Incubadora p/ Ovos Répteis

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
FrankieGecko
Membro Veterano
Registado: quarta nov 04, 2009 9:36 am

sexta jan 08, 2010 10:59 am

Boas, como vou precisar arranjar uma incubadora para os ovos dos meus geckos e já decidi construir uma em casa, resolvi partilhar aqui a ideia. Preciso de opinioes, conselhos, etc.

Imagem

Cumps :lol:
jpmf
Membro Veterano
Registado: domingo set 14, 2003 9:26 am
Contacto:

sexta jan 08, 2010 12:07 pm

A sonda que está dentro da caixa deve estar dentro ou em cima da vermiculite que é onde interessa medir a temperatura.
tegrapido
Membro
Registado: terça ago 05, 2008 12:34 am

sexta jan 08, 2010 12:28 pm

Também possuo grande dúvida sobr incubadora, pois pretendo conseguir uma reprodução de Pogona vitticeps em menos de 6 meses.

Me disseram que incubadoras DIY não são muito eficientes e que não salvam nem metade dos filhotes. Gostaria de saber se essa informação procede e se vale a pena comprar uma incubadora pronta.
jpmf
Membro Veterano
Contacto:

sexta jan 08, 2010 12:30 pm

tegrapido Escreveu:Também possuo grande dúvida sobr incubadora, pois pretendo conseguir uma reprodução de Pogona vitticeps em menos de 6 meses.

Me disseram que incubadoras DIY não são muito eficientes e que não salvam nem metade dos filhotes. Gostaria de saber se essa informação procede e se vale a pena comprar uma incubadora pronta.
Tenho amigos que incubam os ovos em incubadoras feitas por eles em casa e safam a maioria dos ovos. eu usei uma incubadora artesanal feita por mim e outra comercial e as percentagens que obtive foram basicamente as mesmas.
tegrapido
Membro

sexta jan 08, 2010 12:41 pm

jpmf, você teria algum projeto ou fotos de sua incubadora aí?

Qual seria essa porcentagem de ovos salvos?
FrankieGecko
Membro Veterano

sexta jan 08, 2010 1:31 pm

jpmf Escreveu:A sonda que está dentro da caixa deve estar dentro ou em cima da vermiculite que é onde interessa medir a temperatura.

Sim, esse aspecto eu sabia, apesar de não o ter representado muito bem na imagem.

Queria usar este método de aquecer a agua, pois vai-me sair muito barato, já tenho todo o material necessário...mas a minha dúvida persiste...será que se usasse cabo de aquecimento era melhor?? Teria melhores resultados?
Depois outro aspecto é a humidade...com este setup criarei muita humidade ao aquecer a agua...apesar dos respiros e do cooler....não sei se baixarei dos 90%....é muito mau?? que percentagem de humidade necessito ter??

Cumps
jpmf
Membro Veterano
Contacto:

sexta jan 08, 2010 2:18 pm

FrankieGecko Escreveu:
jpmf Escreveu:A sonda que está dentro da caixa deve estar dentro ou em cima da vermiculite que é onde interessa medir a temperatura.

Sim, esse aspecto eu sabia, apesar de não o ter representado muito bem na imagem.

Queria usar este método de aquecer a agua, pois vai-me sair muito barato, já tenho todo o material necessário...mas a minha dúvida persiste...será que se usasse cabo de aquecimento era melhor?? Teria melhores resultados?
Depois outro aspecto é a humidade...com este setup criarei muita humidade ao aquecer a agua...apesar dos respiros e do cooler....não sei se baixarei dos 90%....é muito mau?? que percentagem de humidade necessito ter??

Cumps
Para mim, terás melhores resultados com o aquecedor de aquário, sem dúvida.

relativamente à humidade, faz uns buracos e vais destapando ou tapando até obteres a percentagem de humidade que precisas, a qual varia de espécie para espécie.
No caso dos Geckos (Creio qie é o que disseste que vais criar) não sei qual a humidade necessária.
FrankieGecko
Membro Veterano

sexta jan 08, 2010 2:27 pm

Obrigado ;)

Cumps
tegrapido
Membro

sexta jan 08, 2010 3:25 pm

Alguém sabe qual a temperatura e humidade ideais para ovos de Pogona viticeps?^

A própria água aquecida já aumenta a temperatura da vermiculite, correto?
FrankieGecko
Membro Veterano

sexta jan 08, 2010 3:30 pm

tegrapido Escreveu:Alguém sabe qual a temperatura e humidade ideais para ovos de Pogona viticeps?^

A própria água aquecida já aumenta a temperatura da vermiculite, correto?

Não entendi patavina desta ultima pergunta...... :o

A agua vai ser aquecida para que aumente a temperatura em toda a caixa e consequentemente até chegar às temperaturas pretendias na vermiculite onde vão estar os ovos.....
gekkos
Membro Veterano
Registado: sábado jan 17, 2009 9:04 pm

sexta jan 08, 2010 4:20 pm

Se quiseres posso te dar um contacto que arranja incubadoras por 50€
Sempre é mais seguro!
jpmf
Membro Veterano
Contacto:

sexta jan 08, 2010 4:26 pm

gekkos Escreveu:Se quiseres posso te dar um contacto que arranja incubadoras por 50€
Sempre é mais seguro!
Depende...

Se os termostatos estiverem avariados, tão fiáveis são umas como as outras.
FrankieGecko
Membro Veterano

sexta jan 08, 2010 4:43 pm

jpmf Escreveu:
gekkos Escreveu:Se quiseres posso te dar um contacto que arranja incubadoras por 50€
Sempre é mais seguro!
Depende...

Nos termoestátos não terei problema decerteza, sou bastante exigente nesse aspecto...até demais! tenho 2 homemade e o lucky reptile pro.

vamos lá ver que temperaturas consigo e humidade com este setup.
gekkos
Membro Veterano
Registado: sábado jan 17, 2009 9:04 pm

sexta jan 08, 2010 4:43 pm

jpmf Escreveu:
Sempre é mais seguro!
Depende...

Isso é como tudo na vida, se os termostatos estiverem estragados o material volta para a loja e é trocado!
FrankieGecko
Membro Veterano

sexta jan 08, 2010 4:52 pm

gekkos Escreveu:
jpmf Escreveu:
Sempre é mais seguro!
Depende...

Isso é como tudo na vida, se os termostatos estiverem estragados o material volta para a loja e é trocado!

Mas k termoestátos usam?? 50 eur ...não dá para nehum dos meus termoestátos seker...o mais preciso k eu tenho só a sonda custa 100 eur mais iva, e o termocontrolador 300bagalhoças como se diz cá na terra...tenho de tirar tempo para fazer uns posts....

de klker forma por esse preço 50 eur eu não estou a ligar aos termoestatos, pois trocarei para um dos meus...mas sim em si pela incubadora.

Cumps.
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”