Legalização de pitonídeos - Possível invasão de exóticos?

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

AlunoBioGeo
Membro Veterano
Registado: terça mar 25, 2008 8:40 pm

segunda fev 08, 2010 12:23 am

Boa noite pessoal,

Como alguns sabem estive em campo na região centro litoral na qual tive uma grande surpresa quando me relataram o seguinte:

No ano passado, foram encontradas na mancha florestal de Quiaios dois exemplares de P. regius e um de Morelia sp.. Uma delas possuía um roedor do gén. Apodemus no seu interior.

Apenas lanço as seguintes questões:

1 - Será que o levantamento da proibição de manutenção destes grupo de ofídeos nos poderá levar mais a relatos destes, pelo simples abandono? Ou pelo contrário, ajudará a que o problema seja melhor controlado?

2 - Será que afinal estes animais conseguem sobreviver às nossas temperaturas sabendo que um dos indivíduos foi encontrado em finais de Novembro e que uma delas tinha no seu interior um roedor autóctone?

Na minha opinião, é estranho encontrar-se 3 exemplares destes na mesma região... Das duas, uma:

Ou os animais pertenciam todos à mesma pessoa que os largou naquela zona, sendo uma ocorrência fortuita... ou é um indício do que poderá estar a acontecer no nosso País devido à crescente popularidade deste grupo de animais (como aconteceu com a Trachemys scripta elegans) e a confirmar-se esta última, poderá ser o início de mais um grave problema de introdução de espécies exóticas invasoras no nosso País.

Gostava de "ouvir" a vossa opinião :)
"<strong>O que sabemos &eacute; uma gota, o que ignoramos &eacute; um oceano.</strong>" (Isaac Newton)

<strong>"Existem duas coisas infinitas: o Universo e a Estupidez Humana. Mas n&atilde;o tenho certeza acerca do universo." </strong>(Albert Einstein) <strong>

"Todos os P&aacute;ssaros s&atilde;o Aves, mas nem todas as Aves s&atilde;o P&aacute;ssaros!" </strong>(M&aacute;xima da Zoologia, que pode ter v&aacute;rios sentidos na vida)

<strong>- Nunca te esquecerei, meu pequenino... Estar&aacute;s sempre comigo C&iacute;cero!</strong>
cris17
Membro Veterano
Registado: sexta abr 11, 2008 9:09 pm

segunda fev 08, 2010 12:27 am

nao tenho muito a dizer Fred mas parece-me grave se voltarmos ao que aconteceu ás tartarugas de orelha vermelha q se toranram praga por ca.. na minha opiniao foi o mesmo individuo que soltou as cobras logo elas nao foram muito longe, é que parece me dificil que sejam possivelmente exemplares nascidos ca em portugal.
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

segunda fev 08, 2010 12:32 am

No ano passado não eram legais, mas ja existiam, só que agora sendo legais e se os donos cumprirem e forem chipadas, acho que se podem responsabilizar quem abandona ou "facilita" a fuga no caso de serem encontradas...
Se sobrevivem ou não, acho que depende da idade, mas sendo adultas, são extremente resistentes e adaptáveis.
Brake
Membro Veterano
Registado: sexta jun 13, 2008 1:31 pm

segunda fev 08, 2010 1:02 am

acho que teremos que aguardar mais um pouco para perceber o que de facto se passou nesse caso que frisas-te.
No entanto mesmo a Morelia tendo conseguido capturar uma presa autoctone (que também não é certo) nunca sabemos se iria aguentar todo o inverno...

quanto ao abandono dos animais, já sabemos que existem aqueles que contornam o problema do chip, com uma faca por exemplo...
Última edição por Brake em segunda fev 08, 2010 1:12 pm, editado 1 vez no total.
Brake
Deamon
Membro
Registado: sexta nov 17, 2006 1:34 pm

segunda fev 08, 2010 1:04 am

Em Quiaios uma régius e uma morelia??? Fantástico :o Ao menos não tinham gatos como predadores... sempre é uma perspectiva de proliferação 8)
AlunoBioGeo
Membro Veterano

segunda fev 08, 2010 1:35 am

Eu também acho que foi uma libertação por parte de alguém, no entanto é preocupante e como diz o Brake, os chips são de fácil remoção.

O que me preocupa mais é terem conseguido sobreviver... E a pergunta que o meu prof fez: E se escapou mais alguma com maturidade e capacidade reprodutiva?

Acho que devemos estar atentos a isto porque somos nós, donos responsáveis que depois podemos sofrer com uma proibição tipo a de faces rosadas.

Apenas acho a lei limitante... Continuo a achar que o dono destas espécies deveria fazer uma inpecção anual obrigatória na DGV ou outra autoridade competente de forma a certificar que os animais não são abandonados desta forma.
"<strong>O que sabemos &eacute; uma gota, o que ignoramos &eacute; um oceano.</strong>" (Isaac Newton)

<strong>"Existem duas coisas infinitas: o Universo e a Estupidez Humana. Mas n&atilde;o tenho certeza acerca do universo." </strong>(Albert Einstein) <strong>

"Todos os P&aacute;ssaros s&atilde;o Aves, mas nem todas as Aves s&atilde;o P&aacute;ssaros!" </strong>(M&aacute;xima da Zoologia, que pode ter v&aacute;rios sentidos na vida)

<strong>- Nunca te esquecerei, meu pequenino... Estar&aacute;s sempre comigo C&iacute;cero!</strong>
Thorgarth
Membro Veterano
Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm

segunda fev 08, 2010 11:23 am

Este relato levanta vários pontos interessantes embora não pense que seja de todo uma história que possa ser replicável ou da qual se pode extrapolar para outros casos de amplitude nacional, embora tanto nos répteis como em todos os outros tipos de animais deparamo-nos com um elemento intransponível, a estupidez humana, que como sabemos é bem mais interessante, já que ao contrario da inteligência, esta não conhece limites.

