aquaterrario rã arboricola

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
duduke
Membro
Registado: terça out 27, 2009 10:26 pm

segunda dez 28, 2009 3:39 am

boas, a uns tempos que ando para comprar uma rã arboricola que vi numa loja ao pe de minha casa fiz um mini terrario mas achei melhor fazer um com 60x40x30 estou a trabalhar nele para poder por 2 rãs, que vou comprar quando tiver o terrario acabadinho tenho algumas fotos do que fiz hoje espero as vossas opinioes sobre como esta a ficar e algumas dicas tambem

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

fiz uma divisoria com acrilico e silicone para a parte com agua ,para tapar o acrilico puz cortiça e como o musgo ajuda na humidade arranjei algum para por na parte da terra ,puz tambem alguns troncos ...
como este aquario nao tinha tampa e estava ali a ocupar espaço ao tempo fiz eu esta tampa provisoria . que vou substituir com uma de acrilico e por tambem uma lampada uv-b 2.0 acho que e o mais indicado

peço desculpa esquecime de virar uma das fotos e ficou de lado

assim que tiver as rãs e o aquaterrario pronto ponho mais fotos ;)
xRubenx
Membro
Registado: segunda set 21, 2009 11:58 pm
Localização: - Gigi ( Chinchila Femea, Light Ebony ), Tico ( Chinchila macho bege Homozigótico), Medauroidea extr

segunda dez 28, 2009 4:28 am

Boas Duduke ;)

Fizeste um bom trabalho, mas tenho algumas questoes a colocar:
- Que ra queres colocar nesse terrario?
- Que aquecimento tens ou pensas usar? ( recomendo cabo de aquecimento, talvez 50w ou 75w, dependendo da ra )

Agora os elogios e criticas ao terrario, penso que o terrario esta bem feito, mas para uma ra terrestre, se for uma arboricola, precisa de muita mais vegetaçao, sem falar que uma ra arboricola precisa de mais altura do que espaço de solo.
Podendo aconselhar, aconselhava a colocares ai ficus, do lado esquerdo ( 1ª imagem ), ou ate mesmo no lado direito, umas lianas ou troncos atravessados para elas poderem trepar.
Quanto a parte da agua, tens de saber se a ra que queres, se gosta de nadar ou nao, pois algumas ras em mais de 1cm de agua afogam-se, dou te o exemplo das dendrobates, que era e e' um projecto que vou desenvolver, mas a longo prazo...
( nao se afogam com 1cm, pois e' o recomendado, mas se for mais, sempre li e disseram-me que sim )
a lampada, colocas muito bem uma de 2.0 ;)
Mas penso que as lampadas deviam estar mais para cima no terrario, pois muito perto, podem danificar a pele da ra...

Deixo-te aqui umas fotos de uns terrarios que acho que estao muito bons:
Imagem
Imagem
Imagem

Se quiseres saber o nome de algumas plantas que queiras meter, deixo aqui algumas:
Ficus
hemiografhis colorata
Elodeas
Bromelias
Entre outras

Dou-te os meus sinceros parabens pelo terrario construido! :D

Isto sao os reparos, criticas e ajudas que um novato em anfibios te da, mas espera por uma pessoa mais experiente que te dira mais algo, e se calhar me vai corrir ;)

Cumprimentos e boa Sorte com o projecto
<p><strong>Animais:</strong></p>
<p>&nbsp;- Gigi & Tico&nbsp;( Chinchila Femea, Light Ebony & Chinchila Macho, Bege Homozig&oacute;tico&nbsp;)</p>
<p>- 4.3.0 Medauroidea extradentata</p>
duduke
Membro

segunda dez 28, 2009 9:34 am

ola, obrigado outra x pelas dicas deste uma boa ajuda para eu fazer um bom terrario, a rã que vou comprar e Hyla cinerea vou preencher o fundo para ficar com um ar mais natural e vou arranjar as plantas depois logo digo como fica ;) obrigado
PS: o aquecimento tenho um tapete achas que chega ? ou preciso comprar o cabo ?
deadmmmannn
Membro Veterano
Registado: quinta nov 19, 2009 11:42 am

segunda dez 28, 2009 10:34 am

para hylas tá muito pobre, elas são arboriculas, quase não têm nada pa poder trepar, e essa piscina pode ser perigoso, já para bombinas parece me bem
<p><a href="http://www.google.com"><strong>www.google.com</strong></a></p>
<p>-------------------------------------------------------------------</p>
<p>tenho o livro da popota, e depois?</p>
NhamNham
Membro Veterano
Registado: quarta mai 16, 2007 1:59 pm

segunda dez 28, 2009 11:48 am

Para rãs arboricolas precisava de mais altura, na minha opinião. 30cm acho pouco para animais que vivem longe do solo.

