A Minha Corcunda do Mississipi (com fotos)

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
MarceloCTR
Membro Júnior
Registado: quinta nov 12, 2009 6:05 pm

domingo nov 15, 2009 2:23 am

Depois de surgir o interesse por uma tartaruga e após alguma leitura no fórum percebi que a compra de uma tartaruga exigia alguns cuidados e a compra de certas coisas.

Segundo o que percebi o que é preciso é:

- Um aquário ( tenho um com 40 de largura e 20 de profundidade ), penso que agora chegue para começar
- Criar uma parte seca no aquário onde a tartaruga possa estar
- Filtro ( será que me poderiam aconselhar marca\modelo ou uma loja na zona de lisboa\sintra onde possa ir comprar)
- Luz UVB que pelo que li a Repti Glo 5.0 13W será a ideal, deve estar ligada cerca de 12 horas\dia, certo?
- Termoestato (mais uma vez nao sei que marca\modelo comprar)
- Para alimentação, os tradicionais camarões , cálcio e algumas coisas extra como maçã, pêra, agrião, cenoura, uvas, brócolos por exemplo.

Antes de mais se disse alguma asneira corrijam-me de imediato.

Em relação à compra do filtro e do termoestato nao sei bem o que comprar, tenho receio de chegar a uma loja e comprar uns que nao sejam os mais adequados ou de ser mal aconselhado.

Se alguém me indicasse,na minha zona, uma loja onde ficasse bem servido\fosse bem aconselhado e com bons preços ficaria agradecido.

Cumprimentos,

Marcelo Pereira :wink:
Última edição por MarceloCTR em segunda nov 23, 2009 2:29 pm, editado 2 vezes no total.
FeelingNerD
Membro Veterano
Registado: sexta out 30, 2009 6:01 pm

domingo nov 15, 2009 9:39 am

MarceloCTR Escreveu:
- Para alimentação, os tradicionais camarões , cálcio e algumas coisas extra como maçã, pêra, agrião, cenoura, uvas, brócolos por exemplo.
A base da alimentação devem ser os sticks, esses camarões são apenas 'guloseimas'. Podes tambem dar ervilhas, alface, etc.
E há quem de insectos e de vez em quando peixinhos vivos (eu nunca dei alimento vivo mas podes pesquisar).
MarceloCTR
Membro Júnior

domingo nov 15, 2009 10:54 am

FeelingNerD Escreveu:
MarceloCTR Escreveu:
A base da alimentação devem ser os sticks, esses camarões são apenas 'guloseimas'. Podes tambem dar ervilhas, alface, etc.
E há quem de insectos e de vez em quando peixinhos vivos (eu nunca dei alimento vivo mas podes pesquisar).
Esses sticks são fáceis de encontrar nas lojas?

Estive a ver AQUI e não encontrei os tais sticks, ou será que nao vi bem?

Obrigado pelas dicas :wink:
Ianarosh
Membro Veterano
Registado: sábado jul 04, 2009 6:05 pm

domingo nov 15, 2009 11:07 am

viste mal, os sticks é o granulado para elas os 2 primeiros itens (os que tem imagem) sao os ditos sticks ou granulado. Tens que comprar para bebes atençao, no continente ha varios e pelo que li aqui a uma marca boa pesquisa. Eu comprava o termoestato la tb sao 14€ agora nao sei se e grande coisa ou nao ainda tou para comprar o meu.

Alface NUNCA des a bicha que isso faz-lhe mal aos intestinos e diarreia.

Tenta comprar um filtro para 120 litros ou superior pois assim vais ver que a agua te vai ficar limpa mais tempo o meu e da sun sun ou la o que e bem borreiro e externo (sao os melhores) e so o filtro leva 5litros la dentro.

