)... as escolhas diminuem...

Seja como for não desanimes, e se não for desta, é numa próxima... mantém o projecto e mantém-nos informados.

Boa sorte! (No que puder ajudar... dispõe)
arienreth

domingo out 11, 2009 3:04 pm

Ora primeiro que nada muito obrigado pela extensa resposta e pelo tempo dedicado.

Ora portas e altura, inicialmente estava a imaginar algo como mostrei com as portas assim:

Imagem

Agora estou a pensar em algo deste genero que aumenta também a área arborícola possível sem diminuir o acesso ao aquário:

Imagem

Com cerca de 40cm de altura na parte de cima, julgo ser o suficiente para um bom ambiente para esse tipo de animais, não?
Felizmente para cima não tenho nada que me limite ao contrário das outras medidas que são bastante restritas.

Quanto à iluminação, sim realmente estava a pensar por no topo e assim fazer a iluminação a ambos, as plantas dentro de água seriam plantadas apenas nos locais com luz, talvez com alguma excepção aqui e ali, mas com plantas que consigam subsistir com pouca iluminação... mas isso será algo para pesquisar e escolher mais há frente.
No entanto se tiverem alguma sugestão de plantas para estas condições sou todo ouvidos. :D

Quanto ao assunto de "rede" dentro de água, já andava a brincar com a ideia à algum tempo com um efeito de floresta de manguezal, havendo por isso assim algumas "raízes" espalhadas pela água e saindo dela até ao topo, seria isso suficiente?

Pois, já tinha essa sensação que essa especie fosse algo rara visto não encontrar em lado nenhum para ter uma ideia de preços... De inicio pensei nos kassina mas o seu tom acastanhado não me atraio muito, de seguido gostei muito dos leptopelis vermiculatus até descobrir que em adultos ficam completamente castanhos, passa-se o mesmo com os flavomaculatus? Encontrei algumas fotos e parecem-me também muito giros, espero não passarem também por essa mudança de cores :(
JaimeSousa
Membro Veterano
Registado: quarta out 01, 2008 1:47 pm
0.0.1 pantherophis guttata

domingo out 11, 2009 3:32 pm

Projecto sem dúvida muito interessante, com várias complicações mas fazivel, penso eu. Os principais problemas são, como disse o nham nham, teres condições quer para as rãs quer para os tetras. Na iluminação, terás de ter lâmpadas que tanto sirvam para a parte terrestre como para a aquática; tens de ter espaço suficiente em altura para albergar as rãs arborícolas, pelo menos 40 cm; espaço terrestre suficiente para que se possam alimentar, muita da comida deve cair á água, mas os tetras devem dar conta disso; deves ter vários troncos, plantas, raízes, juncos, etc a saír da água para que caso as rãs lá vão parar consigam sair com facilidade e não se afoguem; o paludário/aquaterrário tem de ser bem arejado, um topo todo em rede pode ser o suficiente (dependendo da espécie que utilizares poderás ter de usar lâmpada de UV's, logo um topo em rede seria mesmo essencial). Quanto á espécie de rã arboricola, penso que deverias começar com uma espécie pequena, talvez do género hyla ou hyperolius, são relativamente fáceis de arranjar e baratas, ganhavas experiencia e vias o que tinhas de mudar/acresecentar/etc, e então depois, se quisesses, procuravas uma especie mais "ambiciosa".

Só para te abrir ainda mais o apetite deixo um link de um mega projecto desse género: http://www.hans-paludarium.nl/index_eng.htm

Cumps
Marconni
Membro
Registado: segunda jun 30, 2008 2:26 pm

domingo out 11, 2009 9:41 pm

na altura que usava aquario pensei na mesma coisa mas nao segui com a ideia sem duvi gostei do ultimo projecto aquelas duas portas grande de lado ficam bem ou entao fazias so uma grande.. mas o projecto nao e mau
:D cheers
NhamNham
Membro Veterano

segunda out 12, 2009 1:30 pm

A segunda opção de portas, parece-me mais acertada pois tens melhor acesso ao terrário.
Vais querer ter acesso a todos os cantinho do dito, acredita que é muito importante que assim seja.

40cm de altura, já não é mau (se optares por espécies de pequeno tamanho).

Quanto às plantas é mesmo uma questão de pesquisares e exprimentares também, para ver quais se aguentam.
Posso dizer-te que tenho anubias numa zona aquática a 60cm das lampadas (compactas UVB 2.0 de 26W) e estão impecáveis...

A área aquática tem de ter suportes suficientes para que, caso a rã caía à água, se consiga agarrar a qualquer coisa facilmente. Não convém haver uma zona em que ela não tenha onde se agarrar e fique desapoiada.
Só depois de tar feito se pode dizer se está bom ou não, mas acho que é fácil perceber a ideia...

