O que é perciso para ter uma tartaruga?

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
ramazoty
Membro Veterano
Registado: terça jul 07, 2009 8:19 pm

terça mar 02, 2010 12:30 pm

Boas estou a pensar em comprar uma tartaruga e tenho algumas duvidas.
Qual a raça de tartaruga de devo comprar?(não quero raças que as tartarugas crescerão muito)E queria que fouce resistente.
Que dimensões tem de ter a tartarugueira?
Basta uma deste género?
Imagem.
Resumindo tudo o que quero saber é o que tenho de ter para ter uma tartaruga felix.
Aguardo respostas
Comprimentos. :wink:
sKina
Membro
Registado: sexta jan 18, 2008 8:09 pm

terça mar 02, 2010 1:25 pm

Boas.

Esquece essa tartarugueira (deviam de ser proibidas tal como os globos p/ peixes).

Qualquer tartaruga atinge facilmente 15Cm de diametro talvez mais até, por esse motivo aconselho um aquario de 60Cm X 50Cm X 40Cm (comp X larg X alt), dependendo da espécie fazeres uma divisória com uma rampinha de modo a que a tarta possa subir, para poderes ter um aquaterrario, aconselho també, um bom filtro de água com uma boa filtragem mecanica e uma giltragem biologica razoavel, pois as tartas urinam e defecam muito, e a urina na água, além do cheiro, pode trazer malficios para o animal. na parte da água aconselho que metas BIOAREIA, para que os escrementos não absorvidos pelo filtro se enterrem facilmente.
Na perte "seca" (que deve de estar sempre humida) deves de usar turfa como subestrato, as medidas que te dei acima são para uma tartaruga, duas no máximo e se possivel casal....
Dependendo da espécie que pretendes, deves de dar aquecimento, mas por via de lampada, e também necessitas de ter pelo menos uma UV, a não ser que lhe possas dar umas valentes horas de sol (não directo).
Na alimentação. não sei bem que tipo deves de dar, pois nunca tive tartas, mas deduso que seja necessário dar algum suplemento de cálcio, ou algo que ajude o animal a acimilar melhor o calcio que vem na sua aliemntação.

Espero não ter dito nenhuma asneirada, se o fiz os entendidos que me corrijam que assim ja fico a saber... 8)

Com isto espero não ter desencorajado a ter um exeplar deste tipo, pois é um animal muito bonito e muito bom de contemplar.

cumps
Armindo77
Membro Veterano
Registado: quinta set 06, 2007 4:21 pm

terça mar 02, 2010 1:27 pm

Que não cresça muito é relativo... quase todas as aquáticas crescem por volta dos 20 cms e mais (as fêmeas conseguem ser maiores!). As Sternotherus e idênticas são mais pequenas, mas mais caras e dificeis de encontrar.

Por isso podes arranjar uma solução provisória (aqua com uns 50 ou 60 cm de comprimento e uns 30 de altura +ou-), ou definitiva (1m ou 1,20m com uns 50 de altura +ou-). Não te assustes, que mesmo as pequeninas, desde que tenham uma plataforma seca, não se afogam em muita água. ;)

Precisas de aquecedor para a água (compra um que dê bem para a quantidade de água que vais ter).

Filtro, ao inicio pode ser um mais fraco, mas depois, quando ela crescer convém comprar um forte. As tartas c*gam que se fartam!! :)

Lâmpada de UVB/aquecimento exterior (há umas boas da exoterra que aguentam os salpicos).

Depois, decoração. Desaconselho muitas pedras e tal que só servem pra acumular lixo. Plantas, pode ser que sobrevivam as primeiras, mas quando crescer, destrói tudo!

Abraço e boa sorte!
<a class="attribute-value" href="http://ciliatus-pt.blogspot.pt" target="_blank"><u><strong>ciliatus-pt.blogspot.pt</strong></u></a>
sKina
Membro

terça mar 02, 2010 1:30 pm

LUL'z 8)

Respondemos ao mesmo tempo :lol:

Mas pelo que li, não disse muita asneirada....

cumps
Armindo77
Membro Veterano

terça mar 02, 2010 2:23 pm

sKina Escreveu:LUL'z 8)

Respondemos ao mesmo tempo :lol:

Mas pelo que li, não disse muita asneirada....

