[Sugestão] - Ventilação mecânica!

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Nazgul93
Membro Veterano
Registado: quarta set 10, 2008 1:12 pm

sábado out 31, 2009 5:22 pm

Boas pessoal,

Após ter tido alguns problemas com as humidades e má respiração num terrário, começei a pesquisar alternativas aos simples respiradouros, e lembrei-me de instalar um cooler (ventoinha pc) no terrário, o problema é que não sabia como, uma vez que estão feitos para ser instalados em computadores; mas nada que o gervásio e alguma pesquisa nao resolvessem.

Aqui fica uma sugestão para resolver problemas nos terrários (humidades, bolores, cheiros etc.) devido à má respiração ou ciclagem do ar:

Material:

- Cooler para computador (ventoinha) de 80x80x25mm (por exemplo), 12V e 2500rpm, 26dBA a 12V.
- Um Carregador de telemóvel de 5,3V (no meu caso), ou um transformador com a voltagem que quisermos.
- Temporizador
- Respiradouros
- Ou células fotovoltaicas (1,5 por exemplo)

Execução:

1º - Desmontar e descarnar os fios do cooler e inserir o fio macho, no interior da saída do carregador (isto se não tirarem a ponta do carregador, descarnando e ligando-os directamente), e o fio fêmea à volta da saída do carregador:

A razão pela qual os fios estão inseridos por esta ordem, é por que não dá para inverter a polaridade, pois estes coolers estão feitos\programados para só funcionar num só sentido para não empurrar ar para o interior dos computadores, o que não acontece com um simples motor eléctrico normal, que invertendo a polaridade ele roda noutro sentido. Mas isso resolve-se, vira-se a ventoinha, de maneira a que extrai-a o ar ou empurre (como podem ver na foto do passo 2 e 3 para 4 e 5, em que rodei 180º para ficar a extrair o ar).

Gráfico e fotos do passo 1:
Imagem

Imagem

Imagem

2º Após o primeiro passo, ligar o carregador ao temporizador, e programar o temporizador. Depende do que se pretende e das características do terrário\aquaterrário, plantado ou não, se tem muita humidade ou não, etc.
Ex: 2 em 2 horas, extrair durante 5, 10 ou 15 minutos.

3º Verificar as instalações eléctricas, alterar e\ou modificar algo que não esteja do agrado.

Foto do passo 2, 3:
Imagem

4º Instalar o cooler no terrário, no buraco que foi feito previamente.

5º Colocação de rede no interior do terrário, em frente à ventoinha, para que o animal não entre em contacto com a mesma, o que teria repercussões indesejadas.

Foto do passo 4 e 5:
Imagem

6º Colocar um respiradouro que tape a ventoinha na parte exterior do terrário, por uma questão de segurança e estética.

Foto do passo 6 e finalização do trabalho:

Imagem

Há a opção das células fotovoltaicas (painéis solares) ligados em série.
É uma excelente opção, uma vez que a energia solar é grátis!
Mas tem um senão, o fraco desempenho nos meses menos dotados de sol, o que pode ser remediado acrescentando paineis.
Já experimentei com 2 células fotovoltaicas de 1,5V e funcionou perfeitamente (em dia de sol e através da janela vidro duplo), com uma rpm muito baixa mas funcionou, o bom dos painéis pequenos é que podemos dosear bem a voltagem, se queremos mais ou manos fluxo de ar, retirando ou adicionando painéis. Mas há o problema de ligar os painéis ao temporizador, que é algo que não sei fazer, nem sei se é fácil ou não de executar.

Imagem

Há também a opção das pilhas (em série, tal como os paineis), o que é um gasto desnecessário e trabalhoso, mesmo sendo recarregáveis, e que também tem o mesmo inconveniente da ligação ao temporizador.

São ventoinhas silenciosas, mesmo na potência máxima, só a ouço á noite, no silêncio total, quase como se fosse uma bomba\filtro interno de aquario, mas muito mais tenue, há no mercado outros coolers que são ainda mais silenciosos, mudos praticamente.

