Condensação no aquário das tartarugas

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

pathelen
Membro Veterano
Registado: segunda out 27, 2008 9:24 am

quarta fev 24, 2010 6:34 pm

Olá amigos!

Ainda se lembram de mim?
Das duas tartas pequeninas... pois bem, estão umas matulonas lindas!

Mas estou com um problema que não sei como resolver e preciso da vossa ajuda.

Comprei uma casa grande para elas, tem 1oo cm x 60cm
ajustei as coisas em termos de aquecimento e luz para as condições necessárias ao tamanho da nova casa, mas acontece que cria muita condensação... porquê?

Tem um vidro a tapar meio aquario e o resto aberto para poder incidir a lâmpada UVB, mas mesmo assim não consigo eliminar a humidade!

Obrigada

Helena
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

quarta fev 24, 2010 6:58 pm

pathelen Escreveu:Olá amigos!

Ainda se lembram de mim?
Das duas tartas pequeninas... pois bem, estão umas matulonas lindas!

Mas estou com um problema que não sei como resolver e preciso da vossa ajuda.

Comprei uma casa grande para elas, tem 1oo cm x 60cm
ajustei as coisas em termos de aquecimento e luz para as condições necessárias ao tamanho da nova casa, mas acontece que cria muita condensação... porquê?

Tem um vidro a tapar meio aquario e o resto aberto para poder incidir a lâmpada UVB, mas mesmo assim não consigo eliminar a humidade!

Obrigada

Helena
a condensação deve-se á diferença de temperatura exterior do vidro e a interior do mesmo com temperatura da agua, e só acontece agora no Inverno, no Verão isso em principio não vai acontecer ;)
pathelen
Membro Veterano

quarta fev 24, 2010 7:39 pm

Olá Bondage :wink:

Pois eu sei que é por causa da diferença de temperatura, mas não acontecia com o aquário pequeno.. :oops: não é prejudicial às tartarugas?

Não tenho rampa, mas sim uma rocha vulcânica que faz de plataforma dado que é tipo comprida! Está lindo e as minhas tartinhas adoram!

Gostava de poder pôr aqui umas fotos mas agora tenho a máquina avariada! Só posso dizer que as minhas tartarugas que eram do tamanho de uma moeda de 2€ estão maiores que a palma da minha mão! Linda... lindas... :P :oops:

Obrigada :wink:
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

quarta fev 24, 2010 8:26 pm

pathelen Escreveu:Olá Bondage :wink:

(...)Só posso dizer que as minhas tartarugas que eram do tamanho de uma moeda de 2€ estão maiores que a palma da minha mão! Linda... lindas... :P :oops:

Obrigada :wink:
Oi amiga pathelen, isso é diferença entre animais que vivem e os que sobrevivem...continua, elas têm sorte em te ter ;)
pathelen
Membro Veterano

quarta fev 24, 2010 9:12 pm

:oops: :oops:

Obrigada... agora fiquei toda vaidosa! :lol: :lol:
VanesIsa
Membro Veterano
Registado: quinta mai 29, 2008 10:10 pm
Localização: *6.Tartarugas *3.Cadelas *1.Caturra *3.Gerbos *1.PDI

quarta fev 24, 2010 10:11 pm

Helena, o meu conselho é retirar essa metade de vidro, não faz lá falta nenhuma! :wink:
pathelen
Membro Veterano

quinta fev 25, 2010 12:16 am

Olá Vanessa :)

A ideia é mesmo tirar o vidro, mas de momento não posso por causa da minha gata :? ainda não consegui maneira de arranjar rede para colocar por cima como tinha no outro mais pequeno, mas é essa a ideia!

Preocupava-me o facto dessa condensação ser prejudicial...
AlunoBioGeo
Membro Veterano
Registado: terça mar 25, 2008 8:40 pm

quinta fev 25, 2010 2:14 am

Essa condensação também indica níveis de humidade elevados do ar, a sua tartaruga mesmo sendo um animal aquático, se os níveis de humidade do ar forem demasiado elevados, tal pode levar a uma maior dificuldade respiratória...

