Ptychozoon kuhli's! (update)

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Armindo77
Membro Veterano
Registado: quinta set 06, 2007 4:21 pm

sexta mar 05, 2010 7:59 pm

Boas!

Acabadinhos de chegar a casa! :)

Como podem ver, têm um feitio muito carinhoso! :twisted: Felizmente não medem mais de 10 e 12 cms com cauda incluída!

Imagem

Imagem

Este é o macho... não tinha a máquina ao pé de mim quando estava a tratar(*) da fêmea. É ligeiramente maior.

Queria deixá-los de quarentena uns dias, mas não tive coragem... vinham um bocado desidratados e fracos (mesmo assim com força pra morder!)

Amanhã tiro umas fotos ao terrário... ficou fixe e com um sistema de chuva artificial artesanal.

Abraço!

(*) Quando digo tratar, digo tirar-lhes os ácaros vermelhos que vêm com eles! Estes exemplares são WC, por isso vinham com estas pestes! Estes parasitas, são uns pontinhos vermelhos na pele deles (parecem um pixel queimado num lcd). Para os remover, e fica aqui o truque pra quem não sabe, é molhar a ponta dum cotonete em azeite, depois pressionar o ácaro durante uns bons segundo e remover com a outra ponta. O melhor é deixar o gecko morder um dedo primeiro e depois, com ele mais calmo e de dedo na boca, inspeccioná-lo. Aconselho a todos os que têm esta espécie a ver isso...
Última edição por Armindo77 em sexta abr 02, 2010 2:40 pm, editado 1 vez no total.
<a class="attribute-value" href="http://ciliatus-pt.blogspot.pt" target="_blank"><u><strong>ciliatus-pt.blogspot.pt</strong></u></a>
ze96
Membro Júnior
Registado: quarta fev 17, 2010 1:20 pm

sexta mar 05, 2010 10:03 pm

isso é o que um gecko voador???
Armindo77
Membro Veterano

sexta mar 05, 2010 11:19 pm

ze96 Escreveu:isso � o que um gecko voador???
Exactamente.
<a class="attribute-value" href="http://ciliatus-pt.blogspot.pt" target="_blank"><u><strong>ciliatus-pt.blogspot.pt</strong></u></a>
gecofilo
Membro Veterano
Registado: quarta ago 13, 2008 5:49 pm

sexta mar 05, 2010 11:44 pm

Eles são bem bonitos. Boa sorte para a aclimatação, provavelmente vai precisar. Os gecos selvagens não são fáceis, em geral, embora desta espécie nunca tenha procurado nada...
Armindo77
Membro Veterano

sábado mar 06, 2010 12:04 am

Esta espécie não parece ser fácil de aclimatizar... infelizmente vêm com parasitas e muitos não aguentam.

A parte dos ácaros vermelhos já tratei (o macho vinha carregado!) e no domigo volto a inspeccioná-los. Pra semana quero ver se faço uma análise fecal dos bichos. Vamos ver se tudo corre pelo melhor! :)
Têm um aspecto brutal!
joaoplscosta
Membro Veterano
Registado: domingo abr 19, 2009 2:31 pm

sábado mar 06, 2010 12:39 am

Compras-te WC por não encontrares CB? Muito giros, gosto muito da espécie :wink:
Armindo77
Membro Veterano

sábado mar 06, 2010 12:56 am

joaoplscosta Escreveu:Compras-te WC por não encontrares CB? Muito giros, gosto muito da espécie :wink:
Sim.

Infelizmente a grande maioria dos geckos voadores comercializados são WC. Aparentemente não há muita gente disposta a criá-los... para além de que não é fácil.
joaoplscosta
Membro Veterano
Registado: domingo abr 19, 2009 2:31 pm

sábado mar 06, 2010 1:11 am

Armindo77 Escreveu:
joaoplscosta Escreveu:Compras-te WC por não encontrares CB? Muito giros, gosto muito da espécie :wink:
Sim.

Infelizmente a grande maioria dos geckos voadores comercializados são WC. Aparentemente não há muita gente disposta a criá-los... para além de que não é fácil.
Pois não sabia. Na loja onde custumo ir estão ou estavam dois, agora não sei é se são WC ou não :?
gecofilo
Membro Veterano

sábado mar 06, 2010 1:16 am

Existem muitas espécies de gecos que são, para maioria dos espécimes à venda, capturados. Por vezes nem há pessoas que os consigam reproduzir em cativeiro.

Para um criador experiente até é bom, porque pode renovar as linhagens. Mas para a maior parte dos animais que vão para mãos pouco responsáveis, é péssimo. :(
Armindo77
Membro Veterano

sábado mar 06, 2010 2:01 am

gecofilo Escreveu:Existem muitas espécies de gecos que são, para maioria dos espécimes à venda, capturados. Por vezes nem há pessoas que os consigam reproduzir em cativeiro.

Para um criador experiente até é bom, porque pode renovar as linhagens. Mas para a maior parte dos animais que vão para mãos pouco responsáveis, é péssimo. :(
Correcto.

