Cedo de mais?

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

bzuGu
Membro
Registado: domingo dez 27, 2009 12:14 am

domingo dez 27, 2009 12:26 am

Boas,

Tenho um Dragão Barbudo há dois dias, talvez seja demasiado cedo para desconfiar de alguma coisa, mas prefiro jogar pelo seguro. o Dragão não tem mais de 3 meses, não sei ao certo foi-me oferecido, no entanto ele passa a noite, e 70% do dia, num canto do terrário, a minha questão é se este comportamento é normal, por tar no terrário há pouco tempo,( 4 dias), ou se poderá significar algo.
Já agr aproveito, quem me ofereceu o terrário e o dragão, optou por usar um sedimento solto, do género pedras com cerca de 2-3 mm, pois a pessoa a quem comprou o dragão, disse-lhe que essas pedras eram boas, porque ajudam na digestão, o que não me parece muito normal, porque o que tenho no terrário não é nada parecido com uma galinha :O
Outra coisa, tnh um recipiente, minusculo, com água no terrário. Tive a ler um Post vosso sobre isso, no entanto não me parece que a àgua va evaporar e possa deixar o terrário susceptivel a criação de bacterias, ainda agr, depois de ler o post, mexi na água e tá gelada, mesmo estando o terrário morno, no entanto entendo que isso faça sentido no verão.
Ainda tenho algumas duvidas, como o que lhe dar de comer, ( eu sei quais as opçoes mas o que será melhor? depende de cada Dragao certo? ) Não se deve mesmo dar comida a boca? ou entre aspas, como tenho feito, chegar-lhe a comida perto com a pinça, até que ele coma, ele nao come nada, sozinho, é por ser novo? Sorry pelo post :P

Acho que por agr é tudo :P
Cumprimentos
bzuGu
Manuescrito
Membro Veterano
Registado: segunda mai 11, 2009 10:43 pm

domingo dez 27, 2009 1:37 am

É a conversa do costume e como a maior parte do pessoal já deve andar farto deste tipo de tópicos, onde se pergunta o que se deve saber antes de ter o animal, não vais com certeza ter grande feedback...

Tamanho do terrário?
Temperatura do lado quente?
Temperatura do lado frio?
Temperatura do spot?
Que lampadas usas?
Que alimento é que lhe dás?

Muda de substracto rapidamente e informa-te minimamente antes de fazeres perguntas...
Já agora porque é aceitaste o animal?
Tens noção do compromisso que assumiste?
<p><strong>Benfica Sempre!</strong></p>
bzuGu
Membro

domingo dez 27, 2009 11:03 am

Boas,

Tamanho : L-80cm
P-40cm
A-60cm
Lado quente: 32 - 37º
Lado Frio: 18-23º
Spot: 30º
Lampadas : Uv 10.0
Aquecimento 100W
Comida: Até agr tem sido Grilos ( 2 a 3 por dia ) e legumes ( couve, cenoura, feijao verde) e frutos ( pera,maça,banana )

Tou farto de ler post's e post's, ainda nao mudei de substrato porque em montes deles vi fotos de dragoes pekenos com areias ou o tipo de pedra de que falei no terrario, presumo que seja melhor para ja o papel de cozinha correcto?
Aceitei o bicho porque me foi oferecido no natal, como prenda, ja ha algum tempo que andava a pedir, dai nao me ter preparado correctamente. Acho que ninguem nasce ensinado. E muito ja tnh eu andado a ver e a tentar perceber o k é melhor para ele. entendo que estejam fartos deste tipo de posts, mas ninguem vos obriga a ajudar, se ajudarem, agradeço, se nao muito obrigado na mesma.

Cumprimentos
bzuGu
misterJames
Membro Júnior
Registado: segunda dez 21, 2009 10:45 am

domingo dez 27, 2009 1:37 pm

bzuGu Escreveu:Boas,

P-40cm
A-60cm
Spot: 30º
Lampadas : Uv 10.0
Aquecimento 100W
Comida: Até agr tem sido Grilos ( 2 a 3 por dia ) e legumes ( couve, cenoura, feijao verde) e frutos ( pera,maça,banana )

Tou farto de ler post's e post's, ainda nao mudei de substrato porque em montes deles vi fotos de dragoes pekenos com areias ou o tipo de pedra de que falei no terrario, presumo que seja melhor para ja o papel de cozinha correcto?
Aceitei o bicho porque me foi oferecido no natal, como prenda, ja ha algum tempo que andava a pedir, dai nao me ter preparado correctamente. Acho que ninguem nasce ensinado. E muito ja tnh eu andado a ver e a tentar perceber o k é melhor para ele. entendo que estejam fartos deste tipo de posts, mas ninguem vos obriga a ajudar, se ajudarem, agradeço, se nao muito obrigado na mesma.