No entanto, como acima disse, as suas tartarugas são aquáticas, logo melhor adaptadas a níveis mais elevados de humidade do que outros répteis, mas tal não quer dizer que não tenham qualquer problema com isso... Se puder colocar uma rede o quanto antes, melhor para o animal ;)
Última edição por AlunoBioGeo em quinta fev 25, 2010 3:54 pm, editado 2 vezes no total.
"<strong>O que sabemos &eacute; uma gota, o que ignoramos &eacute; um oceano.</strong>" (Isaac Newton)

<strong>"Existem duas coisas infinitas: o Universo e a Estupidez Humana. Mas n&atilde;o tenho certeza acerca do universo." </strong>(Albert Einstein) <strong>

"Todos os P&aacute;ssaros s&atilde;o Aves, mas nem todas as Aves s&atilde;o P&aacute;ssaros!" </strong>(M&aacute;xima da Zoologia, que pode ter v&aacute;rios sentidos na vida)

<strong>- Nunca te esquecerei, meu pequenino... Estar&aacute;s sempre comigo C&iacute;cero!</strong>
mugongo
Registado: quinta fev 25, 2010 2:11 am

quinta fev 25, 2010 2:52 am

a condensaçao tambem pode ser pq esta com a tampa no aquaterrario jah que as lampadas para as tigres esquenta muito
VanesIsa
Membro Veterano

quinta fev 25, 2010 3:47 pm

É exactamente como o aluno disse, leva a uma maior dificuldade respiratória e também à propagação de fungos, o que não é nada bom... :wink:
pathelen
Membro Veterano

sexta fev 26, 2010 11:38 am

Bom dia!

Já resolvi o problema! Ontem o meu marido correu Lisboa inteira à procura de uma rede suficientemente forte e que permitisse ficar segura na abertura do aquário sem estragar nem magoar a gata, e conseguiu!

Não me perguntem o que é que não sei... mas é preta e forte mas fina na mesma :wink:

Agora já está! Ontem já se pôs e hoje de manhâ já não tinha condensação!

Acreditam que a gata se deita lá em cima a mirar as tartarugas! :? :lol: :lol:

Obrigada a todos pelas opiniões e ajudas.

Vou ver se consigo colocar aqui ou no petsite alguma foto para poderem ver!

Abraço
Helena
VanesIsa
Membro Veterano

sexta fev 26, 2010 1:35 pm

:lol: Coitadas das rugas!
pathelen
Membro Veterano

sexta fev 26, 2010 4:58 pm

VanesIsa Escreveu::lol: Coitadas das rugas!
Pois... :lol:

Mas elas não se importam... até parece que gozam com a gata por saberem que ela não lhes chega! :lol: :lol: :lol:
AlunoBioGeo
Membro Veterano
Registado: terça mar 25, 2008 8:40 pm

sábado fev 27, 2010 12:01 am

LOL... mas mesmo assim toma cuidado :P

Os gatos são espertos e danados... mas deixa as tartas crescerem um pouco mais e se a gata se atreve a ser espertinha, quem leva a chinca não será a tartaruga :lol: :twisted:
"<strong>O que sabemos &eacute; uma gota, o que ignoramos &eacute; um oceano.</strong>" (Isaac Newton)

<strong>"Existem duas coisas infinitas: o Universo e a Estupidez Humana. Mas n&atilde;o tenho certeza acerca do universo." </strong>(Albert Einstein) <strong>

"Todos os P&aacute;ssaros s&atilde;o Aves, mas nem todas as Aves s&atilde;o P&aacute;ssaros!" </strong>(M&aacute;xima da Zoologia, que pode ter v&aacute;rios sentidos na vida)

<strong>- Nunca te esquecerei, meu pequenino... Estar&aacute;s sempre comigo C&iacute;cero!</strong>
VanesIsa
Membro Veterano

sábado fev 27, 2010 12:04 am

AlunoBioGeo Escreveu:LOL... mas mesmo assim toma cuidado :P

Os gatos são espertos e danados... mas deixa as tartas crescerem um pouco mais e se a gata se atreve a ser espertinha, quem leva a chinca não será a tartaruga :lol: :twisted:
:lol: Às vezes em pequenas já são terríveis, quanto mais em adultas, é a Ritinha a levar com cada trinca!
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”