Boas!
Eu tenho para aqui um daqueles cabos de aquecimento de borracha à prova de água, tenho quase a certeza que é um de 15W se tanto, e estava a pensar utilizá-lo porque preciso aumentar a temperatura num terrário uns 2 ou 3 graus no máximo...
Pelo que li estes cabos podem aquecer muito, o meu no entanto, mesmo depois de um dia inteiro ligado pra experimentar, não aquece grande coisa (tá quente, mas pode-se perfeitamente tocar-lhe) e creio que mal se deva notar através do vidro... então pensei em enterrá-lo DENTRO do terrário bem fundo na camada de substrato. A minha camada de substrato deve ter uns 7 ou 8 cms e como está húmida/ensopada, com o calor talvez aumente a humidade relativa no terrário todo.
A questão é: Preciso de usar termostáto? O cabo não aquece muito, vai estar enterrado numa superficie ensopada, sem tocar no vidro e fora do alcance dos animais (que até são arborícolas). Não poderei usar apenas um temporizador para se ligar de noite? Se precisar de facto de termostáto, como é que faço pra regulá-lo? Não creio que a variação de temp. seja mais de 1 ou 2ºC ao nível do solo...
Obrigado!
Cabo de aquecimento (?)
Moderador: mcerqueira
<a class="attribute-value" href="http://ciliatus-pt.blogspot.pt" target="_blank"><u><strong>ciliatus-pt.blogspot.pt</strong></u></a>
-
- Membro Veterano
- Registado: terça fev 23, 2010 4:00 pm
Faces rosadas
Piranha, Tritões, Cães, Aves,
Etc...
eu tenho um cabo de 50w e não aquece ao ponto de poder queimar um réptil. aliás, o propósito do cabo é mesmo estar debaixo do substrato e não em contacto directo. o meu está enterrado. e se acha que assim a temperatura do terrário pode exceder a máxima, então coloque um termóstato. se não, deixe estar o cabo sempre ligado. aquilo não irá colocar nenhum animal em perigo e duvido que debaixo de tanto substrato húmido a temperatura aumente muito. vai é aumentar a humidade significativamente. eu pessoalmente, defendo os fios térmicos. não tenho razão de queixa.Armindo77 Escreveu:Boas!
Eu tenho para aqui um daqueles cabos de aquecimento de borracha à prova de água, tenho quase a certeza que é um de 15W se tanto, e estava a pensar utilizá-lo porque preciso aumentar a temperatura num terrário uns 2 ou 3 graus no máximo...
Pelo que li estes cabos podem aquecer muito, o meu no entanto, mesmo depois de um dia inteiro ligado pra experimentar, não aquece grande coisa (tá quente, mas pode-se perfeitamente tocar-lhe) e creio que mal se deva notar através do vidro... então pensei em enterrá-lo DENTRO do terrário bem fundo na camada de substrato. A minha camada de substrato deve ter uns 7 ou 8 cms e como está húmida/ensopada, com o calor talvez aumente a humidade relativa no terrário todo.
A questão é: Preciso de usar termostáto? O cabo não aquece muito, vai estar enterrado numa superficie ensopada, sem tocar no vidro e fora do alcance dos animais (que até são arborícolas). Não poderei usar apenas um temporizador para se ligar de noite? Se precisar de facto de termostáto, como é que faço pra regulá-lo? Não creio que a variação de temp. seja mais de 1 ou 2ºC ao nível do solo...
Obrigado!
Eu que pensava "porcaria de porco tresanda". Heis que entrou o Johnny na minha vida e tudo isso mudou.
deves ter o teu avariado ou entao é uma ganda bostaStealthSnake Escreveu:eu tenho um cabo de 50w e não aquece ao ponto de poder queimar um réptil. aliás, o propósito do cabo é mesmo estar debaixo do substrato e não em contacto directo. o meu está enterrado. e se acha que assim a temperatura do terrário pode exceder a máxima, então coloque um termóstato. se não, deixe estar o cabo sempre ligado. aquilo não irá colocar nenhum animal em perigo e duvido que debaixo de tanto substrato húmido a temperatura aumente muito. vai é aumentar a humidade significativamente. eu pessoalmente, defendo os fios térmicos. não tenho razão de queixa.Armindo77 Escreveu:Boas!
Obrigado!
tenho de 50 que metem faunarios a arder,
tenho os de 25 w que chegam aos 30 com termostato e agora (inverno)
Pois... eu vou ter que fazer um upgrade no meu... 15W é pouco.
O meu terrário tem 60x45 de área de solo e 60 de altura e apesar de o cabo só ocupar sensivelmente metade da área de solo, o facto de estar enterrado em substrato quase molhado deve absorver-lhe o calor todo e nem um grau de aumento de temperatura se nota 5 cm acima do solo.
Já encomendei um de 50W. Tive medo que nesta situação o de 25W ainda fosse fraco... o ideal seria aumentar uns 5º (agora com esta descida de temperatura esta semana reparei nisso) a temperatura ao nÃvel do solo e se o de 15 mal consegue aumentar 1º, cheira-me que o de 25W pouco mais fizesse que aumentar 2º ou 3º se tanto. Que acham?
O meu terrário tem 60x45 de área de solo e 60 de altura e apesar de o cabo só ocupar sensivelmente metade da área de solo, o facto de estar enterrado em substrato quase molhado deve absorver-lhe o calor todo e nem um grau de aumento de temperatura se nota 5 cm acima do solo.
Já encomendei um de 50W. Tive medo que nesta situação o de 25W ainda fosse fraco... o ideal seria aumentar uns 5º (agora com esta descida de temperatura esta semana reparei nisso) a temperatura ao nÃvel do solo e se o de 15 mal consegue aumentar 1º, cheira-me que o de 25W pouco mais fizesse que aumentar 2º ou 3º se tanto. Que acham?
<a class="attribute-value" href="http://ciliatus-pt.blogspot.pt" target="_blank"><u><strong>ciliatus-pt.blogspot.pt</strong></u></a>
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm
Voltamos sempre ao mesmo... um cabo de 15w pode ser perfeitamente suficiente nuns casos e noutros não. A capacidade de um determinado cabo atingir X temperatura em Y tempo está intimamente ligado À temperatura externa que se quer influenciar e controlar.Armindo77 Escreveu:Pois... eu vou ter que fazer um upgrade no meu... 15W é pouco.
Se estamos a falar de um terrário plantado é preciso tem muito cuidado com os cabos enterrados no substrato. O que pode ser uma pequena alteração em tempos de subida de temperatura acima do nível do solo, pode ser uma subida muito consideravel no interior do mesmo com consequência para a saude das plantas...
<p><a href="http://img101.imageshack.us/img101/5893 ... e2copy.jpg[/IMG">http://img101.imageshack.us/img101/5893 ... e2copy.jpg[/IMG</a>]</p>
-
- Membro Veterano
Faces rosadas
Etc...
ele não está estragado nem é bosta. aquece muito bem, apenas acho que não seja o suficiente para nos cozinhar um lagarto para o jantar. depende sempre da temperatura ambiente e do tamanho do terrário.Mortinho Escreveu:deves ter o teu avariado ou entao é uma ganda bostaStealthSnake Escreveu:eu tenho um cabo de 50w e não aquece ao ponto de poder queimar um réptil. aliás, o propósito do cabo é mesmo estar debaixo do substrato e não em contacto directo. o meu está enterrado. e se acha que assim a temperatura do terrário pode exceder a máxima, então coloque um termóstato. se não, deixe estar o cabo sempre ligado. aquilo não irá colocar nenhum animal em perigo e duvido que debaixo de tanto substrato húmido a temperatura aumente muito. vai é aumentar a humidade significativamente. eu pessoalmente, defendo os fios térmicos. não tenho razão de queixa.Armindo77 Escreveu:Boas!
Obrigado!
tenho de 50 que metem faunarios a arder,
tenho os de 25 w que chegam aos 30 com termostato e agora (inverno)
Eu que pensava "porcaria de porco tresanda". Heis que entrou o Johnny na minha vida e tudo isso mudou.
-
- Membro Veterano
- Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm
Mas tenham atenção, que os cabos com o tempo de utilização podem começar a aquecer mais nuns pontos que noutros podendo nesses pontos mais altos conseguir provocar queimaduras 

