Ajuda "Tapetes"!

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

HvitrFenrir
Membro Júnior
Mensagens: 46
Registado: terça mar 02, 2010 11:04 pm
Localização: Coming soon...

sexta mar 12, 2010 8:03 pm

Pessoal adquiri 2 tapetes da exoterra: um médio e outro grande; e gostava de saber qual a temperatura máxima que estes normalmente atingem.

A razão para eu vos colocar esta pergunta é porque quando os testei (sem substrato) coloquei a sonda do termómetro sobre estes e a temperatura manteve-se sempre perto dos 20ºC, não passando acima dos 21 é isto normal??? ( a casa também está um pouco fria- 18ºC\19ºC) :|

Obrigado;
Hvitr Fenrir
Bondage2010
Membro Veterano
Mensagens: 5838
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm
Localização: *********

sexta mar 12, 2010 8:08 pm

Depende da potencia dos tapetes e da temperatura ambiente em que o terrario está e até do tamanho do terrario e material do mesmo...o que para mim pode ser demasiado, para ti pode ser insuficiente...mas um termostato não deixa passar dos limites em caso da potencia o permitir.
StealthSnake
Membro Veterano
Mensagens: 1347
Registado: terça fev 23, 2010 4:00 pm
Localização: Iguana,
Faces rosadas
Piranha, Tritões, Cães, Aves,
Etc...

sexta mar 12, 2010 8:35 pm

o tapete grande se não me engano, porque tenho um, tem 50 watts. e sim, é normal isso não aquecer muito.um tapete sozinho numa zona fria tem quase efeito nulo. sei isso porque sofria do mesmo. tens de o auxiliar com outro tipo de aquecimento para aumentar a temperatura ambiente. aí o tapete já rende e começa a tornar-se um bom hotspot. agora se a zona onde ele está é fria e não tem outro tipo de ajuda a aquecer, é normal que ele não aqueça muito e que a temperatura ambiente se mantenha imutável.
Eu que pensava "porcaria de porco tresanda". Heis que entrou o Johnny na minha vida e tudo isso mudou.
element
Membro Veterano
Mensagens: 1442
Registado: quinta jun 12, 2008 7:53 pm
Localização: Alguns...

sexta mar 12, 2010 8:40 pm

Não sei se será do tapete, ou até pode ser algum defeito de serie.
Eu tenho tapete médio da exo a aquecer 2 faunários e atinge perfeitamente 26/27º no solo dos faunários.
StealthSnake
Membro Veterano
Mensagens: 1347
Registado: terça fev 23, 2010 4:00 pm
Localização: Iguana,
Faces rosadas
Piranha, Tritões, Cães, Aves,
Etc...

sexta mar 12, 2010 9:01 pm

mas é como disse, depende inteiramente da temperatura da sala onde está o terrário. o tapete em zonas frias tem dificuldade em aumentar a temperatura e mantê-la. se a sala for "quente", ele já funciona bem e a temperatura atinge esses picos. o meu depois de ser auxiliado com a porcelana, tornou-se um excelente hotspot.
Eu que pensava "porcaria de porco tresanda". Heis que entrou o Johnny na minha vida e tudo isso mudou.
Brake
Membro Veterano
Mensagens: 784
Registado: sexta jun 13, 2008 1:31 pm

sexta mar 12, 2010 11:20 pm

Bondage2010 Escreveu:Depende da potencia dos tapetes e da temperatura ambiente em que o terrario está e até do tamanho do terrario e material do mesmo...o que para mim pode ser demasiado, para ti pode ser insuficiente...mas um termostato não deixa passar dos limites em caso da potencia o permitir.
Esta aqui tudo dito.
Brake
element
Membro Veterano
Mensagens: 1442
Registado: quinta jun 12, 2008 7:53 pm
Localização: Alguns...

sexta mar 12, 2010 11:36 pm

A minha sala de inverno por vezes anda nos 16º e o tapete atinge na mesma a temperatura.
HvitrFenrir
Membro Júnior
Mensagens: 46
Registado: terça mar 02, 2010 11:04 pm
Localização: Coming soon...

sábado mar 13, 2010 12:54 am

Pessoal, obrigado pela ajuda mas a questão não se baseia na inserção no terrário, e o controlo de temperatura neste, mas sim no testar directamente um tapete sem outro elemento qualquer e medir a sua temperatura máxima de aquecimento directamente na sua superfície de contacto com o terrário num ambiente em que a temperatura esteja a 18ºC. O tapete grande só tem 25 watts e o médio 16 watts e o que acho estranho é estes só conseguirem elevar a temperatura da sua superfície de contacto somente 1 a 2 ºC acima da temperatura ambiente. :?
Segundo vossas indicações é necessário existir já uma temperatura ambiente mais elevada para funcionarem bem, irei testar este aspecto para ver se estes conseguem um valor mais alto.

