gecko leopardo

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
magik
Membro
Registado: sexta jul 25, 2008 7:22 pm

quarta mar 03, 2010 8:55 pm

Boas a todos, tenho um gecko leopardo já à bastante tempo e como substracto uso relva sintéctica, sendo que estes geckos pertencem a zonas rochosas nao seria indicado usar areia, e como esta relva num cenário desértico fica mal e porcamente (a meu ver claro), nao sabem dar uma sugestão de um substracto diferent ?Ja pensei em comprar pedra e tentar cola-las e fazer de substracto. Sempre ouvi dizer que nao se deve usar areia como substracto, mas muita gente usa daquela que é cálcio, até essa faz mal ?=S
Aceito todo o tipo de opiniões quero ver se modifico o meu terrário, mostrem fotos até =D
Obrigado a todos.
StealthSnake
Membro Veterano
Registado: terça fev 23, 2010 4:00 pm
Faces rosadas
Piranha, Tritões, Cães, Aves,
Etc...

quarta mar 03, 2010 9:11 pm

magik Escreveu:Boas a todos, tenho um gecko leopardo já à bastante tempo e como substracto uso relva sintéctica, sendo que estes geckos pertencem a zonas rochosas nao seria indicado usar areia, e como esta relva num cenário desértico fica mal e porcamente (a meu ver claro), nao sabem dar uma sugestão de um substracto diferent ?Ja pensei em comprar pedra e tentar cola-las e fazer de substracto. Sempre ouvi dizer que nao se deve usar areia como substracto, mas muita gente usa daquela que é cálcio, até essa faz mal ?=S
Aceito todo o tipo de opiniões quero ver se modifico o meu terrário, mostrem fotos até =D
Obrigado a todos.
não percebo nada de geckos mas dizem que qualquer substrato solto e de pequenas dimensões não é bom porque como os repteis passam a vida a "cheirar" o ar com a lingua, acabam por levar essas areias para a boca e engolir, o que não é bom.mas isto é o que já ouvi por aí. qual método ou substrato correcto, isso é com quem saiba. eu sou um calhau "geckamente". :wink:
Eu que pensava "porcaria de porco tresanda". Heis que entrou o Johnny na minha vida e tudo isso mudou.
cutxis
Membro Veterano
Registado: quarta fev 17, 2010 6:12 pm

quarta mar 03, 2010 9:23 pm

papel de cozinha , limpa se facilmente e por uma questão de higiene é melhor e mudas sempre quando fazem as suas necessidades
psylizart
Membro Veterano
Registado: quarta abr 02, 2008 1:26 pm

quarta mar 03, 2010 9:26 pm

se pesquisares um pouco aqui mesmo na arca, encontras varios tipos de substrato para terrarios, existe um muito bom, feito pela user kitten, que é feito com massa de modelar ( penso eu ). Que fica muito bom e bonito como substrato e tb muito facil de limpar
<p>Micro Points... it's the only way of life....</p>
<p>&nbsp;</p>
joaoplscosta
Membro Veterano
Registado: domingo abr 19, 2009 2:31 pm

quarta mar 03, 2010 10:07 pm

Eu uso cortiça com uma folha de papel de cozinha no sitio onde cagam.
thaurer
Membro
Registado: quinta ago 06, 2009 12:27 am

quarta mar 03, 2010 11:36 pm

podes utilizar gesso. e dar-lhe aquele aspecto cheio de rachadelas (minusculas obviamente para nao ficares com grilos lá preso) e irregular.

mas nao sei até que ponto será seguro. :|
HvitrFenrir
Membro Júnior
Registado: terça mar 02, 2010 11:04 pm

quinta mar 04, 2010 3:41 am

Do pouco que sei (experiência é pouca ), somente a partir do que tenho vindo a ler sobre o gecko leo; existem variados substratos usados sendo os mais comuns:

_ o papel absorvente: barato,cómodo,limpo e seguro mas pouco natural.

_a areia: que fica bem bonita num terrário e estimula um comportamento mais natural; mas corres o risco de causar uma obstrução intestinal, que pode mesmo levar à morte do animal. É devido a este factor que muita gente não opta por este substrato.

_gravilha ou pedras médias a pequenas: bonita e de fácil aquisição, muitas vezes misturada com areia. Cuidado, estas não devem ser pontiagudas pois podem danificar a pele.

_cascas de árvore: utilizada muitas vezes em jardinagem, fica agradável (mas não dá uma aparência natural quando usada sozinha), deve se ter um cuidado acrescido com a humidade pois estas têm a capacidade de reter mais água que os restantes substratos de cima e que podem levar a uma maior multiplicação de microorganismos.

_"tijoleira": também usada, podem se arranjar padrões engraçados para parecer natural, contudo muitas das tijoleiras são porosas não permitindo uma limpeza correcta podendo armazenar material orgânico e assim criar um excelente habitat para as bactérias.

ps.: a ingestão da areia e outros substratos, segundo uma vasta pesquisa que fiz não se deve ao acto de cheirar, mas sim ao serem alimentados na areia ou devido a uma insuficiência nutricional de cálcio que os leva a ingerir os substratos, comportamento que fazem na natureza.

Espero que tenha ajudado. :)
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”