-
- Membro Veterano
- Registado: sexta abr 11, 2008 9:09 pm
tal como os tapetes coldBondage2010 Escreveu:Mas tenham atenção, que os cabos com o tempo de utilização podem começar a aquecer mais nuns pontos que noutros podendo nesses pontos mais altos conseguir provocar queimaduras

-
- Membro Veterano
- Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm
Simcris17 Escreveu:tal como os tapetes coldBondage2010 Escreveu:Mas tenham atenção, que os cabos com o tempo de utilização podem começar a aquecer mais nuns pontos que noutros podendo nesses pontos mais altos conseguir provocar queimaduras

Neste caso particular, visto que o cabo vai estar enterrado no substrato húmido, não creio que aqueça o suficiente pra queimar os animais, ainda pra mais estes são arborícolas. A minha preocupação, são as plantas, como disse o Thorgarth, e o vidro, se alguma parte do cabo tocar no vidro. Será que 50W quebrarão vidro?
-
- Membro Veterano
Faces rosadas
Etc...
não creio que quebre. O meu está bem perto do vidro e não aquece que chegue para isso. mesmo que aqueça, só se ele ficar bem quente e for molhado é que ele parte, e tudo isto é improvável. o vidro nunca vai aquecer muito só porque o fio toca um pouco nele. a própria temperatura ambiente não deixa o vidro aquecer demasiado. o meu terrário tá sempre quente, mas o vidro, nunca.Armindo77 Escreveu:Neste caso particular, visto que o cabo vai estar enterrado no substrato húmido, não creio que aqueça o suficiente pra queimar os animais, ainda pra mais estes são arborícolas. A minha preocupação, são as plantas, como disse o Thorgarth, e o vidro, se alguma parte do cabo tocar no vidro. Será que 50W quebrarão vidro?