Subestracto

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
Niblit
Membro
Registado: domingo mar 14, 2010 4:17 pm

domingo mar 14, 2010 4:29 pm

Boas.

Sou um orgulhoso dono de um Db de cerca de dois meses. Esta se a dar Muito bem no terrario, um de 1,10 por 40:40 mas reduzi para metade pois foi o que me recomendaram. Tenho uma lampada de ceramica de 75 e um UVB de 10; 25w.

Neste momento tenho como substrato o simples papel de cozinha, e por muito feio que fique não quero arriscar outro sem ter a completa certeza de caso mude este seja completamente seguro. Sei que a areia esta fora de questão por isso queria saber que outro subestracto podia usar. Estive a ver Argilas, Tapetes de relva artificial,e tambem placas de xisto ( http://www.mundodosanimais.com/portal/r ... rbudo.html )

Queria saber qual era a vossa opinião.

Outra coisa que queria saber era se nesta altura lhe dou tambem vegetais em pequenas quantidades.
Para finalizar...alguem sabe criar grilos? :D
maraya
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2008 6:43 pm

domingo mar 14, 2010 8:45 pm

<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
Brake
Membro Veterano
Registado: sexta jun 13, 2008 1:31 pm

domingo mar 14, 2010 10:14 pm

Boas noites, neste momento estou a utilizar um substrato diferente do que é usual. e tenho-me dado bem.

Passa por uma folha de plástico de mesa, comprei no aki, mandei cortar 3 folhas plástico de mesa há medida do meu terrário, e vou limpando e trocando há medida que necessito, quando está muito sujo lavo.

Aqui vai uma foto para exemplificar, Imagem

este é o mesmo terrário que está no link que mostras-te, apenas mudei o substrato, de argila para este plástico.

mas acho que ficou bacano,

mas porreiro porreiro deve ser um substrato em fibra de vidro, ando a inspeccionar essa área, mas também não tenho tido muito tempo.
Brake
Niblit
Membro

segunda mar 15, 2010 11:15 am

Reparei tambem agora que tens um Cacto no teu terrario. Estive tambem a Pensar em colocar um no meu, mas queria saber primeiro que plantas é que posso por, e quais aquelas que devo evitar. Pode ser qualquer tipo de cacto ou têm de ser daqueles com espinhos para tirarem as ideias de ir dar uma trinca? :?

"Substractos: O papel de cozinha apresenta-se como a melhor solução para cobrir o fundo do terrário, pois alem de não fazer mal ao animal, acaba por permitir um melhor controlo visual da alimentação e defecação do Dragão. Dispondo também da grande vantagem de ser descartável e portanto de fácil limpeza. Embora o papel seja a solução mais viável, acaba por ser pouco estético, por isso apresento mais duas soluções funcionais e mais estéticas do que a esta.

Uma delas passa pela argila, cobrir o chão do terrário com argila e deixar secar, quando seca a argila abre fendas, que dará muita graça ao terrário, depois é só passar uma camada de verniz não tóxico, ou então de cola branca, para dar mais resistência á argila, este substrato pode ainda ser pintado desde que se utilize tintas não tóxicas também.

Por fim a minha última sugestão passa pelas placas de xisto, estas placas podem ser distribuídas pelo fundo do terrário, se forem pequenas pedras em placas, podem ser coladas entre si, até formarem um “chão” sólido que em nada põem em risco a saúde do animal."

Alguém já tentou isto da argila?
Não queria estar a tentar fazer isto sem ter a certeza, caso alguém tivesse tido uma má experiência provavelmente iria para o pano de cozinha de plástico.
Brake
Membro Veterano
Registado: sexta jun 13, 2008 1:31 pm

segunda mar 15, 2010 12:25 pm

Os catos podem ser os que tu quiseres desde que sejam de plástico.

Também podes utilizar plantas reais, mas atendendo á curiosidade dos dragões em relação aos objectos que os rodeia, acho que as plantas nao tem uma vida longa.

A argila é uma opção viável sim, e é de fácil aplicação, coloca-se uma camada de argila sobre o solo do terrário, deixa-se secar e ao outro dia passa-se uma camada de verniz aquoso ou cola branca para madeira e voilá está pronto, pode ainda ser pintado com tintas não tóxicas. contudo tem algumas desvantagens:

1- Se o verniz for mal aplicado, a argila vai desfazer-se com a agua, quando estiver na altura de limpar.

2-È um substrato irremovível, depois de aplicado não poderá voltar a ser tirado, daí o aproveitamento do terrário para outras aplicações ficar condicionado. (este ponto pode ser contornado, se colocar-mos algo, por exemplo uma placa de madeira fina entre o terrário e a argila)

3-Terrarios para dragões são por norma terrário de grande dimensões, imaginem uma área de 130x70 cm coberta com argila que é pedra, torna o terrário excessivamente pesado.

4-e por ultimo refiro que a argila vai abrir fendas depois de seca, o que visualmente vai ter um efeito agradável. Mas como são animais parcialmente insectívoros, os insectos escondem-se nessas entranhas, e voltado ao item 2 não é possível remover os insectos escondidos.

Estas são as grandes desvantagens, contudo também tem algumas vantagens:

1-É um substrato limpo, e com poucos risco para o dragão.

2-É visualmente agradável.

3-È um substrato bom em termos termicos porque sendo rocha, material refratario, cria um gradiente de temperatura mais elevado junto do solo e é bom isolante.
Brake
Niblit
Membro

segunda mar 15, 2010 12:41 pm

Estava a pensar em aplicar a argila em blocos para depois poder remover e voltar a colocar. Já resolveste a minha próxima questão que era em relação á temperatura do solo.

Vou fazer um bloco para teste e ver como é que fica.
Também penso fazer algumas coisa diferentes para certos blocos como por exemplo fazer um molde para por taça da agua e da comida. Depois ponho fotos aqui juntamente com uma foto do "Barbas" para o conherecem

:D
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”