Ciliatus... ajuda!

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Armindo77
Membro Veterano
Registado: quinta set 06, 2007 4:21 pm

sexta fev 26, 2010 6:20 pm

Boas!

Tenho neste momento um terrário da Exoterra livre (60x60x45) e pensei por fim arriscar no meu réptil preferido... o Rhacodactylus ciliatus!! Adoro esses bichos!

O meu "problema" são as temperaturas. Em todos os sites que pesquisei falam que o máximos que eles aguentam sem stressar são 30ºC... ora bem, o meu terrário de Verão regista por vezes 31ºC, 32ºC em dias de Agosto mesmo a derreter lá fora! Se bem que eu ache que 1 ou 2 graus no máximo durante umas horas de uns dias não lhes provoque grande mal (até pq há zonas no terrário mais frescas ao pé do solo), não queria arriscar.

Se eu estiver em casa posso colocar aqueles acumuladores gelados de arca no topo de rede e desço a temperatura nesses dias, mas o meu problema é se me tiver de ausentar uns dias (ainda por cima Verão!) e calhar logo o pico do calor nesses dias...

Conclusão: Há alguma forma de isolar termicamente o terrário de modo a poupar em logistica (como ter de incubir a empregada de trocar os acumuladores todos os dias, p/exemplo! :s)?
Eu pensei em cortiça nas laterais talvez, mas não sei... preciso dos experts!

ps: Ah! E não, não tenho fundos para um AC prós geckos... :)

Abraços!
Thorgarth
Membro Veterano
Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm

sexta fev 26, 2010 6:36 pm

Armindo apartir dos 28.º, que se mantêm de forma sistemática durante tempo relevante, eles já poderão ter reacções adversas. Os 30 e 31.º já são de facto temperaturas exageradas para eles, como possiveis efeitos MUITO nefastos.

A solução que irei adoptar parece ser relativamente simples. Como os meus termostatos têm a possibilidade de controlar tanto as temperaturas minimas como as temperaturas máximas, ou seja, estabelecer que a fonte de calor seja activada quando a temperatura baixe a determinado valor até um valor máximo definido, OU estabelecer a activação de um mecanismo de arrefecimento quando a temperatura interna atinja determinada temperatura máxima definida, quando as temperaturas quentes começarem a surgir vou activar o modo "frio" e ligar ao termostato uns coolers de pc.

Assim, sempre que a sonda registar temperaturas acima dos 28.º os coolers são activados até a temperatura interna for reduzina até aos 27.º (ou outro valor que determine).

Em qualquer caso, podes sempre ajudar esta missão, colocando o terrário numa parte mais fresca da casa.
alvesmiguel
Membro Veterano
Registado: sábado mai 23, 2009 1:07 pm
1-tartaruga corcunda do mississipi.

sexta fev 26, 2010 6:41 pm

melhor isolador que a cortiça e ainda a lã, tem uma capacidade massica muito pequena
Nunca durmas todo nu, a casa pode arder de noite e depois ficas cá fora, pelado, à espera que os bombeiros apaguem o fogo.
Armindo77
Membro Veterano

sexta fev 26, 2010 6:42 pm

Thorgarth Escreveu:Armindo apartir dos 28.º, que se mantêm de forma sistemática durante tempo relevante, eles já poderão ter reacções adversas. Os 30 e 31.º já são de facto temperaturas exageradas para eles, como possiveis efeitos MUITO nefastos.

A solução que irei adoptar parece ser relativamente simples. Como os meus termostatos têm a possibilidade de controlar tanto as temperaturas minimas como as temperaturas máximas, ou seja, estabelecer que a fonte de calor seja activada quando a temperatura baixe a determinado valor até um valor máximo definido, OU estabelecer a activação de um mecanismo de arrefecimento quando a temperatura interna atinja determinada temperatura máxima definida, quando as temperaturas quentes começarem a surgir vou activar o modo "frio" e ligar ao termostato uns coolers de pc.

