Tempo de lâmpada acesa

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

OR1ON
Membro Júnior
Registado: sábado jul 25, 2009 11:33 am

domingo nov 29, 2009 2:37 pm

Boas malta,
Quanto tempo, ou em que horas deixam a vossa lâmpada acesa para a tartaruga?
Por muito estranho que parece acho que é pertinente, pois, certamente que uma tartaruga "pode" não querer o dia todo de luz, ou sim, não sei!

Desculpem a pergunta, mas dicipem-me as dúvidas com uma resposta esclarecedora. SFF.

cumprimentos
Última edição por OR1ON em segunda nov 30, 2009 11:59 pm, editado 1 vez no total.
jorginho11
Membro Veterano
Registado: segunda abr 13, 2009 4:51 pm
Localização: 1 Falsa Coral ,2 Corn, 1 Corcunda Mississipi, 2 Gatos SabeDeusoquê, 1 cadela Purestreet.

domingo nov 29, 2009 4:16 pm

OR1ON Escreveu:Boas malta,
Quanto tempo, ou em que horas deixam a vossa lâmpada acesa para a tartaruga?
Por muito estranho que parece acho que é pertinente, pois, certamente que uma tartaruga "pode" não querer o dia todo de luz, ou sim, não sei!

Desculpem a pergunta, mas dicipem-me as dúvidas com uma resposta esclarecedora. SFF.

cumprimentos
Não existe uma regra absoluta, mas a ideia é simular os dias naturalmente c/ mais luz de verão que de inverno, p ex: 12h/dia-V 8h/dia-I, eu pessoalmente talvez por algum comodismo tenho os UVB e a iluminação 11h/ dia de verão e de inverno...
<p>Sejam v&oacute;s proprios</p>
<p>Paulo Jorge</p>
OR1ON
Membro Júnior

domingo nov 29, 2009 4:25 pm

Obrigado.
Tinha mais ou menos essa ideia!!
ruanda
Membro Veterano
Registado: terça ago 28, 2007 12:43 pm

domingo nov 29, 2009 5:42 pm

14 horas no período de reprodução e 11/12 horas no resto do ano. :wink:
OR1ON
Membro Júnior

segunda nov 30, 2009 12:06 pm

a minha tarta parece que não gosta da lâmpada. Este habituadinha ao sol diário, e agora quando lhe acendo a lâmpada ela esconde-se. :S ... Esteve sempre á beira de uma porta de vidro enorme que tenho na cozinha e ás vezes punha-a lá fora ao solinho, e ela gostava. Agora meti-lhe a lâmpada e puxei-a mais para dentro e ela anda sempre escondida, que devo fazer? :S
FrankieGecko
Membro Veterano
Registado: quarta nov 04, 2009 9:36 am

segunda nov 30, 2009 12:25 pm

Hmmm...acho estranho ela não gostar de estar debaixo da lampada....

Que tipo de lâmpada é?? A que distancia se encontra? podes postar aqui fotos do teu "basking spot"?

Eu costumo "incentivar" as minhas turtles a sairem da agua para o "basking spot" aquecendo este mais do que a agua...

Com tempo penso k tua tarta se vai habituar à lampada.

Cumps,

Frankie
OR1ON
Membro Júnior

segunda nov 30, 2009 12:47 pm

tenho a tarta desde junho. E sempre teve algum sol. Por isso não tinha comprado a Lâmpada. No entanto adquiri a lampada antes de ontem e ela parece que não está a gostar muito.. a Distância é +- 20/30cm. Será que está muito perto? Ela agora sem sobe para a parte seca, fica na água o dia todo. :S .. Também parece que não anda a comer.

O que acontece é que também afastei-a da porta e introduzi-a noutro lugar, poderá estar a estranhar? Até que eu me aproximo dela e agora parece estar a fugir de mim. :S
FrankieGecko
Membro Veterano
Registado: quarta nov 04, 2009 9:36 am

segunda nov 30, 2009 2:02 pm

De novo pergunto...que tipo de lâmpada está a usar?

Que temperaturas tem na agua e na parte seca??

