A minha nova tortuga - a casa

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

gdbg
Registado: quarta nov 18, 2009 12:37 am

quarta nov 18, 2009 1:21 am

bem recentemente adquiri um bichinho destes(tartaruga corcunda do mississipi), e desde já louvo o site, pois se não me tivesse informado teria continuado com a tartaruga num rim a ser alimentada a camarões secos (sempre duvidei dos camarões, aquilo parece ter sal a montes).

na loja de animais só me disseram: "a tartaruga é um animal simples e prático, só precisa dum aquário pequeno, uma pedra para subir, trés dedos de água e os camarões".

como eu gosto de estar informado e levo compromissos a sério estou me a informar o máximo que conseguir, pois se eu não gosto de apanhar frio nem de comer mal, sentia me mal se fizesse isso com outros( neste caso a tortuga)

para já, substitui o rim por este Imagem, amanhã é ir comprar candeeiro que se encaixe na parte de cima do aquário, mais lâmpada própria uvb 5.0, mais termostato, e posteriormente(alturas do natal) um filtro que pelos vistos é bom para circular a água.

vou meter uma pedrinha daquelas pretas da praia lá no fundo para a tartarugueira ter uma parte onde o bichinho possa meter a cabeça de fora sem esforço pois ela é bem jovem (deve ter uns 4cm de comprimento de carapaça).

as minhas dúvidas são: numa faze inicial este aquário foi boa escolha até ela crescer mais(as dimensões daquilo são: 290x150x200
)?;
Como estamos a falar de plástico e não de vidro haverá algum risco ao instalar estes equipamentos?;
É preciso meter solo no fundo ou só a pedrinha e umas plantas comestíveis é suficiente?

embora a tartaruga seja pequena e caiba à vontade dentro do aquário, não sei se terá sido a melhor escolha (pelo menos para já). tenho medo que as pedras se desprendam da plataforma e a bicha coma alguma(isso é possível?)
jorginho11
Membro Veterano
Registado: segunda abr 13, 2009 4:51 pm
Localização: 1 Falsa Coral ,2 Corn, 1 Corcunda Mississipi, 2 Gatos SabeDeusoquê, 1 cadela Purestreet.

quarta nov 18, 2009 3:39 am

Calculo que dê p/ 6 meses, altura em que ela tera uns 7 cm, um ano terá perto de 9/10 (ja quase não se mexe). Aconselho-te vivamente a comprar já o filtro junto c/ a resistencia, pois sem o filtro p/ movimentar a agua não dei se derretes primeiro o plastico ou queimas a bicha...
Pedrinhas, sim é possivel que as comam no entanto pouco provavel, aquilo não lhes sabe nada bem, no entanto será um risco a evitar, se forem redondinhas entram e saem, se não... Upsss... :wink:
<p>Sejam v&oacute;s proprios</p>
<p>Paulo Jorge</p>
TurtleLover
Membro Veterano
Registado: segunda mar 17, 2008 7:17 pm
Localização: Tenho de tudo um pouco: cães, gatos, peixes, tartarugas, ovelhas, patos... xD

quarta nov 18, 2009 3:16 pm

gdbg Escreveu:(...)
vou meter uma pedrinha daquelas pretas da praia lá no fundo para a tartarugueira ter uma parte onde o bichinho possa meter a cabeça de fora sem esforço pois ela é bem jovem (deve ter uns 4cm de comprimento de carapaça).
(...)
Também tens de ter em atenção se as pedras que fores apanhar à praia estão bem erodidas e sem arestas pontiagudas pois a tartaruga pode-se magoar nessas pedras.
Antes de colocares as pedras no aquário tens de as desinfectar bem, fervendo-as pelo menos umas 2vezes ou então põe-nas no forno,com uma temperatura relativamente alta para matar qualquer tipo de microorganismo patogénico.