Quanto à coloração dos flavomaculatus, segundo sei, varia do castanho ao verde, e normalmente têm uma espécie de triângulo preto no meio das costas.

Então e espécies do género Hyperolius? Como por exemplo...

H. argus
Imagem

ou

H.marmoratus
Imagem

(ainda tens H.mitchelli, H.parkeri, H. tuberilinguis, H. viridiflavus, entre outras... umas mais fáceis de arranjar que outras.)

Pelo menos as argus arranjas com facilidade.

Há imensas opções a nível de rãs arboricolas, e se fosse para um projecto SÓ a pensar nas rãs. Dizia-te para escolheres a espécie que mais gostasses.
Sendo para este tipo de terrário, e parecendo-me que ainda não tens qualquer experiência com anfibios, acho que deves começar por uma espécie que não te dê grandes complicações.
Depois um dia mais tarde, poderás fazer algo maior e mais ambicioso.

(Ainda assim, tens de gostar da espécie que vais manter obviamente. Se vais comprá-la apenas por ser fácil de manter, então mais vale tar quieto 8) )
arienreth

sábado out 17, 2009 1:18 pm

NhamNham Escreveu:(Ainda assim, tens de gostar da espécie que vais manter obviamente. Se vais comprá-la apenas por ser fácil de manter, então mais vale tar quieto 8) )
Ora nem mais! :D

Muito obrigado a todos pelas vossas respostas e sugestões.

Quanto a haver suporte suficiente para as rãs dentro de água, estou decidido a fazer um ambiente parecido com um manguezal, com vários troncos a passarem de dentro de água talvez até ao topo do aquário.

Gostei bastante do hyperolius argus, bastante parecido com o clown tree frog que também gostei. Para estas especies teria de ter em atenção os uvb's nas lâmpadas?

Estou meio perdido no assunto das lâmpadas e plantas, algo que nunca liguei muito e agora com o aquário que já possuo e este novo projecto me vejo forçado a aprender um pouco sobre estes assuntos.
Quando posso tenho lido neste site http://www.uvguide.co.uk sobre as lâmpadas e tentar-me cultivar um pouco sobre o assunto para que não faça escolhas pouco acertadas, isto tem-se provado difícil pois maioritariamente a informação que encontro é virada para repteis e não para os anfíbios ou peixes, vou continuar a pesquisar, no entanto se tiverem algum site bom sobre o assunto (lâmpadas ou plantas) que me pudessem indicar seria óptimo!

Até agora a evolução do projecto é pouca ou nenhuma não contando com o planeamento claro, apenas tenho estado a modificar um filtro interno antigo para fazer um nebulizador(?será este o termo correcto? algo que faça chover no aquário lol) automático.
Infelizmente pouco mais posso fazer de momento pois tenho ainda que construir o móvel para o aquário, e terminar uns outros projectos que me faltam antes de iniciar o aquaterrário.

Sempre que tenha novos desenvolvimentos, virei aqui partilhar com vocês, breve espero, com fotos também :wink:
NhamNham
Membro Veterano

sábado out 17, 2009 2:02 pm

Para as rãs não precisas de ter obrigatóriamente lâmpadas com emissão de radiação UVB, e para as plantas também não.

Ainda assim, de certo, não perdes nada em colocar uma 2.0.
Não é obrigatório, mas eu colocaria umas compactas (ou tubulares) com emissão de UVB a 2% (2.0). Vai ajudar as plantas a crescer...

Às rãs, como são nocturnas, não acho que lhes faça muita diferença, sinceramente... Não tenho conhecimento cientifico para dar uma resposta com bom suporte, mas acredito que não lhes faça grande diferença.
Deverá depender da espécie. Se se esconde durante o dia da radiação, ou se fica a "levar com ela".
Se não se esconder, é capaz de ajudar a sintetizar vitamina d3 e possibilitar a absorção de cálcio, tal como nos répteis.
Daí dizer que só ganhas em ter UVB.
No entanto, não exageres na % de UVB. 2% é suficientem, e também não precisarás de trocá-las de 6 em 6 meses :wink:

Nebulizador criará neblina/nevoeiro e não chuva. Também é uma opção para aumentar a humidade, e cria um efeito visualmente engraçado...
Para criar chuva, será mesmo um sistema de chuva (nome rebuscado este... :roll: )

Quanto aos Clown Tree Frog (CTF, Dendropsophus leucophyllatus, anteriormente Hyla leucophyllata), são de facto muito bonitos e os cuidados são praticamente iguais aos que se devem ter com as RETF.
Mas não se arranjam com facilidade, e a maioria que se encontra é WC (wild-caught).

