cooler em terrário.
Moderador: mcerqueira
Olá pessoal.
Meu nome é Arthur, sou novo aqui no fórum porém crio animais a um bom tempo.
Tenho um projeto novo para construir um terrário novo para minha pogona, nas medidas 150x50x50.
Gostaria de saber, teria algum problema em colocar um cooler de PC no teto ou em alguma parede do terrário virado para fora, puxando o ar de dentro, para em conjunto dos respiros, criar circulação de ar dentro?
Posso deixar ligado 24 horas?
Abraços!!
Tenho um projeto novo para construir um terrário novo para minha pogona, nas medidas 150x50x50.
Gostaria de saber, teria algum problema em colocar um cooler de PC no teto ou em alguma parede do terrário virado para fora, puxando o ar de dentro, para em conjunto dos respiros, criar circulação de ar dentro?
Abraços!!
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta nov 04, 2009 9:36 am
tegrapido Escreveu:Olá pessoal.
Abraços!!
Um terrário dessas dimensoes e com um cooler de pC, decerto que não vais alterar muito as temperaturas, cumps
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda ago 17, 2009 3:29 pm
- Localização: Pantherophis Guttatus; Lampropeltis Californiae; Lampropeltis Nigritus; M. Musculus; Rattus Norvegic
boas tardes
Eu nao vejo nada contra !
Tens é k ter segurança para os animais nao entrarem en contacto com as ventuinhas
Ao criares uma circulaçao de ar vais estar a contribuir para um maior controlo tanto da temperatura como da humidade !
mas nao vejo o para k ter 24 horas ligado !
Mas isto é a minha opinião !
Eu nao vejo nada contra !
Tens é k ter segurança para os animais nao entrarem en contacto com as ventuinhas

Ao criares uma circulaçao de ar vais estar a contribuir para um maior controlo tanto da temperatura como da humidade !
mas nao vejo o para k ter 24 horas ligado !
Mas isto é a minha opinião !
Então, por isso penso em ligar o cooler num timer, programado para funcionar de 4 em 4 horas, algo em torno de 20 minutos.
Pois o terrário fica em meu quarto onde não tem ventilação, então creio que apenas os respiros laterais não sejam o suficiente...
Pois o terrário fica em meu quarto onde não tem ventilação, então creio que apenas os respiros laterais não sejam o suficiente...
Hum.. eu como tenho um com 140x50x50cm vou colocar também. Depois tenho 4 com 70x50x50, como podem ver aqui: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=75024
Que acham de colocar também nos 4 mais pequenos?
Cumps
Cumps
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta nov 04, 2009 9:36 am
razer Escreveu:Hum.. eu como tenho um com 140x50x50cm vou colocar também. Depois tenho 4 com 70x50x50, como podem ver aqui: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=75024
Cumps
Coolers de PC podes colocar em todos.....isso não tem klker problema....
se estivessemos a falar de um cooler industrial a 220V, ou exaustor era bem diferente...coolers de PC são frakinhos....não vais ter problemas nas temperaturas
É uma excelente opção, mas tem os seus contras.Nazgul93 Escreveu:Uma sugestão para combater problemas relacionados com a ciclagem do ar, humidades e outros problemas, em terrários e aquaterrários.
[Sugestão] - Ventilação mecânica!
Link: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=73303
Nao aconselho ter ligado 24 sobre 24 horas, pois irás ter muita perda de calor e o consequente aumento de energia para compensar o calor perdido, e o mais preocupante, stress dos animais, pois podes mal ouvi-lo, mas se meteres a cabeça no terrario, faz algum barulho la dentro.
Liga a um programador para ligar X em X tempo depende das dimensoes do terrario e das caracteristicas do mesmo.
Cuidado com o transformador que usas, e com as caracteristicas do cooler.

Última edição por Nazgul93 em quinta jan 07, 2010 5:42 pm, editado 1 vez no total.
<strong>
__"Dias de luta, Dias de glória"__</strong><strong> </strong> 1.0.0 Homo sapien<strong> - </strong><strong>Homo Libero 1.0.0 : </strong>Nuno Santos. <u> </u>
__"Dias de luta, Dias de glória"__</strong><strong> </strong> 1.0.0 Homo sapien<strong> - </strong><strong>Homo Libero 1.0.0 : </strong>Nuno Santos. <u> </u>
Os coolers mais comuns do mercado em media costumam ter 12V, e nao os substimem, porque a funçao deles é baixar as temps dos componentes e do ambiente da caixa do pc, que atinges temperaturas nada comparadas com as dos terrarios, sao autenticos aspiradores\expiradores, aconselho a ligar a metade ou 1\3 da potencia (também é relativo, depende das caracteristicas do terrario)tegrapido Escreveu:è uma boa idéia, mas por serem menores, creio que os coolers devem ter pouca potência e ficarem menos tempo ligados.Que acham de colocar também nos 4 mais pequenos?
Última edição por Nazgul93 em quinta jan 07, 2010 5:43 pm, editado 1 vez no total.
<strong>
Legal esse tópico!!
Só que, pensando melhor, estou na dúvida...
Será que é realmente essencial esse cooler????
Ou será que só fazendo uma grande quantidade de respiros (nas laterais e no teto) já dão conta?
Oque vocês acham???
Ou será que só fazendo uma grande quantidade de respiros (nas laterais e no teto) já dão conta?
Oque vocês acham???
Para que tipo de terrário é? Dimensoes, caracteristicas ambientais, animal.tegrapido Escreveu:Legal esse tópico!!
Oque vocês acham???
Sinceramente, é uma mariquice, ou nao, depende de varios factores, mas com uns bons respiradores deve ser o sufeciente (mais uma vez, depende das caracteristicas, so sabendo)
<strong>
Para que tipo de terrário é? Dimensoes, caracteristicas ambientais, animal.
Sinceramente, é uma mariquice, ou nao, depende de varios factores, mas com uns bons respiradores deve ser o sufeciente (mais uma vez, depende das caracteristicas, so sabendo)

Sim mas, para isso, existem reguladores de potência (como aqueles de iluminação), que podem ser facilmente acoplados aos coolers.Os coolers mais comuns do mercado em media costumam ter 12V, e nao os substimem, porque a funçao deles é baixar as temps dos componentes e do ambiente da caixa do pc, que atinges temperaturas nada comparadas com as dos terrarios, sao autenticos aspiradores\expiradores, aconselho a ligar a metade ou 1\3 da potencia (também é relativo, depende das caracteristicas do terrario)