cooler em terrário.

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

tegrapido
Membro
Registado: terça ago 05, 2008 12:34 am

quinta jan 07, 2010 3:54 pm

Olá pessoal.

Meu nome é Arthur, sou novo aqui no fórum porém crio animais a um bom tempo.

Tenho um projeto novo para construir um terrário novo para minha pogona, nas medidas 150x50x50.

Gostaria de saber, teria algum problema em colocar um cooler de PC no teto ou em alguma parede do terrário virado para fora, puxando o ar de dentro, para em conjunto dos respiros, criar circulação de ar dentro?

Posso deixar ligado 24 horas?

Abraços!!
razer
Membro Veterano
Registado: quinta out 04, 2007 8:08 am

quinta jan 07, 2010 4:41 pm

Boas, também tinha pensado nisso mas depois veio-me á ideia que podia alterar as temperaturas dentro dos terrários.

Cumps
FrankieGecko
Membro Veterano
Registado: quarta nov 04, 2009 9:36 am

quinta jan 07, 2010 4:44 pm

tegrapido Escreveu:Olá pessoal.

Meu nome é Arthur, sou novo aqui no fórum porém crio animais a um bom tempo.

Tenho um projeto novo para construir um terrário novo para minha pogona, nas medidas 150x50x50.

Gostaria de saber, teria algum problema em colocar um cooler de PC no teto ou em alguma parede do terrário virado para fora, puxando o ar de dentro, para em conjunto dos respiros, criar circulação de ar dentro?

Posso deixar ligado 24 horas?

Abraços!!

Um terrário dessas dimensoes e com um cooler de pC, decerto que não vais alterar muito as temperaturas, cumps
jamerico
Membro Veterano
Registado: segunda ago 17, 2009 3:29 pm
Localização: Pantherophis Guttatus; Lampropeltis Californiae; Lampropeltis Nigritus; M. Musculus; Rattus Norvegic

boas tardes

Eu nao vejo nada contra !
Tens é k ter segurança para os animais nao entrarem en contacto com as ventuinhas :twisted:
Ao criares uma circulaçao de ar vais estar a contribuir para um maior controlo tanto da temperatura como da humidade !
mas nao vejo o para k ter 24 horas ligado !

Mas isto é a minha opinião !
tegrapido
Membro

Então, por isso penso em ligar o cooler num timer, programado para funcionar de 4 em 4 horas, algo em torno de 20 minutos.

Pois o terrário fica em meu quarto onde não tem ventilação, então creio que apenas os respiros laterais não sejam o suficiente...
razer
Membro Veterano
Registado: quinta out 04, 2007 8:08 am

quinta jan 07, 2010 4:46 pm

Hum.. eu como tenho um com 140x50x50cm vou colocar também. Depois tenho 4 com 70x50x50, como podem ver aqui: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=75024

Que acham de colocar também nos 4 mais pequenos?

Cumps
tegrapido
Membro

quinta jan 07, 2010 4:46 pm

Tens é k ter segurança para os animais nao entrarem en contacto com as ventuinhas
Sim, penso em colocar o cooler em uma das saídas de ar do terrário, com uma grade de proteção.
FrankieGecko
Membro Veterano
Registado: quarta nov 04, 2009 9:36 am

quinta jan 07, 2010 4:48 pm

razer Escreveu:Hum.. eu como tenho um com 140x50x50cm vou colocar também. Depois tenho 4 com 70x50x50, como podem ver aqui: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=75024

Cumps

Coolers de PC podes colocar em todos.....isso não tem klker problema....

se estivessemos a falar de um cooler industrial a 220V, ou exaustor era bem diferente...coolers de PC são frakinhos....não vais ter problemas nas temperaturas
tegrapido
Membro

quinta jan 07, 2010 4:48 pm

è uma boa idéia, mas por serem menores, creio que os coolers devem ter pouca potência e ficarem menos tempo ligados.
NhamNham
Membro Veterano
Registado: quarta mai 16, 2007 1:59 pm

quinta jan 07, 2010 4:51 pm

Não vejo problema no cooler...