Cumprimentos e boa sorte!
"O animal selvagem e cruel n&atilde;o &eacute; aquele que est&aacute; atr&aacute;s das grades. &Eacute; o que est&aacute; na frente delas." -<strong>Axel Munthe</strong><strong></strong>
cris17
Membro Veterano
Registado: sexta abr 11, 2008 9:09 pm

quarta nov 18, 2009 3:32 pm

exactamente igual ao meu 1º aquaterrario mas isso durou me pouco tempo, as tartarugas de orelhas vermelhas que tinha cresceram e tive de as por numa cena bem grande
gdbg

quarta nov 18, 2009 3:45 pm

Bem, ano que vem a ver se compro esta: http://www.aquapor.pt/pt/tartaruga.htm
a versão de 60cm(deve dar conta do recado por uns anitos (?)

o que eu gostaria era que me indicassem qual filtro termoestato e luz uvb devo adquirir que funcione ná actual tartarugueira e funcione na próxima sem necessidade de trocas.

quanto á luz uvb não queria ter um candeeiro á parte mas sim algo que conseguisse encaixar na parte de cima da actual e próxima tartarugueira

a ver se vou o quanto antes comprar isto, mas queria que me apontassem os acessórios que acham ser os mais indicados.

quanto á pedra vai ser uma de praia daquelas pretinhas todas lisas, e antes de ir ao aquário é uma "sopinha de pedra". quanto a mete-la no forno não arriscarei em rachar a pedra?
Última edição por gdbg em quarta nov 18, 2009 10:50 pm, editado 1 vez no total.
TurtleLover
Membro Veterano
Localização: Tenho de tudo um pouco: cães, gatos, peixes, tartarugas, ovelhas, patos... xD

quarta nov 18, 2009 4:22 pm

gdbg Escreveu:Bem, ano que vem a ver se compro esta: http://www.aquapor.pt/pt/tartaruga.htm,
a versão de 60cm(deve dar conta do recado por uns anitos (?)

o que eu gostaria era que me indicassem qual filtro termoestato e luz uvb devo adquirir que funcione ná actual tartarugueira e funcione na próxima sem necessidade de trocas.

quanto á luz uvb não queria ter um candeeiro á parte mas sim algo que conseguisse encaixar na parte de cima da actual e próxima tartarugueira
(...)
quanto á pedra vai ser uma de praia daquelas pretinhas todas lisas, e antes de ir ao aquário é uma "sopinha de pedra". quanto a mete-la no forno não arriscarei em rachar a pedra?
Quanto aos aquários não te aconselho nenhum deles por uma simples razão: a praia descola-se num instante (falo por experiência própria porque foi um dos meus primeiros aquários que tive também quando só tinha 1 tartaruga).
O melhor mesmo era comprares um aquário dito "vazio" e depois comprares uma parte seca com ventosas que também se encontram à venda.

Quanto à pedra,se a aqueceres e depois deixares arrefecer longe de qualquer corrente de ar,penso que não há esse perigo pois não vai haver um choque térmico suficiente para rachar a pedra.

O filtro é melhor comprares um que dê para regular o fluxo porque como as tartarugas que se encontram à venda são muito pequeninas,vão ser levadas pela corrente do filtro e vão tentar nadar contra essa corrente até à exaustão,porém não te sei indicar quais são as melhores marcas. Desculpa.

A lâmpada uvb tens as 5.0 compactas das exoterra. O que eu fiz foi comprar daqueles candeeiros tipo de secretária que dão para ficar fixos a qualquer coisa e no vidro do meu aquário fixei o candeeiro,mais ou menos sobre a parte seca.

Cumprimentos
"O animal selvagem e cruel n&atilde;o &eacute; aquele que est&aacute; atr&aacute;s das grades. &Eacute; o que est&aacute; na frente delas." -<strong>Axel Munthe</strong><strong></strong>
jorginho11
Membro Veterano
Localização: 1 Falsa Coral ,2 Corn, 1 Corcunda Mississipi, 2 Gatos SabeDeusoquê, 1 cadela Purestreet.

