30x30x45 Exoterra Nova experiencia

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

PedroC10
Membro Veterano
Registado: quarta dez 31, 2008 9:12 am

sábado jan 23, 2010 5:39 pm

Pronto, deixo aqui a minha mais recente experiência:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Sugestões aceitam-se :P :P
http://faunaselvagem.blogs.sapo.pt/ Blog sobre animais selvagens e animais de companhia
KEKAS2009
Registado: segunda nov 30, 2009 12:51 am

sábado jan 23, 2010 6:16 pm

Cara,

O resultado final ficou fantástico, super natural Imagem

Qual o nome desse produto da foto, usou serragem para cobri-lo ?

Imagem

As plantas são naturais :o

Grato

Inté 8)
NhamNham
Membro Veterano
Registado: quarta mai 16, 2007 1:59 pm

sábado jan 23, 2010 6:34 pm

Esta a ficar muito bom Pedro :wink:

A minhas únicas sugestões são as que já deves ter em mente, e as do costume... Mais umas plantinhas caso seja possível, porque as fotos dão uma ideia errada. Pelas fotos o terrário parece bem maios que um 30*30*45.

2 perguntas...

1- Como é que colaste o húmus ao poliuretano? Aplicaste quando ele ainda não estava seco? ou foi com outro produto?

2- Qual é o fim do terrário, em termos de fauna :twisted:

Abraço
PedroC10
Membro Veterano

sábado jan 23, 2010 7:07 pm

O produto amarelo é espuma de poliuretano, não sei como se chama ai no brasil, mas por cá compra-se em lojas de materiais de construção ou drogarias.

Para colar o húmus foi um truque :twisted: :twisted:

Há pessoal que usam selicone, mas eu achei que ia gastar bastante selicone sem grande necessidade. Como durante a minha educação básica em trabalhos manuais, fartei-me de trabalhar com cola branca de madeira, foi esse o produto que usei para aplicar o humus. Depois da espuma de poliuretano seca, foi só meter uma camada de cola, meter o humus, e depois de tudo seco, tapar os buraquitos de espuma que ainda ficaram visiveis

O terrário é de 30x30x45 sim :P :P :P

Meter mais plantas, vou meter sim mas de pequeno porte. Não gosto de terrários super densos, e o objectivo deste é mesmo plantar ao máximo as laterais e o fundo, e deixar uma espécie de clareira sem grande coisa, ou pelo menos sem plantas de grande tamanho..

De qualquer modo, a tenho plantas muito pequenas ainda, para dar um exemplo ,está lá um feto de folhas de 4cm, que quando crescer vai ficar 5*.

O mal destes terrários é que só podemos avaliar o resultado final ao fim de meses, senão anos.

Quanto a animais, em Maio vesse, para já fica a maturar. Quem sabe umas ventrimaculatus :P
http://faunaselvagem.blogs.sapo.pt/ Blog sobre animais selvagens e animais de companhia
trustz
Membro Veterano
Registado: sexta jun 06, 2008 2:45 pm
Localização: BOLD STRIPED BANDIT DIABLO BLANCO SNOW GIANT SUNGLOW JUNGLE ECLIPSE EMERINE DESIGNERS

sábado jan 23, 2010 7:17 pm

Be, este pedro apanha-se de férias e não para.
Está bastante giro, com espaço para tudo, esconder, repousar, pousar para fotos, comer etc, sem reparares criaste aí spots excelentes para as mais diversas situações.

Muito porreiro!
Ricardo Leitão
Calsonic
NhamNham
Membro Veterano
Registado: quarta mai 16, 2007 1:59 pm

sábado jan 23, 2010 7:57 pm

E aplicaste a cola branca depois de lixar o poliuretano? Ou por cima do poliuretano mal acabou de seca? (Sem o lixar ele fica com uma superficie mais "plástica" e lisa... daí perguntar...)

E achas que a cola se aguenta com as humidades e com água em cima?

Pensei que com água, caía logo tudo :roll:
PedroC10
Membro Veterano

sábado jan 23, 2010 9:45 pm

A cola ficou directa no poliuretano, primeiro tive de dar uma lixadela praticamente por tudo para agarrar melhor, mas mesmo que não lixasse, acho que a cola agarrava bem, esta cola é do melhor para trabalhos deste tipo.

