Após ter tido alguns problemas com as humidades e má respiração num terrário, começei a pesquisar alternativas aos simples respiradouros, e lembrei-me de instalar um cooler (ventoinha pc) no terrário, o problema é que não sabia como, uma vez que estão feitos para ser instalados em computadores; mas nada que o gervásio e alguma pesquisa nao resolvessem.
Aqui fica uma sugestão para resolver problemas nos terrários (humidades, bolores, cheiros etc.) devido à má respiração ou ciclagem do ar:
Material:
- Cooler para computador (ventoinha) de 80x80x25mm (por exemplo), 12V e 2500rpm, 26dBA a 12V.
- Um Carregador de telemóvel de 5,3V (no meu caso), ou um transformador com a voltagem que quisermos.
- Temporizador
- Respiradouros
- Ou células fotovoltaicas (1,5 por exemplo)
Execução:
1º - Desmontar e descarnar os fios do cooler e inserir o fio macho, no interior da saída do carregador (isto se não tirarem a ponta do carregador, descarnando e ligando-os directamente), e o fio fêmea à volta da saída do carregador:
A razão pela qual os fios estão inseridos por esta ordem, é por que não dá para inverter a polaridade, pois estes coolers estão feitos\programados para só funcionar num só sentido para não empurrar ar para o interior dos computadores, o que não acontece com um simples motor eléctrico normal, que invertendo a polaridade ele roda noutro sentido. Mas isso resolve-se, vira-se a ventoinha, de maneira a que extrai-a o ar ou empurre (como podem ver na foto do passo 2 e 3 para 4 e 5, em que rodei 180º para ficar a extrair o ar).
Gráfico e fotos do passo 1:

2º Após o primeiro passo, ligar o carregador ao temporizador, e programar o temporizador. Depende do que se pretende e das características do terrário\aquaterrário, plantado ou não, se tem muita humidade ou não, etc.
Ex: 2 em 2 horas, extrair durante 5, 10 ou 15 minutos.
3º Verificar as instalações eléctricas, alterar e\ou modificar algo que não esteja do agrado.
Foto do passo 2, 3:

4º Instalar o cooler no terrário, no buraco que foi feito previamente.
5º Colocação de rede no interior do terrário, em frente à ventoinha, para que o animal não entre em contacto com a mesma, o que teria repercussões indesejadas.
Foto do passo 4 e 5:

6º Colocar um respiradouro que tape a ventoinha na parte exterior do terrário, por uma questão de segurança e estética.
Foto do passo 6 e finalização do trabalho:

Há a opção das células fotovoltaicas (painéis solares) ligados em série.
É uma excelente opção, uma vez que a energia solar é grátis!
Mas tem um senão, o fraco desempenho nos meses menos dotados de sol, o que pode ser remediado acrescentando paineis.
Já experimentei com 2 células fotovoltaicas de 1,5V e funcionou perfeitamente (em dia de sol e através da janela vidro duplo), com uma rpm muito baixa mas funcionou, o bom dos painéis pequenos é que podemos dosear bem a voltagem, se queremos mais ou manos fluxo de ar, retirando ou adicionando painéis. Mas há o problema de ligar os painéis ao temporizador, que é algo que não sei fazer, nem sei se é fácil ou não de executar.

Há também a opção das pilhas (em série, tal como os paineis), o que é um gasto desnecessário e trabalhoso, mesmo sendo recarregáveis, e que também tem o mesmo inconveniente da ligação ao temporizador.
São ventoinhas silenciosas, mesmo na potência máxima, só a ouço á noite, no silêncio total, quase como se fosse uma bomba\filtro interno de aquario, mas muito mais tenue, há no mercado outros coolers que são ainda mais silenciosos, mudos praticamente.
Aqui fica um link que me ajudou, quando pesquisei para executar esta marosca:
http://www.forumpcs.com.br/viewtopic.php?t=209196
Espero ter ajudado com a sugestão, e se alguém o fizer, que partilhe e dê o seu parecer técnico

Sugestões e criticas construtivas são bem-vindas!
Melhores cumprimentos
Nuno Santos