Aqui fica um link que me ajudou, quando pesquisei para executar esta marosca:
http://www.forumpcs.com.br/viewtopic.php?t=209196

Espero ter ajudado com a sugestão, e se alguém o fizer, que partilhe e dê o seu parecer técnico :wink:
Sugestões e criticas construtivas são bem-vindas!

Melhores cumprimentos
Nuno Santos
Última edição por Nazgul93 em sexta abr 02, 2010 3:32 am, editado 2 vezes no total.
<strong>

__"Dias de luta, Dias de gl&oacute;ria"__</strong><strong> </strong> 1.0.0 Homo sapien<strong> - </strong><strong>Homo Libero 1.0.0 : </strong>Nuno Santos. <u> </u>
PedroC10
Membro Veterano
Registado: quarta dez 31, 2008 9:12 am

sábado out 31, 2009 5:29 pm

Muito porreiro!

Será que as células não conseguem aproveitar a energia das lampadas UVB por exemplo? Se isso fosse possível, então o problema do sol estava resolvido, e matavamos 2 coelhos de uma vez, com a energia de funcionamento da UVB também metiamos a ventoinha a bombar..

Boa ideia Nuno :wink:
http://faunaselvagem.blogs.sapo.pt/ Blog sobre animais selvagens e animais de companhia
Brake
Membro Veterano
Registado: sexta jun 13, 2008 1:31 pm

sábado out 31, 2009 5:55 pm

Á partida será boa ideia, não sei se o aumento do fluxo de ar, não poderá prejudicar o réptil de alguma maneira. mas sendo um ventilador de baixa potencia em principio não irá criar grandes correntes de ar.
Nuno quanto ás ligações, a ideia do carregador foi boa ideia pois um carregador de um telemóvel não é mais do que transformador, só que tem uma voltagem um pouco mais baixa que os 12 V o que pode ser bom pois o ventilador vai rodar com uma menor rotação.

Deixa-me só por ultimo deixar uma dica, em relação ás ligações, como mostra esta figura...
Imagem
daria menos trabalho e ficaria mais perfeito se cortasses a ficha representada na imagem, e depois ligavas os fios directamente.

estás a entender a ideia?
Brake
NhamNham
Membro Veterano
Registado: quarta mai 16, 2007 1:59 pm

sábado out 31, 2009 6:17 pm

Parabéns pelo tópico.
Dá sem dúvida alguma, muito jeito ter uma coisa dessas, quando as humidades são excessivas.

A ver se arranjo fotos do meu para deixar mais um exemplo.

Se deixarem a ventoinha a retirar o ar do terrário (ou seja, se esta estiver em cima do terrário, a "fazer o vento" para cima), não há qualquer corrente de ar, a humidade desce e a temperatura permanece. Daí ser uma boa opção.

Se a ventoinha estiver a "injectar" ar no terrário, aí sim já criará uma corrente de ar, e se assim for é preciso ter cuidado. A ventoinha deve ter muito pouca potência, e mesmo assim pode ser preciso adicionar uma resistência para a pôr a trabalhar mais devagar...
Nazgul93
Membro Veterano

sábado out 31, 2009 6:20 pm

Brake Escreveu:Á partida será boa ideia, não sei se o aumento do fluxo de ar, não poderá prejudicar o réptil de alguma maneira. mas sendo um ventilador de baixa potencia em principio não irá criar grandes correntes de ar.
Nuno quanto ás ligações, a ideia do carregador foi boa ideia pois um carregador de um telemóvel não é mais do que transformador, só que tem uma voltagem um pouco mais baixa que os 12 V o que pode ser bom pois o ventilador vai rodar com uma menor rotação.

Deixa-me só por ultimo deixar uma dica, em relação ás ligações, como mostra esta figura...
Imagem
daria menos trabalho e ficaria mais perfeito se cortasses a ficha representada na imagem, e depois ligavas os fios directamente.

estás a entender a ideia?
Quanto à questão do fluxo, eu atenuei usando o carregador (transformador) que debita 5,3V, então as rpm são menos de metade do que com 12V, que não provoca muita deslocação do ar, ainda para mais tendo rede por baixo, o que dificulta a "aspiração" do ar, e também com a utilização do temporizador, para não estar ligado 24 sobre 24 horas, mas sim 2 em 2 horas extrai o ar durante 15 minutos.