A cola madeira tem um bem, mesmo com água, aguenta-se muito bem. Fiz alguns testes antes e ficou um resultado minimamente satisfatório, só depois apliquei no todo. Uma vez que não tenho pressas para ocupar o terrário, qualquer coisa que corra mal, é sacar fora e voltar a meter. É da maneira que aprendo :twisted:
NiArCtAa
Membro Veterano
Registado: sábado dez 17, 2005 12:41 am
Localização: Hamsters; ratazanas; murganhos; 2 miaus; 1 cao; geckos leopardo; etc..

sábado jan 23, 2010 10:18 pm

Nao gosto de ver quando o poliuretano é pintado e depois envernizado. Assim da uma ar muito mais natural. Depois conta se a cola aguentou ou nao.
trustz
Membro Veterano
Registado: sexta jun 06, 2008 2:45 pm
Localização: BOLD STRIPED BANDIT DIABLO BLANCO SNOW GIANT SUNGLOW JUNGLE ECLIPSE EMERINE DESIGNERS

sábado jan 23, 2010 10:36 pm

NiArCtAa Escreveu:Nao gosto de ver quando o poliuretano é pintado e depois envernizado. Assim da uma ar muito mais natural. Depois conta se a cola aguentou ou nao.
aguenta pois. Esta cola depois de secar fica bastante sólida. Tenho quase a certeza que s vai aguentar muito bem.
Ricardo Leitão
Calsonic
PedroC10
Membro Veterano

sábado jan 23, 2010 11:02 pm

Também acho que a cola se aguenta, vamos ver..

Entretanto, olhando com mais atenção, acho que a parte terrestre ficou muito despida, vou ter de arranjar outra planta para meter por lá, alguma coisa que torne um pouco mais densa a zona terrestre, sem ser em exagero..
vasco94
Membro Veterano
Registado: sexta mar 27, 2009 7:50 pm

sábado jan 23, 2010 11:05 pm

e que tal uns cocos a fazer de esconderijo ou assim? ou a fazerem de 'banheira' ?

EDIT: agora quando olhei melhor , é que vi que já lá anda um côco desses, ou é impressão minha? :lol:
Última edição por vasco94 em sábado jan 23, 2010 11:19 pm, editado 1 vez no total.
<p><strong></strong></p>
gecofilo
Membro Veterano
Registado: quarta ago 13, 2008 5:49 pm

sábado jan 23, 2010 11:19 pm

Para terrestre e com "pouca luz", paphiopedilum dá muito bem... tem é que se escolher uma espécie pequena.
PedroC10
Membro Veterano

sábado jan 23, 2010 11:57 pm

Ainda não tem coco nenhum vasco, reparas-te mal ehehe

Obrigado pela sugestão gecofilo, é capaz de ser uma boa aposta, vou ver se encontro alguma coisa adequada pelos hortos da região
cris17
Membro Veterano
Registado: sexta abr 11, 2008 9:09 pm

domingo jan 24, 2010 1:58 am

Pedro optima ideia, esse background com os troncos ficou um espanto, assim vale a pena vir a este forum 8)
Thorgarth
Membro Veterano
Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm

domingo jan 24, 2010 12:01 pm

A opção cola-branca para madeira parece-me ser uma opção bastante válida, embora de facto careça de ser comprovada na prática em terrário com humidades muito elevadas. Tendo em conta a consistência e aparente resistência que adquire após devidamente seca penso que poderá ser segura no entanto temos que ver que humidades elevadas e contacto permanente com substrato empapado são realidades bem distintas.

Para terrário até agora utilizem cola-branca para o background do azulinho (com areia, posteriormente pintada, que oferece não só a cor como também a necessária resistência), embora tenha ontem mesmo começado a trabalhar num background para o meu P. r. pastel.

Na tua construção apenas um elemento me levanta alguma preocupação. Estou-me a referir aos troncos utilizados. Já experimentaste esse tipo de madeira em cenários de elevada himidade? A madeira errada, com baixa tolerância a humidades, e isso pode virar um pesadelo.

Uma coisa é certa, é um gosto ver cada vez mais pessoas interessadas em construir terrários com este tipo de complexidade, com uma aspecto natural, e que, a meu ver, possibilita não só melhores condições aos animais (por várias razões) como potência o prazer retirado da sua observação.

Parabéns.
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”