Como é para H. cinerea.... vá.... como são pequenitas, talvez não seja um entrave muito grande (embora ficassem melhor num terrário de maior altura).

Como disse o dead precisas de plantar isso mais. Se são arboricolas vão andar pouco no solo, logo precisam de varias plataformas aereas, ou então não têm por onde andar...

Que profundidade tem a parte aquática?

Tom com o dead.... acho que ta bom para bombinas.

Se quizeres alguma espécie arboricola vais ter de plantar isso muito mais... :wink:

Boa sorte!
duduke
Membro

segunda dez 28, 2009 12:14 pm

ok muito origado pela ajuda .. acho que me vou ficar pelas bombinas e mais tarde num terrario novo compro as outras ate porque hoje de manha quando sai de casa como fasso todos os dias ao cimo da rua olhei para a montra da loja e reparei que nao havia rãs pois a senhora da loja deixou as rãs secar ao sol na montra sem humidade estavao pretas e chupadas... se ha coisa que me deixe chateado e ver os animais assim .. aposto que quase nem comem os animais .. nunca mais la compro nada para aprenderem a tratar dos animais vou comprar as bombinas noutra loja .

cumps
duduke
Membro

segunda dez 28, 2009 12:17 pm

desculpa NhamNham esquecime de responder a tua pergunta a agua tem de perfundidade 2 a 3 cm e ja' puz mais plantas e troncos mas acho que vou ficar pelas bombinas visto este não ser o terrario ideal para as arboricolas

obrigado pela ajuda
xRubenx
Membro
Localização: - Gigi ( Chinchila Femea, Light Ebony ), Tico ( Chinchila macho bege Homozigótico), Medauroidea extr

segunda dez 28, 2009 3:25 pm

Boas

Como te disseram e bem, umas bombinas ficavam ai muito bem e sao uma boa especie para iniciantes nos anfibios ;)

Para bombinas penso que tens de alargar um pouco a parte aquatica, a relaçao terra agua penso que tem de ser 2/3.
Nesse terrario que tens, consegues colocar ai umas 4 bombinas.
As bombinas nao sao muito esquesitas com o setup do terrario, mas se poderes acrescentar mais qualquer coisinha, da sempre outro ar ao terrario ;)

Vou-te deixar aqui umas infos:
Temperatura Diurna: 22ºc aos 26º ( temperaturas superiores aos 28ºc nao sao aconselhaveis )
Temperatura Nocturna: dos 18ºc aos 22ºc
Alimento: grilos, larvas da cera, minhocas

Depois podes criar um spot mais quente na zona terrestre, podes simular o circulo dia noite ( 10 a 12 horas de luz por dia ).

Quanto ao tapete de aquecimento, experimenta colocar debaixo do terrario, liga e regista as temperaturas, se chegarem aos 25º graus estaveis, penso que podes utilizar, depois com o termoestato, podes regular isso muito bem ;)

Boa Sorte com o projecto, e vai dando noticias ;)

Cumprimentos
<p>&nbsp;- Gigi & Tico&nbsp;( Chinchila Femea, Light Ebony & Chinchila Macho, Bege Homozig&oacute;tico&nbsp;)</p>
joaoplscosta
Membro Veterano
Registado: domingo abr 19, 2009 2:31 pm

segunda dez 28, 2009 3:41 pm

xRubenx Escreveu:Boas

Como te disseram e bem, umas bombinas ficavam ai muito bem e sao uma boa especie para iniciantes nos anfibios ;)