Assim, sempre que a sonda registar temperaturas acima dos 28.º os coolers são activados até a temperatura interna for reduzina até aos 27.º (ou outro valor que determine).

Em qualquer caso, podes sempre ajudar esta missão, colocando o terrário numa parte mais fresca da casa.
Coolers de PC... ora aí está uma boa ideia!!

Eu tenho zonas da casa mais frescas (não muitas!), mas a minha casa já tá um tetris autêntico e o terrário só cabe ali! Para além de que a minha namorada matava-me se eu sequer pensasse em colocá-lo numa área mais visivel da casa. Pessoas que não gostam de répteis... vai-se lá perceber! :)

Voltando à vaca fria... Essa ligação termostáto+cooler de pc ficará em quantos €, tens ideia?? E montar isso, será dificil? Devo avisar que sou um nabo em bricolage/electrónica e tudo o que implique usar mais de que uma chave de parafusos pode acabar comigo no hospital e metade de Lisboa sem luz... :D

Obrigado pelo input, já agora!
<a class="attribute-value" href="http://ciliatus-pt.blogspot.pt" target="_blank"><u><strong>ciliatus-pt.blogspot.pt</strong></u></a>
vasco94
Membro Veterano
Registado: sexta mar 27, 2009 7:50 pm

sexta fev 26, 2010 6:47 pm

Armindo77 Escreveu:

Eu tenho zonas da casa mais frescas (não muitas!), mas a minha casa já tá um tetris autêntico e o terrário só cabe ali! Para além de que a minha namorada matava-me se eu sequer pensasse em colocá-lo numa área mais visivel da casa. Pessoas que não gostam de répteis... vai-se lá perceber! :)

Voltando à vaca fria... Essa ligação termostáto+cooler de pc ficará em quantos €, tens ideia?? E montar isso, será dificil? Devo avisar que sou um nabo em bricolage/electrónica e tudo o que implique usar mais de que uma chave de parafusos pode acabar comigo no hospital e metade de Lisboa sem luz... :D

eu acho que um termostato normal ligado a um cooler serve perfeitamente, no termostato metes lá 28 graus quando a temperatura passar dos 28 graus o termostato liga a ventoinha e a mesma arrefece o ar do terrario , isto claro , é teoria , em prática não sei se será assim tão fácil

Já agora : http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=73303
Última edição por vasco94 em sexta fev 26, 2010 6:49 pm, editado 1 vez no total.
<p><strong></strong></p>
Thorgarth
Membro Veterano

sexta fev 26, 2010 6:48 pm

Em termos práticos com o termostato que utilizo é relativamente fácil. Basta alterar um dos parâmetros, através do sistema de ménus no led, e possivelmente uma alteração do pontos de entrada dos cabos (tenho que experimentar). Depois simplesmente desligas a fonte de aquecimento e ligas os coolers ao termostato.

Em termos de custo neste momento apenas te posso dizer o valor do termostato e cabos necessários para a sua montagem: 31.5 (subiu à pouco tempo) para o termostato (AKO 14123) e uns 6 ou 7 euros em cabos e fichas. Depois é comprares ou utilizares uns coolers de pc que tenhas em casa e voilá.
Armindo77
Membro Veterano

sexta fev 26, 2010 6:49 pm

vasco94 Escreveu:
Armindo77 Escreveu:

eu acho que um termostato normal ligado a um cooler serve perfeitamente, no termostato metes lá 28 graus quando aquilo passar liga a ventoinha e a ventoinha arrefece

Mas os termostátos normais não ligam quando chegam a uma temperatura MINIMA, aqui tem de ser uma máxima...
<a class="attribute-value" href="http://ciliatus-pt.blogspot.pt" target="_blank"><u><strong>ciliatus-pt.blogspot.pt</strong></u></a>
vasco94
Membro Veterano

sexta fev 26, 2010 6:51 pm

Pois , nem tinha pensado dessa maneira :?
<p><strong></strong></p>
Thorgarth
Membro Veterano

sexta fev 26, 2010 6:54 pm

vasco94 Escreveu:
Armindo77 Escreveu:

eu acho que um termostato normal ligado a um cooler serve perfeitamente, no termostato metes lá 28 graus quando aquilo passar liga a ventoinha e a ventoinha arrefece