Deixar ligado 24H sobre 24H já não acho grande ideia.
Nazgul93
Membro Veterano
Registado: quarta set 10, 2008 1:12 pm

quinta jan 07, 2010 5:37 pm

Nazgul93 Escreveu:Uma sugestão para combater problemas relacionados com a ciclagem do ar, humidades e outros problemas, em terrários e aquaterrários.

[Sugestão] - Ventilação mecânica!

Link: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=73303
É uma excelente opção, mas tem os seus contras.
Nao aconselho ter ligado 24 sobre 24 horas, pois irás ter muita perda de calor e o consequente aumento de energia para compensar o calor perdido, e o mais preocupante, stress dos animais, pois podes mal ouvi-lo, mas se meteres a cabeça no terrario, faz algum barulho la dentro.
Liga a um programador para ligar X em X tempo depende das dimensoes do terrario e das caracteristicas do mesmo.
Cuidado com o transformador que usas, e com as caracteristicas do cooler.

:wink:
Última edição por Nazgul93 em quinta jan 07, 2010 5:42 pm, editado 1 vez no total.
<strong>

__"Dias de luta, Dias de gl&oacute;ria"__</strong><strong> </strong> 1.0.0 Homo sapien<strong> - </strong><strong>Homo Libero 1.0.0 : </strong>Nuno Santos. <u> </u>
Nazgul93
Membro Veterano

quinta jan 07, 2010 5:40 pm

tegrapido Escreveu:
è uma boa idéia, mas por serem menores, creio que os coolers devem ter pouca potência e ficarem menos tempo ligados.
Os coolers mais comuns do mercado em media costumam ter 12V, e nao os substimem, porque a funçao deles é baixar as temps dos componentes e do ambiente da caixa do pc, que atinges temperaturas nada comparadas com as dos terrarios, sao autenticos aspiradores\expiradores, aconselho a ligar a metade ou 1\3 da potencia (também é relativo, depende das caracteristicas do terrario)
Última edição por Nazgul93 em quinta jan 07, 2010 5:43 pm, editado 1 vez no total.
<strong>

__"Dias de luta, Dias de gl&oacute;ria"__</strong><strong> </strong> 1.0.0 Homo sapien<strong> - </strong><strong>Homo Libero 1.0.0 : </strong>Nuno Santos. <u> </u>
tegrapido
Membro

quinta jan 07, 2010 5:43 pm

Legal esse tópico!!

Só que, pensando melhor, estou na dúvida...

Será que é realmente essencial esse cooler????

Ou será que só fazendo uma grande quantidade de respiros (nas laterais e no teto) já dão conta?

Oque vocês acham???
Nazgul93
Membro Veterano

quinta jan 07, 2010 5:46 pm

tegrapido Escreveu:Legal esse tópico!!

Só que, pensando melhor, estou na dúvida...

Será que é realmente essencial esse cooler????

Ou será que só fazendo uma grande quantidade de respiros (nas laterais e no teto) já dão conta?

Oque vocês acham???
Para que tipo de terrário é? Dimensoes, caracteristicas ambientais, animal.
Sinceramente, é uma mariquice, ou nao, depende de varios factores, mas com uns bons respiradores deve ser o sufeciente (mais uma vez, depende das caracteristicas, so sabendo)
<strong>

tegrapido
Membro

quinta jan 07, 2010 5:55 pm

Para que tipo de terrário é? Dimensoes, caracteristicas ambientais, animal.
Sinceramente, é uma mariquice, ou nao, depende de varios factores, mas com uns bons respiradores deve ser o sufeciente (mais uma vez, depende das caracteristicas, so sabendo)
:roll:
Os coolers mais comuns do mercado em media costumam ter 12V, e nao os substimem, porque a funçao deles é baixar as temps dos componentes e do ambiente da caixa do pc, que atinges temperaturas nada comparadas com as dos terrarios, sao autenticos aspiradores\expiradores, aconselho a ligar a metade ou 1\3 da potencia (também é relativo, depende das caracteristicas do terrario)
Sim mas, para isso, existem reguladores de potência (como aqueles de iluminação), que podem ser facilmente acoplados aos coolers.
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”