Para além de que espécimes capturados na natureza saem muito mais baratos. Li em qq lado que um Tokay WC sai a + ou - 75 cêntimos a uma loja, enquanto um criador vendê-lo-ia por um preço bem mais elevado.

Estes aparentemente vieram num carregamento de mais de 100!! A comprar assim por atacado, cada animal sai ao preço da chuva... :o
Armindo77
Membro Veterano

sábado mar 06, 2010 2:02 am

joaoplscosta Escreveu:
Armindo77 Escreveu:
Sim.

Pois não sabia. Na loja onde custumo ir estão ou estavam dois, agora não sei é se são WC ou não :?
90% de hipóteses de serem...
HvitrFenrir
Membro Júnior
Registado: terça mar 02, 2010 11:04 pm

sábado mar 06, 2010 7:31 am

Parabéns!
São fantásticos. E pelos vistos gostam do sabor a pele. :twisted: .

Relativamente a serem WC e terem evidências de parasitas externos, eu aconselho te a leva-los ao vet pois provavelmente, para além desses ácaros vermelhos que retiraste, terão parasitas internos. Mas como disseste que eles estão um pouco "fraquinhos" podes esperar que melhorem um pouco antes de os stressar com a ida ao vet, mas também não convém demorar muito pois os parasitas internos podem ser a razão deles estarem assim.
E acho melhor a quarentena até lá.

Cumprimentos,

Hvitr Fenrir
Thorgarth
Membro Veterano
Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm

sábado mar 06, 2010 6:46 pm

Armindo77 Escreveu:Esta espécie não parece ser fácil de aclimatizar... infelizmente vêm com parasitas e muitos não aguentam.

A parte dos ácaros vermelhos já tratei (o macho vinha carregado!) e no domigo volto a inspeccioná-los. Pra semana quero ver se faço uma análise fecal dos bichos. Vamos ver se tudo corre pelo melhor! :)
Têm um aspecto brutal!
Armindo deverás ter muita atenção com esses ácaros. Se vinha carregado acredita que vais ter ainda algum trabalho pela frente até realmente te veres livres deles.

Sinceramente aconselho-te a colocares num faunário simples e fácil de lavar duas vezes ao dia, apenas com o essencial, até teres a certeza que desapareceram.

Eu tive uma situação que deve ter demorado mais de um mês a "limpar", incluindo 2 injeções de um produto apropriado, em que limpava o terrário uma ou duas vezes por dia.. não foi fácil.

O problema dos voadores é que de facto são na sua esmagadora maioria WC, e como dizes muitos acabam por não sobreviver. Mas são uma espécie muito interessante.
gecofilo
Membro Veterano

domingo mar 07, 2010 12:14 am

Armindo, como acho que está a fazer e o HvitrFenrir referiu, primeiro eles têm de comer, até para ter uma amostra fecal. Por isso, acho que a prioridade é não mexer muito neles até estarem a comer bem. Mesmo que tenham ácaros, não compensa estar a incomodá-los sempre (claro que pode usar acaricida de vez em quando).

Morrem mais animais pelo stress do que pelos parasitas, dos capturados. Para além disso, convém meter o metabolismo a funcionar o mais depressa possível ou pode ficar com danos irreversíveis nos orgãos (como o fígaodo), por estar a queimar unicamente as reservas.

Os gecos que não comem muito bem costumam ficar doidos com larvas da cera, já salvei alguns assim, comprados em feiras. Baratas também, mas depende mais do geco. Para o caso de lhe servir para alguma coisa.

Experimente, se ainda não experimentou, ir a um fórum de gecos, perguntar a pessoas experientes na espécie o que acham. Acho que poderá obter boas informações.

Vá dizendo alguma coisa, se eles morrerem, salvo seja, já estamos mentalmente preparados.

:wink:
Armindo77
Membro Veterano

domingo mar 07, 2010 12:51 am

Obrigado pelo input, pessoal.

Eu preferi pô-los logo no terrário, tal como disse, eles pareceram muito stressados e algo fracos e no terrário têm montes de plantas, troncos para se esconderem e recuperarem melhor. Antes limpei-os de ácaros, pelo menos os que se viam (são capazes de ter ficado ovos ou isso mas daqui a uns dias volto a verificar) e deixei-os em paz... de vez em quando dou uma espreitadela e pronto. :)

Pelo o que tenho lido a prioridade é de facto limpar os ácaros (que já fiz), hidratá-los (já vi pelo menos a fêmea a beber água e a humidade tá nos 75/80%) e acalmá-los (o macho ainda anda escondido, mas a fêmea já vai aparecendo). Dentro de 2 ou 3 dias, devem começar a caçar (espero eu!). Eu já pus uns grilos no terrário, mas creio que eles ainda não devem estar praí virados, mas não faz mal tentar.

Já tenho um contacto prás análises fecais, mas primeiro quero estabilizá-los. Talvez daqui a 3 semanas ou isso.
Se eles sobreviverem a estes primeiros 3/4 meses, as chances deles viverem uma vida longa e feliz disparam!:D
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”