Cumps

P:S : fotos ajudam ;)

:wink:
OR1ON
Membro Júnior

segunda nov 30, 2009 4:44 pm

a lâmpada é uma Repti glo 5.0, 13W

a temperatura da água é de 24º e a temperatura exterior é a da casa, que é bem menos, deve estar á volta dos 16/17º .

Quanto ao aquário não é o pretendido, pois a minha irma enterrou-se com o dono da loja, e comprou um daqueles de 20Lt ou pouco mais, 35cm * qualquer coisa.

Tem filtro interior (mais uma vez impigido por ele). Mas pronto, como este ano as finanças nao estao a ajudar, e que agora tambem se comprou aquilo e tem que se dar uso, espero que para o ano possa comprar-lhe mais espaço, pelo menos.

Tinha-me esquecido de dar estas informações.
E acho que ela ainda não está muito grande (cerca de 5 cm, quando veio era menos que uma bolacha maria) penso eu. Acho que pelo menos até ao verão ela consegue ficar por lá. :X
OR1ON
Membro Júnior

segunda nov 30, 2009 4:45 pm

mais uma coisa, além da lâmpada comprei um candeeiro da repti glo, dos mais pequenos, de cerâmica acho eu.

tem calcio na água.
jorginho11
Membro Veterano
Localização: 1 Falsa Coral ,2 Corn, 1 Corcunda Mississipi, 2 Gatos SabeDeusoquê, 1 cadela Purestreet.

segunda nov 30, 2009 11:10 pm

A temperatura desse ar tem de subir, é por isso que ela não sai, tá frio...
Fotos ajuda sim!...
<p>Paulo Jorge</p>
OR1ON
Membro Júnior

segunda nov 30, 2009 11:13 pm

jorginho11 Escreveu:A temperatura desse ar tem de subir, é por isso que ela não sai, tá frio...
Fotos ajuda sim!...
Não tenho nada aqui para tirar fotos, a máquina anda a minha irma com ela de um lado para o outro.

Mais uma coisa, como é que eu aqueço o "ar" ???
OR1ON
Membro Júnior

segunda nov 30, 2009 11:15 pm

jorginho11 Escreveu:A temperatura desse ar tem de subir, é por isso que ela não sai, tá frio...
Fotos ajuda sim!...
Tambem não é só disso.. ela esconde-se no escuro, e não põe o corpo virado para a luz,. só as vezes é que mete a cabeça de fora.
jorginho11
Membro Veterano

segunda nov 30, 2009 11:21 pm

OR1ON Escreveu:
Fotos ajuda sim!...
Tambem não é só disso.. ela esconde-se no escuro, e não põe o corpo virado para a luz,. só as vezes é que mete a cabeça de fora.
Como o aqua é pequeno, mete uma incandescente de 25/40W no max. por cima da praia e termostato ou pensa em semi-tampas ou tampas perfuradas p/ reter o calor da agua dentro do aqua, mas c/ fotos fica mais facil ajudr-te... :?:
<p>Paulo Jorge</p>
OR1ON
Membro Júnior

segunda nov 30, 2009 11:27 pm

jorginho11 Escreveu:
OR1ON Escreveu:
Fotos ajuda sim!...
Como o aqua é pequeno, mete uma incandescente de 25/40W no max. por cima da praia e termostato ou pensa em semi-tampas ou tampas perfuradas p/ reter o calor da agua dentro do aqua, mas c/ fotos fica mais facil ajudr-te... :?:
Vou tentar postar fotos, nestes dias... (isto porque amanha tenho que ir cedo para braga e só volto para casa no final de semana, entretanto a ver se a minha irma vai dando uma olhadela À bicha, ou a minha mãe).
Mas o aqua é daqueles tradicionais de vidro, com uma rampa de "relva", a meio. :X ...

Achas que a lâmpada está a distância suficiente? achas que a devo introduzir novamente á beira da porta de vidro? (era na cozinha, e era um clima talvez mais quente e dá muita claridade durante o dia, e estava sempre gente por aquela zona, neste momento meti num escritório, é mais fresco e quase nunca está lá ninguem)....
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”