cumps

Não disseste não. Quase tudo certo. Apenas não concordo neste ponto:

sKina Escreveu:Na perte "seca" (que deve de estar sempre humida) deves de usar turfa como subestrato, as medidas que te dei acima são para uma tartaruga, duas no máximo e se possivel casal....
A parte seca deve estar mesmo seca. Convém que sequem o plastrão e tudo até por causa de fungos.
Eu tb não punha nada na parte seca, só pedra. Com as idas e vindas prá água em menos de nada tens turfa na água e pode dar cabo do filtro.
Também só alojaria um animal de cada vez... Nunca sabes o sexo das tartarugas pequenitas que compras e podes ter 2 machos e quando crescerem, pimba! Tens de duplicar todo o investimento com outro setup (ás vezes mesmo fêmeas e casais podem-se pegar e tens de os separar!).
<a class="attribute-value" href="http://ciliatus-pt.blogspot.pt" target="_blank"><u><strong>ciliatus-pt.blogspot.pt</strong></u></a>
VanesIsa
Membro Veterano
Registado: quinta mai 29, 2008 10:10 pm
Localização: *6.Tartarugas *3.Cadelas *1.Caturra *3.Gerbos *1.PDI

terça mar 02, 2010 3:28 pm

Tenho uma Sternotherus odoratus e realmente é pequenina, mas para quem não gosta de levar trincas não aconselho... :lol: Tem um ano e meio e uns 6cm, quando a comprei tinha uns 2cm. É má e só não me morde porque tenho técnica a agarrar nela, porque tem um pescoço enorme que dobra até à carapaça e é preciso ter cuidado... Depois tem o pormenor do cheiro que ela deita quando se sente ameaçada, não é nada agradável!

Eu aconselhava-te a comprar uma Corcunda, mas sempre com o conhecimento de que ela vai crescer bastante, até uns 25cm, se preferires uma hieroglífica ainda cresce mais...
sKina
Membro

terça mar 02, 2010 3:56 pm

A parte seca deve estar mesmo seca. Convém que sequem o plastrão e tudo até por causa de fungos.
Eu tb não punha nada na parte seca, só pedra. Com as idas e vindas prá água em menos de nada tens turfa na água e pode dar cabo do filtro.
Bem visto, esqueci de me lembrar do promenor da turfa a entopir o filtro(mas tem logica).
O cascalho não dificulta os movimentos??
Uma duvida que surgiu, as tartas não costumam enterrar os ovos na terra?? se tem cascalho como podem fazer isso??

Tem um ano e meio e uns 6cm, quando a comprei tinha uns 2cm. É má e só não me morde porque tenho técnica a agarrar nela, porque tem um pescoço enorme que dobra até à carapaça e é preciso ter cuidado...
Uma vez fui inquietar uma tarta (n sei qual), ela zangou-se (com razão) deu-me uma dentada, ficou la agarrada, foi um filme pa ela largar, além de que fiquei com gande corte no dedo, e um bocadito pisado, ainda bem que fez corte, se não ficava com o dedo todo preto... :twisted:
Moral da história, nunca mais inquetei uma tarta, pego-lhes por traz e se espernear muito largo logo... :lol:

Se um dia eu podesse, teria uma tartaruga terrestre, assim quando eu fosse velhote, ela seria jovem ou adulta e eu poderia ir dar umas voltinhas sentado em cima dela... 8)

cumps
StealthSnake
Membro Veterano
Registado: terça fev 23, 2010 4:00 pm
Faces rosadas
Piranha, Tritões, Cães, Aves,
Etc...

terça mar 02, 2010 4:06 pm

Queres tartarugas pequenas, esquece. Elas vão ser todas bem grandes. Vão padecer todas do mesmo mal que é um apetite voraz, quase buraco negro. lol

Depois é a tal coisa, tudo o que entra, tem de sair. E as tartarugas são fãs desse lema.Como já disseram antes, elas c*gam como se não houvesse amanhã.E quando grandes, largam exemplares dignos de colocar em causa a dignidade de um bom filtro. XD

Portanto, se estiveres bem economicamente, podes já deixar tudo pronto para o futuro. Quanto maior o aquario que lhe possas dar, melhor. Um filtro externo potente fará o trabalho da limpeza. A parte seca pode ser criada com um pouco de engenho. Desde que ela suba e aquilo aguente. Não uses areias nem substratos. A não ser que a queiras quase a morrer como a minha com a "tripa entupida". Tive sorte.

Uma lâmpada UVA/UVB para iluminação, uma porcelana para hotspot. Depois quanto à alimentação, tens de googlar. Umas são mais carnívoras, tipo a minha, outras mais herbívoras. O que não falta aí é informação.

Para desenrascar por agora, usa tudo acima mencionado, pensa é em nível mais pequeno e económico.

Ahh,ia-me esquecendo, como tb disseram antes: tartarugueira=cemitério.