Sim Brake, percebo perfeitamente a ideia, aliás eu referi isso lá em cima, o problema é que é de um telemovel que é capaz de voltar a ser usado :twisted:
Nazgul93 Escreveu:(isto se não tirarem a ponta do carregador, descarnando e ligando-os directamente)
NhamNham Escreveu:Parabéns pelo tópico.
...A ver se arranjo fotos do meu para deixar mais um exemplo...

...Se deixarem a ventoinha a retirar o ar do terrário....

...A ventoinha deve ter muito pouca potência, e mesmo assim pode ser preciso adicionar uma resistência para a pôr a trabalhar mais devagar...
Obrigado Nham :wink:!

Força ficamos à espera :D!

Pois penso que a melhor opção é mesmo extrair o ar, porque injectar ar no terrário, é uma grande ventania mesmo, ao extrair o ar, cria uma baixa pressão dentro do terrário, fazendo com que o ar seja forçado a entrar pelos outros respiradores para dentro do terrário, provocando uma boa circulação.

Quanto à potência, não aconselho que seja usada nos 12V, é excessivo, a menos que seja um terrário muito grande, de uma iguana ou de um dragão de àgua chinês por exemplo.

PS: O cooler está instalado no lado frio, não o coloquei no lado quente para nao extrair o quente do lado quente para não causar diferenças de temperaturas bruscas, por dois motivos, para nao stressar o animal pois irá afecta-lo e para não gastar mais energia desnecessariamente, pois iria provocar um esforço extra no tapete cada vez que se ligasse.
Mas noto que sempre que liga, baixa 1ºC em média, e a humidade desce sempre 10% aproximadamente.
Última edição por Nazgul93 em sábado out 31, 2009 6:29 pm, editado 1 vez no total.
<strong>

__"Dias de luta, Dias de gl&oacute;ria"__</strong><strong> </strong> 1.0.0 Homo sapien<strong> - </strong><strong>Homo Libero 1.0.0 : </strong>Nuno Santos. <u> </u>
Nazgul93
Membro Veterano

sábado out 31, 2009 10:05 pm

PedroC10 Escreveu:Muito porreiro!

Será que as células não conseguem aproveitar a energia das lampadas UVB por exemplo? ...
Obrigado Pedro :wink:!

É uma boa pergunta, mas não percebo o sufeciente de fotões e do funcionamento deles para te responder à pergunta :oops:!
Acho que com algumas lampadas há "actividade" sufeciente para activar as células fotovoltaicas.

Alguém sabe responder à pergunta?

Cumps pessoal! :wink:
<strong>

kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

sábado out 31, 2009 10:50 pm

Eu não sei responder de certeza :wink:

Excelente tópico Nuno, obrigada pela partilha
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

sábado out 31, 2009 10:58 pm

Nazgul93 Escreveu:
PedroC10 Escreveu:Muito porreiro!

Será que as células não conseguem aproveitar a energia das lampadas UVB por exemplo? ...
Obrigado Pedro :wink:!

É uma boa pergunta, mas não percebo o sufeciente de fotões e do funcionamento deles para te responder à pergunta :oops:!
Acho que com algumas lampadas há "actividade" sufeciente para activar as células fotovoltaicas.

Alguém sabe responder à pergunta?

Cumps pessoal! :wink:
O meu marido já me explicou como fazer, mas como eu não capto nada de electrotecnia, vou esperar que ele me explique como se eu fosse mesmo burra, e já te respondo a essa pergunta :wink:
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
kitten
Membro Veterano

sábado out 31, 2009 11:11 pm

Como se tu fosses????????????????????? 8) 8) 8) 8) 8) 8) 8)
Madalena Marques
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

sábado out 31, 2009 11:14 pm

kitten Escreveu:Como se tu fosses????????????????????? 8) 8) 8) 8) 8) 8) 8)
:evil: :evil: :evil:
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
Souzza
Membro
Registado: terça abr 26, 2005 6:05 pm

domingo nov 01, 2009 5:42 am

Boas Naz,

Por acaso um dos meus terrarios tem o mesmo género de ventilação, invés de lhe chamar ventilação mecânica, designo como entrava de ar activa caso leve uma fan, e entrada passiva se não envolver nenhum mecanismo.