quarta nov 18, 2009 5:53 pm

Igual, não consegui abrir o link, mas c/ 60cm, tens uma coisa garantida, vais gastar dinheiro 3 vezes, minimo.
O ultimo que mandei fazer tem 90x50x50, p/ 2 Hiero, c/ filtro exterior EHE*M 2217- 1000l/h ficou em 220 aerios... :wink:
Se quiseres tenho um topico onde podes vê-lo.
<p>Paulo Jorge</p>
TurtleLover
Membro Veterano

quarta nov 18, 2009 6:21 pm

jorginho11 para ver o link basta tirar a virgula que o link tem no final,o user pode tê-la posto sem querer! :wink:
Aqui vai http://www.aquapor.pt/pt/tartaruga.htm
jorginho11
Membro Veterano

quarta nov 18, 2009 6:39 pm

TurtleLover Escreveu:jorginho11 para ver o link basta tirar a virgula que o link tem no final,o user pode tê-la posto sem querer! :wink:
Aqui vai http://www.aquapor.pt/pt/tartaruga.htm
oK, OBRIGADO, não vi a virgula, mantenho a resposta,claro. :wink: :)
<p>Paulo Jorge</p>
gdbg

quarta nov 18, 2009 10:59 pm

Já tirei a virgula, nem tinha reparado. :o

a ilhota é o menos, aquilo sempre posso arranjar uma plataforma à parte.

quando ela crescer mais, logo vejo outro maior, talvez mande mesmo fazer um com as medidas definitivas, assim que tiver uma maior disponibilidade orçamental. porque para mandar fazer um aquário tinha também que combinar com o meu tio para fazer-mos um móvel próprio para o aquário.

acredito que com a versão 60cm possa estar descansado durante uns 2 anitos ou três (?)
VanesIsa
Membro Veterano
Registado: quinta mai 29, 2008 10:10 pm
Localização: *6.Tartarugas *3.Cadelas *1.Caturra *3.Gerbos *1.PDI

quarta nov 18, 2009 11:06 pm

Dê uma vista de olhos por estes tópicos:

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... io&start=0

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=56383

Estão ai diversos exemplos que podem servir de guia.
jorginho11
Membro Veterano

quinta nov 19, 2009 1:36 am

Imagem
Meu aqua provisorio (40x18x18 c/ 10cm de agua, 6 brutais :D litros) p/ uma Corcunda, tinha ai 2 meses e meio comigo.
Sugiro-te separares o aqua da electrificação, assim esta passa a dar p/ qualquer aqua que lhe ponhas por baixo, fica a ideia, é como estão os meus. :wink:
<p>Paulo Jorge</p>
gdbg

quinta nov 19, 2009 7:27 pm

Para já está tudo. para o ano é uma questão de aquário. já agora este aquário: http://clubeterafish.org/loja/index.php ... ductId=881 seria um bom aquário dito definitivo?
já agora depois de cheio que peso ele terá mais ou menos? (metendo a pergunta doutra forma, conseguirei limar o aquário sozinho?)

ps. muito nada a tartaruga, quase nunca vai para a parte amarela do aquário, presumo que seja normal, pelo que já vi no forum, corrijam me se estiver enganado :roll: e também nota que está mais tolerável à minha presença no espaço de dois dias
jorginho11
Membro Veterano

sábado nov 21, 2009 12:09 am

gdbg Escreveu:Para já está tudo. para o ano é uma questão de aquário. já agora este aquário: http://clubeterafish.org/loja/index.php ... ductId=881 seria um bom aquário dito definitivo?
já agora depois de cheio que peso ele terá mais ou menos? (metendo a pergunta doutra forma, conseguirei limar o aquário sozinho?)

ps. muito nada a tartaruga, quase nunca vai para a parte amarela do aquário, presumo que seja normal, pelo que já vi no forum, corrijam me se estiver enganado :roll: e também nota que está mais tolerável à minha presença no espaço de dois dias
Já é bom, definitivo é o que tu quiseres ou puderes...limar?!?!?!
Peso: ex- 100x40x40cm i.e., 10x4x4dm, =160dm=160 litros e um pouco menos em Kg. :wink:
<p>Paulo Jorge</p>
gdbg

sábado nov 21, 2009 12:13 am

jorginho11 Escreveu:Já é bom, definitivo é o que tu quiseres ou puderes...limar?!?!?!
grande gralha, queria dizer limpar :o :oops:
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”