Espero ter ajudado ;)

p.s.: as lojas de animais tem tem os sticks e so pedir. Ja agora usa o "pesquisa" do forum e vais ver inumeras especies de tartas antes de comprar deves ler bem as caresheets :wink:
MarceloCTR
Membro Júnior

domingo nov 15, 2009 11:33 am

Todas as dicas sao bem vindas :wink:

Podem continuar a opinar à vontade :)

Obrigado
chenri
Membro Veterano
Registado: domingo out 25, 2009 4:59 pm

domingo nov 15, 2009 12:59 pm

Olá.

Para teres uma noção de quantos litros leva o aquário, multiplica o comprimento pela largura e pela altura, divide por mil e terás o número de litros deste. No caso de 40cm x 20cm x 20cm, terá 16 litros.

Quanto ao termoestato, deve ser 1W por litro, neste caso específico seria um de 15W. (Como o aquário não vai estar cheio até ao cimo, se fosse mais potente estaria sobredimensionado).

Quanto ao filtro, deves ter em conta o caudal da bomba. Deverá ser por cada litro do aquário, 10l/h. Para as dimensões anteriores será um filtro que terá um caudal de bomba de 150 litros por hora para ser eficaz na limpeza.

Para mais informações sobre tartarugas, consulte este site que também me indicaram:

http://www.infotortuga.com/

Boa sorte
MarceloCTR
Membro Júnior

domingo nov 15, 2009 2:01 pm

chenri Escreveu:Olá.

Para teres uma noção de quantos litros leva o aquário, multiplica o comprimento pela largura e pela altura, divide por mil e terás o número de litros deste. No caso de 40cm x 20cm x 20cm, terá 16 litros.

Quanto ao termoestato, deve ser 1W por litro, neste caso específico seria um de 15W. (Como o aquário não vai estar cheio até ao cimo, se fosse mais potente estaria sobredimensionado).

Quanto ao filtro, deves ter em conta o caudal da bomba. Deverá ser por cada litro do aquário, 10l/h. Para as dimensões anteriores será um filtro que terá um caudal de bomba de 150 litros por hora para ser eficaz na limpeza.

Para mais informações sobre tartarugas, consulte este site que também me indicaram:

http://www.infotortuga.com/

Boa sorte
chenri e restantes muito obrigado pelas informações :wink:

Segundo disseram aqui os filtros exteriores sao melhores que os interiores e eu estive a procurar na net e encontrei uns que são tipo "mochila".

http://www.girafaonline.com/catalog/pro ... s_id=61387

Agora tenho duas questões:
- Primeiro se esta será uma boa opção para filtro e se será uma boa marca de filtros, se nao qual uma boa marca?
- Segundo, o caudal da bomba e do filtro (espero nao estar a dizer nenhum disparate) tem de ser os mesmos? neste meu caso o aconselhado seria 150L\h, haverá problema se comprar um filtro\bomba com caudal superior?

Cumprimentos
jorginho11
Membro Veterano
Registado: segunda abr 13, 2009 4:51 pm
Localização: 1 Falsa Coral ,2 Corn, 1 Corcunda Mississipi, 2 Gatos SabeDeusoquê, 1 cadela Purestreet.

segunda nov 16, 2009 12:27 am

Boas, esse aqua dá p/ uma tarta tipo uns 6 meses, com um ano já quase não nada, resistencia com termostato, há nas grandes superficies, tipo jum.o, uns pequeninos da aquapor, salvo erro, 25W é o menor que o mercado te oferece, jà te foi correctamente dito a base da alimentação deve ser o stick, filtro p/ esse aqua é o menor possivel e mais barato, se der depois adicionas carvão activo e melhora a performance, a uvb está correcta, deves decidir que especie queres sendo que são parecidas em ternos de necessidades. A importancia do calcio é relativa se tiver a alimentação adequadq, a uvb é fundamental, a apontar p/ a praia e a - de 30cm desta. Se aqueceres a praia melhor...
Não te esqueças que o que elas atingem com os membros anteriores conseguem transpôr, cuidado c/ a praia, deve ser alta sem que elas saiam, aconselho tampa ou semi tampa de acrilico com orificios um pouco menores que a carapaça, o texto já vai longo, vamos "falando". :wink:
Última edição por jorginho11 em segunda nov 16, 2009 4:14 pm, editado 1 vez no total.
<p>Sejam v&oacute;s proprios</p>
<p>Paulo Jorge</p>
MarceloCTR
Membro Júnior

segunda nov 16, 2009 10:41 am

jorginho11 obrigado pelas dicas :wink:

Uma "ultima" questão, filtro é preferivel interno ou externo? ou é indiferente?