Está aqui uma boa explicação parabéns.

<strong />
PedroC10
Membro Veterano
Registado: quarta dez 31, 2008 9:12 am

domingo nov 01, 2009 11:29 am

Eu atrevo-me a dizer que funcionam com uma lampada UVB.

Uma vez que a maioria da luz solar é da gama do visível, e as lâmpadas UVB emitem maioritariamente no ultravioleta, mas também visível, emitindo com uma frequência maior os fotões, e por isso muito provavelmente são também capazes de originar o efeito fotoeléctrico que acontece nas células fotovoltaicas. é uma questão de experimentar é só mesmo para evitar um consumo extra de energia 8)
http://faunaselvagem.blogs.sapo.pt/ Blog sobre animais selvagens e animais de companhia
Oceaniis
Membro
Registado: domingo set 13, 2009 3:00 pm
Localização: Iguana iguana; Achatina marginata; Archispirostreptus gigas

domingo nov 01, 2009 11:45 am

Os paineis foto voltaicos so usam uma parte muito pequena do espectro de luz, o que lhe reduz o rendimento, e uma lâmpada tem um rendimento de 10% +- o que significa que so se aproveita +-3% da energia fornecida... para alem de um painel de 5V não será propriamente pequeno...

Também tenho o mesmo sistema no terrário, mas tenho mudificações para poder usa-las quer para ventilar quer para humidificar (fazendo 1 circuito fechado em que passa por um recipiente com água que pode ser aquecida se for desejado que humidifique rapidamente).

Tenho um projecto por avançar para ventilar sem que perca calor (para o inverno, renova-se o ar sem perder a maior parte do calor) mas nem sei se funciona na prática..

Aviso que os tranformadores costumam ter baixa longevidade com os ventiladores, porquê? não sei, mas um entendido em electricidade culpou umas resinas do transformador que não gostam do tratamento... (???)
Respect Animals is the Duty of Everyone, Love Them is a Privilege of Just Few
kitten
Membro Veterano

domingo nov 01, 2009 12:18 pm

PedroC10 Escreveu:Eu atrevo-me a dizer que funcionam com uma lampada UVB.

Uma vez que a maioria da luz solar é da gama do visível, e as lâmpadas UVB emitem maioritariamente no ultravioleta, mas também visível, emitindo com uma frequência maior os fotões, e por isso muito provavelmente são também capazes de originar o efeito fotoeléctrico que acontece nas células fotovoltaicas. é uma questão de experimentar é só mesmo para evitar um consumo extra de energia 8)
Mas se ligas uma lâmpada vais ter consumo de energia, é suposto as células fotovoltaicas servirem para poupar energia ou não?
Madalena Marques
Oceaniis
Membro
Registado: domingo set 13, 2009 3:00 pm
Localização: Iguana iguana; Achatina marginata; Archispirostreptus gigas

domingo nov 01, 2009 12:20 pm

Mas a lâmpada vai estar acesa de qualquer maneira, pois o bicho precisa de luz :wink:

Se puser um painel solar como fundo do terrário talvez conciga 2V :roll: (pura especulação não fiz calculos nenhuns)

Para poupar energia é por o terrário encostado a uma janela virada a sul e aí sim compensa os paineis (já para não falar de poupar as lampadas a maior parte do dia, só de inverno é que se tinha de se compensar umas horas), e nada melhor que um aerogerador que produz mais energia e é mais barato, e para os amigos da bricolage até se pode fazer 1 em casa
Última edição por Oceaniis em domingo nov 01, 2009 12:26 pm, editado 1 vez no total.
Respect Animals is the Duty of Everyone, Love Them is a Privilege of Just Few
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”