quarta jul 23, 2003 8:55 pm
Uma resposta diferente merece outra resposta diferente.
Sim, a minha frase não foi feliz mas foi a que saíu no momento. Ao certo o que quis dizer, é que se acha que por uma mera falta de apetite a solução é ir logo ao veterinário, então é porque não deve perceber de tartarugas.
A verdade é que poucos veterinários percebem de tartarugas. Não os culpo a eles, não têm que perceber de todas as espécies. Mas se um veterinário não sabe por que motivo uma tartaruga reage de certa forma, também não saberá certamente como a tratar. Quando precisei de veterinário para as tartarugas, ainda não havia especialistas em Lisboa. Se havia era um ou outro. Os veterinários a que me dirigi nada sabiam... um queria dar de comer fora de água a uma elegans... Sendo assim decidi aprender tudo o que podia e os resultados foram 100% sastifatórios. Por culpa minha ou por mero acaso as minhas tartarugas adoeceram diversas vezes com os mais variados problemas e sempre consegui resolvê-los sózinho. Apenas precisava do veterinário para as injecções de modo a "despertá-las" um pouco quando estavam mesmo em baixo. Essas injecções sempre resultaram, daí que as defendo em muitos casos.
Eu já tinha referido neste fórum que não era veterinário. Não referi que era especialista mas referi que sabia mais do que muito veterinários, o que eu considero fácil de atingir. Entenda-se fácil na parte de conhecer as tartarugas, não na parte relativa à medicina em geral. Daí, ou as pessoas confiam em mim ou não. Se confiam, podem ter a certeza de que não sou o entendedor teórico. Só falo do que experimentei. Quando as coisas são sérias, trato do assunto em privado pois cada caso é um caso e não quero que outros tentem fazer o mesmo em casos semelhantes. E isto já aconteceu com a Sara.
Todos os tratamentos que indico são os aconselhados ou únicos até para os sintomas em questão. Não há uma grande variedade de tratamentos para cada caso por isso as hipóteses de falhar o diagnóstico são escassas.
Relembro algumas vezes que sem ver a tartaruga não há exatidão no diagnóstico, mas confio que as pessoas me descrevem a verdade e aí digo o que se deve fazer.
Algumas pessoas, por um motivo ou outro, não podem ou não vão simplesmente a um veterinário com as tartarugas, seja ele especialista ou não. Eu prefiro dizer qual o tratamento do que a tartaruga morra por falta de assistência.
Em relação a antibióticos, isso está fora do meu campo e tal não aconselho nem sequer falo deles. Apenas menciono tratamentos que não prejudicam a tartaruga mas que podem solucionar o problema. Em privado indiquei um uma vez à Sara e expliquei bem todos os riscos que ela corria, e a opção e responsabilidade seria unicamente dela visto eu não ter a capacidade de receitar antibioticos. Felizmente mais tarde ela teve a possibilidade de se deslocar a um veterinário e o problema encontra-se agora resolvido.
E já num post desaconselhei os diagnósticos via net. Mas como não recomendo nada prejudical não considero que esteja a proceder mal.
A minha intenção não é de armar-me veterinário, somente quero ajudar quem não se dirije a um veterinário, seja qual for o motivo.
Espero que o problema esteja resolvido. Se é veterinário, e pareceu-me que sim, participe mais. Sabe melhor que eu que não se fazem diagnósticos sem ver o paciente mas é melhor isso do que deixar o animal morrer. Mais de metade das tartarugas compradas morrem enquanto jovens... eu gosto de ajudar a combater esse problema. Os problemas das tartarugas são quase sempre os mesmos e raramente variam muito. Assim como os tratamentos e qualquer um os pode aplicar em segurança. Se percebe do assunto, então ajude quem não percebe. Pois eu garanto que metade das pessoas a quem diz para ir ao veterinário, não vai simplesmente. Porquê gastar €25 numa tartaruga que custou €5? Muitos pensam assim...