Incorrecto. Se colocas 28.º no termostato (num setting normal) ele activa-te o que tiveres ligado (regra geral fonte de calor) ATÉ atingires esse valor, ponto em que desliga o aparelho, vontando a liga-lo quando essa temperatura baixar de novo para baixo do diferencial fixado ou pre-definido.

No caso do cooler é precisamente o contrario. Quando a sonda regista a temperatura máxima fixada o termostato liga o aparelho, neste caso regra geral um cooler, que é desligado quanto a temperatura baixa para o valor diferencial fixado.

Exemplo (no caso do meu termostato): Fixo valor máximo de 28.5º com um diferencial de 1.5º.

Com este setting o termostato vai activar os coolers sempre que a sonda registar 28.5º, até a temperatura baixar para 27º (o diferencial de 1.5º fixado), momento em que os coolers são desligados, até a temperatura interna verificada pela sonda atingir novamente os 28.5º
Armindo77
Membro Veterano

sexta fev 26, 2010 7:15 pm

Vou investigar esse termostáto especial... acho que há uma loja na baixa especializada em termóstatos :o !

Depois é só ligar lá o cooler (estilo temporizador), não? Ou tenho que andar com soldas e muitos fios atrás?
vasco94
Membro Veterano

sexta fev 26, 2010 7:16 pm

esclarecido Thorgarth, obrigado :wink:
<p><strong></strong></p>
NhamNham
Membro Veterano
Registado: quarta mai 16, 2007 1:59 pm

sexta fev 26, 2010 8:35 pm

Se não estou em erro, os termostatos da Leiritronica (os que se falam muitas vezes por aqui), têm as 2 maneiras de funcionamento.
Na hora da montagem, dá para selecionares se queres que funcione a ligar a uma temperatura minima ou máxima...

Devem dar-te conta do recado...
PedroC10
Membro Veterano
Registado: quarta dez 31, 2008 9:12 am

sexta fev 26, 2010 9:08 pm

Os termostatos que uso (não iguais ao da leiritrónica, mas parecidos), têm 3 terminais, um deles tem de estar obrigatoriamente ligado, e os outros dois penso que um se liga para ligar ao arrefecer para aquecer (o que normalmente usamos) , e outro ligar ao aquecer (para resfriar os terrários com "coolers"
http://faunaselvagem.blogs.sapo.pt/ Blog sobre animais selvagens e animais de companhia
Armindo77
Membro Veterano

sábado fev 27, 2010 3:40 pm

Já agora, Thorgarth, em termos de temperamento, eles sempre são o espectáculo que se diz por aí?? Habituam-se bem a pessoas? E são estritamente nocturnos ou de dia também fazem os seus passeios? :)
Thorgarth
Membro Veterano

sábado fev 27, 2010 7:32 pm

Armindo77 Escreveu:Já agora, Thorgarth, em termos de temperamento, eles sempre são o espectáculo que se diz por aí?? Habituam-se bem a pessoas? E são estritamente nocturnos ou de dia também fazem os seus passeios? :)
Eles vão-se de facto habituando ao contacto, de forma gradual. Demore um pouco a perderem o medo inicial, embora este seja um parâmetro que varia em função do animal em questão e do tempo que despendes com eles!

Uma coisa é certa não têm tendências agressivas, ao contrario do que pode acontecer com os primos maiores :twisted: !!

Pelo que tenho visto dos meus de dia é mesmo muito limitada a sua actividade, mas assim que as luzes se apagam voilá!!! Acredito no entanto que se colocasses algumas presas durante o dia irias ver uns valentes saltos e corridas, a partir do momento que eles as localizassem.
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”