Cumprimentos ; :wink:
Hvitr Fenrir
Bondage2010
Membro Veterano
Mensagens: 5838
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm
Localização: *********

sábado mar 13, 2010 1:09 am

Não será problema do termómetro?
Mortinho
Membro Veterano
Mensagens: 248
Registado: domingo jan 24, 2010 11:26 am

sábado mar 13, 2010 1:23 am

um tapete mesmo de 50 w sem nada por cima ao toque ja aquece qualquer coisinha, claro que demora o seu tempo
HvitrFenrir
Membro Júnior
Mensagens: 46
Registado: terça mar 02, 2010 11:04 pm
Localização: Coming soon...

sábado mar 13, 2010 1:58 am

Bondage2010 Escreveu:Não será problema do termómetro?
Penso que não visto ao toque o tapete estar relativamente frio e os 3 termómetros indicarem o mesmo valor!
Mortinho Escreveu:um tapete mesmo de 50 w sem nada por cima ao toque ja aquece qualquer coisinha, claro que demora o seu tempo
Deixei os ligados a testar durante 3 horas e meia e a temp. máxima foi os 20.7ºC

O meu objectivo com estes tapetes era a criação de um hotspot no meu terrário de madeira para a tartaruga terrestre que vou adquirir, que necessita de temperaturas que variam entre os 23 e 30 ºC(dia), contudo o terrário é de formato aberto (não tem topo) e tem uma secção de abrigo (com topo e sem a parte frontal) na qual eu queria manter a temperatura à noite somente com os tapetes (um na parte de cima e outro por baixo do terrário, e caso necessário outro na lateral) mas se estes não me elevam a temperatura acima dos 20ºC, estou :evil: ... pois quando for a colocá los no terrario com o subs. e a madeira não sei se a temperatura vai ser suficiente para os 21ºC\22ºC que lhe queria fornecer :(
De dia vou lhe colocar uma solar glow de 125 watts ou de 160 watts, ainda vou testar (penso que a 125 W seja suficiente) para fornecer tudo o que necessita inclusive uma área de maior calor que rondará os 40ºC para ela se "banhar" :)

Hvitr Fenrir
Última edição por HvitrFenrir em sábado mar 13, 2010 10:50 am, editado 1 vez no total.
Mortinho
Membro Veterano
Mensagens: 248
Registado: domingo jan 24, 2010 11:26 am

sábado mar 13, 2010 2:16 am

se é pa uma tarta porque nao uma lampada de ceramica? ja agora que tarta é? esses valores parecem me baixos
HvitrFenrir
Membro Júnior
Mensagens: 46
Registado: terça mar 02, 2010 11:04 pm
Localização: Coming soon...

sábado mar 13, 2010 2:48 am

Mortinho Escreveu:se é pa uma tarta porque nao uma lampada de ceramica? ja agora que tarta é? esses valores parecem me baixos
A tartaruga é uma Geochelone sulcata, tartaruga de esporões africana, e estes são os valores de temperatura de referência por maior parte dos sites de cuidados destas, já com experiência ao longo de anos (que depois vou colocar junto a um tópico que irei criar sobre esta espécie).
A lâmpada de cerâmica é a minha ultima opção pois já encontrei alguns artigos que demonstram que estas não permitem uma manutenção de humidade suficiente na carapaça, levando a uma destruição da camada mais externa desta.

Hvitr Fenrir
Mortinho
Membro Veterano
Mensagens: 248
Registado: domingo jan 24, 2010 11:26 am

sábado mar 13, 2010 10:18 am

se é pa uma sulcata entao usa ceramica é um conselho e acima dos 30 graus
o spot está a coisa dos 35 mais ou menos agora, no verao chega aos 37 com termostato
HvitrFenrir
Membro Júnior
Mensagens: 46
Registado: terça mar 02, 2010 11:04 pm
Localização: Coming soon...

sábado mar 13, 2010 10:40 am

Mortinho Escreveu:se é pa uma sulcata entao usa ceramica é um conselho e acima dos 30 graus
o spot está a coisa dos 35 mais ou menos agora, no verao chega aos 37 com termostato
Mortinho, isso é para durante o dia, ( e esse spot devia estar um pouco mais quente), mas durante a noite a temperatura deverá situar-se entre os 20ºC (mas pessoalmente penso que é pouco) e os 26ºC.:roll:

Eu em cima queria ter posto 40ºC, quando falei do spot da solar glow, é o que dá escrever às tantas da matina.:) (já editado)

Já agora tens alguma? Onde arranjas o feno para lhe dar?Que substrato usas?

Obrigado;
Hvitr Fenrir
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”