O que eu fiz foi comprar um set de aquario grande.Já vinha com tudo( filtro, lampadas, termostato). Depois colocas as lampadas adequadas, aplicas a porcelana e fazes uma plataforma de vidro colada com silicone especial para aquarios (não toxico). Barras o vidro com uma camada valente de silicone e colas lá pedrinhas para ela se agarrar a subir. Se for como me aconteceu, as pedras vão sair e sobrar o silicone. Não faz mal porque elas têm unhas e sobem na mesma. Depois disso tudo preparado e seco, metes lá a bicha. E viveram felizes para sempre. FIM.

:)
Eu que pensava "porcaria de porco tresanda". Heis que entrou o Johnny na minha vida e tudo isso mudou.
Armindo77
Membro Veterano

terça mar 02, 2010 5:01 pm

sKina Escreveu:
Uma duvida que surgiu, as tartas não costumam enterrar os ovos na terra?? se tem cascalho como podem fazer isso??
Ui! Isso é lá prá frente... só com uns aninhos (5 a 7 anos, se bem me recordo, depende da espécie e até da alimentação), é que as fêmeas começam com essas maluquices! E nessa altura é colocar por cima da plataforma ou noutra plataforma uma tuperware ou qq coisa do estilo com areia grossa ou terra. Depois de enterrarem os ovos, tiras, limpas o aquário e pronto!
StealthSnake
Membro Veterano
Faces rosadas
Etc...

terça mar 02, 2010 5:51 pm

Armindo77 Escreveu:
sKina Escreveu:
Ui! Isso é lá prá frente... só com uns aninhos (5 a 7 anos, se bem me recordo, depende da espécie e até da alimentação), é que as fêmeas começam com essas maluquices! E nessa altura é colocar por cima da plataforma ou noutra plataforma uma tuperware ou qq coisa do estilo com areia grossa ou terra. Depois de enterrarem os ovos, tiras, limpas o aquário e pronto!
só lá para a frente e com muita sorte. tenho uma fêmea de faces rosadas com 16 anos e nunca pôs ou quis pôr um único ovo sequer. aliás, até há uns anos tinha o macho como companhia, da mesma idade. e nunca fizeram nada sequer. isto até o macho aparecer sem uma parte da cara. :cry:
Eu que pensava "porcaria de porco tresanda". Heis que entrou o Johnny na minha vida e tudo isso mudou.
ramazoty
Membro Veterano

terça mar 02, 2010 6:53 pm

Pois pelos vistos é preciso mais do que eu pensava agora por enquanto vou fazendo umas pesquisas e umas contas e depois logo vou chegar a um resultado.
Obrigado a todos pela ajuda!
PS:O filtro é melhor interior ou exterior?
VanesIsa
Membro Veterano
Registado: quinta mai 29, 2008 10:10 pm
Localização: *6.Tartarugas *3.Cadelas *1.Caturra *3.Gerbos *1.PDI

terça mar 02, 2010 6:57 pm

Eu tenho interiores, mas os exteriores normalmente têm mais potência e conseguem filtrar melhor! :wink:
ramazoty
Membro Veterano

terça mar 02, 2010 7:19 pm

É pequeno não é? :?
Tartarugueira Em Vidro C/ Calha Plástica
50X25X18
Imagem
Um filtro destes dá?
Filtro Exterior "Mochila" 600 L/H
Imagem[/list]
StealthSnake
Membro Veterano
Faces rosadas
Etc...

terça mar 02, 2010 7:20 pm

ramazoty Escreveu:Pois pelos vistos é preciso mais do que eu pensava agora por enquanto vou fazendo umas pesquisas e umas contas e depois logo vou chegar a um resultado.
Obrigado a todos pela ajuda!
PS:O filtro é melhor interior ou exterior?
exteriores.mais eficientes, potentes, fáceis de retirar e limpar.

além disso, dizem que os filtros internos provocam stress às tartas devido às vibrações.

tb em nível de segurança são melhores os externos. tinha um externo no aquario da minha piranha e quando dei por ela, estava a dar pequenos choques na agua, logo na piranha tb. vi a tempo e tb eram insignificantes mas bem não faziam. ao menos um externo não acontece isso.
StealthSnake
Membro Veterano
Faces rosadas
Etc...

terça mar 02, 2010 7:24 pm

ramazoty Escreveu:É pequeno não é? :?
Tartarugueira Em Vidro C/ Calha Plástica
50X25X18
Imagem
Um filtro destes dá?
Filtro Exterior "Mochila" 600 L/H
Imagem[/list]
já vi tartarugas com esses filtros bem da vida. não encontro problemas. mas há que ter noção que tudo isso é provisório. a bicha vai crescer e são muito badalhocas. não têm pena nenhuma do dono. :)
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”