Para bombinas penso que tens de alargar um pouco a parte aquatica, a relaçao terra agua penso que tem de ser 2/3.
Nesse terrario que tens, consegues colocar ai umas 4 bombinas.
As bombinas nao sao muito esquesitas com o setup do terrario, mas se poderes acrescentar mais qualquer coisinha, da sempre outro ar ao terrario ;)

Vou-te deixar aqui umas infos:
Temperatura Diurna: 22ºc aos 26º ( temperaturas superiores aos 28ºc nao sao aconselhaveis )
Temperatura Nocturna: dos 18ºc aos 22ºc
Alimento: grilos, larvas da cera, minhocas

Depois podes criar um spot mais quente na zona terrestre, podes simular o circulo dia noite ( 10 a 12 horas de luz por dia ).

Quanto ao tapete de aquecimento, experimenta colocar debaixo do terrario, liga e regista as temperaturas, se chegarem aos 25º graus estaveis, penso que podes utilizar, depois com o termoestato, podes regular isso muito bem ;)

Boa Sorte com o projecto, e vai dando noticias ;)

Cumprimentos
Se a zona aquática for grande o suficiente podes substituir por um aquecedor de aquariofilia (os chamados termostatos)

Fica aqui: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=68452
<p><strong>
</strong></p>
duduke
Membro

segunda dez 28, 2009 4:24 pm

as bombinas nao podem estar juntas com as hylas ? se for esse o caso fasso um terrario grande para as 2 especies
joaoplscosta
Membro Veterano

segunda dez 28, 2009 4:35 pm

duduke Escreveu:as bombinas nao podem estar juntas com as hylas ? se for esse o caso fasso um terrario grande para as 2 especies
Não se deve juntar espécies diferentes.
<p><strong>
</strong></p>
duduke
Membro

segunda dez 28, 2009 5:29 pm

joaoplscosta Escreveu:
duduke Escreveu:as bombinas nao podem estar juntas com as hylas ? se for esse o caso fasso um terrario grande para as 2 especies
mesmo com muito espaço ? .. 120x80x60 nao chega para ter 2 bombinas e 2 hylas ?
joaoplscosta
Membro Veterano

segunda dez 28, 2009 6:16 pm

duduke Escreveu:
joaoplscosta Escreveu:
Se separares esse terrário em dois é capaz de dar, mas não sei quando espaço precisam as hylas.
<p><strong>
</strong></p>
xRubenx
Membro

segunda dez 28, 2009 6:21 pm

Duduke, nao se deve msiturar especies.

O que podes fazer e', pegar nesse terrario que falaste, colocar uma divisoria a meio de acrilico, e depois colocas as bombinas num lado e as hylan noutro, penso que se pode fazer isto,pois possuem ambas as mesmas temperaturas de habitabilidade ;)
Sendo assim tinha um terrario de 120x80x60, com uma divisao ao meio, que ficava 60x80x60 para as bombinas e 60x80x60 para as hylan, mas como as bombinas soa terrestres e as hylan arboricolas, podes roubar um bocado de espaço de solo as hylan e fazer a parte das bombinas maior um pouco.
Com este espaço todo, penso que podes ter 4 bombinas e 2 a 4 hylan.
Ficava quase uma especie de vivarium :P

Acho que iria ficar um projecto bastante bom :D

Mas espera por opinioes mais experientes ;)

Espero ter ajudado

Cumprimentos e boa sorte com o projecto
xRubenx
Membro

segunda dez 28, 2009 6:23 pm

joaoplscosta Escreveu:
duduke Escreveu:
joaoplscosta Escreveu:
Se separares esse terrário em dois é capaz de dar, mas não sei quando espaço precisam as hylas.
As Hylan precisam de um terrario com 51cm x 25cm x 46cm
A consegues colocar 2 a 4 ras adultas ;)

Penso que com a divisoria, ficaria um bom terrario para ambas as especies.
As temperaturas das hylan rondam os 22º aos 26º dirunos e cerca de 18º nocturnos, sao valores muito semelhantes aos das bombinas salvo erro.

EDIT: Care sheet Hylan cinerea : http://www.amphibiancare.com/frogs/care ... efrog.html
Care sheet Bombina Orientalis: http://www.amphibiancare.com/frogs/care ... dtoad.html

Cumpz
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”