ajuda para geko leopardo

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
geckomorphs
Membro Veterano
Mensagens: 691
Registado: sexta mai 22, 2009 12:24 pm

domingo dez 13, 2009 5:52 pm

Deixo aqui uma breve resumo do que é necessário para manteres o seu minimamente.

Terrário: Um terrário de 80x40x40 cm é suficiente para um casal. No substrato pode ser papel de cozinha. Decore com rochas, troncos e plantas de deserto SEM ESPINHOS. Cactos artificiais são muito recomendados por serem muito parecidos com os naturais, não necessitarem de cuidados, e não ferem os animais. Estes animais precisam de tocas húmidas, que podem ser obtidas usando vermiculite, húmus húmido ou papel de cozinha húmido no seu interior.
Alimentação: Grilos, larvas da seda, tenébrios, superworms, etc. Adultos também podem comer ratos recém-nascidos. Deve ser ministrado um suplemento de vitamínico e cálcio nos insectos a serem oferecidos.
Iluminação: Não é necessária a instalação de lâmpadas de luz solar artificial no terrário, a não ser para o aquecimento. No entanto, os animais devem ter luz suficiente no terrário para que possam distinguir a noite do dia.
Temperatura: 28°C à 32°C. Use manta térmica, tapete de aquecimento ou lâmpada de cerâmica. Use termóstato nos aquecedores do terrário para que não haja risco de sobreaquecimento.
Humidade: Por serem nativos de regiões de clima relativamente seco.
Dimorfismo sexual: O macho apresenta os poros pré-anais em forma de V, perto da cloaca, além de uma protuberância na base da cauda (onde se aloja o hemipênis), e ainda tem o pescoço um pouco mais largo que o das fêmeas.
geckomorphs
Membro Veterano
Mensagens: 691
Registado: sexta mai 22, 2009 12:24 pm

domingo dez 13, 2009 5:53 pm

que lâmpada estamos a falar?
hjrc
Membro Júnior
Mensagens: 22
Registado: sexta dez 11, 2009 8:29 pm

domingo dez 13, 2009 6:19 pm

geckomorphs Escreveu:que lâmpada estamos a falar?
mas foi uma lampada que me foi vendida la ,ajuda no aquecimento e tem a funçao de raios solares.essa lampada so fica ligada de dia pois o sitio onde esta nao tem muitos raios solares.
geckomorphs
Membro Veterano
Mensagens: 691
Registado: sexta mai 22, 2009 12:24 pm

domingo dez 13, 2009 6:26 pm

não é preciso teres isso.... ajudar ao aquecimento como? essa lâmpada não é de aquecimento tem outra função, por isso volto a dizer tira isso....
Phuzer
Membro Veterano
Mensagens: 282
Registado: sexta jan 12, 2007 9:51 pm
Localização: Geckos Herpetoculture

domingo dez 13, 2009 11:37 pm

Boa noite.

Estamos a falar de um gecko que sempre comeu e derrepente deixou de o fazer, estando desde que o tens nas mesmas condições que até hoje, certo?
Se sim, não há muito para decifrar, ou entrou em stress por alguma razão (demasiado manuseamento nos últimos tempos, mudança de local dos acessórios do terrário, etc), ou está com problemas a nível interno, ou é apenas uma fase.

No entanto, como já te disseram, aumenta um pouco mais a temperatura e experimenta outro tipo de alimento.

Não o chateies durante um tempo e deixa uma taça de tenébrios no terrário á disposição dele, não andes sempre de volta dele porque se foi anteriormente bem alimentado aguenta bem crises destas.
<p>David Campos</p>
Brake
Membro Veterano
Mensagens: 784
Registado: sexta jun 13, 2008 1:31 pm

segunda dez 14, 2009 10:39 am

geckomorphs Escreveu:não é preciso teres isso.... ajudar ao aquecimento como? essa lâmpada não é de aquecimento tem outra função, por isso volto a dizer tira isso....

Se a lâmpada está ligada de dia ajuda a manter o ciclo dia/noite, não vejo qual é a necessidade de a tirar, alem disso pelo que o user disse a lâmpada tem a função de ajudar a estabilizar as temperaturas diurnas.
Brake
geckomorphs
Membro Veterano
Mensagens: 691
Registado: sexta mai 22, 2009 12:24 pm

segunda dez 14, 2009 2:57 pm

Pelo que parece estamos a falar dum terrario da exoterra e por conseguinte a parte de cima é em rede, ora assim sendo o pouco calor emitido pela lâmpada desaparece pela parte de cima. Agora quanto ajudar a fazer o ciclo diurno e nocturno eu acho desnecessário porque vasta a luz mínima para fazer o ciclo, e eu sou da opinião que os geckos não precisam de luz, porque eles são nocturnos e essa lâmpada pode ser factor de stress.
FrankieGecko
Membro Veterano
Mensagens: 268
Registado: quarta nov 04, 2009 9:36 am
Localização: Répteis

segunda dez 14, 2009 3:27 pm

geckomorphs Escreveu:não é preciso teres isso.... ajudar ao aquecimento como? essa lâmpada não é de aquecimento tem outra função, por isso volto a dizer tira isso....
~