Em qualquer caso gostava de perguntar o que foi feito aos exemplares supostamente encontrados (regius e morelia), nomeadamente tendo em conta que se "obteve" informação sobre o conteúdo estomacal de um dos exemplares.

Em determinados locais do território nacional é possível que estejam reunidas as condições mínimas de sobrevivência para algumas espécies, e algumas de grande porte. Na verdade não devemos olhar apenas para o quadro de temperaturas médias, mínimas e máximas anuais, já que estas não têm (nem podem ter), em conta as temperaturas verificadas em determinadas condições, nomeadamente em tocas, perto de construções, máquinas, canalizações, tubagens. Por outro lado tens algumas subespécies ou localidades que no seu habitat natural enfrentam temperaturas bem mais baixas do que o usual.

Pegando no exemplo das Morelias tens as M. spilota spilota, que especialmente no inverno enfrenta temperaturas BEM baixas, o que não é de estranhar tendo em conta a localização tão a sul do seu habitat. O mesmo se passa por exemplo com algumas localidades de BCI e BCC, que devido à altura a que ocorrem estão adaptadas a sobreviver a temperaturas (durante o inverno) na casa dos 14.º ou 15.º.

Não podemos no entanto comparar as nossas condições às que se verificam por exemplo nos everglades (caso paradigmático), nem tão pouco o número de potenciais animais que poderão ser libertos e a sua dispersão permite concluir pelo risco de sobrevivência E reprodução no meio selvagem.
AlunoBioGeo
Membro Veterano

segunda fev 08, 2010 12:00 pm

Thorgarth Escreveu: Em qualquer caso gostava de perguntar o que foi feito aos exemplares supostamente encontrados (regius e morelia), nomeadamente tendo em conta que se "obteve" informação sobre o conteúdo estomacal de um dos exemplares.
Tanto quanto sei, pelo menos duas delas (não sei quais) foram mortas e necropsiadas.

Thorgarth
Membro Veterano

segunda fev 08, 2010 12:19 pm

AlunoBioGeo Escreveu:
Thorgarth Escreveu: Em qualquer caso gostava de perguntar o que foi feito aos exemplares supostamente encontrados (regius e morelia), nomeadamente tendo em conta que se "obteve" informação sobre o conteúdo estomacal de um dos exemplares.
Tanto quanto sei, pelo menos duas delas (não sei quais) foram mortas e necropsiadas.
Pois o que temia.... e diga-se de passagem uma decisão a todos os níveis condenável (posição pessoal), para já não falar de que estamos perantes espécies CITES (se é que isso ainda tem algum significado)!!!
AlunoBioGeo
Membro Veterano

segunda fev 08, 2010 12:24 pm

Thorgarth Escreveu:
AlunoBioGeo Escreveu:
Pois o que temia.... e diga-se de passagem uma decisão a todos os níveis condenável (posição pessoal), para já não falar de que estamos perantes espécies CITES (se é que isso ainda tem algum significado)!!!
Thor, os espécimes chegaram até aos biólogos em causa já mortos... E não mortos por eles. Ninguém mata para necropsiar, seria um contrasenso :)

Thorgarth
Membro Veterano

segunda fev 08, 2010 12:41 pm

AlunoBioGeo Escreveu:
Thorgarth Escreveu:
AlunoBioGeo Escreveu:
Thor, os espécimes chegaram até aos biólogos em causa já mortos... E não mortos por eles. Ninguém mata para necropsiar, seria um contrasenso :)
Não disse que A ou B teria morto os exemplares em causa. Estava-me a referir "apenas" que alguém o fez. E diga-se de passagem não deve ter sido algo fortuíto encontrar-se 3 exemplares com estas características...
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

segunda fev 08, 2010 12:52 pm

Brake:
uma presa autoclone
Autóctones...

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Brake
Membro Veterano
Registado: sexta jun 13, 2008 1:31 pm

segunda fev 08, 2010 1:14 pm

dinodane Escreveu:Brake:
uma presa autoclone
Autóctones...
Já editei dinodane, acho que me vou dedicar aos fóruns sobre repteis, porque já vi que fóruns de língua portuguesa não é comigo.
Brake
jpmf
Membro Veterano
Registado: domingo set 14, 2003 9:26 am
Contacto:

segunda fev 08, 2010 1:40 pm

Apesar de ser algo pertinente, continuo a achar que tu és um alarmista de 1ª.

Se eram ilegais, era porque eram ilegais.
Agora são legais, aqui D'El Rei que já são abandonados.

Olha, batatas.

É preso por ter cão e preso por não ter.

Como disse o Thor, deve ter sido alguém que se quis ver livre das cobras e à boa maneira Tuga as largou.
Mais condenável é que em vez de serem apanhadas vivas e entregues às entidades competentes, foram mortas.
Aposto que brutalmente, esmagando o crânio como é apanágio na morte de ofídeos, sejam eles quais forem.
AlunoBioGeo
Membro Veterano

segunda fev 08, 2010 2:40 pm

Não sou alarmista, apenas mostrei o facto... Acho que se deve ter cuidado e agora redobrado desde a legalização para que estas situações não ocorram...

Quanto à morte, não sei em que estado estavam uma vez que não as vi, mas já sabes como é que os populares reagem quando vêem uma cobra...

Cumps

Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”