Se gostaste das H. argus, então acho que deve ser essa a tua escolha :wink:

Boa sorte!
arienreth

domingo out 18, 2009 4:02 pm

Estou bastante inclinado para os H. Argus, bastante giros, e os machos são muito diferentes das fêmeas, já agora uma pergunta um pouco básica, estas rãs são animais territoriais, ou seja, será melhor manter poucos machos e várias fêmeas, algo como 1 macho para 3 fêmeas, certo?

Quanto à iluminação depois de bastante leitura técnica e muito massacrar os olhos, ainda com os olhos em bico, julgo compreender um pouco como fazer então a escolha, pesquisei um pouco sobre que luzes existem no mercado, que acham de um esquema assim:

2 * Exoterra repti glo 2.0 90cm 30W
1 * Heat Glo Infrared Heat Lamp para aquecimento ligada a um termoestato

Para cerca de 90L de água reais parece-vos suficiente? Tendo em conta que pelo que li em média uma lâmpada fluorescente T8 produz perto de 60lumens/watt e o aconselhado ser entre 30-60 por litro, com esta combinação teria algo como, 60W * 60lm = 3600lm, isto portanto daria para no máximo cerca de 120L (3600lm / 30lm = 120L), estarei a calcular mal as coisas? Perdoem a minha ignorância se estiver a dizer barbaridades, como disse ainda estou com os olhos em bico de tanto termo técnico que li recentemente. :D

Edit: Gostei do que li sobre estas lâmpadas devido ao seu alto índice de reprodução de cor (CRI de 98 ) e com uma temperatura de 6500ºK parece-me perfeita tanto para as necessidades do terrário como do aquário, estarei errado?
Última edição por arienreth em domingo out 18, 2009 8:01 pm, editado 1 vez no total.
vasco94
Membro Veterano
Registado: sexta mar 27, 2009 7:50 pm

domingo out 18, 2009 4:35 pm

Heat Glo Infrared Heat Lamp para anfibios? :?
<p><strong></strong></p>
NhamNham
Membro Veterano

domingo out 18, 2009 5:42 pm

Podes ter à vontade um grupinho de H.argus aí. 2 macho, 2 femêas/ 2m. 3f... é como quizeres.
Não são territoriais ao ponto de dar problemas.

Quanto à questão das luzes.
Sinceramente, a nível dessas contas todas... não sei. Em aquáriofilia uso a regra do 1W/L. Em terrários, não faço quaiquer contas, é uma questão de exprimentar, e vai um bocado a olhómetro. Por isso aí, não te consigo ajudar muito.

Boa intensidade de luz, é importante no caso das Hyperolius, uma vez que lhes afecta muito as colorações :wink:

Podes usar het glo, se necessário. Mas certifica-te que é de baixa potência para não te queimar nada (rãs). Atenção também à distância a que a colocas do terrário e por consequencia, das rãs. Cuidado...

Só com testes percebes se é ou não necessário usar lampadas especificas para aquecimento e com termostato. Como não precisas de temperaturas muito elevadas, podes conseguir atingi-las apenas com as reptiglo.
É exprimentar...

Com as Hyperolius deves também ter uma zona mais quente/ um spot. Onde a temperatura seja mais alta (pode ir aos 32ºC).
arienreth

domingo out 18, 2009 11:08 pm

NhamNham Escreveu:Com as Hyperolius deves também ter uma zona mais quente/ um spot. Onde a temperatura seja mais alta (pode ir aos 32ºC).
Pois, precisamente por isso é que estava a pensar na heatglo, tendo o aquaterrario 1m de comprimento deve conseguir ter uma boa gradação de temperatura se puser a luz (controlada por termoestato) numa ponta do aquário certo? Mas por primeiro a iluminação e ver como fica a temperatura e adaptar a partir daí também é possível claro, estava preocupado era com o "basking spot" para os bichinhos, e como com essa sempre tem alguma iluminação durante a noite melhor ainda.
NhamNham
Membro Veterano

domingo out 18, 2009 11:12 pm

Sim... pode ser uma opção.

Ou a heat glo ou até uma night glow.
Mas utiliza uma de pouca pontência como te disse.
15W ou 20W deve servir perfeitamente...
vasco94
Membro Veterano
Registado: sexta mar 27, 2009 7:50 pm

segunda out 19, 2009 5:49 pm

já li em care sheets que elas teem de ter um spot a 32º pessoalmente acho muito elevado (apesar de ela ser lá dos climas africanos e por aí)
acho tambem que não devias usar uma heat glow só se for mesmo preciso , porque por isso , mais vale teres tepetes ou cabos de aquecimento , nem que seja nas partes laterais do terrario( sim usa mesmo 15 ou 20 w como o nham nham disse :wink: )
<p><strong></strong></p>
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”