Cumprimentos
bzuGu
concordo, afinal os foruns sao para isto mesmo, para as pessoas trocarem experiencias...

o papel de cozinha acho que é a melhor opççao enquanto os DB sao pequenos, pois muitas vezes ao tentarem comer ingerem o substrato o qe pode provocar a morte dos mesmo. deves mudar para um substrato solto quando for ja adulto ( nao é obrigatorio mudar, so por uma questao de estética).
em relação ao comportamento do bicharoco, nao te posso ajudar porque tambem nao sei. Mas secalhar é por estar num novo ambiente (palpite).
o que tambem podes fazer é confirmar as temperaturas dos diferentes sitios do terrario com outros termostatos, pois esses que tens podem nao estar a funcionar bem.
boa sorte
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

domingo dez 27, 2009 1:40 pm

A areia não presta efectivamente mas o papel de cozinha diz-me a experiência que também está longe de ser o ideal para os db. Opte por um solo de argila envernizado de modo a ser fácil de limpar.

Quanto à questão do comportamento o db necesita de tempo para se ambientar, tem troncos ou pedras dentro do terrário?
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
joaoplscosta
Membro Veterano
Registado: domingo abr 19, 2009 2:31 pm

domingo dez 27, 2009 2:13 pm

P-40cm
A-60cm
Spot: 30ºLampadas : Uv 10.0
Aquecimento 100W

Cumprimentos
bzuGu
Não querias dizer C? (C=comprimento)

Uma pequena duvida, não era suposto o spot estar numa temperatura mais alta que o lado quente? (não pesco nada de DBs)
<p><strong>
</strong></p>
Manuescrito
Membro Veterano

domingo dez 27, 2009 4:27 pm

Boas!
Em relação ao comprimento do terrário, parece-me bem, já as temperaturas não são de todo as aconselhadas...
Lado quente: 32-35ºC
Lado Frio: 25-28ºC
Spot: 38-41ºC
O facto de o lado frio estar demasiado frio pode estar a fazer com que o DB se movimente pouco e opte por estar a maior parte do tempo onde está mais calor. Em relação à alimentação, podes e deves dar-lhe grilos e baratas adquados ao seu tamanho bem como tenébrios de vez em quando, como goluseima!
Dá-lhe verdes frescos todos os dias tendo em conta porém que há alguns que não lhe deves dar. Não abuses na banana...
Em relação à água não precisas de te preocupar...Os DB's raramente bebem água!
Pessoalmente nunca tive problemas com o papel de cozinha, dificilmente é ingerido, limpa-se com extrema facilidade e é o que tenho vindo a usar até agora...A Kitten tem com certeza mais experiencia que eu no que toca a substractos e poder-te-á dizer quais as desvantagens do seu uso.
Ps- Não percebi uma coisa...como é que o lado quente está a 32-37ºC e o spot está a 30ºC?!
bzuGu
Membro

domingo dez 27, 2009 9:38 pm

Boas,

Obrigado pelos posts a todos, voltando à questão da areia, será que posso por o papel de cozinha por cima da mesma? ou sugerem que a tire mesmo?
Manuescrito, em relaçao ao spot, referes-e à pedra de aquecimento? ou ao sitio onde ele custuma apanhar os seus "banhos de sol"?
Outro ponto, tnh o recipiente dele com fruta e legumes, mas ele nao vai la de todo, tnh que lhe por akilo a frente para ele comer, é normal por ser pequeno? ou é melhor começar desde ja a ensinar-lhe ond tem que ir?
Já agr, a pessoa que vendeu o terrario aconselhou bastantes respiradouros, logo tnh numa das laterais, uma rede bastante grd, e tres redes mais pekenas em cima, no entanto acho que nao esta a ser muito benefico para o DB porque não csg manter as temperaturas que referi com muita facilidade :x