Há lampadas que aquecem e emitem UVA pelo menos...
A SUNGLOW p ex. tenho uma de 150 W no terrário ligada durante 12 horas (dia) assim tenho luz, aquecimento c a mesma lampada, contudo tenho tapete de aquecimento e fio termico por baixo do terrário.
Para a noite tenho uma NightGlow de 75 W o que faz com que a temp do terrário baixe uns graus durante a noite
.
hjrc
Membro Júnior
Mensagens: 22
Registado: sexta dez 11, 2009 8:29 pm

terça dez 15, 2009 7:32 pm

geckomorphs Escreveu:Deixo aqui uma breve resumo do que é necessário para manteres o seu minimamente.

Terrário: Um terrário de 80x40x40 cm é suficiente para um casal. No substrato pode ser papel de cozinha. Decore com rochas, troncos e plantas de deserto SEM ESPINHOS. Cactos artificiais são muito recomendados por serem muito parecidos com os naturais, não necessitarem de cuidados, e não ferem os animais. Estes animais precisam de tocas húmidas, que podem ser obtidas usando vermiculite, húmus húmido ou papel de cozinha húmido no seu interior.
Alimentação: Grilos, larvas da seda, tenébrios, superworms, etc. Adultos também podem comer ratos recém-nascidos. Deve ser ministrado um suplemento de vitamínico e cálcio nos insectos a serem oferecidos.
Iluminação: Não é necessária a instalação de lâmpadas de luz solar artificial no terrário, a não ser para o aquecimento. No entanto, os animais devem ter luz suficiente no terrário para que possam distinguir a noite do dia.
Temperatura: 28°C à 32°C. Use manta térmica, tapete de aquecimento ou lâmpada de cerâmica. Use termóstato nos aquecedores do terrário para que não haja risco de sobreaquecimento.
Humidade: Por serem nativos de regiões de clima relativamente seco.
Dimorfismo sexual: O macho apresenta os poros pré-anais em forma de V, perto da cloaca, além de uma protuberância na base da cauda (onde se aloja o hemipênis), e ainda tem o pescoço um pouco mais largo que o das fêmeas.
olha vou comprar um com 60x40x60 a altura e um boca alto mas nao encontro mas baixo pois so a de 45x45x45 vou colocar tambem lampada de ceramica de 40w e manta de 8w liga ao termostato
PedroC10
Membro Veterano
Mensagens: 960
Registado: quarta dez 31, 2008 9:12 am

terça dez 15, 2009 7:57 pm

Não sei se tem essa possibilidade, mas arranjando um terrário em madeira num carpinteiro, basta arranjar um caixote em madeira, que lhe fica barato, e comprar vidros e calhas à medida. dá um pouco de trabalho mas certamente fica mais barato que comprar um terrário já feito com as medidas que disse (suponho que seja da mesma loja onde comprou o gecko)
http://faunaselvagem.blogs.sapo.pt/ Blog sobre animais selvagens e animais de companhia
hjrc
Membro Júnior
Mensagens: 22
Registado: sexta dez 11, 2009 8:29 pm

terça dez 15, 2009 10:34 pm

PedroC10 Escreveu:Não sei se tem essa possibilidade, mas arranjando um terrário em madeira num carpinteiro, basta arranjar um caixote em madeira, que lhe fica barato, e comprar vidros e calhas à medida. dá um pouco de trabalho mas certamente fica mais barato que comprar um terrário já feito com as medidas que disse (suponho que seja da mesma loja onde comprou o gecko)
nao fui comprar noutro sitio ,ja agora o termometro deve ficar no cimo ou em baixo?
Phuzer
Membro Veterano
Mensagens: 282
Registado: sexta jan 12, 2007 9:51 pm
Localização: Geckos Herpetoculture

terça dez 15, 2009 10:40 pm

No solo. De preferência um no lado quente e outro no lado frio.
<p>David Campos</p>
hjrc
Membro Júnior
Mensagens: 22
Registado: sexta dez 11, 2009 8:29 pm

terça dez 15, 2009 10:48 pm

Phuzer Escreveu:No solo. De preferência um no lado quente e outro no lado frio.
muito obrigado pelo conselho.
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”