Com esta nova lei, o que não deve faltar por ai são pessoas a querer adquirir uma regius, devido ao preço e a facilidade com que se consegue adquirir um exemplar destes. . .Mas desde já recomendo a quem estiver a pensar adquirir uma que COMPRE SEMPRE um exemplar CB (nascido em cativeiro) por 3 principais motivos:
1º - Exemplares capturados causam a extinção da espécie;
2º - Exemplares nascidos em cativeiro adaptam-se bem melhor ao terrario que capturados;
3º - Exemplares nascidos em cativeiro normalmente aceitam presa morta, o que nos facilita bastante a sua manutenção (por todas as causas que já sabemos).
Começa-mos pelo terrário:
Este no primeiro ano de vida pode ser daquelas caixas de plástico com as medidas de 40 x 30 x 30 com bom arejamento, esconderijos pois esta espécie gosta de se esconder para se sentir segura, e ate mesmo alguns troncos, pois as regius são ofideos semi-arborícolas, que podem atingir tamanho de 130 cms mais coisa menos coisa(isto no caso das fêmeas, pois os machos ficam mais pequenos, cerca de 90cms a um metro).
Quanto ao aquecimento, tanto pode ser com uma lâmpada de cerâmica, como por cabo ou tapete, mas a não esquecer o termostato, pois há imensos casos de cobras queimadas pela net. A temperatura ideal será a volta dos 28,29 graus, tentando criar um spot onde a temperatura atinja os seus 31,32 graus, e criando também uma área mais fresca. A húmidade deverá estar a rondar os 60 %, e os 70,80 % em tempo de muda.O terrário deve então ser do tipo tropical podendo-se usar substrato tipo fibra de coco, entre outros(já sabem que a recomendação é o tradicional papel de cozinha).
De seguida a alimentação
As regius desde pequenas, que comem presas grandes em comparação aos colubrideos, isto é, uma regius bebe aguenta muito bem com um desmamado de Mus Musculos.Ao longo do seu crescimento vamos aumenta.do o tamanho da presa como já todos sabemos, a não esquecer que um exemplar adulto come ratazanas já com um tamanho considerável, assim que por nossa obrigação temos que garantir sempre uma "fonte" de alimento para as bichas (garantir que conseguimos sempre comprar ou criar alimento).Uma característica muito comum nesta espécie é o exemplar deixar de se alimentar sem mais nem praque, mas quando acontecer não há nada como ir tentado de dois em dois dias até comer.Em crias as regius deveram comer de 6 em 6 ou de 7 em 7 dias, já em adultos deveram ter mais espaço entre refeições, pois o metabolismo dos Boideos é diferente(digestao mais demorada) cerca de 9 em 9 ou de 10 em 10 dias dependendo sempre do tamanho da presa.
Manutenção geral
Trata-se de uma espécie ate relativamente fácil de manter em cativeiro, muito tímida que quando se sente ameaçada forma uma bola e esconde a cabeça, normalmente os exemplares são sempre uns "maricas", salvo excepção em que há uns agressivos, e como devem imaginar uma dentada de uma python, e sempre diferente que uma de uma corn

Com este pequeno texto tentei apenas dar a conhecer as noções básicas de manutenção de uma cobra destas, sem escrever e sem aprofundar muito.
Estou aberto e a correçoes de qualquer coisa, se quiserem editar o tópico e acrescentar/corrigir algo estão á vontade

Espero ter ajudado
Cumprimentos