Cumprimentos
bzuGu
cris17
Membro Veterano
Registado: sexta abr 11, 2008 9:09 pm

domingo dez 27, 2009 10:11 pm

Obrigado pelos posts a todos, voltando à questão da areia, será que posso por o papel de cozinha por cima da mesma? ou sugerem que a tire mesmo?
Manuescrito, em relaçao ao spot, referes-e à pedra de aquecimento? ou ao sitio onde ele custuma apanhar os seus "banhos de sol"?
Outro ponto, tnh o recipiente dele com fruta e legumes, mas ele nao vai la de todo, tnh que lhe por akilo a frente para ele comer, é normal por ser pequeno? ou é melhor começar desde ja a ensinar-lhe ond tem que ir?
Já agr, a pessoa que vendeu o terrario aconselhou bastantes respiradouros, logo tnh numa das laterais, uma rede bastante grd, e tres redes mais pekenas em cima, no entanto acho que nao esta a ser muito benefico para o DB porque não csg manter as temperaturas que referi com muita facilidade :x

Cumprimentos
bzuGu
a pedra de aquecimento é melhor que a retires do terrario. o spot normalmente é feito com uma tigh beam da exoterra por exemplo... esta é a 3ª lampada usada, as princiapais sao uvb10.0 e a de ceramica.
bzuGu
Membro

domingo dez 27, 2009 10:38 pm

Mas será mesmo preciso essa 3ª lampada? para um terrario relativamente pekeno? é que tenho muita "paisagem" e ele acaba por nao ter todo esse espaço que referi disponivel, vou tirar duas ou 3 fotos e postar.
Porque dizes que devo retirar a pedra de aquecimento?
bzuGu
Membro

domingo dez 27, 2009 11:12 pm

Manuescrito
Membro Veterano

domingo dez 27, 2009 11:15 pm

Tira mesmo a pedra de aquecimento...queres assar o teu DB?!
Tira a areia toda e poe papel de cozinha!
O meu terrário tem lampada UV a todo o comprimento e uma infrared no spot e chega-me para manter as temperaturas perfeitas!
Agora com o frio que tem estado acrescentei mais uma lampada de ceramica para conseguir o gradiente e para a temperatura não descer demasiado durante a noite!
Outra coisa, não deixes nenhuma luz ligada durante a noite a menos que seja a de ceramica!
Aquela night glo não serve rigorosamente para nada, só mesmo para stressar o animal e não consigo vislumbrar a lampada que usas para o spot, nem mesmo o próprio spot!
Aquela pedra de fritamento até me dá arrepios!
Em relação à comida, não te preocupes em dar-lhe a comida à boca, limita-te a po-la dentro do terrário que ele quando tiver fome vai lá!
Deixo-te uma foto do meu terrário para teres uma ideia!

Imagem
bzuGu
Membro

segunda dez 28, 2009 12:07 am

a pedra de aquecimento nao passa dos 30º , volto a perguntar, o que é que tu chamas spot? o sitio ond ele passa mais tempo? a lampada que uso é uma lampada da zoomed blue reptile incandescente de 100W, é a lampada azul que aí ves, o Spot dele, se for o sitio ond ele mais passa tempo, é a pedra de xisto central que ves.

Cumprimentos
bzuGu
joaoplscosta
Membro Veterano
Registado: domingo abr 19, 2009 2:31 pm

segunda dez 28, 2009 12:15 am

bzuGu Escreveu:a pedra de aquecimento nao passa dos 30º , volto a perguntar, o que é que tu chamas spot? o sitio ond ele passa mais tempo? a lampada que uso é uma lampada da zoomed blue reptile incandescente de 100W, é a lampada azul que aí ves, o Spot dele, se for o sitio ond ele mais passa tempo, é a pedra de xisto central que ves.

Cumprimentos
bzuGu
Não tenho a certeza, mas acho que o spot é uma zona onde a temperatura é um pouco mais alta que a zona quente do terrário.
<p><strong>
</strong></p>
Manuescrito
Membro Veterano

segunda dez 28, 2009 12:29 am

O BASKING SPOT é, como o João disse, o sítio onde a temperatura é mais elevada!
Sinceramente não conheço ninguem que faça o basking com essa lampada...normalmente usam-se lampadas de ceramica, infrared ou aquelas tipicas lampadas de basking spot!
Não vejo um único termometro ou higrometro...como é que sabes que a fritadeira não ultrapassa os 30ºC?!
Fica alguma coisa ligada durante a noite?
Qual é a temperatura do teu BASKING SPOT??
Como ja deves saber os DB's precisam de pelo menos 35ºC para fazer a digestão correctamente...
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”