Cumprimentos
cris17
Membro Veterano
Registado: sexta abr 11, 2008 9:09 pm

segunda nov 16, 2009 11:46 am

MarceloCTR Escreveu:jorginho11 obrigado pelas dicas :wink:

Cumprimentos
externo é sempre melhor mas mais carote tambem
jorginho11
Membro Veterano
Localização: 1 Falsa Coral ,2 Corn, 1 Corcunda Mississipi, 2 Gatos SabeDeusoquê, 1 cadela Purestreet.

segunda nov 16, 2009 4:13 pm

cris17 Escreveu:
MarceloCTR Escreveu:jorginho11 obrigado pelas dicas :wink:

Cumprimentos
externo é sempre melhor mas mais carote tambem
O Cris disse bem, mas p/ esse aqua c/ 16 litros um bom interior já é demais( a rapariga bebé vai andar nas horas) quanto mais um exterior, melhor sem duvida mas p/ o proximo aqua. :wink:
<p>Paulo Jorge</p>
MarceloCTR
Membro Júnior

segunda nov 16, 2009 7:03 pm

Se tudo correr bem quinta feira já tenho a tarta :D

Em relação à quantidade de água a meter no aquário há alguma regra ou é a que quisermos?

Cumps
jorginho11
Membro Veterano

segunda nov 16, 2009 9:33 pm

MarceloCTR Escreveu:Se tudo correr bem quinta feira já tenho a tarta :D

Em relação à quantidade de água a meter no aquário há alguma regra ou é a que quisermos?

Cumps
A maxima possivel tendo em conta a praia, coloca já a agua no aqua para o cloro "evaporar" e liga a resistencia p/ ESTABILIZAR A TEMPERATURA elas estão nas lojas regra geral sem aquecimento o que nesta altura do ano significa 21/22ºc (pode significar resistencia c/ termostato no minimo), aponta p/ ai e depois vais subindo ate aos 25/26ºc.
Já escolheste a especie? transporta-a evitando correntes de ar. :wink: :?:
<p>Paulo Jorge</p>
MarceloCTR
Membro Júnior

terça nov 17, 2009 10:17 am

Hoje ja vou tratar de meter a água no aqua e aquece-la também.

Quanto à espécie será uma Corcunda ou uma Hieroglificas, qualquer uma delas é bem vinda :D

Há problema se o filtro ficar na horizontal? é que nas instruções do filtro diz que ele deve ficar submerso pelo menos 1 cm abaixo do seu topo, acontece que o meu aqua como é pequeno nao devo ter altura de água suficiente para o por na vertical.

Cumps
jorginho11
Membro Veterano

terça nov 17, 2009 12:59 pm

MarceloCTR Escreveu:Hoje ja vou tratar de meter a água no aqua e aquece-la também.

Quanto à espécie será uma Corcunda ou uma Hieroglificas, qualquer uma delas é bem vinda :D

Há problema se o filtro ficar na horizontal? é que nas instruções do filtro diz que ele deve ficar submerso pelo menos 1 cm abaixo do seu topo, acontece que o meu aqua como é pequeno nao devo ter altura de água suficiente para o por na vertical.

Cumps
Atenção ao aquecimento, relê o que escrevi sff, podes por o filtro na horizontal sem problema, coloca-o a um nivel baixo p/ não haver p perigo de ele cair em cima das bichas. :wink:
<p>Paulo Jorge</p>
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”